Autor Tópico: O que é ser homem?  (Lida 1151 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:O que é ser homem?
« Resposta #25 Online: 05 de Outubro de 2018, 18:05:17 »
Então em vez de binariedade é "virtual total bimodalidade"?

Falando de mamíferos placentários, não de peixes, fungos, anêmonas que tenham N graus intermediários de hermafroditismo, mudem de sexo no decorrer da vida, ou tenham milhares de sexos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #26 Online: 05 de Outubro de 2018, 19:04:35 »
Eu nem argumentei, só lhe apontei o fato.

Se você puder delinear precisamente o limite entre os sexos sem o recurso de alguma definição arbitrária, poderemos pensar em considerar o SEU argumento como não sendo falacioso e sofístico. Do contrário é um sofisma muito mal disfarçado afirmar que "a natureza é binária e precisamente delineada" enquanto que perceber que NÃO é assim seria uma distorção da subjetividade, mas não ser capaz de fazer esta distinção precisa sem o recurso de alguma definição arbitrária subjetiva.

Sua falácia desmorona sob o peso dessa contradição.

Deixe-me colocar de uma maneira mais didática: vamos considerar que o envelhecimento seja um recurso da Natureza para a perpetuação da vida, o que de certa forma é. Então é uma "prerrogativa" da natureza estabelecer o "velho" precisamente delineado em contraposição ao jovem.

Ok, agora então delineie precisamente o limite estabelecido pela Natureza entre o jovem e o idoso. Faça isso sem lançar mão de nenhuma subjetividade.
Veja, é possível delinear o limite entre sexos distintos(pleonasmo) por que por definição, sexo A difere de sexo B(uma definição não arbitrária!), porém tal definição é complexa. Do mesmo modo é possível mas complexo definir hora A diferente do instante seguinte. E da mesma forma, idoso ou jovem.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Outubro de 2018, 19:47:07 »

Falando de mamíferos placentários, não de peixes, fungos, anêmonas que tenham N graus intermediários de hermafroditismo, mudem de sexo no decorrer da vida, ou tenham milhares de sexos.

Quando a gente fala em "binário" é no sentido de lógica binária, boolena. Onde só existem dois estados discretos para serem atribuídos a uma assertiva: o verdadeiro e o falso.

Nesse tipo de lógica não existem gradações entre o verdadeiro e o falso. Já foram formuladas também lógicas ternárias, quaternárias, etc, mas são todas lógicas discretas nas quais não se consideram que existam infinitos estados intermediários para se passar de um "valor verdade" a outro.

Mas nenhuma destas lógicas é ferramenta suficiente para construir raciocínios que infiram corretamente sobre muitos aspectos da natureza (ou realidade) justamente porque a natureza não é binária. Por isso mesmo o modelo quântico do átomo surpreendeu inicialmente a muitos porque parecia não natural.

Um exemplo de como a lógica binária falha é quando você tenta usar raciocínio binário para construir um sistema que faça diagnósticos de medicina. Um sistema que, por exemplo, examinasse um paciente e concluísse que ele tem cirrose hepática.

Um médico poderia dizer que chegou a esse diagnóstico porque o paciente estava MUITO amarelo, bebia MUITO e bebia já há MUITO tempo. Os advérbios aqui desempenham um papel fundamental no raciocínio do médico, mas não é possível defini-los binariamente para que sejam úteis na construção de um sistema que faça diagnósticos tão bem quanto um ser humano.

Porque se você definir "muito amarelo" a partir de um ponto qualquer em uma escala de amarelo o diagnóstico será na maioria das vezes falho. Seria tão irrealista como classificar pessoas como idosas ou não-idosas tendo como marco divisório exatos 65 anos de vida. Assim é para fins legais, classificatórios, mas nenhum médico faria essa distinção estritamente binária.

De fato um sujeito chamado Loftali Zadeh se deparou com esse problema quando ( se não me engano ) lhe foi solicitado que projetasse um sistema que automatizasse um determinado processo industrial que consistia no cozimento de peças cerâmicas em fornos. Alguma coisa assim, não me lembro bem, mas algo desse tipo foi a inspiração para Zadeh desenvolver a lógica fuzzy, utilizada em muitos sistemas de A.I.

Simplesmente é impossível modelar muitos aspectos da realidade com atribuições binárias (idoso x jovem,
macho x fêmea, são x doente, claro x escuro, etc... ) porque a natureza é não binária. Entre um estado que todos classificariam como X e um que todos classificariam como Y, há sempre infinitos estados intermediários, portanto, em algum ponto, o sistema de classificação falha para determinar se o estado pode ser classificado como X ou Y.

Se examinarmos dois cromossomos Y de dois indivíduos da mesma espécie eles não serão idênticos, mas compartilharão características semelhantes que os definirão como sendo do tipo Y. Mas se você começa a alterar minimamente um cromossomo desses, inicialmente ainda será identificado como Y, e portanto um indivíduo gerado com este cromossomo provavelmente ainda será classificado sem dificuldade como macho. Porém podemos imaginar que alteramos tanto o Y, fizemos tantas modificações, que se tornou claramente um cromossomo X. É possível, de maneira prática, determinar o ponto exato em que deixou de ser Y e se tornou X? É possível determinar o momento exato em que se pode dizer que um dinossauro passou a ser ave?

Pelo raciocínio do Sérgiomgbr não existe essa dificuldade. A natureza é binária e determinou o que é macho e o que é fêmea, o que é dinossauro e o que é galinha. Mas na verdade somos nós que determinamos para a conveniência do nosso intelecto limitado, para organizar o caos do mundo ao redor.

Citação de: Sérgiomgbr
a natureza é binária quando adota o recurso de tornar binário o processo de perpetuação de uma espécie

Se é assim, tente construir um sistema de A.I. usando lógica binária para identificar ( sem nunca cometer erro ) quando qualquer cromossomo deva ser classificado como Y.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Outubro de 2018, 19:48:16 »
Veja, é possível delinear o limite entre sexos distintos(pleonasmo) por que por definição, sexo A difere de sexo B(uma definição não arbitrária!), porém tal definição é complexa. Do mesmo modo é possível mas complexo definir hora A diferente do instante seguinte. E da mesma forma, idoso ou jovem.

É mesmo? Então por favor, defina o que é uma cadeira.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #29 Online: 05 de Outubro de 2018, 20:49:56 »

Mobiliário destinado ao assento das cadeiras.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #30 Online: 05 de Outubro de 2018, 20:55:09 »

Mobiliário destinado ao assento das cadeiras.
Ah Pedro... Nível infantil?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Outubro de 2018, 20:55:48 »
Se "cadeiras" são bundas você acabou de definir que isso aí é uma cadeira:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #32 Online: 05 de Outubro de 2018, 20:59:06 »

Isso mesmo, cadeira leva o nome do local da anatomia humana que corresponde ao seu homônimo. Sem sofismo algum.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #33 Online: 05 de Outubro de 2018, 21:01:38 »

Sim, Pedro, cadeira é um banquinho sem espaldar. E  vice-versa.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #34 Online: 05 de Outubro de 2018, 21:03:46 »
Hahahaha!

Então tá, agora botei o espaldar no banquinho. Olha, mais uma cadeira segundo sua definição.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 05 de Outubro de 2018, 21:07:03 »
Viu como a realidade não pode ser binária?

Tentou definir cadeira e acabou botando banquinho e sofá no mesmo balaio.

E ainda tem banqueta, poltrona, pufe... uma infinidade de coisas que a sua binariedade não consegue distinguir.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Outubro de 2018, 21:18:33 »

Quando a gente fala em "binário" é no sentido de lógica binária, boolena. Onde só existem dois estados discretos para serem atribuídos a uma assertiva: o verdadeiro e o falso. [...]

Bem, deixando de lado a questão de toda a flexibilidade da linguagem, a pergunta era sobre o que seria a opção tecnicamente correta para se descrever esse estado que para muitos fins práticos se aproxima muito do binário. Mas de forma mais concisa, pragmática, e ainda assim mais correta do que chutar o balde e chamar de binário.

Senão a gente fica naquelas de, "mas primeiro a gente tem que definir o que é 'definição'".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #37 Online: 05 de Outubro de 2018, 21:34:16 »
Mas é óbvio que a Natureza, é o todo o qual lhes correspondem seus atributos, ou predicados, estes sim objetos de investigação ou de contextualização. De tal forma que não se pode afirmar não sofisticamente que a Natureza seja Binária, ou não. Para o fim a que se destina a Natureza é Binária no caso do sexos masculino e feminino, ou trinária, no caso das cores primárias, ou qualquer outro nário.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2018, 21:36:40 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #38 Online: 06 de Outubro de 2018, 01:46:32 »
Hahahaha!

Então tá, agora botei o espaldar no banquinho. Olha, mais uma cadeira segundo sua definição.

Sim, esta é uma cadeira estofada múltipla, vulgo sofá.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 14 de Outubro de 2018, 17:42:33 »

A pergunta que você está me fazendo - e se fazendo - será cada vez mais difícil de ser respondida. Além do eterno embate Sociologia x Biologia, sobre o que seria inato e o que seria cultural no ser humano,

Eu me perguntaria antes o que é inato. E se "inato" não é algo cultural também, e até mesmo se algo cultural também não seria inato.

E já quanto à questão do que é "ser homem" a resposta é essencialmente subjetiva, mas ser macho, ai sim tem um respaldo objetivo. Seria ser XY.

Geneticamente cariotípicamente apenas, o desenvolvimento ontológico ou mesmo a genética não corresponderá sempre.

Ser humano é ir além da natureza.

Ui...

Que sensível!

:lol:

É sobrenatural!
 :biglol:

Isso é ser pós-humano (ou era neo-humano?), na verdade.

metahumano? parahumano? jj-humano?

Giga-humano ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!