A teoria das supercordas seria uma tentativa de unir toda a física (mecânica quântica e teoria da relatividade). Certo?
Aquilo terá que ser demonstrado matematicamente. Certo?
Em 1931, o matemático austríaco chamado Kurt Gödel demonstrou através do seu "teorema da Incompletude"
que uma teoria unificada de toda a matemática é impossível.
Segundo esse teorema, "qualquer sistema axiomático suficiente para incluir a aritmética dos números inteiros não pode ser
simultaneamente completo e consistente. Isto significa que se o sistema é auto-consistente, então existirão proposições
que não poderão ser nem comprovadas nem negadas por este sistema axiomático. E se o sistema for completo, então
ele não poderá validar a si mesmo — seria inconsistente."
Resumindo: todo nosso conhecimento matemático não permite que qualquer coisa expressa de forma lógica pode provar a si mesmo
como verdadeira - depende de algo externo.
Por exemplo, podemos desenhar um círculo ao redor de uma bicicleta, mas a existência dessa bicicleta depende de uma fábrica
que está fora do círculo. A bicicleta não pode explicar a si mesma.
Se uma teoria unificada da matemática não é possível, então aquilo significaria necessariamente o mesmo para a física?
Na ciência, uma nova teoria pode ser "comprovada" mas irá gerar novas dúvidas. Acho que isso vai ao encontro do teorema da Incompletude.
A analogia não se sustenta. O teorema de Kurt Gödel não afirma ser impossível uma teoria unificada da matemática (e aliás nunca vi notícia de que algum dia alguma coisa como isso tenha sido procurada). O que o teorema afirma (de uma certa forma) é que é impossível "provar de forma cabal" uma teoria matemática.
Ou: O primeiro teorema da incompletude afirma que nenhum sistema consistente de axiomas, cujos teoremas podem ser listados por um “procedimento efetivo” (e.g., um programa de computador que pode ser qualquer tipo de algoritmo), é capaz de provar todas as verdades sobre as relações dos números naturais (aritmética). Para qualquer um desses sistemas, sempre haverá afirmações sobre os números naturais que são verdadeiras, mas que não podem ser provadas dentro do sistema. O segundo teorema da incompletude, uma extensão do primeiro, mostra que tal sistema não pode demonstrar sua própria consistência.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoremas_da_incompletude_de_G%C3%B6del Uma forma que me parece mais correta para tentar comparar essa ideia com algo na física, seria o seguinte: de forma mais ou menos semelhante não é possível "provar de forma cabal" a mecânica newtoniana, usando a própria teoria newtoniana.
O problema da unificação da física não me parece ter algo que guarde real analogia com o teorema de Godel. Uma teoria unificada é necessária não porque se queira provar a física de forma cabal, e sim porque é necessário:
1) Resolver contradições que ainda existem quando se tenta juntar relatividade com mecânica quântica;
2) Entender realmente o que é e como surge a força gravitacional, pois a pesar da gravitação ser a força mais antiga conhecida (considerando como ponto inicial a teoria de Newton), ainda é a menos compreendida.