Autor Tópico: Estereótipos humanos  (Lida 390 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Estereótipos humanos
« Online: 20 de Novembro de 2018, 21:36:20 »
Qual estereótipo humano por raça, ou se quiser, por conjunto fenotípico, é fato e qual é mito?

Por exemplo, nórdicos são mesmo organizados e altamente especializados, mas também voluntariosos e trolls?

Povos latinos são mesmo de sangue quente,  e bons amantes, mas também indolentes e "pavio curto"?

Qual estereótipo se confirma nos negros, asiáticos, indianos, indígenas, e outros tantos quais se queira considerar correspondendo à realidade, e quais seriam inverdades, e/ou de viés preconceituoso?

Esse é um assunto muito melindroso que uns dirão não valer a discussão, para outros, é uma  oportunidade de por os pingos nos is, e acabar de vez com a hipocrisia que torna a questão um tabú.

Por favor considerem a abordagem do tema, sem embargo.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2018, 21:38:41 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Estereótipos humanos
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2018, 07:30:17 »
O quanto desses estereótipos se deve ao clima e às demais condições ambientes e não à genética?

Calor leva à indolência e à sensualidade. A certeza de um inverno rigoroso obriga ao trabalho para construir um abrigo e a acumular comida.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2018, 22:31:26 »
Tudo isso é um monte de baboseira.

Comprovadamente só existe uma raça superior e é a NEGRA.

Não há nenhuma distinção significativa entre as demais raças.

Os negros são superiores porque podem fazer tudo que um branco ou amarelo já fez. Mas só um negro pode ser campeão mundial de boxe, só um negro pode ser o melhor jogador de basquete da NBA e só um negro poderá ser o detentor do recorde mundial dos 100 metros rasos.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2018, 22:32:33 »
E o único outro esteriótipo que tem respaldo na genética é o dos judeus serem avarentos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2018, 22:43:25 »
Tudo isso é um monte de baboseira.

Comprovadamente só existe uma raça superior e é a NEGRA.

Não há nenhuma distinção significativa entre as demais raças.

Os negros são superiores porque podem fazer tudo que um branco ou amarelo já fez. Mas só um negro pode ser campeão mundial de boxe, só um negro pode ser o melhor jogador de basquete da NBA e só um negro poderá ser o detentor do recorde mundial dos 100 metros rasos.
Mas não é a questão do tópico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2018, 00:09:04 »
O quanto desses estereótipos se deve ao clima e às demais condições ambientes e não à genética?

Calor leva à indolência e à sensualidade. A certeza de um inverno rigoroso obriga ao trabalho para construir um abrigo e a acumular comida.
E o ogrismo dos russos? O hue hue do brasileiro? A presunção britânica? Cada grupo de indivíduos mesmo tem um estereótipo que é confirmado  por todos que os vêem para além de si mesmos, e ninguém sabe dizer com certeza por quê, mas está lá. Não é tão simples apenas rotular de preconceito nem no extremo oposto confirmar como fato. São fatores complexos que podem a princípio ter origem no habitat mas tem um viés extremamente cultural.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2018, 06:51:47 »
E o único outro esteriótipo que tem respaldo na genética é o dos judeus serem avarentos.
Ou talvez seja porque, ao ser impedidos pelo preconceito de exercer outras atividades, voltaram-se para a área financeira.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2018, 09:26:29 »
Ou talvez seja porque, ao ser impedidos pelo preconceito de exercer outras atividades, voltaram-se para a área financeira.
Parece ser mais um estereótipo esse o do antissemitismo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2018, 09:30:39 »
Interessante que talvez a endogamia respalde geneticamente o judaísmo, mas o estereótipo da avareza é incerto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!