Autor Tópico: Vaticano censura Dan Brown  (Lida 2340 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Vaticano censura Dan Brown
« Online: 15 de Março de 2005, 21:40:10 »
Vaticano censura "O Código Da Vinci"
CIDADE DO VATICANO, 15 mar (AFP) - O Vaticano rompeu nesta terça-feira o silêncio sobre um dos livros mais vendidos do mundo, "O Código Da Vinci", do escritor americano Dan Brown, e pediu que não seja comprado nem lido.

"Não leiam nem comprem 'O Código Da Vinci'", pediu o influente cardeal Tarcisio Bertone, arcebispo de Gênova, e que está na lista de sucessão de João Paulo II, em declarações à Rádio Vaticano.

O livro, primeiro no ranking dos mais vendidos, com 20 milhões exemplares, foi qualificado como "um castelo de mentiras" pelo cardeal, que disse estar cheio de imprecisões históricas.

"Não se pode escrever um romance que deforma os fatos históricos, maldizendo ou difamando personagens que devem seu prestígio e fama justamente à história da Igreja, da Humanidade", afirmou Bertone.

O cardeal, que organizou para quarta-feira uma conferência em Gênova (norte) sobre as inexatidões do livro, foi membro da Congregação da Doutrina da Fé, encarregada de defender a ortodoxia.

"Já começou a circular nas escolas como um novo modelo, querem lê-lo para entender a dinâmica da história e todas as manipulações que a Igreja cometeu", disse Bertone, indignado.

O cardeal afirmou que existe uma espécie de estratégia mundial para "divulgar no mundo este castelo de mentiras".

O livro, publicado em 2003, e que inspirou um filme que será lançado no ano que vem, conta as investigações do herói, o professor e especialista em simbologia Robert Langdon, para descobrir um crime enigmático, no qual estão envolvidas a intrigante organização católica Opus Dei e sociedades esotéricas anticlericais.

"É apenas um romance, uma história de ficção", defende-se o autor do livro em sua página na internet, rejeitando as acusações de anticristianismo e garantindo que se esforçou para "descrever de forma equilibrada a Opus Dei", que aparece como uma organização inspirada na maldade.

A indignação de um dos maiores prelados do Vaticano nasce do fato de que se atribui a Jesus uma filha com Maria Magdalena, cujos descendentes seriam o grande segredo da Igreja, o qual a Opus Dei tenta descobrir para eliminar suas provas para sempre e preservar assim o caráter divino do fundador da Igreja.

Curiosamente, o livro, que na Itália figura há mais de um ano entre as cinco obras mais vendidas, aparece em quase todas as livrarias da península ao lado do último ensaio do Papa Juan Pablo II, "Identidade e Memória", lançado há um mês e destinado a ser outro fenômeno editorial.

O sucesso do romance anticlerical preocupa boa parte dos católicos que temem a forte influência que pode ter na formação dos jovens, motivo pelo qual o cardeal resolveu trazer o debate a público.

"As livrarias católicas lamentam ter que oferecer pilhas deste livro para ganhar dinheiro", disse Bertone, que receia que as pessoas tomem a história como verdadeira.

A lenda do Priorado de Sião, a sociedade secreta encarregada de preservar as provas de que Jesus e Maria de Madalena tiveram filhos, é integrada por personagens como Leonardo da Vinci, Boticelli, Newton e Victor Hugo. Estas personalidades teriam pertencido à ordem, segundo o autor do livro, que foi correspondente no Vaticano.

De acordo com o romance, os artistas encheram suas obras de símbolos que contavam a "verdadeira" história do cristianismo. Um exemplo citado na obra é que o apóstolo à direita de Cristo na "Última Ceia", de Leonardo Da Vinci, seria Maria Magdalena.

A censura contra o livro de Brown lembra a muitos os anos duros em que o Vaticano excomungava escritores e cientistas por suas idéias, depois de criar em 1556 o chamado "Index librorum prohibitorum", lista dos livros proibidos pela Igreja.

Nesta famosa lista, que só foi abolida em 1966, estão intelectuais do porte do francês Jean Paul Sartre (1948) e ensaístas como seu compatriota Blaise Pascal, autor de uma apologia da religião cristã (1657).

Nesta sexta-feira, o romance de Dan Brown será submetido a uma espécie de inquisição moderna na Universidade da Arquiodiocese de Gênova (norte). Segundo o arcebispo desta cidade, o cardeal Tarcisio Bertone, é preciso oferecer aos fiéis e leigos argumentos válidos para esclarecer as fantásticas teorias do autor, que atacam a doutrina da Igreja Católica.

"Talvez Brown tenha tentado imitar o escritor italiano Umberto Eco, misturando mistério, erudição e filosofia, mas só conseguiu fazer um livro oportunista e pueril", escreveu Rafael Narbona, em uma das páginas da internet da organização ultraconservadora Opus Dei.

A moderna escola fundada pelo beato José María Escrivá de Balaguer no início do século XX, é a mais afetada pelo livro, descrita como uma espécie de seita, que usa métodos de lavagem cerebral como a "mortificação corporal".

Entre os maiores críticos da obra estão também alguns especialistas italianos na obra artística e científica do grande artista e erudito Leonardo Da Vinci.

Para Alessandro Vezzosi, diretor do Museu Ideal de Vinci, na cidade natal do famoso autor da Giaconda, existem pelo menos 120 citações erradas sobre Leonardo no livro de Brown.

"Há muitos falsos historiadores, aos quais o leitor tem dado crédito", comentou Vezzosi.

Para alguns membros da Cúria romana, na realidade o livro relança teses teológicas antigas, do século XIX e baseadas nos evangelhos apócrifos, que sustentam que a Igreja Católica não é a que Jesus fundou e a mensagem que transmite não é a de Cristo. Tese que, para a hierarquia da Igreja Católica, corre o risco de tomar força em um mundo dominado pelo "relativismo religioso".

Anonymous

  • Visitante
Re.: Vaticano censura Dan Brown
« Resposta #1 Online: 15 de Março de 2005, 21:44:10 »
Fonte..  |(

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Vaticano censura Dan Brown
« Resposta #2 Online: 15 de Março de 2005, 22:10:57 »
Eu gostaria de postar fonte, mas de onde tirei não tinha.

Não se preocupem, eu consigo.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Vaticano censura Dan Brown
« Resposta #3 Online: 17 de Março de 2005, 01:48:33 »
Folha de São Paulo.  :P

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re.: Vaticano censura Dan Brown
« Resposta #4 Online: 17 de Março de 2005, 11:19:47 »
isso não é censura, cada jornalista bobo que aparece... "censura"! tsc, tsc...

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Vaticano censura Dan Brown
« Resposta #5 Online: 25 de Março de 2005, 20:25:00 »
[align=center]Sermão no Vaticano ataca "O Código Da Vinci"[/align]



Um integrante do Vaticano criticou fortemente o livro "O Código Da Vinci" em um sermão da Sexta-Feira Santa na Basílica de São Pedro. O padre Raniero Cantalamessa declarou que o best-seller é um exemplo de "parasitismo literário e artístico" em uma sociedade obcecada por sexo.
Cantalamessa, cujo título oficial é "pregador do lar papal", fez seus comentários num sermão a um grupo de cardeais e outros membros do Vaticano durante o serviço da Paixão de Cristo". Em seu entusiasmado sermão, ele disse que algumas pessoas hoje estavam prontas a acreditar em qualquer coisa porque elas não acreditam mais em Deus.

"Em uma corrente sem fim de romances, filmes e peças, escritores manipulam a figura de Cristo sob a cobertura de novos documentos e descobertas imaginários e não existentes", disse em uma das várias referências claras ao best-seller do autor norte-americano Dan Brown.

O romance é sobre um assassinato misterioso centrado nas tentativas de descobrir um segredo sobre a vida de Cristo que uma sociedade clandestina tenta proteger há séculos. O argumento central do livro é que Jesus casou-se com Maria Madalena e teve filhos. Os cristãos aprendem que Jesus nunca se casou, foi crucificado e ressuscitou.

Cantalamessa, que não mencionou o livro pelo nome, o atacou dizendo: "nossos tempos, obcecados que são com o sexo, parecem incapazes de retratar Jesus em qualquer outra forma que não seja como um homossexual ou como alguém que ensina que a salvação deve ser encontrada pela união com o princípio feminino e que deu o exemplo ao se casar com Maria Madalena. A paixão e a crucificação de Cristo? Tudo invenção da Igreja!".

Um dos pontos centrais do livro é que o Cálice Sagrado não é o copo que Cristo teria usado na Última Ceia, mas a linhagem sanguínea descendente de Jesus e Maria Madalena. Cantalamessa acusou tais romances e filmes de explorar o nome de Cristo por razões comerciais.

"Estão fazendo negócios com a grande ressonância que tem o nome de Cristo e tudo o que ele significa para grande parte da humanidade para conseguir vasta publicidade a um custo muito pequeno. Isso é parasitismo literário e artístico." Em seu site na internet, Brown nega as acusações de anti-cristianismo. Sua editora, Doubleday, disse que o livro simplesmente explora idéias centenárias em "uma obra acessível de ficção".

No início do mês, o cardeal Tarcisio Bertone, que lidera as acusações do Vaticano contra o livro, havia pedido em uma entrevista à Reuters que os católicos afastassem a obra como uma comida estragada e a chamou de "um saco cheio de mentiras" que insulta a fé católica. Ele pediu às livrarias católicas que retirassem o livro das prateleiras.

Fonte

Offline Carlos Capuchinho

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.119
  • Sexo: Masculino
Re.: Vaticano censura Dan Brown
« Resposta #6 Online: 27 de Março de 2005, 12:44:43 »
O Dan Brown deve estar sorrindo de orelha a orelha. Quer melhor propaganda que esta, vai vender mais livros.  :lol:
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Jasig Aurumalfa

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.103
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
Re.: Vaticano censura Dan Brown
« Resposta #7 Online: 27 de Março de 2005, 13:35:55 »
Alguém aqui acredita no código Da Vince?
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Snake

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 2.049
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Vaticano censura Dan Brown
« Resposta #8 Online: 27 de Março de 2005, 14:26:30 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
Alguém aqui acredita no código Da Vince?


Muita gente acreditava, até comprar o "Decodificando/Quebrando/Revelando o Código da Vinci" do lado.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!