Autor Tópico: Seriam os 117 fuzis, encontrados incompletos, fornecidos pela Marinha americana?  (Lida 760 vezes)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Citação de: David G. Borges via Facebook

O G1 publicou uma reportagem sobre 117 fuzis de assalto M16 desmontados apreendidos na casa de um "amigo" (comparsa?) de um dos suspeitos de ter executado Marielle Franco que foi preso hoje. As peças estavam embaladas em caixas separadas, e só os canos não foram encontrados.
.
Maior apreensão de fuzis já feita no Rio de Janeiro.
.
Só que UMA FOTO da reportagem me chamou a atenção, que é essa que coloquei aí.
.
Não são fuzis M16, fabricados pela Colt (empresa americana). São M27's, fabricados pela HK (empresa alemã). Na mesma foto há "USMC", que significa "United States Marine Corps" (Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos).
.
Ocorre que o HK M27 é de uso EXCLUSIVO dos USMC. Em outros lugares do mundo essa mesma arma recebe o nome de HK 416. O M27 é uma variante do 416 (mudam apenas alguns acessórios e poucas especificações, mas é essencialmente o mesmo armamento).
.
Em dezembro de 2017 o governo dos EUA decidiu "aposentar" as metralhadoras M249 e substituir todas por fuzis M27 (embora muitas M249 permaneçam em serviço).
.
O M27 não consta sequer no site do fabricante, pois ele só é vendido para as forças armadas dos EUA (provavelmente devido a algum acordo de registro do nome/uso de direitos).
.
Ficam algumas perguntas:
.
- O repórter errou ao escrever a matéria?
- A polícia errou ao passar a informação para o repórter?
- A polícia identificou erroneamente a arma?
- Como armas das forças armadas dos EUA entraram no Brasil e foram parar nas mãos de um miliciano?
- São versões falsificadas dos M27?
- Se não vieram dos EUA, por que têm "HK M27" escrito no corpo, e não "HK 416", que é a terminologia usada em todo o restante do mundo para a mesma arma?
- Por que os canos das armas não foram encontrados?
.
Reportagem do G1, da qual extraí a foto: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/03/12/policia-encontra-117-fuzis-m-16-na-casa-de-suspeito-de-atirar-em-marielle-e-anderson-gomes.ghtml?fbclid=IwAR2EBHCG-rVn1lSNptFyVKwcnAbcFFInnG-OeEg0rEke-sZSj-tuN-8Adtk
.
Artigo sobre o M27 e seu uso pelos USMC: https://en.wikipedia.org/wiki/M27_Infantry_Automatic_Rifle
.
Site do fabricante (HK): https://www.heckler-koch.com/en.html
.
EDIT: Dentro dos EUA e em diversos outros países do mundo (incluindo o Brasil) inúmeras forças policiais e militares usam o HK 416. Mas SOMENTE no USMC ele recebe a denominação de "M27".
.
O "172" no começo da numeração PODE significar (estou especulando) "1st Division, 7th Marines, 2nd Battalion". Que é precisamente o pessoal que TESTOU os M27 na época de sua adoção.
.
https://www.1stmardiv.marines.mil/Units/7TH-MARINE-REGT/2nd-Battalion/fbclid/IwAR1SxX0l1YGuWZoNae08jruD1q0D_2wpBy6M1oHLbPPQ5NLmAOMpm1_-ECk/
.
https://en.wikipedia.org/wiki/2nd_Battalion,_7th_Marines?fbclid=IwAR3e90fnffRgu5v0PRaTEVAZj6jXk-20eGjceaVUD06not2dr2uJi_DNQb4
.
Claro que a numeração também pode não significar isso. Estou especulando.
.
EDIT2: Há alguns minutos a página do G1 apagou especificamente esta foto que eu salvei e usei aqui na postagem.

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Seriam os 117 fuzis, encontrados incompletos, fornecidos pela Marinha americana?
« Resposta #1 Online: 13 de Março de 2019, 18:56:03 »
https://m.oglobo.globo.com/rio/preso-nos-estados-unidos-senhor-das-armas-confessa-trafico-de-armamentos-para-brasil-22689453

Lembrei do caso do caso carioca que foi preso nos EUA ao fazer tráfico de fuzis enviados ao Rio, estavam  escondidos em aquecedores de piscinas.

Ter a marca da marinha não quer dizer que chegaram a pertencer as FA americanas, possivelmente foram fabricados, marcados para entrega e roubados da empresa no meio do caminho ou alguém  frauda os registros de produção para vender por fora.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Seriam os 117 fuzis, encontrados incompletos, fornecidos pela Marinha americana?
« Resposta #2 Online: 13 de Março de 2019, 18:57:21 »
Talvez o caso do carioca preso até tenha relação com essas armas já que ele com certeza não agia sozinho.

Enviar as peças separadas em várias entregas não explicaria a falta dos canos?
« Última modificação: 13 de Março de 2019, 19:00:32 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Março de 2019, 08:56:40 »

Ter a marca da marinha não quer dizer que chegaram a pertencer as FA americanas, possivelmente foram fabricados, marcados para entrega e roubados da empresa no meio do caminho ou alguém  frauda os registros de produção para vender por fora.

É uma possibilidade. Melhor assim do que ter as FA estadunidenses envolvidas...

Talvez o caso do carioca preso até tenha relação com essas armas já que ele com certeza não agia sozinho.

Enviar as peças separadas em várias entregas não explicaria a falta dos canos?

Sim, com certeza! Sem os canos, o armamento de nada vale...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Março de 2019, 09:26:31 »
Mais fácil passar peça por peça que uma arma inteira pelo aeroporto.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Março de 2019, 09:45:39 »
A pergunta que mais me intriga é: Por que na reportagem os fuzis são nomeados M16 quando na verdade são M27 e por que a foto foi tirada do ar? Não querem envolver a USMC?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Março de 2019, 10:51:47 »
A pergunta que mais me intriga é: Por que na reportagem os fuzis são nomeados M16 quando na verdade são M27 e por que a foto foi tirada do ar? Não querem envolver a USMC?

Possivelmente porque o estagiário errou colocando M16 num lote que era destinado à Marinha americana e então a empresa se desfez do lote que acabou caindo no mercado negro. A foto foi tirada do ar para não comprometer a empresa e o pobre estagiário que fez a cagada.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Março de 2019, 15:56:36 »
 :lol:

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Março de 2019, 15:58:47 »
O que eu percebo é que todos mentem.

A Polícia mente.

A Imprensa mente.

Os políticos mentem.

A indústria alimentícia mente.

A indústria farmacêutica mente.

Todos mentem, sem exceção.

Nós vivemos uma grande mentira...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Março de 2019, 16:28:42 »
[...]

Você também mente?
Foto USGS

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Março de 2019, 17:22:13 »
Citação de: David G. Borges via Facebook

O G1 publicou uma reportagem sobre 117 fuzis de assalto M16 ...

Muito intrigante mesmo.

Infelizmente estou sem tempo para conferir as informações do David Borges, como deve fazer um bom cético. E até porque para mim é mais difícil porque eu não entendo tanto de armas quanto ele parece entender.

Mas se esta foto foi mesmo pulicada no GI é um caso intrigante.

Pode ser que tenha sido um erro do G1 e alguém tenha colocado uma imagem que não era dos armamentos apreendidos. Tipo, o cara ouviu que eram M16s e aí colocou uma foto ilustrativa com o que ele achou que fosse um M16. Ou pode ser alguma outra coisa que a gente não está conseguindo imaginar...

Mas é curioso que ontem, ao ver na Globo News um delegado dando explicações sobre o armamento apreendido, notei que ele se referiu a estas armas como "réplicas do M16".  Me lembro de ter pensado: "Ué, mas fazem réplicas de M16?". Porque sei que o M16 é um produto da Colt.

É difícil imaginar que nos EUA extraviam armas da Marinha com a mesma facilidade que extraviam aqui da  nossa Polícia Federal. ( Se sabe que a munição que matou Marielle e o motorista foi extraviada da PF, e desse mesmo lote a munição usada em uma chacina em SP ).

Também é difícil imaginar que se os EUA tivessem colocando algum plano escuso em marcha no Brasil, por alguma razão mais escusa ainda, iriam enviar armas identificadas da própria marinha.

Em 2004, em cumprimento de uma lei federal, os EUA liberaram documentos classificados que lançaram uma nova luz sobre a participação americana no golpe de 64. Trata-se de áudios e telegramas, a maioria entre a embaixada no Brasil e a Casa Branca.

Estes documentos podem ser conferidos no site do link abaixo:

https://nsarchive2.gwu.edu//NSAEBB/NSAEBB118/index.htm#docs

O nsarchive só publica documentos oficiais liberados oficialmente pelo governo americano.

Os EUA tinham um plano de contingência denominado Brother Sam para apoiar os militares golpistas. Incluía até intervenção direta caso as coisas se complicassem. Mas aparentemente calculavam que apenas apoio logístico e material seria suficiente. O plano detalhava que, se necessário, armas e combustível seriam entregues aos militares, telegramas especulam até sobre a possibilidade de submarinos entregarem este material na baía de Santos.

Mas neste mesmo telegrama é feita a observação expressa que nenhum armamento deveria nem mesmo ter origem americana. Ou seja, as armas seriam adquiridas de fornecedores não americanos para encobrir a participação dos Estados Unidos no golpe.

Então veja, esse parece ser um tipo de precaução básica que se toma. Portanto a princípio não dá pra pensar que a Marinha americana enviaria armas a criminosos no Brasil e ainda poria sua marca em cada peça do carregamento.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Março de 2019, 17:23:45 »
[...]

Você também mente?

Se ele disser que não é mentiroso.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Março de 2019, 17:26:28 »
Eu como odeio mentiras digo a verdade: minto!

Mas se alguém disser "tudo que eu digo é mentira" não tem como resolver este paradoxo.

Pois a única forma dessa afirmação ser verdadeira é sendo mentirosa.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #13 Online: 14 de Março de 2019, 19:48:59 »

A Polícia mente.

A Imprensa mente.

Os políticos mentem.

A indústria alimentícia mente.

A indústria farmacêutica mente.

Eu tambem minto
E o Brasil-sil mente a beça
Aliás, vivemos numa mentirolândia
Os eflúvios de mentira & corrupção, que encharcam os perispíritos aqui, ali e por toda a parte fazem com que sejamos assim

Se o Brasil fosse uma criatura, seu nome especifico seria algo do tipo mentiris corruptosus (em "dog latin")
e seria um verme nematóide parasita dos piores
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #14 Online: 14 de Março de 2019, 20:04:43 »
Se o Brasil fosse uma criatura seria o Chubaca, uma mentira cabeluda.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Março de 2019, 11:51:15 »
[...]

Você também mente?

Não a esse nível.

Normalmente eu não minto, apenas omito.

Porém, pequenas mentiras ajudam a viver - eu disse pequenas!

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Março de 2019, 11:53:40 »
Portanto a princípio não dá pra pensar que a Marinha americana enviaria armas a criminosos no Brasil e ainda poria sua marca em cada peça do carregamento.

Interessante, Pedro Reis!

Obrigado pela sua contribuição!

:ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Março de 2019, 15:35:37 »
[...]

Você também mente?

Não a esse nível.

Normalmente eu não minto, apenas omito.

Porém, pequenas mentiras ajudam a viver - eu disse pequenas!

Você mente ou não?

Se 'não', tudo bem.

Se 'sim', é culpado. Só resta ver a dosimetria da pena.

Como você define uma 'pequena mentira'?

Como você a quantifica?
Foto USGS

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Março de 2019, 11:56:30 »
Você mente ou não?

Se 'não', tudo bem.

Se 'sim', é culpado. Só resta ver a dosimetria da pena.

Não acabei de afirmar que "todos mentem"?

Como você define uma 'pequena mentira'?

Como você a quantifica?

Pequenas mentiras são coisas inocentes como: "Você fez a lição de casa? - Sim! (não)"

É diferente de se afastar o investigador para que não se descubra quem é o poderoso que está por trás de um crime.

Ou omitir no rótulo de um alimento que ele é transgênico.

Ou que aquele medicamento poderia ser mais eficiente, mas se o for a indústria farmacêutica não vai mais vendê-lo exatamente por ser muito eficiente.

Coisas assim fazem da nossa sociedade uma sociedade doente, mentirosa...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!