Autor Tópico: Comportamento político  (Lida 485 vezes)

Offline Zero

• Nível 17
  • *
Comportamento político
« Online: 16 de Março de 2019, 15:56:38 »
O que leva uma pessoa a agir de maneira estúpida para defender seu viés ideológico?

Há muito tempo tenho observado que a polarização política entre esquerda e direita no cenário nacional tem feito com que massas tomem atitudes imbecis.

Não compreendo a necessidade do deboche, que por vezes vejo que é a única forma que usa-se para atacar o outro lado, deixando os argumentos de lado e, quando expostos, são rasos e previsíveis.

Sei que formação acadêmica não salva da possibilidade da estupidez política. Vejo doutores e mestrandos com bom conhecimento em várias áreas utilizando-se de deboches e falácias para promover suas visões de mundo.

Aparentemente, a honestidade intelectual está rasa para muitos, sua visão está estreitada por seu extremismo.

Como compreender e lidar com isso?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Comportamento político
« Resposta #1 Online: 16 de Março de 2019, 16:01:36 »
Vaidade.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Março de 2019, 12:46:34 »
Vaidade.

Apenas um dos aspectos.

Mas não sei se vaidade é suficiente para fazer o indivíduo passar vergonha em demasia e não se tocar sobre isso.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Março de 2019, 12:54:53 »
Vejo que para muitos há uma modinha de ser de esquerda para ser um intelectualoide.

Vamos proteger as minorias, mas vejo protegendo somente quem a eles convêm.

Vamos honrar Marielle, mas muitos que a admiram, desejam a morte aos seus adversários.

Vamos buscar a liberdade, a democracia e os direitos, mas odeiam o Liberalismo.

Queremos direitos iguais, mas tirando o direito dos outros.

Queremos liberdade de expressão, mas não respeitam a cultura e crendices alheias.

Vejo pessoas falando de tolerância, igualdade e compreensão, mas rebaixando os "Bolsominions", sou tolerante com os outros, prego igualdade a eles, mas posso ser hipócrita em tratar mal quem discorda de mim.

Estes são alguns exemplos e contradições que vejo diariamente por ai.

Não vou generalizar, não é minha intenção, mas é comum ver posicionamentos que citei acima.

Só falei da esquerda nesse post, a direita também tem seus males, mas não vejo tanta insensatez e estupidez por parte deles, ao menos não na mesma quantidade.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #4 Online: 17 de Março de 2019, 13:12:13 »
Vaidade.

Apenas um dos aspectos.

Mas não sei se vaidade é suficiente para fazer o indivíduo passar vergonha em demasia e não se tocar sobre isso.

1 Ego
2 Narcisismo
3 Self-Serving bias
4 Irracionalidade (Keith Stanovich escreveu muito sobre isso)
5 Fé, ou crer cegamente e incondicionalmente nos seus dogmas prediletos
6 Pertencer a uma tribo qualquer e se comportar tal qual se espera de quem pertence a tal tribo
7 Mentes em modo falacioso ligado..

ou simplesmente natureza humana...
faz parte dela ser assim, é o que parece
« Última modificação: 17 de Março de 2019, 13:33:34 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Março de 2019, 18:32:47 »
Vaidade.

Apenas um dos aspectos.

1 Ego
2 Narcisismo
3 Self-Serving bias
4 Irracionalidade (Keith Stanovich escreveu muito sobre isso)
5 Fé, ou crer cegamente e incondicionalmente nos seus dogmas prediletos
6 Pertencer a uma tribo qualquer e se comportar tal qual se espera de quem pertence a tal tribo
7 Mentes em modo falacioso ligado..

ou simplesmente natureza humana...
faz parte dela ser assim, é o que parece

Achei um site interessante que aborda um pouco sobre esse tema.

Os pontos que você abordou são bons, me elucidaram consideravelmente sobre essa questão. Só falta por minha parte aprofundar um pouco.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Março de 2019, 18:49:12 »
Veja bem, citarei dois ocorridos que me chamaram atenção nos últimos dias.

1) O primeiro, acho que posso considerar como uma "lacradora da 'resistência'".

Vi a foto de uma mulher que se formou no curso de Física. Na foto de comemoração, ela estava segurando uma placa da Rua Marielle Franco.

Pois bem, respeito a liberdade de expressão, mas não vejo nenhum motivo racional para isso.

Pois, o curso era de Física, Marielle era socióloga. Não tem relação direta.

Provavelmente as duas sequer se conheciam, não que isso signifique que não poderia fazer o que bem fez, mas geralmente homenageamos a quem tem algum grau de intimidade maior.

Fazer isso não fez com que eventos subsequentes ocasionassem uma maior eficiência quanto ao caso.

Ao final, não vejo nenhum motivo sensato para que ela fizesse o que fez, se não querer aparecer e pagar de diferentona, protetora das minorias, lacradora.

Não quero parecer intolerante, nada perto disso. Mas essa comoção está sendo forçada além do sensato.

Alguém consegue encontrar uma relação para que exprima-se necessidade, importância e relevância para esse ato em plena formatura?

2) Deduções infundadas.

1. Marielle seria candidata ao Senado em 2018
2. As pesquisas a colocavam como rival direta de Flávio
3.A morte dela beneficiou a eleição de Flávio
4. Parentes de milicianos eram funcionários dos gabinetes de Flávio e Jair...
5.  :hein: :hein: :hein: :hein: :hein: :hein:

Tem alguma razão nessa linha de raciocínio? Marielle era conhecida a ponto de ser um perigo a candidatura de Flávio?

Não sei como está a questão das investigações, pois os mandantes não foram identificados, ainda.

Quem postou isso tem claro viés de esquerda, duvido que faria algo semelhante contra alguém de seu lado, mas é interessante analisar.

*Fiz essa linha de raciocínio as pressas, mas acho que deixei claro o suficiente a mensagem.
« Última modificação: 17 de Março de 2019, 18:53:28 por Zero »

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2019, 18:25:56 »
Por que o debate político é tão baixo e violento? - Ideias Radicais

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!