Autor Tópico: Índice de Complexidade Econômica  (Lida 210 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Índice de Complexidade Econômica
« Online: 07 de Abril de 2019, 13:15:13 »
O Economic Complexity Index (ECI) e o Product Complexity Index (PCI) são, respectivamente, medidas da intensidade relativa de conhecimento de uma economia ou de um produto. O ECI mede a intensidade do conhecimento de uma economia considerando a intensidade do conhecimento dos produtos que exporta. O PCI mede a intensidade do conhecimento de um produto considerando a intensidade de conhecimento de seus exportadores. Este argumento circular é matematicamente tratável e pode ser usado para construir medidas relativas da intensidade do conhecimento de economias e produtos.

O ECI foi validado como uma medida econômica relevante, mostrando sua capacidade de prever o crescimento econômico futuro (ver Hidalgo e Hausmann 2009), e explicar as variações internacionais na desigualdade de renda (ver Hartmann et al. 2017).

”Para Adam Smith, a riqueza estava relacionada à divisão do trabalho. Como pessoas e empresas se especializam em diferentes atividades, aumenta a eficiência econômica, sugerindo que o desenvolvimento está associado a um aumento no número de atividades individuais e com a complexidade que emerge das interações entre eles.

Aqui nós desenvolvemos uma visão de crescimento econômico e desenvolvimento que dá um papel central à complexidade da economia de um país interpretando dados comerciais como uma rede binária em que os países estão ligados aos produtos que exportam e mostram que é possível quantificar a complexidade da economia de um país caracterizando a estrutura desta rede. Além disso, nós mostramos que as medidas de complexidade que derivamos são correlacionadas com o nível de renda de um país e que os desvios dessas correlações são preditivos de crescimento futuro. Isso sugere que países tendem a convergir para o nível de renda determinado pela complexidade de suas estruturas produtivas, indicando que os esforços de desenvolvimento devem se concentrar na geração de condições que permitam que a complexidade surja para gerar crescimento sustentado e prosperidade.

...

Este artigo não enfatizou o processo pelo qual países acumulam capacidades, mas, em vez disso, concentrou-se na sua medição e conseqüências. No entanto, os resultados apresentados aqui sugerem que mudanças na estrutura produtiva de um país podem ser entendida como uma combinação de dois processos, (i) aquele pelo qual países encontram novos produtos como combinações ainda inexploradas das capacidades que já possuem e (ii) o processo pelo qual os países acumulam novas capacidades e as combinam com outras capacidades anteriormente disponíveis para desenvolver ainda mais produtos.
Uma possível explicação para a conexão entre complexidade econômica e crescimento é que os países que estão abaixo da renda esperada de sua capacidade existente ainda tem que desenvolver todos os produtos que são viáveis com seus recursos existentes. Esperamos que esses países possam crescer mais rapidamente do que aqueles países que só podem crescer acumulando novas capacidades.”
http://www.pnas.org/content/106/26/10570.short

Ranking dos países pelo ECI:
https://atlas.media.mit.edu/en/rankings/country/neci/

Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!