Autor Tópico: Stratolaunch: maior avião do mundo levanta voo pela primeira vez  (Lida 351 vezes)

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Offline Metatron

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Stratolaunch: maior avião do mundo levanta voo pela primeira vez
« Online: 15 de Abril de 2019, 17:30:32 »


O maior avião do mundo decolou pela primeira vez no último sábado (13), do Mojave Air and Space Port na Califórnia (EUA).
Construído pela companhia de lançamento de foguetes Stratolaunch, o veículo de cerca de 226 mil quilos e envergadura de 117 metros realizou um primeiro voo de teste crítico.

A aeronave é projetada para lançar foguetes em órbita do ar. O voo inaugural durou 150 minutos, e o avião aterrissou com segurança.

A ideia é de que o avião voe a uma altitude de 35.000 pés (10.000 metros), de onde pode lançar foguetes e impulsioná-los em órbita ao redor do planeta.

Não houve foguete neste voo em particular, mas a empresa já tem pelo menos um cliente, a Northrop Grumman, que planeja usar a Stratolaunch para enviar seu Pegasus XL ao espaço.

No mais, a aeronave operou como esperado, atingindo uma velocidade máxima de 280 quilômetros por hora e uma altitude de pico de 15.000 pés (4.570 metros).

Assista ao vídeo:


« Última modificação: 15 de Abril de 2019, 17:38:09 por Metatron »
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Stratolaunch: maior avião do mundo levanta voo pela primeira vez
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2019, 18:45:44 »
Parece aquelas photoshopagens do tipo "Worth1000".











Ou obra de um engenheiro maconheiro que fumava um enquanto olhava para um catamarã e imaginou que poderia ter um avião parecido.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Stratolaunch: maior avião do mundo levanta voo pela primeira vez
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2019, 07:52:31 »
Não entendo como a estrutura central da asa pode suportar a força de torção entre as duas fuselagens sem aparecerem tricas com o uso.

E a força de flexão entre elas sem deixar a aeronave instável.

Offline Gigaview

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Re:Stratolaunch: maior avião do mundo levanta voo pela primeira vez
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2019, 10:02:19 »
Não entendo como a estrutura central da asa pode suportar a força de torção entre as duas fuselagens sem aparecerem tricas com o uso.

E a força de flexão entre elas sem deixar a aeronave instável.

Disseram na TV que ele foi feito inteiramente de fibra de carbono.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

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Re:Stratolaunch: maior avião do mundo levanta voo pela primeira vez
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2019, 10:05:34 »
A solução para levar mais cargas já existe nos caminhões bi-articulados, ai é só adaptar o sistema ao avião.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Metatron

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Re:Stratolaunch: maior avião do mundo levanta voo pela primeira vez
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2019, 11:25:02 »
Que é esquisito, é!

Tem duas cabines de pilotagem, será que tem dois pilotos?
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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Stratolaunch: maior avião do mundo levanta voo pela primeira vez
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2019, 11:56:28 »
Não entendo como a estrutura central da asa pode suportar a força de torção entre as duas fuselagens sem aparecerem tricas com o uso.

E a força de flexão entre elas sem deixar a aeronave instável.

Disseram na TV que ele foi feito inteiramente de fibra de carbono.

Mesmo assim é um esforço muito grande.

Três motores de cada lado com duas fuselagens e um único ponto de esforço suportando tensões em várias direções diferentes.



Offline Buckaroo Banzai

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Re:Stratolaunch: maior avião do mundo levanta voo pela primeira vez
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2019, 14:32:52 »
Não entendo como a estrutura central da asa pode suportar a força de torção entre as duas fuselagens sem aparecerem tricas com o uso.

E a força de flexão entre elas sem deixar a aeronave instável.

Acho que a tensão principal deve ser a da carga que colocam sob essa "asa central," tem que ter sido muito bem planejado para isso.

Não deve nunca ocorrer naturalmente uma situação onde essa asa central é um "fulcro", a asa não tem que agüentar as duas fuselagens, acho que teoricamente poderiam ser correntes segurando as duas metades, desde que tudo funcione coordenadamente, como uma coisa só.
























Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Stratolaunch: maior avião do mundo levanta voo pela primeira vez
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2019, 20:58:36 »
Não entendo como a estrutura central da asa pode suportar a força de torção entre as duas fuselagens sem aparecerem tricas com o uso.

E a força de flexão entre elas sem deixar a aeronave instável.

Acho que a tensão principal deve ser a da carga que colocam sob essa "asa central," tem que ter sido muito bem planejado para isso.

Não deve nunca ocorrer naturalmente uma situação onde essa asa central é um "fulcro", a asa não tem que agüentar as duas fuselagens, acho que teoricamente poderiam ser correntes segurando as duas metades, desde que tudo funcione coordenadamente, como uma coisa só.


Com certeza é um trabalho de engenharia muito bem pensado e testado, tb sei que a flexibilidade é que dá resistência para as asas dos aviões comerciais, só não entendo como, por exemplo, em uma situação de turbulência essa mesma flexibilidade não torna o avião instável com a cauda de um lado sendo jogada para cima enquanto a outra pode ir para baixo.

Só se a parte central entre as fuselagens for super rígida enquanto apenas as pontas são flexíveis.

 

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