Autor Tópico: Terapias naturais  (Lida 703 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Terapias naturais
« Online: 03 de Maio de 2019, 13:17:08 »
Terapias naturais de todo tipo.

Bahos frios são uma terapia natural excelente. Neste link uma matéria elencando 15 benefícios para quem toma baho frio,

https://www.mundoboaforma.com.br/15-beneficios-de-um-banho-gelado-para-saude-e-boa-forma/

Também pode ser que banhos frios sejam uma boa terapia para quem tem constipação intestinal.Tenho dois parentes que tem intestino preso que chegam a ficar 5 dias sem ir ao banheiro e que coincidentemente tem aversão total a banhos frios, Só tamam banho quente., talvez essa relação banho quente=constipação intestinal possa não ser mera coincidência.
« Última modificação: 03 de Maio de 2019, 13:22:04 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Re:Terapias naturais
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2019, 18:46:12 »
Meu avô morava num sítio, às vezes íamos visitá-lo, e o danado só tomava banho num lago lá perto - estivesse frio ou calor.

Casou-se pela terceira vez aos 90 anos (haja saúde)!

Banho de água fria é mais saudável, mas eu não suporto água fria, rsrs...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2019, 18:51:24 »
Meu avô morava num sítio, às vezes íamos visitá-lo, e o danado só tomava banho num lago lá perto - estivesse frio ou calor.

Casou-se pela terceira vez aos 90 anos (haja saúde)!

Banho de água fria é mais saudável, mas eu não suporto água fria, rsrs...
Curiosidade, e você tem constipação intestinal?
« Última modificação: 03 de Maio de 2019, 18:57:24 por Sergiomgbr »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2019, 12:32:25 »
Também não suporto água fria no banho e não tenho constipação intestinal.

Eu tenho uma teoria meio que, revolucionária: não existe nada que faça BEM à saúde mas muitas coisas que fazem MAL.
No tocante à alimentação por exemplo, os complementos vitamínicos, ômega3, Detox, etc... Tudo bobagem exceto no caso de avitaminose grave, com indicação médica.
A simetria invertida pode ajudar, assim, se banho frio faz bem, será que banho quente faz mal? Se banho quente não faz mal, será que banho frio faz? Acho que as coincidências têm a última palavra.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2019, 12:57:17 »
Bom, o ser humano desde antes de descer das árvores até bem recentemente nunca contou com fontes de água quente naturais para se prover, salvo em muito raras fontes de água quente termais, então toda sua adaptação sucedeu de água fria, à temperatura ambiente mesmo, o que faz pensar que se algum banho gera desequilibrios à saúde é mais suspeitável que seja o  banho quente.

Quanto a você não ter constipação, que bom, mas pode ser também que se você tiver sobrepeso ou dependendo da sua dieta alimentar a possibilidade da constipação seja atenuada.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2019, 20:00:33 »
Curiosidade, e você tem constipação intestinal?

Não tenho, se bobear vou 2 vezes ao banheiro no mesmo dia.

Acho que a minha alimentação vegetariana me ajudou muito com isso.

Já fiz tratamento fitoterápico, estava sentindo muita tontura e fraqueza. O tratamento, à base de chás e dieta, fez uma limpeza incrível no meu organismo, e melhorei 100% - recomendo a todos pelo menos uma vez por ano esse tratamento.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2019, 20:30:59 »
Que maravilha. Mas todo tipo de comida é importante, cada uma provê um pouco do que o organismo precisa, e com carnes não é diferente. Se carne não fosse de suma importância não seria tão saborosa aos sentidos, é o próprio corpo que está dizendo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2019, 20:53:22 »
Bom, o ser humano desde antes de descer das árvores até bem recentemente nunca contou com fontes de água quente naturais para se prover, salvo em muito raras fontes de água quente termais, então toda sua adaptação sucedeu de água fria, à temperatura ambiente mesmo, o que faz pensar que se algum banho gera desequilibrios à saúde é mais suspeitável que seja o  banho quente.

Bem, tecnicamente antes de "descer das árvores" não havia humanos.

E antes de até bem recentemente banho provavelmente era algo consideravelmente raro, deve ainda ser em muitas áreas, em especial às que se viva mais de acordo com o buscado com essa aproximação ao primitivo/natural.

Não que eu esteja promovendo isso, só salientando que a falácia naturalista não dá necessariamente "banho frio é melhor" como a única possível conclusão.

Dependendo de onde se morar, é bom também tomar cuidado com certos acidentes:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2019, 21:02:06 »
Pois é, o ser humano no sentido utópico nunca desceu das arvores. :|

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2019, 00:08:57 »
E antes de até bem recentemente banho provavelmente era algo consideravelmente raro, deve ainda ser em muitas áreas, em especial às que se viva mais de acordo com o buscado com essa aproximação ao primitivo/natural.

O banho é uma referência de memória intrauterina de um local escuro e encharcado que o feto abandona para se ver livre e nunca mais voltar. Portanto o banho de imersão não é algo natural, pelo contrário, e desperta comportamentos involuntários de aversão como podemos notar nos vídeos abaixo. O hábito de "se lavar" é um comportamento imposto pela sociedade do qual Karl Marx tentou se livrar:

A Prussian policeman investigating Marx in London in 1850 reported on his room: “Everything dirty and covered with dust, so that to sit down becomes a hazardous business.” Other accounts by contemporaries talk about the fact that Marx hardly ever took baths or washed much at all. This was the cause for “a veritable plague of boils” that he suffered from for decades. These boils irritated him so much that he wrote to Engels: “Whatever happens, I hope the bourgeoisie, as long as they exist, will have cause to remember my carbuncles.”
https://swarajyamag.com/elsewhere/8-facts-communists-hide-about-marx

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2019, 19:56:31 »

Banhos frios são uma terapia natural excelente.

Depois que li esse tópico, resolvi experimentar o banho frio e...

Caramba, esse negócio é bom mesmo! A sensação de quando se sai do banho é a mesma sensação de quando se sai da piscina, a água fria dá uma reanimada boa e, ao mesmo tempo ajuda a relaxar! Ao menos comigo tem sido assim.

Ainda não deixei o banho quente de lado, só tomo o frio no finalzinho. No começo não ficava nem cinco segundos sob a água fria (gelada), agora já consigo ficar pelo menos um minuto!

:ok:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2019, 20:00:53 »
Parabéns maninho, mandou bem aí.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Maio de 2019, 08:08:51 »

Banhos frios são uma terapia natural excelente.

Depois que li esse tópico, resolvi experimentar o banho frio e...

Caramba, esse negócio é bom mesmo! A sensação de quando se sai do banho é a mesma sensação de quando se sai da piscina, a água fria dá uma reanimada boa e, ao mesmo tempo ajuda a relaxar! Ao menos comigo tem sido assim.

Ainda não deixei o banho quente de lado, só tomo o frio no finalzinho. No começo não ficava nem cinco segundos sob a água fria (gelada), agora já consigo ficar pelo menos um minuto!

:ok:

O próximo passo é entrar numa piscina ou num rio  com muita água e que tenha gelo na superfície, igual os russos fazem.     :hihi:

https://www.google.com/search?q=russos+mergulham+em+rio+congelado&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiCuMPW-KTiAhXoGbkGHWsTBQIQ_AUIDygC&biw=1920&bih=937 

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Maio de 2019, 15:52:52 »

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Maio de 2019, 15:54:20 »

O próximo passo é entrar numa piscina ou num rio  com muita água e que tenha gelo na superfície, igual os russos fazem.     :hihi:

Foi a primeira coisa que pensei quando comecei a tomar banho frio: Se os russos podem, eu também posso! rsrs...

:hihi:

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Maio de 2019, 09:55:05 »
Terapias naturais de todo tipo.

Bahos frios são uma terapia natural excelente. Neste link uma matéria elencando 15 benefícios para quem toma baho frio,

https://www.mundoboaforma.com.br/15-beneficios-de-um-banho-gelado-para-saude-e-boa-forma/

Também pode ser que banhos frios sejam uma boa terapia para quem tem constipação intestinal.Tenho dois parentes que tem intestino preso que chegam a ficar 5 dias sem ir ao banheiro e que coincidentemente tem aversão total a banhos frios, Só tamam banho quente., talvez essa relação banho quente=constipação intestinal possa não ser mera coincidência.
.
Seria esperável que banhos quentes fossem salutares contra a constipação, frios não.
.
Se pesquisar a respeito de “banho quente benefícios” vai encontrar um monte de recomendações... exemplo: https://aquecenorte.com.br/blog/beneficios-banho-quente/
.
Em suma: quente ou frio há indicações e contra-indicações...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Maio de 2019, 09:55:43 »
Quem seja hipertenso não deve tomar banho frio, principalmente pela manhã...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Maio de 2019, 14:05:49 »
Banho quente pode queimar tantas calorias quanto caminhada, além de potenciais benefícios adicionais:

https://www.sciencealert.com/does-taking-a-hot-bath-burn-calories-30-minute-walk-passive-heating-diabetes

Para suporte nas linhas de outros macacos fazem também então é bom medicina evolutiva:

Foi a primeira coisa que pensei quando comecei a tomar banho frio: Se os russos podem, eu também posso! rsrs...

:hihi:

Nós temos "proteínas de choque" que ajudam a lidar com choque térmico ou com extremos de temperatura em si.

Quem sempre viveu ou esteve mais recentemente submetido a uma dada temperatura, terá mais dessas proteínas já sintetizadas.

Daí não é uma comparação "justa" a dos russos com brasileiros, os russos tiveram naturalmente um período de aclimatação que lhes proporciona um melhor preparo biológico.

Exceto talvez no caso de russos voltando de longas férias em algum lugar tropical, que encham a cara de vodka e então se joguem num buraco num lago congelado. Não sei em quanto tempo essas proteínas se degeneram.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%ADna_do_choque_t%C3%A9rmico

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Maio de 2019, 18:55:23 »
Mas que é bom, é. A sensação de relaxamento é a mesma de quando se sai da piscina. Ao menos para mim tem sido assim. Já consigo ficar um minuto sob a água fria (gelada) do chuveiro sem muito desconforto. Parece pouco, né? No começo não ficava nem cinco segundos...

Espero mesmo chegar ao banho totalmente frio (gelado, rs...), sem precisar começar com o morno.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Maio de 2019, 21:06:41 »
Um truque que talvez valha a pena tentar é começar com uma exposição temporária do corpo a algo mais frio que o frio da água corrente apenas.

O que sentimos não é bem a temperatura exata, mas a transição.

Por isso, por exemplo, se você anda de bicicleta ou moto no frio,  especialmente sem luvas, e então lava as mãos com água fria e parece que a água está morna.

Talvez tenha um pouco disso na explicação dos russos tolerarem os banhos de submersão na água gelada.

Lembro de já ter visto alguma vez algo no sentido de que, em condições extremas (estando nos polos ou algo assim), a pessoa nem deve tentar sair da água se cair nela, pois vai morrer mais instantaneamente com o vento somado à água, precisando então de uma cobertura isolante se estiver molhado.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Maio de 2019, 21:27:22 »
Um truque que talvez valha a pena tentar é começar com uma exposição temporária do corpo a algo mais frio que o frio da água corrente apenas.

O que sentimos não é bem a temperatura exata, mas a transição.

Por isso, por exemplo, se você anda de bicicleta ou moto no frio,  especialmente sem luvas, e então lava as mãos com água fria e parece que a água está morna.

Talvez tenha um pouco disso na explicação dos russos tolerarem os banhos de submersão na água gelada.

Lembro de já ter visto alguma vez algo no sentido de que, em condições extremas (estando nos polos ou algo assim), a pessoa nem deve tentar sair da água se cair nela, pois vai morrer mais instantaneamente com o vento somado à água, precisando então de uma cobertura isolante se estiver molhado.

Tocou num aspecto crucial do esporte... durante certo tempo de minha vida fui fã de banhos frios. Sendo um sujeito friorento sofri até achar o caminho. Quem quiser aproveitar minha técnica fique à vontade, aliás, são duas, a branda e a radical.
.
BRANDA: deixe a água molhar primeiro as extremidades. Quando se sentir confortável nessa área, vá ampliando a molhação, até se sentir corajoso para entrar com tudo na água fria. Funciona, mas se estiver muito frio pode ser que não queira ir até o fim...
.
RADICAL: pegue umas pedras de gelo, ponha num saquinho. Comece passando o gelo nas mãos, antebraços, pernas. Faça o tempo suficiente para sentir essas áreas insensíveis ao gelado. Depois expanda para os braços e por último o tronco, pescoço e face. Quando a pele estiver acostumada com a baixa temperatura pode entrar no chuveiro sem piedade  que não haverá trauma. Com esse método dá até para enfrentar água fria em madrugada congelante. Sucesso garantido.
.
Em tempo: hoje não mais tomo banho frio, nem que o STF mo determine. Bastaram-me os dias heroicos do passado... um chuveirinho quente é tudo de bom, tenho dito...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 25 de Maio de 2019, 22:06:08 »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2019, 10:31:45 »
.
Controvérsias sempre vão existir... mas esse dotô não me passou segurança. A água fria é vasoconstritora, se o banho é de manhã e o ambiente estiver frio, a lógica indica que a vasoconstrição continuará...
.
Quem seja hipertenso mas queira desfrutar dos alegados benefícios do banho frio, a prudência recomenda, faça-o à tarde... mas se a ideia é desafiar a sorte, aí é com cada um...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2019, 10:32:05 »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2019, 10:32:36 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!