Autor Tópico: Bancos "alternativos" como Nubank, Mutual.club - Fórmulas milagrosas ganhar ...  (Lida 327 vezes)

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *

Bancos "alternativos" como Nubank, Mutual.club - Fórmulas milagrosas ganhar e render dinheiro ou são mais coisas da categoria pirâmide e outros esquemas ou algo sério mesmo?

Bancos como Nubank, Logmais e agora esse https://mutual.club

Mutual.club seria um lugar pra o usuário ser credor pra emprestar dinheiro:

https://mutual.club

Pessoas emprestando para pessoas, simples assim.
Na Mutual o investidor lucra como um banco com retorno de até 23,5% a.a. e o empréstimo tem as melhores taxas.

Mas...

Vi reclamações. Não sei se bem embasadas ou pessoas que não entenderam como negócio funciona:

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/mutual

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
Re:Bancos "alternativos" como Nubank, Mutual.club - Fórmulas milagrosas ganhar ...
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2019, 09:44:10 »
Qual é a fórmula milagrosa do Nubank para render o dinheiro? Até onde sei o rendimento é de acordo com o CDI.

Quanto aos outros não conheço, mas qualquer investimento que se diz "seguro" com rendimentos muito acima da taxa de mercado, é insustentável.

edit:

Acabei de visitar a página desse Mutual. É um sistema P2P (peer to peer), onde pessoas emprestam dinheiro diretamente para outras pessoas ou para empresas. Existem outros como BIVA e Nexoos.

Não é pirâmide nem nada do tipo, apenas uma plataforma que facilita negociações de empréstimos. Obviamente o banco não assume o risco, então é a própria pessoa que assume o risco de inadimplência ou calote, e com isso também consegue possíveis retornos maiores já que o banco não "come" uma parte desse empréstimo por meio do spread bancário.
« Última modificação: 17 de Maio de 2019, 09:52:46 por Cinzu »
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
Re:Bancos "alternativos" como Nubank, Mutual.club - Fórmulas milagrosas ganhar ...
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2019, 09:59:17 »
Qual a garantia do investimento? Existe seguro caso o tomador não pague?
Não existe seguro. Na Mutual o investidor é quase como um banco. Ele pode emprestar dinheiro com juros de até 23,5% a.a legalmente, tem a oportunidade de analisar as informações de crédito do tomador (o score e risco da operação) e fazer o empréstimo com base nessas informações.

Caso o tomador não pague o empréstimo, a Mutual faz todo o processo de cobrança. Negativamos o tomador (fazendo restrições nos órgãos de proteção ao crédito) e além disso, para diminuir esse risco, possuímos um avançado sistema de cobrança, lembrando o tomador os boletos e os vencimentos, atualizando os valores com os juros e multa do atraso e realizamos a cobrança extra judicial por telefone, SMS, e-mail e Whatsapp, sempre buscando a negociação com o tomador.

Nos casos de inadimplência maior de 90 dias, a Mutual tem uma equipe jurídica pronta para entrar com a cobrança judicial em nome do investidor.

Eles tem um sistema de cobrança e prevenção para o usuário, mas deixam bem claro que não assumem o risco de inadimplência. Se a pessoa não pagou, quem toma o prejuízo é quem emprestou. Em outras palavras, é basicamente uma agiotagem legalizada.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2019, 10:20:21 »
Vi alguém criticando a Mutual por não ser transparente quanto uma tal de IOUU:

https://www.youtube.com/watch?v=0ojvp3DOaMY&lc=Ugy4edEcGElq0bRiBex4AaABAg

Douglas Alves Ferreira12 horas atrás
Isso não é novo mesmo, já é regulamentado e já existe boas e ruins empresas no mercado. Prefiro mais a analise e o nohall da IOUU, a inadimplência é muito menor e os critérios de avaliação são transparentes e com muita qualidade, ao contrário da Mutual.

Mas, também teve reclamações sobre ela:

https://www.reclameaqui.com.br/iouu/nao-invista-na-iouu_13GfWSQ98N3-uQhj

Iouu

Contagem - MG ID: 39986727  13/11/18 às 19h00
denunciar
Propaganda enganosa Financeiras Financeiras
Status:  Não resolvido Não resolvido
Investi um valor considerável na plataforma da IOUU para que este junto com de outros investidores fosse cedido como empréstimo para a empresa SPL Comex. Contudo, a empresa já está a seis meses e não fez o pagamento de uma parcela sequer do empréstimo. Foram inúmeras tentativas de acordo feitas pela IOUU, porém todas foram descumpridas pela empresa que, ao meu ver somente está querendo ganhar tempo.
O problema é que me foi prometido pela IOUU por várias vezes que iriam iniciar um processo judicial, porém não era verdade. Por fim decidiram por não me atender mais pelo messenger do Facebook e me disseram que me atenderiam somente por email e agora, simplesmente não respondem meus emails.
Isso me faz concluir que a IOUU deve estar de conluio com estas empresas e repartindo o nosso prejuízo com elas para nos enrolar, pois não vejo outro motivo para eles não entrarem logo com o processo de recuperação judicial.

Resposta da Empresa14/11/18 às 15h38
Olá, Daniel, tudo bem?

Como você mesmo mencionou, foram inúmeras tentativas de acordo realizadas pela IOUU. Estamos trabalhando para recuperar o dinheiro de todos os investidores que acreditaram e emprestaram seu capital para a empresa SPL Comex.

Apesar disso, a empresa citada não honrou com as promessas de pagamento e nosso trabalho de cobrança segue para o caminho judicial, conforme informamos em várias comunicações por e-mail, SMS e facebook (no seu caso).

Se tratando de Facebook, respondemos todas as suas mensagens corretamente e fornecendo as informações adequadas. É importante enfatizar que não conseguimos responder seus contatos de forma imediata, mas sempre levamos os fatos atualizados para seus questionamentos, pelo menos, no mesmo dia da dúvida. Inclusive, sabemos que o processo de atendimento precisa melhorar e vamos trabalhar forte para que isso aconteça.

Sobre seus questionamentos, como pudemos perceber, as ações que tomamos internamente - e com a ajuda de parceiros - não foram suficientes para sanar as suas preocupações - o que achamos natural e entendemos perfeitamente. Por isso, vamos reforçar publicamente o comunicado que enviamos ontem, dia 13 de novembro de 2018, esclarecendo as ações que estão e serão tomadas:

A empresa SPL Comex e seus sócios já encontram-se negativados juntos aos órgãos de proteção ao crédito. Sendo assim, o Mincarone Advogados, parceiro da IOUU, estará ajuizando ação judicial para a cobrança da dívida em até 30 dias.

Com a ação for ajuizada, entraremos em contato com TODOS os investidores da oportunidade para informar o número do processo. Com esse número será possível acompanhar o andamento do mesmo.

Além do processo citado acima, reforçamos que a empresa parceira LOCALIZE (http://localize.com.br), com atuação na área de investigação e recuperação de ativos, irá, em paralelo ao processo judicial, emitir um relatório de investigação chamado de Investigação MARC (Mesa de Análise de Recuperação de Crédito) em até 60 dias. Esse relatório visa uma negociação antes da finalização do processo, pois o mesmo, como todos sabem, demora devido a lentidão da justiça brasileira. Também é importante enfatizar que a empresa SPL Comex já tem outros processos de cobrança judiciais em andamento, o que mostra que a IOUU não está de conluio com a mesma.

Neste ponto, também é importante enfatizar, conforme a sua grave acusação e conclusão equivocada, que a IOUU não está repartindo o prejuízo com qualquer entidade. É de nosso interesse que o modelo de investimento peer-to-peer seja atrativo e rentável para todos os investidores da plataforma, já que, também, somos prejudicados em situações como esta. Como empresa, ficamos realmente preocupados com a sua situação e dos outros investidores que participaram deste investimento, mas certamente estamos trabalhando para reverter a situação e evitar - ou minimizar - o prejuízo para os envolvidos.

Ainda assim, sabemos que existe um tempo hábil para a justiça trabalhar. Como sabemos - ou deveríamos saber - a justiça no Brasil é, infelizmente, lenta e burocrática. Portanto, precisamos aguardar pacientemente os passos jurídicos para que tudo seja realizado de modo correto. Não temos a capacidade ou o poder de acelerar os processos, mas temos a obrigação de comunicar nossos investidores de forma transparente - como estamos fazendo desde o início da situação.

Para enfatizar a transparência, disponibilizamos recentemente as estatísticas da plataforma IOUU, onde qualquer investidor têm acesso aos números da plataforma e poderá consultar a saúde da mesma, tanto para investimentos ou empréstimos. Lá você poderá visualizar que já realizamos diversos empréstimos com muito sucesso, para empresas de áreas distintas, e isso reforça o trabalho sério e transparente da IOUU, sem qualquer tipo de [Editado pelo Reclame Aqui] ou prejuízo aos investidores.

Por último e com base na sua reclamação, nos comprometemos a enviar, toda sexta-feira, um comunicado com o andamento da situação sobre a SPL Comex. Mesmo que não existam novidades sobre o caso, enviaremos um e-mail para os investidores com o posicionamento atual e futuro sobre este assunto.

Espero que este posicionamento esteja adequado com sua expectativa e, em caso de dúvidas, estamos dispostos para lhe atender da melhor forma possível.

Atenciosamente,
Família IOUU!

Réplica do Consumidor14/11/18 às 15h49
Espero que desta vez realmente siga o caminho judicial, uma vez que isso já me havia sido dito e quando fui ver o que estava sendo feito na verdade era mais e mais tentativas fracassadas de acordo com uma empresa mau caráter que já demonstrou que não tem interesse algum em quitar a dívida.
Sei que é caro e demorado, mas o caminho judicial é o único no momento e quanto mais demorar a entrar com ele mais ainda vai demorar.
Espero em breve ter em mãos o número do processo para que então eu recobre a confiança na empresa, até lá infelizmente não tem como acreditar.

Réplica da Empresa14/11/18 às 16h14
Sim, conforme foi dito, seguiremos pelo caminho judicial por, infelizmente, não termos resolvido de forma amigável. Esperamos que tudo seja resolvido em breve e, com o número do processo em mãos, já iremos comunicar os investidores.

Até lá, semanalmente iremos comunicar a cada passo dado. Esperamos que você recupere a confiança na IOUU e continue como um investidor da plataforma.

Se houver outra dúvida, por favor não deixe de entrar em contato.

Atenciosamente,
Família IOUU!

Comentários de Facebook

Ivanise Santos Palma
Tô fora, isso na me cheira bem
Curtir · Responder · 22 sem

Zarak Campbell
Eu estava pensando em investir, mas o risco é muito alto. Não há garantias.
Curtir · Responder · 2 · 18 sem

Iramilso Santos
Fiz cadastro na Iouu! Mas tb não tive coragem de investir. O risco é altíssimo e o número de investidores perdendo dinheiro nessas P2P é crescente e assustador. Lá fora parece funcionar bem, mas no Brasil esse modelo negócio não tem muito futuro.
Curtir · Responder · 9 sem

Esse aqui disse que é um negócio de risco então teria sentido pessoal reclamar querendo renda garantida, etc

Stanley Sathler
Me desculpa, mas sou obrigado a defender a IOUU. Isso é P2P, não Renda Fixa. Se correr risco não faz parte do seu perfil, não entre no P2P. Se perder dinheiro não está dentro do seu perfil, não entre no P2P. É simples assim.

Se retomar o dinheiro processando a empresa devedora fosse tão simples e fácil, o Brasil inteiro estava no P2P. Se o dinheiro voltasse pra sua conta com 60, 90, 120 dias, ninguém mais investia em CDB, em LCI, LCA e Tesouro Direto.

Os riscos são claros. O investidor é quem escolhe aceitar ou não.

Sou investidor IOUU e, até então, quase todos os pagamentos estão em dia - de várias empresas, e não de apenas uma. De 6 no portifólio, 1 em atraso. É o risco que se corre. É papel do investidor mensurar se esse risco vale a pena ou não.
Curtir · Responder · 7 · 8 sem

Luiz Henrique Priotto
Excelente Resposta!
Curtir · Responder · 2 · 7 sem

Antonio Carlos
Para correr risco, estude, invista em você e corra risco investindo em empresas comprando suas ações na bolsa por meio de uma corretora. Não deixo seu dinheiro nas mães de terceiros. Troque dinheiro por ativos de valor.
Curtir · Responder · 7 sem

Marco Aurélio Drovetto
Estava pensando em investir também, mas depois fui procurar a tal ação judicial. Falaram que seria ajuizada em até 30 dias (que seria dia 14/12/2018), mas só foi ajuizada em fevereiro de 2019. Depois fui pesquisar a empresa, desde 2016, possui uma ação judicial de execução de quase 20 milhões. A Nexoos também tomou uma lambada de 200 mil. Acho que seria melhor aprimorar a análise de crédito.
Curtir · Responder · 6 sem

Rodrigo Stoll Martins Machado
Infelizmente esse tipo de negócio não tem futuro no brasil. Aqui temos trambiqueiros profissionais que estão pensando nesse momento como criar uma empresa fantasma e dar calote nos investidores

« Última modificação: 17 de Maio de 2019, 10:27:23 por Agnoscetico »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!