Autor Tópico: Ceticismo e Transexualidade  (Lida 481 vezes)

Offline Ricardo

• Nível 01
  • *
Ceticismo e Transexualidade
« Online: 23 de Junho de 2019, 23:15:58 »
  Qual a opinião do Ceticismo sobre a Transexualidade ?
"Ausência de evidência não é evidência de ausência." - Carl Sagan

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Ceticismo e Transexualidade
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2019, 23:19:49 »
"Ceticismo" é dúvida, então "ceticismo sobre transexualidade" seria dúvida disso.

Se por "ceticismo" se refere não a esse termo como no dicionário, mas a esse "grupo" de pessoas que se rotulam céticas, de inclinação científica, então a tendência é algo na gradação de aceitarem em linhas gerais as perspectivas psiquiátricas sobre o tema ("alguma coisa no cérebro" vs "sem-vergonhice"), bem como terem também visões mais culturalmente/socialmente liberais ("se eles querem assim, tudo bem, problema deles(as)", vs "tinham que ser mortos / ir em cana / tratamento de tortura / ser curados por Jesus"), já que há essa correlação entre ceticismo/"ateísmo" e liberalismo social.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2019, 23:21:09 »
Mas que tipo de pergunta é essa?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2019, 23:25:56 »
"Ceticismo" é dúvida, então "ceticismo sobre transexualidade" seria dúvida disso.

Bom, o ceticismo é questionamento. Duvida é petição de princípio.
« Última modificação: 24 de Junho de 2019, 00:06:30 por Sergiomgbr »

Offline Ricardo

• Nível 01
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2019, 00:00:54 »
    :ok: O Método Científico também se aplica no caso da Transexualidade ?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2019, 00:04:55 »
Depende. Você pode aplicá-lo ou não e obter os mesmos resultados. Ou então obter resultados diferentes.

Era bom se pudesse constar o que que você compreende por Método Científico. Suas perguntas estão um pouco inintelegiveis e precisam algum fundamento.
« Última modificação: 24 de Junho de 2019, 00:13:18 por Sergiomgbr »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2019, 00:32:18 »
Ele voltou.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Ceticismo e Transexualidade
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2019, 00:39:22 »
Isso soou como o Ele, das Meninas Superpoderosas.

« Última modificação: 24 de Junho de 2019, 00:48:58 por Sergiomgbr »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2019, 01:12:00 »
Ele sempre deixa uma pista.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Ricardo

• Nível 01
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2019, 01:23:30 »
Sinceramente eu sou novato nesse fórum , não sou nenhum ex-membro desse fórum  :ok: sou iniciante no ceticismo  :ok: espero vossa Compreensão !

Offline Ricardo

• Nível 01
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2019, 01:27:33 »
'' Era bom se pudesse constar o que que você compreende por Método Científico"    O método científico é composto dos seguintes elementos:

Caracterização - Quantificações, observações e medidas.
Hipóteses - Explicações hipotéticas das observações e medidas.
Previsões - Deduções lógicas das hipóteses.
Experimentos - Testes dos três elementos acima.
O método científico consiste dos seguintes aspectos:

Observação - Uma observação pode ser feita de forma simples, ou seja, é realizada a olho nu, ou pode utilizar-se de instrumentos apropriados. Todavia, deve ser controlada com o objetivo de que seus resultados correspondam à verdade e não a ilusões advindas das deficiências inerentes próprias dos sentidos humanos em obter a realidade.
Descrição - O experimento necessita ser replicável (capaz de ser reproduzido). É importante especificar que fala-se aqui dos procedimentos necessários para testarem-se as hipóteses, e não dos fatos em si, que não precisam ser antropogenicamente reproduzidos, mas apenas verificáveis.
Previsão - As hipóteses precisam ser tidas e declaradas como válidas para observações realizadas no passado, no presente e no futuro.
Controle - Para maior segurança nas conclusões, toda experiência deve ser controlada. Experiência controlada é aquela que é realizada com técnicas que permitem descartar as variáveis passíveis de mascarar o resultado.
Falseabilidade[Ref. 4] - toda hipótese deve conter a testabilidade, e por tal falseabilidade ou refutabilidade. Isso não quer dizer que a hipótese seja falsa, errada ou tão pouco dúbia ou duvidosa, mas sim que ela pode ser verificada, contestada. Ou seja, ela deve ser proposta em uma forma que a permita atribuir-se a ela ambos os valores lógicos, falso e verdadeiro, de forma que se ela realmente for falsa, a contradição com os fatos ou contradições internas com a teoria venha a demonstrá-lo.
Explicação das Causas - Em todas as áreas da ciência a causalidade é fator chave , e não tem-se teoria científica - ao menos até a presente data - que viole a causalidade.[nota 4][Ref. 5] Nessas condições os seguintes requisitos são vistos como importantes no entendimento científico:
Identificação das causas
Correlação dos eventos - As causas precisam ser condizentes com as observações, e as correlações entre observações e evidências devem realmente implicar relação de causa efeito.[nota 5]
Ordem dos eventos - As causas precisam preceder no tempo os efeitos observados.   https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2019, 07:55:11 »
Então? Sua dúvida é se isso ai,  todo esse proceder acima se aplicaria à investigação sobre a transexualidade. Isso é uma obviedade , sua pergunta não parece fazer muito sentido. Talvez seja outra a sua questão.
« Última modificação: 24 de Junho de 2019, 07:57:21 por Sergiomgbr »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2019, 13:10:51 »

A opinião do Ceticismo não existe, pois Ceticismo não é alguém a proferir opiniões.
O que é o Ceticismo? Há boas respostas sobre isso na Internet.

Mas, se quiser saber a MINHA opinião sobre a transexualidade, eu conto: not my business.   :biglol:
GNOSE

Offline Posthuman

• Nível 04
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2019, 21:36:35 »
O que há de científico nessa coisa toda de "ideologia de gênero" e/ou "gender studies"?

Vejo milhões de debates sobre isso mas sempre são no campo ideológico e não no científico.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #15 Online: 19 de Agosto de 2019, 15:34:56 »
O que há de científico nessa coisa toda de "ideologia de gênero" e/ou "gender studies"?

Vejo milhões de debates sobre isso mas sempre são no campo ideológico e não no científico.

http://www.lse.ac.uk/Gender

Espero ter ajudado.  :ok:
GNOSE

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Agosto de 2019, 07:30:28 »

"Ideologia de gênero" é só um termo bicho-paponesco para religiosos/conservadores criarem um ar assustador em torno de igualdade de gênero (ou entre os sexos, como julgam politicamente correto) e homossexuais/LGBTetc. Uma versão de sonoridade intelectualizada para "mamadeira de piroca," "Dilmão barbado caminhoneiro."

Já "estudos" sobre temas relacionados a gênero e sexualidade irão variar em qualidade e fundamentação, sendo algo bastante tendente a viés ideológico, um pouco como uma versão "esquerdista"/laica de teologia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!