Autor Tópico: Ajuda com narcoviciada! HELP!  (Lida 858 vezes)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Ajuda com narcoviciada! HELP!
« Online: 28 de Junho de 2019, 20:34:17 »
[fotografia removida]

Essa garota vem sempre à minha porta pedir dinheiro. Como sou uma pessoa muito voltada à caridade, sempre lhe dou algum trocado.

Alguns dias depois, descobri que ela usa os trocados que lhe dou para comprar drogas (aquele pó branco inalável).

Como fazer para tirá-la desse caminho? De tanto ela bater na minha porta, acabei me afeiçoando a ela...

Queria muito ajudá-la, alguma sugestão?

Encontrei-a no Facebook e "roubei" uma imagem sua. Até que ela é bonitinha, não estivesse tão maltratada pelas drogas.

P.S. Editei a postagem do Metatron, apagando a fotografia da pessoa com problema. Ela pode ser de menor e ou pode não gostar de ver sua imagem exposta.
« Última modificação: 29 de Junho de 2019, 00:46:59 por Geotecton »
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Ajuda com narcoviciada! HELP!
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2019, 22:05:26 »
Talvez não seja aconselhável postar foto da pessoa nesse contexto, sem permissão expressa. Você pode acabar tendo que ajudá-la financeiramente de maneira muito mais volumosa.

Fora técnicas de persuasão à pessoa buscar algum tratamento, não sei o que pode ser feito.

Recentemente estava em pauta a possibilidade de internações compulsórias para viciados, então talvez pudesse vir a ser mais facilmente resolvido com um telefonema para uma "polícia" desse tipo de coisa, ainda que, sei lá qual é a eficácia dos tratamentos em que as pessoas seriam compulsoriamente colocadas. Só de ser compulsório já deve reduzir a taxa de sucesso, imagino. (ou aumentar o "sucesso" imediato, mas aumentar a recaída)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2019, 11:36:02 »
Talvez não seja aconselhável postar foto da pessoa nesse contexto, sem permissão expressa. Você pode acabar tendo que ajudá-la financeiramente de maneira muito mais volumosa.

Ela não é de menor, tem 24 anos - segundo me disse. Postei a foto para que chegasse propositadamente a alguém que a conhece. Gostaria muito de conversar principalmente com seus pais (me disse que mora com os pais).

Será que eles sabem da sua triste condição de viciada? Será que eles sabem que ela pede dinheiro em troca de "favores"?

Fora técnicas de persuasão à pessoa buscar algum tratamento, não sei o que pode ser feito.

Eu tento convencê-la de que ela precisa se tratar, que ela é bonita e pode ter uma vida normal, etc. Mas entra por um ouvido e sai pelo outro...

Recentemente estava em pauta a possibilidade de internações compulsórias para viciados, então talvez pudesse vir a ser mais facilmente resolvido com um telefonema para uma "polícia" desse tipo de coisa, ainda que, sei lá qual é a eficácia dos tratamentos em que as pessoas seriam compulsoriamente colocadas. Só de ser compulsório já deve reduzir a taxa de sucesso, imagino. (ou aumentar o "sucesso" imediato, mas aumentar a recaída)

Sem dúvida, se a pessoa viciada não quiser ser tratada, não há quem a faça mudar de ideia...

A verdade é que estamos vivendo uma epidemia das drogas. Eu nunca tive contato antes com esse tipo de problema, mas a coisa está se alastrando de forma assustadora, ao ponto de uma viciada vir bater à minha porta.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2019, 12:32:09 »
Existe uma técnica de persuasão criada pelo psicólogo Michael Pantalon descrita no livro Influencie! que foi usada em pacientes que chegavam por conta de acidentes relativos à ingestão alcoólica e outros problemas médicos. Os médicos tinham contato com tais pessoas no tratamento emergencial durante apenas sete minutos, e portanto, eles pediram ao psicólogo para desenvolver uma técnica de influência instantânea de 7 minutos.

Segundo o psicólogo, a influência instantânea se baseia em três princípios:

1. Ninguém é obrigado a fazer nada; a escolha é sempre sua.
2. Todos já possuem motivação suficiente.
3. Focar em qualquer vestígio de motivação, por menor que seja, funciona mais do que perguntar sobre resistência.

A técnica consiste em influenciar alguém fazendo perguntas nesse estilo:

Passo 1: Por que você poderia querer mudar? (Ou para influenciar a si mesmo, por que eu poderia querer mudar?)

Passo 2: O quanto você está disposto a mudar? (numa escala de 1 a 10, em que 1 significa “nem um pingo de disposição” e 10, “totalmente disposto”)?

Passo 3: Por que você não escolheu um número menor? (Ou, se o influenciado escolheu 1, refaça a segunda pergunta, desta vez sobre um passo ou mudança menor, ou pergunte o que seria preciso para que esse 1 se transformasse em um 2).

Passo 4: Imagine que você tenha mudado. Quais seriam os resultados positivos?

Passo 5: Por que esses resultados são importantes para você?

Passo 6: Qual é o próximo passo, se é que há mais algum?

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2019, 13:31:55 »
Muito interessante, Huxley! Obrigado pelas dicas!

Vou tentar usar essa técnica, mas tem que ser de um jeito que a garota não perceba que está sendo influenciada.

Sou bom com as palavras. Já consegui arrancar dela algo de sua vida particular.

Pelo que entendi, casou-se ainda nova e foi para o Ceará, teve um bebê. (tem foto do ex e da criança no FB).

Ainda não descobri qual foi o motivo da separação, mas sei que tanto o rapaz quanto a criança ficaram por lá, e ela voltou para a casa dos pais.

Ela disse: "Praga de marido pega, não é? Ele me disse que se eu voltasse para cá eu ia virar uma "putinha" drogada. Foi o que aconteceu, né? Praga de marido pega, pega mesmo..."

E eu apenas disse: "Tudo isso pode ser consertado, para tudo há uma solução..."

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2019, 13:38:58 »
Bom, se houver algum imbróglio por causa da foto publicada sem autorização indexando uma informação que macula a imagem da pessoa, pode sobrar para o CC.

Quem sabe talvez  seja o caso de saber se oThiago ia querer que publicassem a foto dele.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2019, 15:28:53 »
A foto foi removida pela Moderação.
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2019, 15:31:26 »

Metatron,

Por acaso existe serviço público de assistência social na sua cidade ?

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2019, 17:38:01 »
@JJ, muito provavelmente sim, estou em Guarulhos, segunda cidade mais populosa de São Paulo. No entanto, se a paciente não quer ser tratada, as assistentes sociais nada podem fazer...

A minha missão agora é convencê-la do tratamento.

@Geotecton, agradeço por ter retirado a foto da garota, realmente não pensei nas consequências...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2019, 21:21:03 »
Quais são os tratamentos para abandonar drogas mais eficazes?

"Peru gelado"/parada abrupta, ou redução gradual? Varia de droga em droga?

Em alguns casos parece ser útil uso de "remédios" que ajudam a lidar com a abstinência.

Também já li algo como que, tecnicamente, o cérebro perde o que seria literalmente o vício em algo como nicotina (talvez especificamente) em torno de 100 horas, porém o mero hábito de fumar é algo mais difícil de abandonar. Então indicam coisas como identificar "gatilhos" para o hábito e tentar trocar essa associação por outro hábito menos danoso/não danoso, através de algo que traga uma satisfação similar. Além de se procurar reduzir a exposição a "gatilhos," conforme for difícil a substituição.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2019, 20:57:29 »
Odeio do fundo do coração lidar com drogados, é muito frustrante. Minha sugestão é parar de dar dinheiro imediatamente, no máximo dar comida ou pagar pouco em troca de algum trabalho. O que falar, já não posso te ajudar muito, se conseguir convencer ela a procurar um serviço de psiquiatria especialidade em drogas acho que seria o ideal. Infelizmente é impossível evitar que desgraças aconteçam a pessoas assim.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2019, 11:34:55 »
Quando digo a ela que não tenho dinheiro para lhe dar, a garota entra em pânico, começa a chorar e dizer que eu tenho dinheiro sim, mas não quero lhe dar. Fico receoso de ela fazer um escândalo na porta de casa e na maioria das vezes lhe dou algum trocado. Cheguei à conclusão que ela só bate à minha porta quando já está no auge da crise de abstinência.

Da última vez que ela foi em casa (sim, eu prefiro que ela entre do que ficar no portão), ouvi dela que está querendo parar com as drogas. Fiquei muito feliz de ouvir isso dela. Só espero que não seja apenas da boca para fora...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2019, 12:38:26 »
CAPS AD

CNES: 2054515

Endereço: Rua Joaquim Miranda, 298 - Vila Augusta - CEP 07123-051 - Guarulhos - SP

Fone: (11) 2422-0123 e 2414-0240

E-Mail: capsad.2@gmail.com

Horário de Funcionamento: 24 horas

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Julho de 2019, 17:35:09 »
CAPS AD

Excelente dica, Derfel! Desconhecia!

Obrigado mesmo, de coração!

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2019, 19:20:53 »
Você deveria buscar falar com a família dela. As pessoas subestimam o papel que a família tem nesses casos, mas sem o apoio e compreensão da família ou um ambiente estável em que ela possa retomar sua vida, é muito provável que depois do tratamento ela volte a usar drogas. Nesse caso, além do tratamento com as drogas (que deve ser feito com o aval da própria viciada), eu também recomendaria que ela e sua família façam algumas sessões com psicólogos, e que depois do tratamento, se e quando ela voltar à casa dos pais, que alguém sempre fizesse companhia à ela, pelo menos no começo, e também que ela busque se socializar mais ou que arranje um hobby (ir na academia, fazer algum esporte, etc), isso para que o "ócio" não mude a determinação dela (momentos de ócio são os momentos em que ela estará mais propensa, e também mais ansiosa, a buscar as drogas).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2019, 00:03:28 »
“Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé”.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2019, 16:08:36 »
Você deveria buscar falar com a família dela. As pessoas subestimam o papel que a família tem nesses casos, mas sem o apoio e compreensão da família ou um ambiente estável em que ela possa retomar sua vida, é muito provável que depois do tratamento ela volte a usar drogas. Nesse caso, além do tratamento com as drogas (que deve ser feito com o aval da própria viciada), eu também recomendaria que ela e sua família façam algumas sessões com psicólogos, e que depois do tratamento, se e quando ela voltar à casa dos pais, que alguém sempre fizesse companhia à ela, pelo menos no começo, e também que ela busque se socializar mais ou que arranje um hobby (ir na academia, fazer algum esporte, etc), isso para que o "ócio" não mude a determinação dela (momentos de ócio são os momentos em que ela estará mais propensa, e também mais ansiosa, a buscar as drogas).

Sim, sim! Já pensei em falar com a família dela, até sei a rua onde ela mora, mas não sei ao certo qual a casa. Mas não sei como seria recebido, afinal, sou um homem já muito maduro e completamente desconhecido para eles. Também receio qual seria a reação de sua família caso ainda não saibam que a garota transa drogas. É um assunto muito delicado que se não for bem abordado pode gerar até mesmo violência contra ela. Eu percebi, através de muita conversa, que ela morre de medo do pai.

Por enquanto vou dando tempo ao tempo, sem pressa. Ontem ela esteve aqui novamente (como faz todas as semanas, uma vez por semana). Estava bem vestida, salto alto, o cabelo solto que acabara de lavar (ainda estava molhado), muito feliz e sorridente - era outra pessoa! (acho que está namorando)

Até brinquei com ela: "Vc está tão bonita! Quer casar comigo?"

Ficou sem graça mas não escondeu um sorriso de orelha a orelha...

Acho que dar amor para essa gente perdida ajuda muito! O Amor remove montanhas, reergue os falidos, cura feridas!

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2019, 16:10:10 »
“Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé”.

Sim, nos tornamos responsáveis por tudo aquilo que conquistamos, gente inclusive!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Julho de 2019, 16:16:47 »
[...]
Ficou sem graça mas não escondeu um sorriso de orelha a orelha...

Acho que dar amor para essa gente perdida ajuda muito! O Amor remove montanhas, reergue os falidos, cura feridas!

Cuidado com o que diz.

Criar alguma expectativa que eventualmente não se realiza, gera uma tremenda frustração.
Foto USGS

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2019, 11:05:17 »
Outra coisa...

Não seja ingênuo de ter a certeza intransigente de que você não esteja lidando com uma pessoa criminosa. Se ela se droga e se prostitui, então há o fator de risco de ela fingir todo tipo de sentimentos para homens para conseguir arrancar dinheiro deles, sejam clientes ou não. Mesmo que ela não seja uma crápula e mesmo que ela queira sinceramente se livrar do narcovício, ela pode está numa situação desesperadora de sentir necessidade de fazer trambique para minimizar sua própria ruína material. Se você for muito além de ter uma simples afeição amigável por ela, então, potencialmente, está desenhado o cenário para o golpe perfeito em cima da vítima perfeita.

As pessoas que caem em golpes sempre têm superconfiança excessiva sobre sua capacidade de julgamento de outras pessoas ou acham previamente que somente completos idiotas caem neles (o que não é verdade).

Espero que ela seja apenas uma vítima de boa índole, mas,
esse mundo perigoso, todo o cuidado é pouco.
« Última modificação: 12 de Julho de 2019, 11:26:42 por -Huxley- »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2019, 11:29:48 »
Pois é, as vez nem muié é, se pá tem uma neca enorrrrrmeeee...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Julho de 2019, 12:31:58 »
Se casar com ela minha sugestão é que não durma no mesmo quarto.  Durma noutro quarto e tranque a porta. E ponha sistemas de monitoramento com várias câmeras e o computador e monitor num cômodo que só você tenha acesso.

Melhor ainda se além disso você ainda mudar para uma zona rural , na qual você possa controlar melhor as pessoas as quais ela terá acesso.

:hihi:
« Última modificação: 12 de Julho de 2019, 12:34:19 por JJ »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Julho de 2019, 12:46:15 »
Não existe almoço grátis e quase sempre tem linguiça no feijão.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Julho de 2019, 13:54:21 »
Outra coisa...

Não seja ingênuo de ter a certeza intransigente de que você não esteja lidando com uma pessoa criminosa. Se ela se droga e se prostitui, então há o fator de risco de ela fingir todo tipo de sentimentos para homens para conseguir arrancar dinheiro deles, sejam clientes ou não.

[...]

Espero que ela seja apenas uma vítima de boa índole, mas,
esse mundo perigoso, todo o cuidado é pouco.

https://tnonline.uol.com.br/noticias/cotidiano/67,443194,11,11,garota-de-programa-atira-na-cabeca-de-cliente-apos-ficar-insatisfeita-com-sexo-oral.shtml

Fico curioso com o que seria a atualização da analogia do UFKA Cabeção de prostituição com banheiro de rodoviária. "E de vez em quando ele pode desabar em você e até te matar."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!