Autor Tópico: Filme "Kardec"  (Lida 1308 vezes)

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Offline Gigaview

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Filme "Kardec"
« Online: 01 de Setembro de 2019, 00:24:15 »
O filme já está disponível na Netflix.

O tópico serve para reunir análises críticas e discussões sobre os fatos históricos e religiosos abordados no filme e eventuais distorções.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2019, 00:28:15 »
Começo dizendo que, ao contrário do que é dito, o filme não se baseia em fatos reais.

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Offline Gorducho

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2019, 08:42:20 »
Recomendo American Factory na Netflix...


Kardec

(i) As falas diálogos entre ele e o diretor do Liceu particular criticando — :ok: :ok: :ok: — a obrigatoriedade de ter catecismo é teatro, não cinema.

(ii) O cais PARECE-ME interrompido aparentemente no Louvre/Jardim (onde sobe o vapor) e não aparece a Pont des Arts (a torre à direita seria St. Germain-l'Auxerrois PARECE-ME..., portanto is looking W e não pros fundos de ND :ok:).
:?
« Última modificação: 01 de Setembro de 2019, 11:29:25 por Gorducho »

Offline Gigaview

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2019, 12:02:28 »
As mesas não levitavam apesar  de "levitarem".

« Última modificação: 01 de Setembro de 2019, 12:04:46 por Gigaview »
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Offline Gorducho

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2019, 12:07:18 »
Às vezes :ok:
[LE - INTRODUCTION A L'ETUDE DE LA DOCTRINE SPIRITE III]
Le premier fait observé a été celui d'objets divers mis en mouvement ; on l'a désigné vulgairement sous le nom de tables tournantes ou danse des tables.
[...]
Mais le mouvement n'était pas toujours circulaire ; il était souvent saccadé, désordonné, l'objet violemment secoué, renversé, emporté dans une direction quelconque, et, contrairement à toutes les lois de la statique, soulevé de terre et maintenu dans l'espace.


E a flecha estava sendo (re)construída pois só foi (re)inaugurada em '59, QUE EU ME LEMBRE.

O que NÃO se mexia sem contato de dedos [-1:24:00  :no:] eram as  corbeille-toupies ou à bec
[LM, XIII:153]
Si maintenant à travers le fond de cette corbeille on fait passer un crayon solidement assujetti, la pointe en dehors et en bas, et qu'on maintienne le tout en équilibre sur la pointe du crayon, placé lui-même sur une feuille de papier, en posant les doigts sur les bords de la corbeille, celle-ci prendra son mouvement ; mais au lieu de tourner, elle promènera le crayon en sens divers sur le papier, de manière à former soit des traits insignifiants, soit des caractères d'écriture. Si un Esprit est évoqué, et qu'il veuille se communiquer, il répondra, non plus par des coups frappés, comme dans la typtologie, mais par des mots écrits.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2019, 22:08:32 por Gorducho »

Offline Marciano

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2019, 15:20:24 »
Baseado em fatos reais é sempre uma mentira, seja nesse ou qualquer outro filme "baseado em fatos reais".

A única coisa que eu acho que é real é a exploração das "médiuns". O personagem Rivail diz que os médiuns não têm importância. Deveriam dizer isto para os admiradores de cx, DPF, et al.

Tem o reverso do fenômeno também. Por obrigação legal, filmes sobre Superman, Dracula, etc., dizem que qualquer semelhança com personagens ou fatos reais terá sido mera coincidência.
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Offline Sergiomgbr

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2019, 15:36:32 »
"Fato real" é um fato fato mesmo de fato, que não é um fato imaginário, ou fato só que suposto. Um pleonasmo hipotético na medida em que é mais fato.

Enfim, funciona.

Mais difícil seria inventar algo correto que não atendesse ao imaginário estabelecido, ao que parece.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2019, 15:39:52 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Metatron

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2019, 16:36:10 »
Dizer "fato real" é redundância. Basta dizer "Baseado em fatos" e já se subentende que se trata da realidade.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Marciano

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2019, 17:18:44 »
Fato, no sentido de algo que aconteceu (pode ser roupa ou rebanho também) vem do latim, factum, feito, do verbo facere, fazer. "Fato real" seria pleonástico, redundante, tautológico, mas assim como outras locuções, tornou-se comum, como uma espécie de garantia de que realmente é um "fato".

O fato é que a expressão é de uso corrente. Assim como outras, tais como caligrafia bela (ou pior ainda, feia).

Deixemos o nitpicking de lado e vamos nos ater ao filme.

Ele é baseado no livro do "ateu" Souto Maior, que escreveu uma "biografia" de Rivail, a qual está mais para uma hagiografia, o que é muito curioso, partindo de um "ateu".

Não se sabe muita coisa sobre a vida (real) de Rivail. O filme (assim como o livro) é mera propaganda (mal) disfarçada do fundador do espiritismo e é endereçado aos crentes.

Não se pode esperar muita coerência de obras assim.

O que me impressiona é o fato de que as "médiuns" que foram essenciais para o "pentateuco" espírita não têm a menor importância, e isto é dito claramente pelo personagem. Se é verdade que ele disse isso (e deve ser), ficaria revoltado ao ver a importância que "médiuns" como cx, DPF, etc. têm hoje.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2019, 17:42:09 por Marciano »
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Offline Andarilho-terrestre

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2019, 08:58:57 »
Não assisti ao filme. Será que mostraram a parte sobre o que Kardec pensava sobre as "raças humanas" :

""Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado" (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição, sem data, pp. 206-207. A edição original de Qu'est ce que le Spiritisme é de 1859).

""Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos, como espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa; mas por cuidados inteligentes, pode se sempre modificar certos hábitos, certas tendências, e já é um progresso que levarão numa outra existência, e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório em melhores condições.""

E um dos espíritos guias dele, SÃO LUIZ :

9. (A São Luís) ─ A raça negra é realmente inferior?
─ A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa."

12. (A São Luís) ─ É certo que por vezes os brancos reencarnam em corpos negros?
─ Sim. Quando, por exemplo, um senhor maltratou um escravo, pode pedir, como expiação, para viver num corpo de negro, a fim de sofrer por sua vez aquilo que fez sofrer e, por esse meio, adiantar-se e obter o perdão de Deus.

https://www.kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/893/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1859/6892/junho/palestras-familiares-de-alem-tumulo/o-negro-pai-cesar

http://www.montfort.org.br/veritas/kardec.html

Offline Andarilho-terrestre

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2019, 09:04:54 »
Fato, no sentido de algo que aconteceu (pode ser roupa ou rebanho também) vem do latim, factum, feito, do verbo facere, fazer. "Fato real" seria pleonástico, redundante, tautológico, mas assim como outras locuções, tornou-se comum, como uma espécie de garantia de que realmente é um "fato".

O que me impressiona é o fato de que as "médiuns" que foram essenciais para o "pentateuco" espírita não têm a menor importância, e isto é dito claramente pelo personagem. Se é verdade que ele disse isso (e deve ser), ficaria revoltado ao ver a importância que "médiuns" como cx, DPF, etc. têm hoje.

No Brasil o nome do médium é estampado com estrelinhas, fonte caixa alta. 

Como já disse em alguns momentos costumava ir em palestras espiritas, cursos etc e ASSEGURO que o nome do médium é MUITO , MAS MUITO INDISPENSÁVEL.

Conheço várias pessoas que não foram em tais palestras por ser o médium A ao invés de B ...  E a casa fica cheia quando vai DPF, Medrado, Raul Teixeira...

filas imensas já se formaram na rua do centro de SP em palestra de Divaldo...



Offline Gorducho

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2019, 09:16:47 »
Claro que não entra em detalhes...

O filme começa com ele pra desgosto dos alunos se demitindo dum Liceu privado onde lecionava [não sei se aconteceu (???)] por causa da nova lei Imperial que introduzia catecismo católico obrigatório no curriculum.
Em casa ele e D. Amélie tentam conseguir alunos particulares. Carlotti & Baudin aparecem c/os 50 cadernos e falam nas mesas (já tinham falado antes pra ele), insistem em deixar os cadernos e convidam se ele quiser ir na Mme Plainemaison. Que os estudos eram sérios & tals...
Encucados eles (o casal) vai na séance na casa dela [apesar de obviamente não ser no local e a casa ser num impasse, achei MUITO BEM FEITA a cena deles indo de carroça (um taxi no caso); lampiões nas fachadas aparentando serem os (réverbères) à gás, altura ~20' :ok:].
Lá em plena claridade a mesa flutua até quase o teto :hihi: e depois a corbeille começa a escrever SEM QUE A MÉDIUM TOQUE NELA [sem comentários, certo :?:]
NÃO VOU CONTAR PRA NÃO PERDER A GRAÇA DE QUEM QUISER VER :|
[...]
D. Amélie se toca que o Auto-de-Fé foi excelente publicidade pro livro :!:
Ele olha orgulhoso na vitrine da livraria [aparentemente é ali mesmo na galeria, outra excelente cena :ok:] o livro à venda.
THE (HAPPY) END
« Última modificação: 02 de Setembro de 2019, 10:43:59 por Gorducho »

Offline Gigaview

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2019, 11:28:07 »
A mesa sobe ao teto na abertura do filme. :histeria:

A cena da corbeille escrevendo nervosamente também é hilária.

Já estava esperando uma cena parecida com aquela estória em que D.D.Home saiu voando por uma janela para reentrar na janela do piso superior do mesmo prédio, o que infelizmente não aconteceu no filme.
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Offline Marciano

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2019, 12:06:51 »
Poucas pessoas sabem, mas Mary Poppins é baseado na história de uma médium real.

Alguém disse, em outro tópico, recentemente, que "fato real" é um pleonasmo. Por acaso "médium real" não é um oximoro, uma contradictio in adjecto?
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Offline Marciano

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #15 Online: 02 de Setembro de 2019, 12:09:45 »
Foi o Sergio.
Se um fato é sempre real, não existem fatos irreais, médium é sempre irreal, pois não pode mediar contato entre pessoas e seres imaginários, ou seja, espíritos. A não ser que alguém tenha prova de que espíritos existem. Aí, alguém poderia mediar o contato.
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Offline Marciano

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #16 Online: 02 de Setembro de 2019, 12:15:19 »
Por outro lado, tem tudo a ver, médium e Mary Poppins. Igualmente fantasias infantis.
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Offline Marciano

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #17 Online: 02 de Setembro de 2019, 12:25:17 »
Citar
While the magical adventures of Mary Poppins are clearly fictional, Travers later said that the character herself was based on a real person

Real person, not real medium.

https://www.csmonitor.com/Books/2014/0623/Mary-Poppins-real-life-inspiration-flies-again-this-November

Citar
Christina Saraset, known as Aunt Sass, was credited with being the inspiration for the magical nanny created by her niece, Mary Poppins author PL Travers.



In the book, Travers described the fierce great aunt with a heart of gold tenderly, saying: 'Her remarkableness lay in the extraordinary and, to me, enchanting discrepancy between her external behaviour and her inner self.'

It tells how the author heard about her great aunt's death, saying: 'I thought to myself "Some day, in spite of her, I shall commit the 'disrespectful vulgarity' of putting Aunt Sass in a book".

'And then it occurred to me that this had already been done, though unconsciously and without intent.

'We write more than we know we are writing.  We do not guess at the roots that made our fruit.  I suddenly realised that there is a book through which Aunt Sass, stern and tender, secret and proud, anonymous and loving, stalks with her silent feet.

'You will find her occasionally in the page of Mary Poppins.'

After writing the 35-page book during World War Two, Travers printed off a few copies and gave them to family and friends for Christmas, but it has never reached a wider audience, til now.

Virago now intends to publish the story, along with two others that the author had only ever given to friends, in one edition this November, in time for Christmas.

The other stories, which are of similar lengths, are called Ah Wong and Johnny Delaney, and both tell the tales of real-life unlikely heroes who meant a great deal to the young Travers as she grew up in her native Australia.

Ms Coonan said: 'Ah Wong is a Chinese cook who chants threats at crying babies - very melodically - to make them sleep, while Johnny Delaney is a heart-breaking but foul-mouthed jockey with a filthy temper.'

The trio the stories are based on played important parts in Travers' life growing up on a sugar plantation in Queensland near the Great Barrier Reef.

Born Helen Lyndon Goff in 1899, she suffered an impoverished childhood, which inspired her magical stories and characters.

Her father was a banker who turned to alcohol, lost all his money and died young - it is widely considered that the character in the Mary Poppins books, Mr Banks, was based on him.

As a young woman she was an actress, dancer and a poet before concentrating on fiction.  Ten years after leaving Australia for Britain, with very little money, Travers' first Mary Poppins book was published in 1934 to great acclaim.

Walt Disney asked to turn her story into a film, under pressure from his daughters, who loved Mary Poppins, but Travers initially refused. Disney persisted, with letters, telegrams, visits and offers of money, and eventually, after 14 years of bombardment, the author agreed to sell him the film rights for $2million.

The resulting film, starring Julie Andrews and Dick van Dyke, was a smash hit when it was released in 1964, but Travers didn't agree.  She sobbed through it when she first saw it, horrified at the sentimentality of the acid-tongued nanny she'd created, Andrews' prettiness which she thought didn't suit her character, and the animated scenes.

Travers refused ever to work with Disney again, preventing them from making a much-wanted sequel, and when she died in 1996, aged 96, she was still upset about it.

Two years ago the film Saving Mr Banks was released, telling the story of Travers' dramatic life and her feud with Walt Disney.  Her great aunt features in the minor role of 'Aunt Ellie' in the film, played by Rachel Griffiths, mostly in flashbacks.
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Offline Marciano

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #18 Online: 02 de Setembro de 2019, 12:30:36 »
De Kardec a Mary Poppins.

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Offline Marciano

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #19 Online: 02 de Setembro de 2019, 12:31:10 »
Mary Poppins :offtopic:
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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #20 Online: 02 de Setembro de 2019, 13:16:06 »
Poucas pessoas sabem, mas Mary Poppins é baseado na história de uma médium real.

Alguém disse, em outro tópico, recentemente, que "fato real" é um pleonasmo. Por acaso "médium real" não é um oximoro, uma contradictio in adjecto?

"Fato real" historicamente foi pleonasmo, mas há alguns anos vieram os "fatos alternativos," "fatos paralelos," então é bom especificar.

Offline Gigaview

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #21 Online: 02 de Setembro de 2019, 16:02:58 »
Mary Poppins :offtopic:

Esse seu estilo de flood (metralhadora giratória de comentários impulsivos que poderiam compor um texto num único post) pode prejudicar a emissão da sua carteirinha com a sua senha especial de membro e impedir o seu futuro acesso à nossa área VIP e de desfrutar vantagens exclusivas do CC Private.

« Última modificação: 02 de Setembro de 2019, 18:32:00 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

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Offline Gigaview

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #22 Online: 02 de Setembro de 2019, 16:06:29 »
Poucas pessoas sabem, mas Mary Poppins é baseado na história de uma médium real.

Alguém disse, em outro tópico, recentemente, que "fato real" é um pleonasmo. Por acaso "médium real" não é um oximoro, uma contradictio in adjecto?

"Fato real" historicamente foi pleonasmo, mas há alguns anos vieram os "fatos alternativos," "fatos paralelos," então é bom especificar.

Inclusive pode ter um significado monetário, mais alinhado com o objetivo do filme.
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Offline Marciano

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #23 Online: 02 de Setembro de 2019, 18:53:33 »
Mary Poppins :offtopic:

Essa seu estilo de flood (metralhadora giratória de comentários impulsivos que poderiam compor um texto num único post) pode prejudicar a emissão da sua carteirinha com a sua senha especial de membro e impedir o seu futuro acesso à nossa área VIP e de desfrutar vantagens exclusivas do CC Private.

Entendi o recado. Vou procurar me conter.

Quero meus futuros privilégios e não vou deixar de ter acesso à área VIP por causa dos dedos ligeiros. Sem contar as vantagens (qual o brasileiro que não gosta de vantagens?) exclusivas do CC Private.

Só não entendi uma coisa: se meu estilo (até agora) tem sido comparado ao desempenho de uma metralhadora e se a característica principal de uma metralhadora é a de fazer disparos em rápida sequência, ou seja, num único acionamento do gatilho (o único post), se eu colocar minha metafórica metralhadora em modo intermitente não será pior? Um disparo de cada vez é análogo a um comentário de cada vez, justamente o que tenho feito.

Para agrupar os comentários num único post, vou precisar colocar em rajada.

Brincadeira à parte, vou procurar mudar esse estilo impulsivo. E se conseguir fazê-lo, vou cobrar minha carteirinha, oportunamente.

Aproveitando para por tudo num só comentário. Que está off topic, isto está.

Voltando ao filme, que é o assunto que deveria estar sendo comentado, além do que já disse, tenho a acrescentar que sua finalidade é a de manter o filão de filmes espíritas em voga, agradando exclusivamente à plateia espírita.

Eu vi o filme. Dever de ofício. Do mesmo modo que leio bíblia, corão, mahabharata, etc. Inclusive livros espíritas. Achei bem fraquinho. Um suspense barato, com os espíritos que amedrontavam Rivail, perseguindo-o, previsivelmente revelando-se espíritos protetores.

A relação platônica entre Rivail e sua mulher (parecem mais irmãos do que um casal).

A forma ingênua com que Rivail (no filme) passa de "cético" a entusiasmado e obstinado crente no modismo oitocentista.

Achei absurdo a omissão das irmãs Fox. Se não fossem elas e seus truques, não haveria o interesse de Rivail.

Enfim, o filme é bem medíocre. Nada obstante, gostei da fotografia. E ele é bem mais palatável do que o infame NOSSO LAR.
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Offline Gigaview

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Re:Filme "Kardec"
« Resposta #24 Online: 02 de Setembro de 2019, 19:23:38 »
Citar
Enfim, o filme é bem medíocre. Nada obstante, gostei da fotografia. E ele é bem mais palatável do que o infame NOSSO LAR.

Concordo. É quase um docudrama.

O roteiro também não é bom. Enfim...é um filme espírita feito para espíritas. O Wagner de Assis (diretor) já tem "Nosso Lar" e "Menina Índigo" dentre outros no curriculum. Deve vir mais chuchu da mesma horta no futuro.

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Já estou providenciando a sua carteirinha de membro. Em breve enviarei mensagem com informações para depósito da "jóia" do clube. Aceitamos bitcoins. :lol:
« Última modificação: 02 de Setembro de 2019, 19:25:52 por Gigaview »
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