Duas coisas precisam ser levadas em consideração:
Algumas vezes os poderes mediúnicos verdadeiros falham, e os médiuns precisam de outros instrumentos para tentar criar uma ponte de contato entre os entes queridos. Não só as informações encontradas online podem auxiliar o contato espiritual, como algumas vezes a informação falsa pode ser adicionada até como uma forma de provocar um espírito tímido ou fechado a se manifestar.
Ao mesmo tempo, espíritos solitários, zombeteiros, ou com problemas mentais, podem se passar por outras pessoas como forma de lidar com a solidão, ou de se entreter às custas dos outros. Algumas vezes eles podem ter ainda distúrbio dissociativo de identidade, e acreditar serem a pessoa que o encarnado tenta contatar. Essa "identidade falsa" por distúrbio espiritual-psiquiátrico pode até ter sido moldada por informações falsas da internet, que o espírito, sugestionável, leu, e então veio eventualmente a acreditar ser aquela pessoa.
Essas coisas só serão sanadas com o desenvolvimento de tecnologia de transidentificação instrumental de "DNA espiritual."