Autor Tópico: O Brasil está preparado para o voto facultativo?  (Lida 4005 vezes)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
O Brasil está preparado para o voto facultativo?
« Online: 21 de Setembro de 2005, 21:45:20 »
É estranho pensar em democracia partindo da obrigatoriedade do voto. Porém, ao meu ver, se hoje o voto não fosse obrigatório uma minoria radical iria ganhar força, sem que isso representasse a vontade da população.

É o que aconteceu na USP, por exemplo. Devido a uns alunos que apoiam a greve e fazem barulho, vários que queriam estudar ficaram sem aula.

Em uma visão futura imagino alas que não deixariam de ir as urnas, como militantes de esquerda ou evangélicos, em nome dos representantes da suas igrejas, aumentando sua força na política nacional.

Na opinião de vocês, o Brasil estaria preparado para um sistema de votos facultativos?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: O Brasil está preparado para o voto facultativo?
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2005, 21:54:23 »
Não.

É até perigoso que o voto seja facultativo agora. Imagine, a mídia ou outra coisa podeia alinar uma boa parcela a não votar quando a outra vota em massa. Isso iria gerar desigualdade.

A democracia não funcionaria, apenas algumas posições estariam sempre vigentes quando as outras nunca teriam chances.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2005, 21:55:57 »
Concordo.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2005, 23:05:26 »
Ricardo, eu não sei se está, mas vamos considerar algumas coisas:
- Na época da ditadura, muitos defendiam que o brasil não tinha condições de ter uma democracia.....estamos tendo....
 - Dizer que um grupo radical seria mais favorecido....não sei se temos dados para isto....mas penso que comprar votos seria mais dificil, pois seria mais caro. Eles teriam de ser melhores para nos convencer a sair de casa para votar....
- Da forma como é agora.....as pessoas tem de ir mesmo....votam em qualquer um ou vendem o voto por banana.
- Na real penso que só com a pratica vamos aprender......
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2005, 23:15:11 »
não são só os grupos extremistas que têm um eleitorado fiel...
os partidos teriam que lutar mais ao lado da população, para ganhar maior apoio nas urnas de fato. e, se pensarmos bem, votar não será tão inconveniente com menos gente nas filas.
nos eua nem metade da população vota, geralmente... pior, aqui, não fica.
esse argumento de impedir a compra de votos é bom mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

• Visitante
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2005, 09:16:50 »
Não, Mioto. Não tá, não.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2005, 09:18:21 »
Citação de: Aronax

- Na época da ditadura, muitos defendiam que o brasil não tinha condições de ter uma democracia.....estamos tendo....

Isso que você disse só mostra que estamos tendo democracia, e não se temos condições ou não de tê-la...

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2005, 10:11:35 »
Citação de: Poindexter

Isso que você disse só mostra que estamos tendo democracia, e não se temos condições ou não de tê-la...

Acho que não me fiz entender.....
Diziam que não era possivel te-la pois não havia condições....se dizia que se este ou aquele ganhasse "não levava".....pois a estamos tendo....se é a melhor que poderia ser, é outra história.
Particularmente acho que muitas coisas devem mudar....não é a toa que muitos advogam uma reforma politica.....mas a prática demonstra que o que se falava não ocorreu.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2005, 10:25:23 »
Acho que o sistema deveria ser de voto facultativo sem essas considerações de estar preparado ou não. Trata-se a questão como se o povo precisasse de um a babá ou tutor mas quem é que exerce essa condição? Quem é que diz se o povo está preparado ou não para decidir exercer seu direito ao voto? Aliás, é um direito obrigatório?

O pior nessa história é que se obriga as pessoas a ir aos locais de votação podendo chegar lá e optar por votar em branco. Isso é uma incoerência. No fim das contas não temos a obrigação de votar, já que podemos não votar em ninguém pra cargo algum, temos apenas a obrigação de comparecer aos locais de votação. O que é isso? Algum sistema de controle?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2005, 12:24:14 »
Não sei.

Tem outra vantagem. Imagino que os candidatos iriam diminuir os ataques aos adversários e se concentrar mais na própria proposta de governo.

Poindexter

• Visitante
Re: Re.: O Brasil está preparado para o voto facultativo?
« Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2005, 12:25:44 »
Citação de: Rhyan
Não sei.

Tem outra vantagem. Imagino que os candidatos iriam diminuir os ataques aos adversários e se concentrar mais na própria proposta de governo.

Por quê?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:02:55 »
Citação de: Poindexter
Não sei.

Por quê?

O voto não sendo obrigatório, não há necessidade de votar no 'menos pior'. Se as pessoas não estiverem satisfeitas com os candidatos nem vão sair de casa. Os concorrentes teram que apresentar proprostas melhores para insentivar a ida às urnas.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:38:28 »
O voto não sendo obrigatório, não há necessidade de votar no 'menos pior'. Se as pessoas não estiverem satisfeitas com os candidatos nem vão sair de casa. Os concorrentes teram que apresentar proprostas melhores para insentivar a ida às urnas.

Parece fazer sentido, mas é uma idéia que teria que ser melhor analisada. Lembra um pouco a teoria dos jogos, se os candidatos forem bem sucedidos a convencer os eleitores que todos são uma péssima opção, acusando-se uns aos outros, poderia desestimular o voto. É uma hipótese, a dificuldade é saber se isso realmente iria acontecer e, se fosse assim, se os candidatos mudariam sua postura nas campanhas por esse motivo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:42:35 »
Citação de: Fernando
Não.

É até perigoso que o voto seja facultativo agora. Imagine, a mídia ou outra coisa podeia alinar uma boa parcela a não votar quando a outra vota em massa. Isso iria gerar desigualdade.

A democracia não funcionaria, apenas algumas posições estariam sempre vigentes quando as outras nunca teriam chances.

Mas isso já não acontece sendo o voto obrigatório? Como a obrigatoriedade inibe isso?

Votar é o único "direito" que somos obrigados a exercer. Ninguém obriga ninguém a exercer o direito a uma escola pública de qualidade; ou saúde de qualidade; ou saneamento; Mas votar, ou vota ou paga multa e tem uma série de outros problemas...

Eu acho que este é um risco que precisamos correr.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:45:41 »
Se o voto é obrigatório por que existe a opção de votar em branco?

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:49:04 »
No Brasil o voto deve ser facultivo. É um absurdo obrigar um cidadão a votar. Caso o voto seja facultativo, será mais fácil eleger bons administradores públicos. Pois, só os interessados em política é que irão votar.

É claro que existe o perigo da imensa maioria da população não querer votar. Dai, uma seita como a IURD, por exemplo, pode exigir dos seus fieis que votem em seus  candidatos e esses candidatos ganharem todas as eleições.

A solução para este dilema é convencer o maior número possível de pessoas a pelo menos votar no menos pior. Para que o pior não aconteça. Acho isto melhor do que obrigar todo mundo a votar.

Essa, é claro, é apenas uma das muitas mudanças no nosso código eleitoral que precisam ocorrer. Nosso sistema eleitoral é injusto.
Claudio Loredo

Atheist

• Visitante
Re: O Brasil está preparado para o voto facultativo?
« Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:51:39 »
Citação de: Ricardo M
É estranho pensar em democracia partindo da obrigatoriedade do voto. Porém, ao meu ver, se hoje o voto não fosse obrigatório uma minoria radical iria ganhar força, sem que isso representasse a vontade da população.

Como não? Se a pessoa não vai votar, está deixando implícito sua vontade de não votar. Assim, esta tal minoria deverá passar a ser uma maioria de interessados em política. Se alguém não queria, que fosse votar. Caso contrário fica como eu, que não queria o Lula, mas infelizmente a democracia é nosso sistema. A vontade da população se reflete nas urnas, de qualquer forma.

É o que aconteceu na USP, por exemplo. Devido a uns alunos que apoiam a greve e fazem barulho, vários que queriam estudar ficaram sem aula.

Isso é bem variável e comum, também. Vários cursos continuaram com as aulas, tudo depende muito do professor. Pior mesmo é que o ônibus não funcionava mais nem o RU...

Em uma visão futura imagino alas que não deixariam de ir as urnas, como militantes de esquerda ou evangélicos, em nome dos representantes da suas igrejas, aumentando sua força na política nacional.

E qual a diferença em relação ao voto obrigatório? Não há voto de cabresto no voto obrigatório? Este é um declive escorregadio que não tem cabimento se desejamos uma democracia plena (mesmo a democracia não sendo assim um sistema tão bom...). Por que não pensar que aos poucos os cidadão vão tomando consciência de que precisam ir às urnas para mudar algo? (Ok, pode ser menos realista, mas também é cabível).

Na opinião de vocês, o Brasil estaria preparado para um sistema de votos facultativos?

Nunca estará preparado. Estar ou não preparado não é justificativa.

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:53:37 »
Citação de: Marcelo Terra

Deveria haver a opção de abstenção. Estou fora do meu domicílio, por que diabos preciso justificar??? Não quero votar, por que diabos preciso perder tempo em fila num domingo?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:54:19 »
Citação de: Atheist
Não.

Mas isso já não acontece sendo o voto obrigatório? Como a obrigatoriedade inibe isso?

Votar é o único "direito" que somos obrigados a exercer. Ninguém obriga ninguém a exercer o direito a uma escola pública de qualidade; ou saúde de qualidade; ou saneamento; Mas votar, ou vota ou paga multa e tem uma série de outros problemas...

Eu acho que este é um risco que precisamos correr.

Extermistas fiéis as suas ideologias iriam correr as urnas enquanto os alguns liberais iriam ficar em casa deixando que o destino de seu país fosse decidido por outras pessoas. Dando um exemplo simples.

Muitos brasileiros iriam aproveitar a situação para não votar. Isso acabaria com o espírito de cidadania de muita gente, é preocupante.

O Brasil não possui consciência ainda para termos voto facultativo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:56:05 »

O voto é obrigatório para que todo cidadão exerça sua cidadania colocando sua opinião sobre decisões políticas do país. O voto em branco serve para aquelas pessoas que não possuem opinião, ou que querem deixar que a decisão fique nos votos dos outros.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:56:49 »
Muitos brasileiros iriam aproveitar a situação para não votar. Isso acabaria com o espírito de cidadania de muita gente, é preocupante.

Desde quando fazer algo por obrigação é exercício de cidadania?

Atheist

• Visitante
« Resposta #21 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:59:55 »
Ricardo, eu não sei se está, mas vamos considerar algumas coisas:
 - Dizer que um grupo radical seria mais favorecido....não sei se temos dados para isto....mas penso que comprar votos seria mais dificil, pois seria mais caro. Eles teriam de ser melhores para nos convencer a sair de casa para votar....
- Da forma como é agora.....as pessoas tem de ir mesmo....votam em qualquer um ou vendem o voto por banana.
- Na real penso que só com a pratica vamos aprender......

Concordo.

Não se pode ficar imaginando como seria baseado em um declive escorregadio sem fim. O voto facultativo faz parte do que se pode acreditar que seja uma democracia, liberdade. Com isso talvez o povo tenha mais consciência do que é cidadania e não vá votar por ser obrigado e aí vota em qualquer um.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Setembro de 2005, 14:05:08 »

O voto é obrigatório para que todo cidadão exerça sua cidadania colocando sua opinião sobre decisões políticas do país. O voto em branco serve para aquelas pessoas que não possuem opinião, ou que querem deixar que a decisão fique nos votos dos outros.

Não posso fazer isso, não votar, ficando em casa? Quem não quer votar é obrigado a ir votar para não votar? :shock: Não faz sentido algum.

Ou então não quer votar, resolve "zoar" e vota no Enéas, o resultado vocês já sabem.

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Setembro de 2005, 14:08:55 »
A pergunta não é se os eleitores estariam preparados, mas sim, se os candidatos estariam preparados.

Alguém acima disse algo bem corerente. Eles teriam que estar muito bem preparados para nos convencer a enfrentar uma fila num domingo para dar o nosso voto a eles...

facultativo ou não, o esquema de compra de votos é possível, mas penso que com o voto facultativo, isso iria proporcionar o despertar da consciência política, porque aí, o voto não significaria uma obrigação, mas sim um dever enquanto cidadão, daí o porquê de cada um se informar e estar por dentro das práticas dos partidos e dos eleitos pelo seu voto. Sem contar com a possibilidade de um boicote das eleições, quando os eleitores não estiverem satisfeitos com os candidatos.

Voto Facultativo Já!
Um herói é aquele que faz o que pode.

Romam Rolland

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Setembro de 2005, 14:19:30 »

O voto é obrigatório para que todo cidadão exerça sua cidadania colocando sua opinião sobre decisões políticas do país.

Está brincando né?

Nem a minha vó ousaria me contar uma estorinha dessa...

Ninguém pode (ou deve) me obrigar a expôr a minha opinião. E lembre-se que nesse caso, não se trata de uma opinião, mas de um VOTO. E tendo em mente a importância e o significado de um voto, eu não posso acreditar que me obrigam a isso somente para que eu exponha a minha opinião sobre as decisões políticas.
Um herói é aquele que faz o que pode.

Romam Rolland

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!