Autor Tópico: MythBusters  (Lida 3583 vezes)

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
MythBusters
« Online: 22 de Setembro de 2005, 03:35:15 »
Lista dos episódios e das respostas obtidas em cada um

http://www.nationmaster.com/encyclopedia/MythBusters-Episodes

:wink:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: MythBusters
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2005, 12:13:11 »
Eu não acho o programa muito científico. Algumas análises são bem superficiais e as conclusões precipitadas.

Uma prova disso é que tiveram que fazer uns episódeos para repetirem alguns experimentos. As pessoas mandaram cartas dizendo o erro na análise deles ou falando que o teste não foi completo, daí tiveram que repetir uns quantos. E muitos resultados saíram diferentes.

Atheist

• Visitante
Re: Re.: MythBusters
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:30:26 »
Citação de: Fernando
Eu não acho o programa muito científico. Algumas análises são bem superficiais e as conclusões precipitadas.

Uma prova disso é que tiveram que fazer uns episódeos para repetirem alguns experimentos. As pessoas mandaram cartas dizendo o erro na análise deles ou falando que o teste não foi completo, daí tiveram que repetir uns quantos. E muitos resultados saíram diferentes.

Fernando, isso é ciência. Você tem um problema e formula uma hipótese. Pesquisa um método para solucioná-lo, faz experimentos, observações. Com os resultados em mãos você interpreta-os e discute-os. Por fim os publica.

Outros pesquisadores (os revisores das revistas, por exemplo) podem encontrar falhas no método ou na interpretação e solicitar contra-provas. E assim a ciência avança, renovando o conhecimento a cada dia.  :wink:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:38:15 »
Mas os testes deles são muito ingênuos e simples, e desconsideram coisas simples que qualquer pessoa nota. Fora o fato das conclusões precipitadas.

Eu não vejo Ciência nisso. O James inclusive se deixa levar pelos seus preconceitos e não é imparcial (em alguns casos).

A Ciência é auto-corritiva, mas deve-se tentar refutar-se nos experimentos para não ficar se auto-corrigino toda hora.

:?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:49:30 »
Mythbusters não é ciência, é um programa de televisão. Considerando-se os prazos curtos de programas seriados o que eles fazem tá de muito bom tamanho. Se algum dia uma emissora quiser lançar um programa de TV com um episódio a cada dez anos talvez de pra melhorar o nível. Ou então gastar bilhões de dólares (será que vai ser suficiente?) para ter tantas equipes que se consiga em média um programa por semana.. hehehe

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2005, 14:05:07 »
É um programa leve, tem um pouco de ciência mas é claro busca a audiência. Por ser um programa light atrai muita gente para a ciência, mesmo que esta seja bem superficial.
Gosto do programa, eles são divertidos. Sempre tem algumas coisas interessantes, e outras nem tanto.

Atheist

• Visitante
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2005, 14:09:36 »
Citação de: Fernando
Mas os testes deles são muito ingênuos e simples, e desconsideram coisas simples que qualquer pessoa nota. Fora o fato das conclusões precipitadas.

Eu não vejo Ciência nisso. O James inclusive se deixa levar pelos seus preconceitos e não é imparcial (em alguns casos).

A Ciência é auto-corritiva, mas deve-se tentar refutar-se nos experimentos para não ficar se auto-corrigino toda hora.

:?

O Marcelo Terra tem razão. O programa não é uma revista científica televisiva. É um programa de entretenimento. Há ciência nele, mas não se pode esperar muito. Como o Marcelo lembrou bem, há o tempo necessário para experimentos mais controlados. Além disso, em muitos casos os experimentos seriam maçantes para a maioria dos telespectadores, por isso as coisas precisam ser dinâmicas e em muitos casos, teatrais.

Nem por isso perdem totalmente o valor do ponto de vista da divulgação científica.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2005, 14:18:41 »
Aí concordo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2005, 14:38:12 »
Na verdade há pelo menos um dos experimentos que eu gostaria muito de ter a possibilidade de executar com rigor científico.  :?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2005, 14:45:59 »
Citação de: Atheist
Na verdade há pelo menos um dos experimentos que eu gostaria muito de ter a possibilidade de executar com rigor científico.  :?

Qual?

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2005, 18:19:01 »
é... qual?
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2005, 18:39:48 »
Com certeza eles não fazem o teste com o rigor cientifico...

mas mesmo assim tem coisas interessantes nesse programa!
eu adoro ver! principalmente quando os experimentos tem polvora no meio!  :twisted:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2005, 18:47:16 »
O Poindexter disse uma vez que o programa seria muito chato e repetitivo se usassem o rigor científico, e é verdade.

Eu curto ver a ruiva!
 :D

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2005, 18:16:12 »
O do Irlandês e o terceiro trilho ?
O do resfriamento rápido de latas de cerveja ?

... ou seria o de se pintar de dourado e observar o aumento de temperatura corporal com termômetro retal ?  :lol:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2005, 20:06:49 »
:hihi:
Citação de: Stéfano
O do Irlandês e o terceiro trilho ?

Esse não é aquele sobre "o filho da bala", né?

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #15 Online: 23 de Setembro de 2005, 20:18:10 »
Me incomoda é justamente a falta de rigor. Nem tanto quanto aos "rigores cientificos", mas a metodologia as vezes é burra. Do tipo escapar alguns detalhes que estragam com todo o experimento.

Sou mais o Beakman.  :lol:
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Atheist

• Visitante
MythBusters
« Resposta #16 Online: 23 de Setembro de 2005, 20:45:33 »
Eu queria repetir aquele do desenvolvimento das plantas ao som de diferentes estilos musicais, xingamentos ou palavras melosas... Achei muito interessante, mas eu queria ver os dados estatísticos e fazer algo melhor controlado, como não deixar faltar água...  :?

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2005, 20:46:40 »
O do resfriamento rápido de latas de cerveja ?

Este é um experimento interessante, mas não do ponto de vista científico...  :lol:

... ou seria o de se pintar de dourado e observar o aumento de temperatura corporal com termômetro retal ?  :lol:

Este eu não tenho a mínima vontade de repetir...  :roll:

Os resultados a que eles chegaram já são suficientes...  :lol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
MythBusters
« Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2005, 21:32:10 »
Eu queria repetir aquele do desenvolvimento das plantas ao som de diferentes estilos musicais, xingamentos ou palavras melosas... Achei muito interessante, mas eu queria ver os dados estatísticos e fazer algo melhor controlado, como não deixar faltar água...  :?

Realmente. O experimento é muito interessante e eles simplificaram muito.

:(

Offline McDuck

• Nível 04
  • *
MythBusters
« Resposta #19 Online: 24 de Setembro de 2005, 16:49:35 »

Esse caso específico foi lamentável. Mais do que simplificação ou falta de rigor científico, foi puro desleixo.
Mas gosto do programa. Especialmente quando testam mitos clássicos, como o episódio especial da Coca Cola, ou quando envolvem explosões.
"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda." - Mário Quintana

Atheist

• Visitante
MythBusters
« Resposta #20 Online: 24 de Setembro de 2005, 17:48:16 »
Citação de: McDuck

Esse caso específico foi lamentável. Mais do que simplificação ou falta de rigor científico, foi puro desleixo.
Mas gosto do programa. Especialmente quando testam mitos clássicos, como o episódio especial da Coca Cola, ou quando envolvem explosões.

Legal também aqueles experimentos para burlar radar ou o bafômetro (este foi sensacional, diga-se de passagem).

A questão em geral é bem simples: existe um mito, no caso "é possível burlar o bafômetro tomando alguma coisa antes". Não há como fazer algo diferente do que testar como foi testado. A diferença é que para ter mais rigor científico era necessário não apenas dois, mas um número significativo de pessoas fazendo o mesmo teste e passar por um tratamento estatístico adequado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Setembro de 2005, 18:37:54 »
uma das coisas que eles costumam fazer e que não é científico, eu acho, é tentar reproduzir ao máximo a coisa toda, sem eliminar as condições irrelevantes....

Teve um episódio que me deixou com curiosidade.... falava de uma mulher grávida de um polvo ou lula.... e então investigaram se um ovo desses poderia se desenvolver no estômago de uma mulher... como se sexo oral engravidasse...
considerando o estômago, a melhor hipótese era ter sido algum verme confundido com outro bicho..... mas eu fico imaginando..... será que o útero não é um ambiente menos inóspito que pudesse sustentar o desenvolvimento, mesmo que parcial, de algum organismo, sem ser um parasita adaptado para isso ou um filho mesmo? Não acho que o útero e o resto do organismo "colaborasse"... mas pelo menos não tem ácidos digestivos.....

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Setembro de 2005, 20:03:44 »
Atheist, os únicos testes que eles conseguem desenvolver bem são aqueles simples, como o caso do bafômetro.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Setembro de 2005, 17:17:49 »
O do fusível substituído por uma bala que acertao motorista foi bom tb 8-)

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #24 Online: 26 de Setembro de 2005, 01:23:33 »
Não sei se no teste do bafômetro eles deixariam passar a informação de como enganar o aparelho.

:D Se um dos métodos funcionasse, seria melhor não contar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!