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Offline Claudio Loredo

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Templo Maior Farsa Ainda Maior
« Online: 22 de Setembro de 2005, 10:04:58 »
Templo Maior Farsa Ainda Maior

Autor: Mario Porto
Fonte: http://www.iis.com.br/~mporto/templomaior.html


Causa-me bastante espanto que o discurso da Igreja Universal do Reino de Deus ainda seja aceito pelas massas que são conduzidas a esta pregação.

Os argumentos e as artimanhas são tão evidentes que mesmo considerando o baixo nível cultural da média dos freqüentadores destes cultos é surpreendente que o que existe por trás da pregação da Universal não seja entendido por estas pessoas.

Uma explicação possível é o fanatismo apoiado no cinismos dos líderes e na credulidade das camadas menos cultas da população catalizado pela miséria, a falta de expectativas econômico-sociais e a ausência de senso crítico. Lembremo-nos do nazismo. No caso religioso se acrescenta a fé e o mistério de uma prometida vida após a morte.

Nos dias atuais de julho de 2005 estamos vivenciando uma das campanhas em que a Universal mais se esforça. A chamada "Fogueira Santa do Monte Sinai".

Proliferam nestes dias os testemunhos que dão conta das mudanças de vida nas pessoas que "exercitaram a fé inteligente" com "atitudes de fé" perante Deus.

O discurso na televisão, um dos maiores instrumentos da Universal, obviamente não é inteiramente transparente, pois se fosse teriam que dizer claramente o que significa possuir uma"atitude de fé" . Na televisão procura-se o novo fiel da Igreja. Nisto a temática difere bastante do discurso nas Igrejas nas quais as ofertas são solicitadas abertamente pelo menos em três momentos em cada culto quando pregam a necessidade destas atitudes.

E o que significa ter "atitudes de fé" ?

Simplesmente acreditar que Deus vai mudar sua vida e oferecer o melhor dos sacrifícios que você pode sacar. Aquele que vai fazer falta demonstrando assim sua fé inteligente, conceito inventado pelo Bispo Macedo para distinguir o que ele chama de fé emocional da fé sobrenatural.

Observe-se que, criminosamente, os pastores da Universal ensinam aos membros que eles devem doar dízimos com base na renda que desejam receber. E assim acaba sendo ofertado aquele dinheiro do aluguel que você entrega na certeza que Deus vai prover muito mais, aquela poupança que você construiu durante anos. Os bispos e pastores da Universal chegam a afirmar de que nada vale você ser uma boa pessoa, honesta, cumpridora de suas obrigações para com a sociedade e até para o seu Deus. Deus não irá mudar a sua vida se você não tiver uma"atitude de fé".

Neste ponto eles misturam um pouco da controvérsia teológica entre a salvação pelas obras e a salvação pela fé. A apelação é de tal monta que afirmam, para não criar problemas, que ser bonzinho e honesto pode até salvá-lo, mas não vai mudar a sua vida aqui na Terra.

Se trocassemos a palavra ou o sentido de Indulgência por Oferta as 95 teses de Lutero se encaixavam muito bem como libelo contra a orgia de solicitações de ofertas promovida pela IURD.

Como exemplo vejam as teses 43 e 67 com esta substituição implementada:

Citar

43. Deve-se ensinar aos cristãos que, dando ao pobre ou emprestando ao necessitado, procedem melhor do que se "ofertassem".

67. As "ofertas", apregoadas pelos seus vendedores como a mais sublime graça, decerto assim são consideradas porque lhes trazem grandes proventos.


Assim, abstraindo-se aquelas que fazem menção específica ao Papa, quase todas se prestam a esta substituição e fazem bastante sentido.

TEOLOGIA UNIVERSAL  

Mencionando teologia aproveito para traçar um perfil médio dos bispos e pastores da Universal.

A julgar pelo crescimento da Igreja e da crescente proliferação de seus enormes e suntuosos templos um observador desavisado imaginaria estar diante de uma organização religiosa com forte embasamento teológico.

Ledo engano, a maioria dos bispos e pastores da universal é completamente ignorante em teologia e repete frases da Bíblia quase sempre mecanicamente porque escutou outros as repetindo.

Não demonstram nenhum conhecimento histórico e dos tempos em que estes textos foram escritos e quando se aventuram neste terreno tentando explicar algum comportamento, por exemplo, do povo de Israel, são inteiramente amarrados àquilo que leram, textualmente, na Bíblia.

Nenhum"Doutor da Igreja Universal" conhece o que se vem estudando na moderna pesquisa do cristianismo.

Há no entanto aqueles que afirmam (1997, Leonildo Silveira CAMPOS, Universidade metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP) que a IURD tem sim uma teologia:

Citar
A IURD, ao contrário do que alguns pensam, possui uma teologia e tem mecanismos apropriados para inculcar essa teologia nas novas gerações de fiéis e pastores. Porém não se trata de uma teologia sistematizada, tal como aquelas elaboradas por grupos religiosos já secularmente institucionalizados. Por outro lado ela possui, como toda a reflexão pentecostal, um ranço anti-intelectualista muito forte. Macedo propõe uma teologia antiteológica e afirma : « todas as formas e todos os ramos de teologia são fúteis ». A teologia da IURD se articula ao redor de quatro pontos fundamentais:

-centralidade do corpo, pois ela prega a recuperação do corpo e não o seu desprezo platônico ;
-exorcismo de maus espíritos e libertação de suas influências negativas ;
-cura como sinônimo de salvação e prosperidade na vida ;
-e sucesso material como comprovação da presença de Deus na vida do crente.


Pode-se dizer com certeza que todo o doutrinamento é oriundo da liderança do Bispo Macedo e do seu círculo mais próximo de colaboradores. Isto pode ser comprovado pela vasta produção literária religiosa de sua autoria. No entanto, sua pregação se define exatamente pela condenação à teoria teológica.

Macedo tem aversão à erudição teológica, e mostrou isto claramente quando publicou A libertação da teologia, livro em que critica o “cristianismo de muita teoria e pouca prática; muita teologia, pouco poder; muitos argumentos, pouca manifestação; muitas palavras, pouca fé” (Macedo, pp. 11 e 128). Outro exemplo de suas idéias quanto à erudição foi o cancelamento após algum tempo da iniciativa da Faculdade Teológica Universal do Reino de Deus (Faturd), quando Macedo entendeu que ela afastaria os pastores de sua atividade principal de angariar recursos para o empreendimento da fé. Foi na mesma ocasião que publicou o livro acima.

A sua teologia se resume à produção de interpretações para episódios da Bíblia na maioria das vezes buscando aliar um sentido de prosperidade ao texto bíblico. "Deus deseja o seu sucesso aqui na Terra", "a prosperidade é de Deus" "Deus é o dono do ouro e da prata e temos direito à herança divina, mas precisamos buscar."

Na verdade o sucesso da Universal é um sucesso empresarial e ai sim, demonstram saber o que estão fazendo. A rotatividade dos bispos nas funções pastorais a eles delegadas é uma estratégia dentro dos objetivos da Universal. Diferentemente, por exemplo, da Igreja Católica, aonde as funções são mantidas por longos períodos, um bispo da IURD dificilmente fica muito mais de 1,5 anos em uma função.

Isto evita muitos problemas principalmente aqueles ligados à popularidade individual dos membros da Igreja.

Assim nos últimos 5 anos tivemos 3 bispos responsáveis pelos trabalhos no Templo Maior, em Del Castilho, no Rio de Janeiro. Bispo Romualdo Panceiro, Bispo Clodomir Santos e agora Bispo Gerson Cardozo. Assim também ocorre com outro grande programa da Universal, a chamada Nação dos 318, carro chefe das mudanças financeiras nas vidas dos fiéis, no momento tocado pelo Bispo Wagner Negrão que substitui desde cerca de 6 meses o bispo João Leite.

Conforme estudo sobre a Expansão pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal, publicado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, o autor RICARDOMARIANO afirma que:

Citar

"Apesar de eficiente, o governo vertical e centralizado coíbe inteiramente a autonomia de pastores e adeptos. Tanto que os mais de quinze mil pastores titulares e auxiliares, responsáveis pelos mais de quatro mil templos no Brasil, são remanejados freqüentemente de local de trabalho e não gerenciam os recursos que arrecadam, enquanto os fiéis não escolhem seus líderes locais nem participam da deliberação sobre a aplicação dos dízimos e ofertas."


A igreja Universal aplica com eficiência os melhores instrumentos do marketing moderno como veremos.

TESTEMUNHOS  

Testemunhos se bem usados são uma poderosa ferramenta de marketing, se assim não fossem não seriam tão utilizados por todos os gurus de marketing online na Internet. Testemunhos na TV ainda têm um poder maior que na própria Internet.

O que observamos nos testemunhos utilizados pela universal é que seguem um padrão extremamente constante. Indivíduos assolados por vários tipos de problemas sejam de ordem sentimental ou financeira são recuperados para uma vida de prosperidade e felicidade após chegarem à Igreja Universal. Todos afirmam que o processo não ocorreu da noite para o dia, mas sim após perseverarem na fé e, principalmente, atenderem às campanhas da Igreja rigorosamente de acordo como instruído pelo "homem de Deus" (pastores), dentre elas a famosa Fogueira do Monte Sinai.

Recentemente, na madrugada de 02/07/2005, um testemunho prestado no programa Ponto de Luz da TV Record, caracterizou bem a estranha lógica do Deus da Universal.

Uma senhora afirmava que mesmo após 15 anos de convívio dentro da Universal, orando, louvando e sendo uma pessoa cumpridora de suas responsabilidades em todos os níveis inclusive o religioso, não lograva alcançar a graça da felicidade e comunhão com Deus. Isto não acontecia em função dela não usar a "fé inteligente". Como explicava o Bispo Gerso Cardozo, condutor do programa em êxtase com o depoimento, era ela esperando por Deus e Deus por ela. Nada acontecia.

Somente após ela ter se "lançado" na Fogueira Santa do Monte Sinai, as bênçãos que a tornaram uma pessoa feliz e realizada em todos os planos começaram a acontecer. Conforme afirmava o Bispo Gerson ela até poderia ter alcançado com os seus quinze anos de devoção a própria salvação, mas não havia garantido uma vida de felicidade na Terra.

Que estranha lógica esta!

De nada vale uma boa conduta!

Há que se demonstrar a este Deus soberbo que realmente se acredita Nele, se "lançando".

E todos sabem o que significa se lançar, no jargão da Universal.

O perfil das pessoas que se apresentam para testemunhar também não vária muito. Com raras exceções, são pessoas do extrato social mais baixo da sociedade, principalmente, sob o aspecto cultural. A respeito destas pessoas é preciso considerar que para muitos as aparições em entrevistas de programas de televisão caracterizam seu minuto de fama e isto me parece particularmente verdade nos patéticos episódios de exorcismos das seções de descarrego. Pode até parecer estranho, mas na cabeça destas pessoas serem exorcizadas perante a multidão lhes confere um status dentro na comunidade da Igreja.

Para evitar problemas jurídicos com as religiões afro-brasileiras a Universal cunhou e popularizou um termo novo para definir os maus espíritos que são causa dos males do mundo. Eles os denominam de encostos .

Estes episódios de possessão são caracterizados como prova viva da realidade das pregações da Universal e muito impressionam os fiéis da Universal constantemente doutrinados de que todas as mazelas da humanidade são oriundas de "problemas espirituais" .

A grande e científica verdade é que não passam de manifestações de histeria patrocinados por pessoas carentes por atenção. Infelizmente, o termo histeria foi popularizado de forma errada escondendo o significado real fornecido pela medicina.

O Texto do Psique Web , reproduzido abaixo, esclarece bem esta confusão:

Citar

O termo histeria escapou, há tempos, do âmbito da medicina e passou ao uso popular. Na realidade xinga-se de histérico e não se diagnostica histérico. Essa postura cultural descaracteriza a histeria doença, influindo inclusive no médico não psiquiatra, o qual também acaba vendo o histérico como o “malandro” da medicina.

 

A maioria dos médicos não psiquiatras costuma adotar duas atitudes diante do paciente histérico; a expressiva maioria deles adota uma atitude de rejeição, achando que os histéricos ... não são doentes de verdade ou são doentes que não têm nada, e uma minoria, infelizmente, podem achar que a ... histeria é uma doença como as outras.

 

Surpreendo tanto aos médicos quanto aos leigos, essa misteriosa “doença” pode apresentar sintomas sem qualquer substrato físico, sintomas que mudam segundo a época, os costumes e as conveniências, sintomas que podem desaparecer como em um passe de mágica... E se procurarmos os motivos pelos quais os histéricos recorrem a esses sintomas, bem como o sucesso que se consegue com eles, é bem possível nos deparamos com uma inquietante dúvida: “teremos todos somos um quê de histéricos”.

 

A histeria sempre existiu na história humana, sempre acompanhou o ser humano desde sua introdução na vida gregária. Continuando a acompanhar as histéricas através dos séculos, no final da Idade média elas começaram a ser identificadas com as bruxas. A histeria passava a agregar genitália com o demônio. Aquelas criaturas femininas que curavam com poções mágicas, copulavam e faziam pactos com o demônio, entravam em transe e, como castigo, acabavam condenadas à fogueira.

Os estados de transe e de possessão são classificados pela medicina como transtornos do tipo dissociativo da personalidade histriônica. O fenômeno da possessão tem caráter universal e a psicopatologia tenta explicá-lo em termos de sugestão ou auto-sugestão ou como resultado de desdobramentos do eu. Evidentemente a crença cultural em espíritos desempenha papel importante no aparecimento dessas possessões.


Nas Igrejas, o som, o tom e freqüência da voz do pastor ao evocar textos previamente escolhidos e seguidamente repetidos acabam por provocar o estado de transe e de possessão nas pessoas com comportamento histérico.

Um outro aspecto que incentiva os testemunhos encontramos na seção de prosperidade denominada Nação dos 318 Homens de Deus, reunião que a Universal qualifica, sem falsa modéstia, de maior congresso empresarial do pais. Somente a astúcia dos "marqueteiros" da Igreja Universal é que ousaria denominar mais esta histriônica seção de trombetas, 900 horas de jejum e orações, de congresso empresarial. Ainda afirmam, para aumentar as vantagens, que se trata de um congresso gratuito e o único com cobertura espiritual.

Na Nação dos 318, para se assemelhar às práticas em congressos empresariais, as pessoas colocam seus propósitos escritos em pastas de onde serão lidos e solucionados por Deus. Nestas seções, que acontecem todas as segundas-feiras no Templo Maior em Del Castilho, no Rio de Janeiro, os testemunhos têm mais um atrativo para quem os oferece. Trata-se da propaganda televisiva de seus negócios que é disponibilizada em vinhetas com informações de endereço e telefone para milhares de telespectadores. Estas mesmas pessoas são quase sempre apresentadas em outro programa da rede de programações da Igreja Universal, denominado Empresários Em Foco. Lá a exposição e a propaganda gratuita são ainda maiores.

CAMPANHAS CONTINUADAS

Uma grande ferramenta para atrair as pessoas são as campanhas continuadas e perfeitamente coordenadas. Esta coordenação demonstra uma gerência centralizada no planejamento destas campanhas, pois todos os pastores e bispos falam exatamente a mesma coisa, sem deslizes de termos ou conceitos.

Aliados aos pomposos nomes dos templos estas campanhas também ostentam nomes grandiosos como Concentração de Fé e Milagres. A tentativa da Universal é demonstrar que os milagres não são privilégios dos antigos eles se realizam hoje pelo Deus vivo que habita a Universal.

Conforme afirmei no artigo 2000 Anos do Mito Cristão - Parte 1 a Igreja Universal do Reino de Deus, parte de um crescimento espantoso, para se sentir credenciada na comunidade evangélica a representar um novo Deus Vivo, não o Deus da Bíblia do passado, e assim reivindicar para o seu novo templo no Rio de Janeiro, sede mundial, o título de templo do novo Israel.

De certa forma, a IURD está assumindo uma posição análoga aos primeiros cristãos que rompiam com a antiga tradição, incluindo em seu ritual características únicas dentro das denominações evangélicas. Só que diferentemente dos criadores do cristianismo a IURD não pretende criar nada de novo, apenas valer-se da credulidade das pessoas para sedimentar seu negócio milionário.

Para representar as atitudes são criadas palavras de ordem repetidas amiúde por simpatizantes quase como num coro orquestrado. Assim são repetidas em uníssono: sacrificar, conquistar, lançar, buscar, determinar, propósito.

Cada uma destas palavras tem um significado específico na estratégia da prosperidade. Os membros acabam conhecendo claramente o significado destes termos.

É comum nas reuniões os participantes alegarem curas, normalmente problemas nos membros superiores ou inferiores ou dores não especificamente localizadas que as incomodam por longos anos e que somem ao soar das trombetas ou pela imposição de mãos. São curas de doenças cujo diagnóstico é o testemunho da própria pessoa.

Ao lado do carro chefe da Campanha do Monte Sinai existem inúmeras e freqüentes campanhas continuadas, normalmente, mantidas durante sete semanas e que sempre estão sendo renovadas. Elas são inspiradas às vezes em obscuros textos da Bíblia.

Os compromissos que são apresentados aos fiéis têm a finalidade de provocar a constante presença nos templos e são sempre auxiliados por catalisadores de retorno que veremos a seguir.

CATALISADORES DE RETORNO E SINCRETISMO

A Universal em pródiga em pequenos talismãs que funcionam como catalisadores para prover a volta do fiel nas reuniões seguintes e também o retorno financeiro da produção.

Assim, folhinhas, recipientes com óleo de unção, alianças, correntes, arcas, rosas, cartelas tipo raspadinhas e toda a série de badulaques são manufaturados e distribuídos, gratuitamente, aos participantes do culto sempre com uma instrução de que devem ser trazidos nas reuniões seguintes para que se obtenha uma graça ou se quebre um feitiço ou se cumpram as promessas de Deus.

Acreditamos que embora o custo individual de cada badulaque deste seja pequeno o montante para preparar e distribuir uma enorme quantidade em todos os templos atinja uma soma considerável de dinheiro.

O retorno dos fiéis como também o retorno financeiro certamente é bem grande! Cada templo da Igreja é um ponto de vendas deste imenso "Marketing do Sagrado" ou talvez ainda pior, da "Mercantilização do Sagrado".

A Universal se vale da diversidade religiosa do povo brasileiro para obter vantagens explorando o sincretismo religioso. Não existem limites para angariar fiéis. Assim utilizam uma seção que denominam de seção de descarrego para exorcisar o mal incrustado em seus adeptos, ou melhor, "encostado". Vestidos de branco como em uma seção de umbanda os pastores promovem espetáculos dantescos de expulsão de demônios nos altares dos templos. O texto abaixo extraído de O Dia online, 6/8/2001 e incluído também na obra acima citada de Ricardo Mariano, mostra de maneira sarcástica a apropriação de cultos da Umbanda:

Citar
Um homem todo de branco comanda o culto, cercado por pomba-giras, exus e pretos-velhos. Os auxiliares também se vestem do branco mais puro e acreditam nos poderes do sal grosso e do galho de arruda. Que religião é essa? Ihih, se vossuncê, respondeu umbanda, está errado, mizim fio. O culto – bata a cabeça – é da Igreja Universal do Reino de Deus. Saravá. A Sessão do Descarrego – esse é o nome propagado pela própria igreja – faz sucesso às terças-feiras, na Catedral da Fé [...]. É o momento, pregam os pastores, de retirar os encostos dos fiéis.


Nestas seções os pastores ou bispos "dialogam" com os encostos advertindo-os e mostrando à platéia que todos os males do homem provém dos espíritos imundos que são dominados pelo poder de Deus e somente afastados com a perseverança dos adeptos na fé, bem entendida na Igreja Universal, aonde deixarão suas contribuições e doações.

 

CONCLUSÃO

 

O que se depreende de tudo isto é que aparentemente existe uma diferença entre a ação dos planejadores do marketing da Universal e sua linha de frente de pastores. Estes, provavelmente, acreditam na mensagem da Igreja e não são partícipes da orientação dos líderes.

Nota-se claramente, com as exceções creditadas aos exemplos de vida, que os bispos são selecionados na população mais preparada dos pastores e entrar neste seleto grupo significa tomar conhecimento das estratégias. Este é um grande desafio da Igreja, pois a grande maioria de seus pastores carece de uma formação mais escolarizada e, por exemplo, quando enviados ao exterior confundem missão evangélica com problemas culturais.

Alguns pastores no caminho do bispado já falam a mesma linguagem. Arrisco prognosticar que o pastor Marcos Carotti, responsável pelo novissimo e grandioso templo do bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, é um dos próximos bispos a serem nomeados. No entanto, alguns são promovidos furando esta peneira, pois existem bispos que se expressam mal e não possuem nenhum carisma. Curiosamente, o atual responsável pelo templo da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, se enquadra nesta categoria. Digo curiosamente, pois o bairro é considerado de classe média alta, supostamente mais exigente culturalmente e deveria merecer um cuidado maior na escolha estratégica de seu lider na Universal.

Os pastores, com raras exceções, simplesmente repetem as estratégias, sempre acreditando como mencionei anteriormente na mensagem religiosa e desconhecendo os aspectos prioritários do marketing.

Não tenho conhecimento de manuais ou regras internas de conduta, mas elas certamente existem e dependendo do nível devem ser documentos com classificação de sigilo bastante elevada. De outra maneira não seria possível manter a coerência interna nas manifestações públicas dos membros da Igreja.

Estas regras visam um objetivo claro.

Sustentar o grande negócio, a grande farsa teológica que se chama Igreja Universal que a revista Veja, já desde1 de dez. de 1997, considerava a "maior multinacional brasileira", cuja renda estimada pela revista teria superado a da Petrobrás.
Claudio Loredo

Offline Sky Kunde

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« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2005, 12:42:44 »
O que falta é uma pesquisa mostrando qual parcela dos "iurdistas" realmente melhoraram de vida em todos os aspectos, i.e.,  saúde, amor, "paz de espírito" e dinheiro. Se não fica algo meio que  no vazio. Os céticos e a "concorrência" dizendo que é tudo balela vs. os testemunhos televisivos da iurd.
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline Stern

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Templo Maior Farsa Ainda Maior
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2005, 16:51:34 »
Citação de: Sky Kunde
O que falta é uma pesquisa mostrando qual parcela dos "iurdistas" realmente melhoraram de vida em todos os aspectos, i.e.,  saúde, amor, "paz de espírito" e dinheiro. Se não fica algo meio que  no vazio. Os céticos e a "concorrência" dizendo que é tudo balela vs. os testemunhos televisivos da iurd.


Talvez as pessoas realmente melhorem, talvez em parcela maior do que as pessoas que não frequentam nenhum culto. Praticamente todas as religiões institucionalizadas realizam trabalhos sociais (assim como os traficantes também o fazem) e dão aconselhamentos para a comunidade.

Em meio a "lavagem cerebral" que é praticada nestes cultos, o bebado encontra forças para deixar de beber, para de bater na mulher e vai procurar um emprego ... e melhora de vida. Consequência natural das ações praticadas por ele mas, que por um motivo ou outro, será atribuido a fé, ao chamado divino, libertação, milagre.

Não podemos esquecer que muitas pessoas inicialmente procuram estas instituições em momentos de desespero, quando as coisas estão realmente indo mal e os testemunhos a o pensamento mágico atuam como motivadores importantes que fazem com que a pessoa busque uma vida melhor.

Quem está bem de vida, geralmente não procura igreja e isso é um fator que deve ser considerado em qualquer pesquisa.
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