Autor Tópico: Brasileiros se apegam à figura de Deus  (Lida 1059 vezes)

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
Brasileiros se apegam à figura de Deus
« Online: 22 de Setembro de 2005, 17:17:36 »
Brasileiros se apegam à figura de Deus para enfrentar dificuldades

Fonte: BBC

"Quem manda no meu mundo é Deus, porque infelizmente a gente tem Justiça, mas é lenta demais. A gente vive aqui é mais por milagre de Deus, porque é muito difícil aqui."

Dona Maria da Glória, que mora em um acampamento de sem-terra no sertão de Minas Gerais, é mais uma que alimenta as estatísticas sobre a pobreza extrema no Brasil.

Ela é mulata, tem marido e 11 filhos. As estatísticas mostram que dois terços dos negros e mestiços são pobres e que os pobres têm mais filhos que os ricos. A única renda fixa da família de Maria é uma bolsa escola, no valor de R$ 15 mensais.

No Brasil existem hoje 55 milhões de pessoas vivendo em condição de pobreza extrema, com menos de meio salário mínimo por mês, segundo a mais recente pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Dessas, 22 milhões são classificadas como indigentes, porque têm renda mensal inferior a meio salário mínimo.

A BBC Brasil foi atrás dessas pessoas para descobrir, então, quem manda no mundo delas.

Deus

Mamegio, outro morador do acampamento de Brejo dos Crioulos, formado por descendentes de quilombolas (ex-escravos que moravam em quilombos) no norte de Minas Gerais, também recorre a Deus quando pensa em quem comanda seu mundo.

"Quem comanda o mundo é Deus, e quem traz mudanças é o próprio Deus. Também tem as leis e os governadores, mas o autor é só Deus."

A resposta é típica de quem já está cansado de lutar ou esperar por uma decisão do governo na questão das terras.

Esta comunidade quilombola descobriu há apenas seis anos que tinha direito sobre a terra onde vive. Desde os anos 60, eles foram espremidos por fazendeiros que chegaram à região cercando terras e comprando fazendas e sítios por preços irrisórios.

Desesperança

Ana Paula foi ao acampamento pois não tinha dinheiro para o aluguel

Há alguns quilômetros dali, na periferia de Montes Claros (MG), cerca de 24 famílias vivem na Cidade de Deus, uma minifavela de barracas de lona erguida em um terreno invadido na beira da estrada.

Todos são desempregados e foram para lá por falta de dinheiro para pagar o aluguel, mas poucos recebem mais de um benefício do governo.

"Quem comanda meu mundo? Essa pergunta é difícil, né? Não tenho resposta não", diz Ana Paula de Queiroz, que se mudou para o assentamento há mais de um ano com os dois filhos, quando não teve mais dinheiro para pagar o aluguel.

Ana Paula é separada e a única "renda" fixa que tem é um litro de leite por dia, do programa Leite Pela Vida, do governo federal. Ana Paula vive de ajuda e de biscates, mas conta que nunca teve a carteira assinada.

Assim como ela, Paulo Cesar, pedreiro desempregado há quatro anos, também vive com pouco.

"É muito sofrido para a gente que vive aqui nessas barracas de lona, a gente fica muito esquecido", conta ele, que mora com a mulher e dois filhos em Cidade de Deus. A única fonte de renda fixa mensal que eles têm é de R$ 30, do Bolsa Família.

Em Cidade de Deus, é difícil encontrar pessoas que aparentam ter esperança, e Paulo Cesar espera que a resposta venha das autoridades.

Paulo Cesar espera que a resposta venha das autoridades

"Quem faz o meu mundo rodar? Acho que o governo e o presidente, que ele sabe o sofrimento da gente", diz ele.

Na cidade do Rio de Janeiro, Deus está com o cartaz alto no Complexo da Maré, que reúne 18 comunidades e fica próximo à Avenida Brasil.

"Quem comanda meu mundo é Deus. Sem ele, não tem como, só ele que fortalece mesmo, se a gente botar ele no meio, a gente consegue tudo, com dificuldade, mas consegue", diz Caio, um jovem de 16 anos que há 15 mora na Maré.

Caio é católico, freqüenta a igreja e faz parte de várias pastorais comunitárias. Ele convive diariamente com a violência e conta que não pode sair à noite por causa das disputas entre traficantes e policiais.

A violência também é citada pela moradora Maria da Conceição, mãe de sete filhos, desempregada e que vive com uma Bolsa Escola, um cheque cidadão e uma cesta básica que recebe da Light.

"Não tem liberdade onde nós estamos, daqui a pouco estamos correndo para não levar tiros. É uma guerra", diz ela.

Sem poder confiar na polícia para protegê-la, quem comanda o mundo de Dona Maria Conceição também é o divino.

"É Deus, né? A gente vive em torno dele, tem que seguir o que Deus permite, só isso."

Mas para outro morador, Claudio Barbosa, motorista de caminhão e vaqueiro, Deus e o governo não têm nada a ver com isso.

"Quem comanda meu mundo sou eu. Se eu não mudar, se eu não fizer por mim, ninguém mais vai fazer", conclui.
Um herói é aquele que faz o que pode.

Romam Rolland

Rhyan

• Visitante
Re.: Brasileiros se apegam à figura de Deus
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2005, 18:17:01 »
Olha a quantidade de filhos...

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2005, 18:22:54 »
11 filhos...  :parede:  :medo:  :demente:

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2005, 18:30:06 »
O pior é que esta grande decepção que está sendo o governo do PT pode fazer com que as pessoas se apeguem mais a religião e no senho de uma vida melhor nos reinos dos céus.

O PT ainda representava uma esperança na política. Com a desilusão política o povo pode se voltar mais a religião. Pois, a vida aqui na terra está parecendo cada vez mais sem solução para quem vê suas esperanças acabarem dia a dia.
Claudio Loredo

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
Re: Re.: Brasileiros se apegam à figura de Deus
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2005, 19:31:01 »
Citação de: Rhyan
Olha a quantidade de filhos...

Por que essa família de baixa renda tem tantos filhos, enquanto que as famílias de classe média possui bem menos?

Romam Rolland

Offline Against

• Nível 03
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2005, 20:28:04 »
Citação de: Elremosh Deff
Por que essa família de baixa renda tem tantos filhos, enquanto que as famílias de classe média possui bem menos?

- Mais facilitado acesso à informação sobre métodos contraceptivos;
- Dinheiro para bancar os contraceptivos;
- Começam a fazer Planejamento Familiar devido ao custo de vida elevado;
- Entrada da mulher no mercado de trabalho. Elas ficam sem tempo para cuidar dos filhos;
- ...
Why would I need to sacrifice Myself to Myself to allow me to change a rule I made Myself?

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2005, 22:51:36 »
Eu já sabia. Só queria saber qual seria a resposta dos neomalthusianos de palntão  :P

Romam Rolland

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2005, 23:04:33 »

Na família de classe média o marido passa mais tempo em casa... :twisted:

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2005, 23:23:14 »
Citação de: Marcelo Terra

Na família de classe média o marido passa mais tempo em casa... :twisted:

:histeria:

Eu, eu, eu, Ricardão se fudeu...

Romam Rolland

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2005, 20:29:59 »
Citação de: Luis Brudna
11 filhos...  :parede:  :medo:  :demente:

suicídio elevado a décima primeira potência.. :D

as pessoas gostam de se apegar numa figura... serve como conformismo um "deus". "deus quis assim, então vou aceitar"
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2005, 21:42:34 »
Eu já sabia. Só queria saber qual seria a resposta dos neomalthusianos de palntão  :P

Também a falta de vontade de controlar.....afinal..."deus manda"..."onde come um come dois"...."somos pobres mas decentes"...etc.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2005, 04:03:44 »
O casal as vezes nw tem televisão, nw praticam esportes, nw tem cinema, nem dvd, nw tem dinheiro pra viajar.... as opções de LAZER ficam meio restritas....... he he he :roll:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!