Autor Tópico: Ensino da Evolução X ID, começa a batalha judicial nos EUA !  (Lida 731 vezes)

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APODman

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Ensino da Evolução X ID, começa a batalha judicial nos EUA !
« Online: 23 de Setembro de 2005, 19:30:13 »
Decidi colocar esta notícia neste tópico pois trata-se de uma guerra judicial entre entre estado e o criacionismo.

Começa uma grande batalha !

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A Batalha legal contra a contaminação da Ciência pelo Sobrenatural.

Um caso de justiça que começa nesta segunda-feira na Pensilvania será o primeiro a tentar determinar se é legal ensinar o ID em escolas públicas.  
   
O "Projetista inteligente", freqüentemente chamado ID, foi defendida em tempos recentes por um grupo pequeno de proponentes como uma alternativa a teoria da Evolução de Darwin. Estes defensores do ID dizem que a teoria da evolução é falha. O ID afirma que um ente sobrenatural tem intervindo em alguns pontos na criação da vida na Terra.    
   
Os cientistas apontam que a Evolução é uma teoria bem fundamentada e que o ID não é uma teoria verificável e portanto não tem lugar em um currículo de ciência.    
   
O caso é chamado Kitzmiller v. Dover Area School District.
     
Quinta-feira proeminentes cientistas realizaram uma teleconferência com repórteres para comunicar que o ID distorce a ciência e traria a religião para as salas de aula de ciências.    
   
"A razão pela qual este julgamento é tão importante é pq a solicitação de Dover traz a religião diretamente as salas de aula de ciência", diz Alan Leshner , o CEO da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) e editor executivo da Science."( Esta proposta ) distorce padrões científicos e objetivos pedagógicos estabelecidos não somente pelo estado da Pensilvania mas também pelas organizações científicas dos Estados Unidos".    
   
"Este será o primeiro desafio legal ao ID e nós veremos se eles conseguem mascarar a pregação criacionista escondida nesta proposta de forma que os tribunais possam permiti-la em escolas públicas," diz Eugenie Scott,  o diretor executivo do Centro Nacional para Educação de Ciência (NCSE) que co-hospedou a teleconferência.    
   
AAAS é a maior sociedade de ciência geral do mundo e o NCSE é uma organização sem fins lucrativos comprometida a ajudar a assegurar que a Evolução permaneça como uma parte do curriculo das escolas públicas.    
   
A petição foi aceita pela União de Liberdades Civis Americana (ACLU) em nome de pais preocupados depois que os oficiais da escola de Dover ganharam por 6 contra 3 em outubro último um requerimento para que os graduandos da 9a série (?) leiam uma breve declaração sobre o ID antes das lições de biologia evolutiva. Também incutiram aos estudantes um livro de ensino de ID para aprenderem mais sobre a controversa idéia.    
   
O distrito escolar de Dover tentou no começo deste mês impedir que o processo fosse adiante, mas um juiz federal determinou, semana passada, que o julgamento procederia como previamente marcado.    
   
O processo argumenta que o "Projetista Inteligente" é um argumento inerentemente religioso e viola a Primeira Emenda que proibe que escolas patrocinadas pelo estado sustentem atividades religiosas.    
   
"Embora pode não requerer uma leitura literal de Gênese, o ID é criacionismo porque requer que um "projetista inteligente" tenha começado, ou criado, e atuado em um processo natural", diz Leshner. "O ID está tentando arrastar a ciência ao sobrenatural e redefinir o que é e o que não é ciência."    
   
O que os membros do painel estão esperando não é só uma decisão a favor dos demandantes, mas uma que seja tão forte que a bancada escolar de Dover não se arriscará a levar o caso a Suprema Corte enfrentando o risco de uma decisão judicial negativa com ramificações nacionais.    
   
Scott apontou um caso recente, McLean v. Arkansas no qual o estado tentou ensinar o "criacionismo científico" ao lado da Evolução em escolas públicas.    
   
"O que aconteceu foi que a pancada que o criacionismo científico sofreu foi tão sólida que o estado nem mesmo apelou (da decisão), eles jogaram a  toalha e sairam dali", disse Scot.    
   
Scott teme porém que uma decisão a favor do distrito escolar de Dover incentivará outras escolas ao redor do país que desejam introduzir visões religiosas em seus curriculos.    
   
Por outro lado, se os demandantes ganharem e o ID for declarado inconstitucional, então "isto definitivamente lançará areia nas engrenagens dos esforços de outros distritos escolares instituirem (o ID)", diz Scott.    



fonte: http://www.livescience.com/othernews/050922_darwin_trial.html


Vamos ver se o Criacionismo travestido consegue se provar uma ciência e não meramente um conjuto de declarações de fé dogmáticas, arbitrárias e infalseáveis.   :wink:


notas:
- Fiz de forma apressada a tradução deste texto, correções são bem-vindas.
- Pretendo acompanhar o desenrolar desta ação e postar aqui as atualizações.
- Caso avaliem como interessante posso tentar obter autorização para publica-lo de forma definitiva na Ateus .

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APODman

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Ensino da Evolução X ID, começa a batalha judicial nos EUA !
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2005, 02:53:06 »
Aplausos para a Folha  !!   :ok:


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Pais abrem processo nos EUA contra escola que ensina "design inteligente"


Onze pais de alunos em Dover, uma pequena cidade na Pensilvânia, EUA, estão processando uma escola por sua decisão de ensinar "alternativas" à evolução pela seleção natural, incluindo o conceito conhecido como "design inteligente".

Com a ascensão de religiosos conservadores a várias instâncias de poder nos EUA, desafios à teoria evolucionista, segundo a qual mutações aleatórias no DNA e seleção natural levaram ao surgimento de formas de vida complexas, têm surgido com mais freqüência. Mas é consenso entre os cientistas sérios que a alternativa, o chamado "design inteligente" (que apregoa que a vida é complexa demais para ter evoluído sem ajuda de um "criador"), é apenas um cavalo de tróia para introduzir conceitos religiosos em aulas de ciência.

O processo, que começará agora a ser julgado, é a primeira tentativa legal de impedir uma escola de ensinar o "design inteligente". (DO "NEW YORK TIMES")



fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2709200504.htm

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Offline Südenbauer

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Re.: Ensino da Evolução X ID, começa a batalha judicial nos
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2005, 03:12:36 »
Qual o posicionamento de Krauss, Ruse, Dawkins ou Miller?

Nigh†mare

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Re.: Ensino da Evolução X ID, começa a batalha judicial nos
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2005, 03:28:57 »
D.I. (todas as variações) é baseado na bíblia?

Offline Cristiano

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Tribunal nos EUA discute tese alternativa à evolução
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2005, 13:32:29 »
Tribunal nos EUA discute tese alternativa à evolução

Pais de alunos movem ação contra a inclusão, nas aulas de biologia, da tese do design inteligente

Washington - Um tribunal nos Estados Unidos começou nesta semana o julgamento de uma ação movida por 11 pais de alunos para evitar a inclusão, nas aulas de biologia, de uma alternativa à teoria da evolução - a do design inteligente.

Os pais alegam que esta teoria é religiosa e, portanto, não é científica. Por isso, a sua inclusão nas aulas de biologia nas escolas da área de Dover, no Estado americano da Pensilvânia, é inconstitucional pois contraria o princípio de separação de Igreja e Estado.

O design inteligente vem sendo ensinado em escolas de 20 Estados americanos. A teoria argumenta que o desenvolvimento da vida é tão complexo que deve ter sido supervisionado por um poder superior.

Diferente do criacionismo, ela não segue a cronologia da Bíblia, especulando que o criador não é necessariamente o Deus bíblico. Alguns de seus teóricos dizem até que o poder superior pode ser um ser extraterrestre.

As autoridades educacionais da área de Dover exigem que os professores de Ciências digam aos alunos que a teoria da evolução é apenas mais uma, e não está comprovada.

Durante mais de cem anos, a Biologia aceitou a idéia de Charles Darwin, de que a evolução das espécies se deu através de mutações e seleção natural. Os mecanismos de evolução são totalmente naturais, não havendo um papel para um ser superior.

Todos os novos avanços científicos - até a descoberta do código genético - se encaixaram com facilidade nos princípios de Darwin, segundo o comentarista de Ciências da BBC, Roland Pease.

O caso vem causando grande polêmica nos Estados Unidos. O presidente da Associação Americana para ao Avanço da Ciência, Alan Leshner, disse que a alternativa apresentada pelas autoridades educacionais "não é nem uma teoria".



http://www.estadao.com.br/rss/ciencia/2005/set/27/54.htm

Offline Res Cogitans

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Re: Re.: Ensino da Evolução X ID, começa a batalha judicial
« Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2005, 21:49:05 »
Citação de: Nigh†mare
D.I. (todas as variações) é baseado na bíblia?


Não. O D.I. em si não tem nada de bíblico, pode ser adotado por criacionistas(1) de todas as religiões.

(1)usando a definição: aquele que crê que os seres vivos foram criados diretamente por um ente inteligente
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline n/a

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Re.: Ensino da Evolução X ID, começa a batalha judicial nos
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2005, 21:56:51 »
Interessante a atitude os pais.

 

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