Autor Tópico: Paradigmas  (Lida 584 vezes)

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
Paradigmas
« Online: 24 de Setembro de 2005, 11:17:17 »
É sabido que hoje vivemos uma crise paradigmática, e passamos por um momento de transição, e com isso eu fico pensando...

Que tipo de ciência seria produzida se os pesquisadores se valessem de outros paradigmas... outros métodos...

Será que existe algo além do analisar, reproduzir e concluir?
Um herói é aquele que faz o que pode.

Romam Rolland

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Paradigmas
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2005, 11:45:29 »
Citação de: Elremosh Deff
É sabido que hoje vivemos uma crise paradigmática, e passamos por um momento de transição, e com isso eu fico pensando...

Que tipo de ciência seria produzida se os pesquisadores se valessem de outros paradigmas... outros métodos...

Será que existe algo além do analisar, reproduzir e concluir?

Segundo Ken Wilber em "A União da Alma e dos Sentidos", Thomas Kuhn tem sido muito mal compreendido em seu uso da palavra "paradigma", e inclusive a deixou de lado posteriormente.

Seja como for, existem sim muito mais do que apenas analisar, reproduzir e concluir.  Existem valores, metas, sentimentos.  Não são ilusões, são partes integrantes e necessárias da realidade.

O que não são é parte da ciência OBJETIVA... mas nem tudo o que existe e é necessário é objetivo; algumas são mesmo subjetivas (dependem do sujeito em vez de apenas do objeto).  Isso não as desmerece, apenas as torna mais difíceis de explicar para outros.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Paradigmas
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:36:25 »
Citação de: Elremosh Deff

Ei! Eu não estou sabendo de nada!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re.: Paradigmas
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:51:29 »
Nem eu...................... :?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Paradigmas
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:56:14 »
Citação de: Luis Dantas
Segundo Ken Wilber em "A União da Alma e dos Sentidos", Thomas Kuhn tem sido muito mal compreendido em seu uso da palavra "paradigma", e inclusive a deixou de lado posteriormente.

Popper também, o fato do conhecimento científico estar sujeito a erros, é argumento para dizer que é bem possível que muita coisa esteja errada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!