Autor Tópico: Medição de margens de erro  (Lida 871 vezes)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Medição de margens de erro
« Online: 24 de Setembro de 2005, 21:37:50 »
Gostaria de saber como fazem para medir a margem de erro de instrumentos. Por exemplo, o Perseus já disse várias vezes na área "Origens e Evolução" que a margem de erro do laboratório de datação argônio-argônio da USP é de apenas 0,3%. Mas como medem essa margem? E como sabem que essa medição está correta (ou seja, não possui margem de erro)?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Medição de margens de erro
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2005, 23:56:58 »
Toda medição tem uma margem de erro.
É inevitável.

O que se faz é calcular faixas de segurança, para que os valores desejados estejam com certo grau de confiança dentro dessas faixas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2005, 00:03:49 »
É possível explicar para um leigo como funcionaria esse cálculo de margem de erro das datações?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2005, 00:08:34 »
A base do mecanismo é pegar algo que se saiba exatamente quanto tempo de decaimento tem e fazer várias leituras separadas, se possível por observadores independentes e em várias situações diferentes.

Os valores vão oscilar em torno de um valor médio, e tendem a ficar relativamente próximos dele.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
Medição de margens de erro
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2005, 08:42:24 »
Os valores vão oscilar em torno de um valor médio, e tendem a ficar relativamente próximos dele.

De posse desses valores médios, é possível se calcular o desvio padrão, que dá a margem de erro dos dados.
Visite: www.nelsonmagrini.com

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2005, 09:45:11 »
Então a margem de erro só pode ser determinada após medições? Se, por exemplo, alguém sugerir um novo método de datação a margem de erro não pode ser sabida antes de se efetuar medições?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2005, 09:49:35 »
Não, não pode.  Aliás, sem fazer medições não se pode sequer saber se esse método de fato funciona...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!