Autor Tópico: The Agnostic Church (?)  (Lida 2055 vezes)

APODman

• Visitante
The Agnostic Church (?)
« Online: 25 de Setembro de 2005, 02:11:24 »
Ainda não lí o site, achei ele hoje.

The Agnostic Church

Os caras elaboraram uma bíblia agnóstica ?  :o

O que acham ?

[ ]´s

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: The Agnostic Church (?)
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2005, 02:55:48 »
blasfêmia. agnosticismo é algo acima de tudo pessoal, não tem a necessidade de ser institucionalizado.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: The Agnostic Church (?)
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2005, 03:43:23 »
Citação de: bruno
blasfêmia. agnosticismo é algo acima de tudo pessoal, não tem a necessidade de ser institucionalizado.

Não ter a necessidade de ser não significa que não possa ser...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2005, 04:06:51 »
Pessoalmente acho exagero, mas não há nada tão errado assim na idéia.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2005, 10:54:00 »
Quem é agnóstico ou ateu, não tem a necessidade de uma "bíblia", pois não seguem doutrinas, apenas a razão, e isso é muito subjetivo para ser expressado em um livro.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2005, 11:15:57 »
Citação de: Copenhagen
Quem é agnóstico ou ateu, não tem a necessidade de uma "bíblia", pois não seguem doutrinas, apenas a razão, e isso é muito subjetivo para ser expressado em um livro.

Isto é parcialmente verdade......
Se colocar em um só lugar (livro) os principais argumentos que sustentam esta visão, for possivel....porque não?
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2005, 11:20:36 »
Citação de: Aronax
Se colocar em um só lugar (livro) os principais argumentos que sustentam esta visão, for possivel....porque não?

Você não acharia estranho ser ateu e ter dogmas? O ateísmo deve ser marcado pela liberdade de pensar!
Concorda?

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2005, 11:27:39 »
Citação de: Copenhagen
Citação de: Aronax

Você não acharia estranho ser ateu e ter dogmas? O ateísmo deve ser marcado pela liberdade de pensar!
Concorda?

Quem falou em dogmas?.........falo em ter num unico lugar textos que deem sustentaçaõ lógica com dados, ao que vc pensa....só isto!
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2005, 11:45:25 »
Aronax... tudo bem, me expressei mal, se esse livro for levado totalmente a sério, corre o risco de ficar desatualizado, o que quero dizer é que para o agnóstico nada é verdade absoluta, e um livro tráz a idéia disso, a agnosticismo deve ser caracterizado pelo não apego à estas verdades, mas sim colhê-las em diversas fontes e assim cada agnóstico ter a sua verdade na cabeça.  :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2005, 15:09:07 »
Mas até aí, os cristãos também não levam a sério muito de sua própria Bíblia...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2005, 16:40:12 »
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: bruno

Não ter a necessidade de ser não significa que não possa ser...

sim. mas suponha que a igreja agnóstica cresça, e fique impossível desvencilhar agnosticismo do agnosticismo da igreja.
agnósticos que divergem das posições da igreja teriam que procurar definir-se de outra maneira....

é como cristãos... um verdadeiro cristão (se é que existe) não deve gostar de ser associado todo o tempo à essas igrejas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2005, 15:31:57 »
O caso da "bíblia" realmente é bizarro. Mas que tal um Templo Secular? Onde houvesse lugar para palestras, biblioteca com sofás confortáveis para leitura e discussões... Claro, livre de impostos...  :roll:

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2005, 11:02:15 »
Citação de: Atheist
Claro, livre de impostos...  :roll:

Não vejo nada de errado em cobrar "impostos" para manter uma organização secular. Tenho a impressão que muitos ateus temem em ser comparados aos religiosos em sua cobrança do dízimo.  Como diz o aforismo: nosso dinheiro vai para onde aponta o coração  :)
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2005, 11:08:28 »
Citação de: Sky Kunde
Claro, livre de impostos...  :roll:

Não vejo nada de errado em cobrar "impostos" para manter uma organização secular. Tenho a impressão que muitos ateus temem em ser comparados aos religiosos em sua cobrança do dízimo.  Como diz o aforismo: nosso dinheiro vai para onde aponta o coração  :)

Impostos são cobrados pelo governo. E igrejas e templos não pagam alguns impostos. Vc está confundindo com "dízimo", que é cobrado pelas igrejas.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2005, 14:43:04 »
É, entendi errado o que o Atheist quis dizer :hihi:

Mas fica a minha opinião sobre.
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 03 de Outubro de 2005, 20:40:33 »

:lol:

Agora, sim...

Também não vejo mal na cobrança dos dízimos. É como um clube onde você paga sua anuidade ou mensalidade. Serve para a manutenção da estrutura, benfeitorias, pagamento de funcionários, etc. Perfeitamente normal. E também acho que os membros do Templo Secular deveriam pagar uma mensalidade, para a manutenção do próprio templo...  :roll:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2005, 21:36:25 »

Agora, sim...

Também não vejo mal na cobrança dos dízimos. É como um clube onde você paga sua anuidade ou mensalidade. Serve para a manutenção da estrutura, benfeitorias, pagamento de funcionários, etc. Perfeitamente normal. E também acho que os membros do Templo Secular deveriam pagar uma mensalidade, para a manutenção do próprio templo...  :roll:
Dízimo só vale a pena se a Igreja pagar os impostos, não? Se os clubes pagam...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2005, 22:15:24 »
Citação de: Alenônimo

Agora, sim...

Lógico que é mais folgado para as igrejas, uma vez que não precisam pagar impostos. Em todo caso, pagar ou não impostos é outra questão, diferente de cobrar ou não dízimo. Pagando ou não impostos, de qualquer forma o dinheiro para funcionários, benfeitorias, etc, é necessário.

Agora uma dúvida. As igrejas e templos são dispensadas de que impostos? IPTU somente?

Offline BadRash

• Nível 00
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2005, 09:56:24 »
Não seria adequado comparar igrejas com clubes pelo seguinte motivo: ao se abster de pagar a mensalidade do clube você deixa de ser sócio, já na maioria das igrejas você não deixa de ser membro. :!:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 11 de Outubro de 2005, 15:11:40 »

Agora, sim...

Lógico que é mais folgado para as igrejas, uma vez que não precisam pagar impostos. Em todo caso, pagar ou não impostos é outra questão, diferente de cobrar ou não dízimo. Pagando ou não impostos, de qualquer forma o dinheiro para funcionários, benfeitorias, etc, é necessário.

Agora uma dúvida. As igrejas e templos são dispensadas de que impostos? IPTU somente?

Existe discussão, uma vez que a Constituição fala que os templos são imunes de impostos, mas tem gente que entende que eles são imunes de pagar tributos (impostos, taxas, contribuições especiais, de melhoria, empréstimo compulsório etc). Na prática até onde sei as igrejas são imunes sim ao IPTU, também não pagam Imposto de Renda, que é o principal e mais brutal imposto, também não pagam IOF, etc. Sei que pagam só as contribuições e impostos que recaem sobre a folha de pagamento. Ou seja, eles recolhem FGTS dos padres, pastores etc e demais contribuições.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline McDuck

• Nível 04
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Outubro de 2005, 21:06:15 »
O dízimo é necessário pois, apesar da isenção de impostos, as igrejas têm conta de água, luz, telefone, aluguel, etc., além dos salários dos funcionários, como já foi dito. O problema não é o dízimo, e sim os métodos quase extorsivos que algumas denominações utilizam para coagir os fiéis a contribuir cada vez mais.

Citação de: AMON
Ou seja, eles recolhem FGTS dos padres, pastores etc e demais contribuições.

Padre tem carteira de trabalho?
"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda." - Mário Quintana

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #21 Online: 12 de Outubro de 2005, 14:28:56 »
Citação de: AMON

Agora, sim...

Existe discussão, uma vez que a Constituição fala que os templos são imunes de impostos, mas tem gente que entende que eles são imunes de pagar tributos (impostos, taxas, contribuições especiais, de melhoria, empréstimo compulsório etc). Na prática até onde sei as igrejas são imunes sim ao IPTU, também não pagam Imposto de Renda, que é o principal e mais brutal imposto, também não pagam IOF, etc. Sei que pagam só as contribuições e impostos que recaem sobre a folha de pagamento. Ou seja, eles recolhem FGTS dos padres, pastores etc e demais contribuições.

a palavra melhor seria isentos
so num te dou outra pq

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!