É, entendi errado o que o Atheist quis dizer :hihi:
Mas fica a minha opinião sobre.
:lol:
Agora, sim...
Também não vejo mal na cobrança dos dízimos. É como um clube onde você paga sua anuidade ou mensalidade. Serve para a manutenção da estrutura, benfeitorias, pagamento de funcionários, etc. Perfeitamente normal. E também acho que os membros do Templo Secular deveriam pagar uma mensalidade, para a manutenção do próprio templo... :roll:
Dízimo só vale a pena se a Igreja pagar os impostos, não? Se os clubes pagam...
Lógico que é mais folgado para as igrejas, uma vez que não precisam pagar impostos. Em todo caso, pagar ou não impostos é outra questão, diferente de cobrar ou não dízimo. Pagando ou não impostos, de qualquer forma o dinheiro para funcionários, benfeitorias, etc, é necessário.
Agora uma dúvida. As igrejas e templos são dispensadas de que impostos? IPTU somente?
Existe discussão, uma vez que a Constituição fala que os templos são imunes de impostos, mas tem gente que entende que eles são imunes de pagar tributos (impostos, taxas, contribuições especiais, de melhoria, empréstimo compulsório etc). Na prática até onde sei as igrejas são imunes sim ao IPTU, também não pagam Imposto de Renda, que é o principal e mais brutal imposto, também não pagam IOF, etc. Sei que pagam só as contribuições e impostos que recaem sobre a folha de pagamento. Ou seja, eles recolhem FGTS dos padres, pastores etc e demais contribuições.