Autor Tópico: Darwin e Wallace  (Lida 1264 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Darwin e Wallace
« Online: 25 de Setembro de 2005, 03:59:59 »
Por que Wallace não foi tão reconhecido quanto Darwin?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Darwin e Wallace
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2005, 04:03:18 »
Por que deveria?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Darwin e Wallace
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2005, 04:09:24 »
Citação de: Marcelo Terra

Darwin tinha mais dados para documentar suas idéias, e escreveu seus trabalhos anos antes de Wallace.

Mas concordo que deveria haver mais referência a Wallace.  Se não fosse por ele, provavelmente a Evolução das Espécies teria de esperar por um terceiro autor para vir a ser conhecida...  :D

Quanto tempo levaria até chegar nesse ponto?  Mais um ano?  Cinco? Vinte talvez?  Não mais que isso, penso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2005, 04:13:48 »
Pois é, tudo bem que Darwin deveria ser mais reconhecido mas Wallace na maioria das vezes nem é mencionado...

http://www.feranet21.com.br/biografias/biografias/charlies_darwin.htm
Até que em junho de 1858 Darwin recebeu uma carta de um jovem chamado Alfred Wallace, que estava trabalhando nas Índias Orientais. Na carta Wallace pedia para Darwin avaliar um paper e se considerasse relevante, que passasse para Lyell. No paper Wallace desenvolveu uma teoria de seleção natural essencialmente idêntica a de Darwin... Isto fez com que Darwin apressasse a publicação de "A Origem das Espécies", mas ele primeiro apresentou o trabalho de Wallace juntamente com um artigo que ele próprio (Darwin) havia escrito em 1844 (e deixado com a mulher para que ela publicasse caso ele morresse antes de escrever algo mais completo sobre o assunto) para a Sociedade Linnaen de Londres. Darwin tinha tanto material para suportar suas idéias, e trabalhou tanto em cima desta teoria que até mesmo Wallace reconheceu que Darwin deveria ser reconhecido como autor principal da teoria. (afinal ele tinha manuscritos de 15 anos de idade).

http://www.assis.unesp.br/~egalhard/evolucao.htm
Darwin consciente das implicações de seu trabalho sobre a tese da imutabilidade das espécies e preceitos religiosos, metódica e minuciosamente junta, durante mais de vinte anos, evidências para provar a transformação dos seres vivos, e com isso começa a escrever o livro "Natural Selection".(1856)

Em 1858, recebe carta de Alfred Russel Wallace, um jovem Naturalista que estava trabalhando no Arquipélago Malaio (abaixo). Nesta carta, Wallace apresenta um esboço de suas observações no Arquipélago e solicita a opinião de Darwin. Ao ler a carta, Darwin, relata em sua autobiografia, que ficou completamente surpreso e escreve ao seu amigo Lyell, dizendo "Ele (Wallace) não poderia ter feito melhor resumo do meu trabalho desenvolvido nestes últimos 22 anos..."

Sendo assim resolve publicar conjuntamente a Teoria.

01/07/1858 - Apresentação conjunta da Teoria na Sociedade Lineana de Londres - Darwin -Wallace.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2005, 10:37:12 »
Acho que o extra de Darwin era a seleção positiva e ter apostado mais no mecanismo, defendido que era capaz de desenvolver as estruturas complexas dos seres.

Já Wallace ainda dava algum espaço para o deus das lacunas, achando que algumas estruturas tinham que ser inventadas, e a seleção (negativa) apenas "calibrava", sem desenvolver algo muito novo.

Darwin também detalhou muito mais a coisa no sentido de ancestralidade comum universal, não sei se Wallace chegou a defender esse ponto....

...as suas visões de seleção sexual também divergiam, sendo a de Darwin a mais correta.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Re.: Darwin e Wallace
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2005, 12:20:15 »
Citação de: Danniel
Acho que o extra de Darwin era a seleção positiva e ter apostado mais no mecanismo, defendido que era capaz de desenvolver as estruturas complexas dos seres.

Já Wallace ainda dava algum espaço para o deus das lacunas, achando que algumas estruturas tinham que ser inventadas, e a seleção (negativa) apenas "calibrava", sem desenvolver algo muito novo.

Darwin também detalhou muito mais a coisa no sentido de ancestralidade comum universal, não sei se Wallace chegou a defender esse ponto....

...as suas visões de seleção sexual também divergiam, sendo a de Darwin a mais correta.

É vejo esses e outros motivos pra Wallace ter ficado um pouco obscuro. Outro ponto que acho importante é que a Europa do século XIX estava mais receptiva a novas descobertas no campo biológico e geológicos, tais como as de Haeckel, Owen, Lyell, Agassiz e outros. As críticas ou defesas desses pesquisadores foram cruciais pra maior repercussão do trabalho de Darwin.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2005, 12:39:36 »

Porque não foi ele que publicou os livros que Darwin publicou, como A Origem das Espécies.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2005, 13:14:37 »
Citação de: Fernando

Porque não foi ele que publicou os livros que Darwin publicou, como A Origem das Espécies.

Há quem diga que Wallace deveria ter sido creditado como co-autor por ter praticamente escrito todo um capítulo...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2005, 13:30:25 »
Movido para origens e evolução.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2005, 20:26:38 »
Wallace foi reconhecido como co-autor da TO por Darwin. Mas sua teoria não seria aceita porquê não tinha a quantidade maciça de evidências contundentes que Darwin tinha para apoiá-lo, muito menos um Hxley para as discussões e apoio político. Pra piorar, não aguentou a pressão e mudou de idéia quanto à evolução. No final, a grande importância histórica de Wallace foi apressar a publicação de A Origem das Espécies.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!