Alguém poderia me esclarecer....... ops.... será que esclarecer.... que é tornar claro, ou seja....... não-escuro.... usado num sentido positivo não implica que algo escuro, incluso pessoas de pele escura, é ruim??? Putz....
Numa entrevista com o Vicentinho no Jô Soares, há algumas semanas atrás, ele menciou esse tipo de coisa como racismo..... "denegrir" alguém, vem de "tornar negro"..... mas a minha opinião é que isso é uma gradissíssima besteira.
Há termos e expressões racistas por aí, mas geralmente são bem mais óbvios que isso. O que acho que ocorre, é que somos uma espécie muito orientada pela visão, é o nosso principal sentido. Sendo assim a escuridão, onde perdemos nossa orientação, tende a ter um significado negativo, sem ter nada a ver com pessoas de pele escura. Apostaria que mesmo em tribos africanas devem haver coisas assim na língua deles, associando a escuridão com algo ruim, e situações mais claras como algo bom. Talvez apenas não usem os mesmos termos para as cores da pele, talvez o problema esteja aí.
Por puro acaso, coisas como uma "nuvem negra" também são consideravelmente ruins, sem ter qualquer relação com a cor da pele de alguém. As pessoas simplesmente preferem o céu claro. Será que os meteorologistas são politicamente incorretos também?
E outra.... Tarzan.... o europeu criado por macacos na selva africana..... até nisso vêem racismo... putz... o autor era americano, descendente de europeus.... publicaria para um público que na maioria era americano, descendente de europeus..... é de se esperar, que o personagem principal fosse um europeu e não asiático, índio ou africano... aqui no Brasil, acho que nunca vi uma novela sequer em que os protagonistas fossem asiáticos ou descendentes de asiáticos.... talvez apenas fazendo pequenas pontas..... racismo? Eu acho que não....