Autor Tópico: Controle de natalidade  (Lida 5183 vezes)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Controle de natalidade
« Online: 28 de Setembro de 2005, 20:18:45 »
Você é contra ou a favor do controle de natalidade? Justifique.

Já vi que muita gente aqui é a favor, mas gostaria de saber os argumentos.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Controle de natalidade
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2005, 20:38:59 »
Depende em qual grau, se é controle pessoal por escolha do casal, sim, sou à favor.

Agora quanto ao controle imposto sobre uma população, ou mais especificamente, sobre uma classe social, sou contra, principalmente no Brasil, principalmente neste momento.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re.: Controle de natalidade
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2005, 21:44:21 »
....... eu acho complicado..... tendo a ser moralmente "utililitarista"..... ou "utilitarianista"... sei lá..... ou seja..... não sei se lembram de um "moral sense test" que passei há tempos.... eu sou do tipo que moveria a alavanca que desviaria um vagão de trem para a linha em que tem menos pessoas acorrentadas, então eu estaria matando essas, mas ao fazer isso, estaria salvando um número maior... enquanto o tipo "kantiano" de moral... vê primeiro o "politicamente correto", o que parece bom por reflexo.... se ao mover a alavanca você se responsabiliza pela morte das pessoas para as quais o vagão é desviado, você ainda tem essa culpa, e seria errado fazer, mesmo que para salvar mais pessoas.... você se isenta.....

Isso em teoria.... quando entra na parte de ser algo forçado, fica similar às perguntas do teste de em vez de mudar os eventos por meras alavancas, temos que optar por "meter a mão na massa", e empurrar um cara gordo na frente do vagão, salvando outros 6 de serem atingidos por ele..... se eu fosse um ser completamente lógico e racional, esse caso não é diferente do primeiro, em resultado.... mas o fato de ser mais diretamente envolvido, aumenta absurdamenta a aversão em se fazer isso.... aumentava ainda mais no caso de matar-se um bebê para salvar dez pessoas.....

Sendo puramente lógico, acho que sim, seria a favor do controle de natalidade..... mas não é algo que não me cause aversão, dependendo da forma que tivesse que ser imposto..... mas acho que poderia ser um mal maior as conseqüências de não se fazer isso, apenas para se sentir bem, nào se sentir tão diretamente responsável por algo tão desagradável.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Controle de natalidade
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2005, 21:50:47 »
Por N razões, penso que devemos controlar a população mundial, seja pela conscientização, ou por algo mais imposto, pois entendo que devemos fazer isto enquanto ainda não é tarde demais para prevenir os problemas de um mundo super povoado.
Se está superpovoado é uma polemica interminável, e por isto as razões que me fazem pensar assim dariam um post imenso,...ou vários.....
Conforme as coisas andarem....justifico melhor..... :)
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2005, 00:36:06 »
No caso do Brasil, se a população crescesse em progressão geométrica, e a capacidade do Estado de sutentar estas pessoas, crescesse a uma razão negativa (como é o que parece acontecer hoje), o controle de natalidade se faz totalmente nescessário.

Além do mais, basta dar uma olhada na História para checar todos os beneficios que o controle populacional pode trazer para um país, dos Eua à Romênia.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2005, 02:12:22 »
Eu acho que deveria haver um certtificado de pai/mãe... Antes de ter um filho o casal deveria se mostrar apto (psicologicamente) a tê-lo...

A nossa constituição não permite o controle de natalidade, mas acho que deveria haver um controle indireto da natalidade mais insistente (informação, distribuição de anticoncepcionais)... Continuo a ver famílias com quase uma dúzia de filhos, sem condições de criar nem um...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Controle de natalidade
« Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2005, 02:19:45 »
Citação de: Nigh†mare
Eu acho que deveria haver um certtificado de pai/mãe... Antes de ter um filho o casal deveria se mostrar apto (psicologicamente) a tê-lo...

O problema é que as pessoas mudam. Eu posso ser um no teste, amanhã posso ser outro.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2005, 03:30:09 »
Sim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2005, 05:03:38 »
Eu acho que deveria haver um certificado de pai/mãe... Antes de ter um filho o casal deveria se mostrar apto (psicologicamente) a tê-lo...

E tanto antes quando durante e depois deveria haver mecanismos de supervisão, de preferência voluntários.  Talvez algo similar ao que os psicanalistas fazem entre si.  MUITA gente tem filhos e mantém sua guarda sem ter a MÍNIMA condição.  Por vezes econômica, mais frequentemente moral ou mesmo emocional.  :?

A nossa constituição não permite o controle de natalidade, mas acho que deveria haver um controle indireto da natalidade mais insistente (informação, distribuição de anticoncepcionais)... Continuo a ver famílias com quase uma dúzia de filhos, sem condições de criar nem um...

Nossa constituição é esquizofrênica.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Controle de natalidade
« Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2005, 09:23:38 »
Sou a favor, como já deixei claro em outros tópicos. Vejo que sem um planejamento é complicado dar saúde, educação e moradia, não como cobrança ao governo, mas é difícil pros pais.

Outra coisa que percebo é a banalização da vida em locais onde existe um número muito grande de pessoas, como se a morte de um não fizesse tanta diferença.

Algo que não entendo, e que de certa forma fico revoltada é ver alguns médicos serem chamados de monstros por motivos incorretos, que é a esterilização. Já vi casos onde mulheres de uns 25 anos (com 10 filhos) foram esterilizadas, o médico foi chamado de carniceiro por ter atendido o pedido da mãe já de saco cheio tantos filhos. Os argumentos de alguns é que a mulher ainda é jovem e futuramente pode querer ter outros filhos. Paciência...ter 10 filhos naturais e querer mais filhos é loucura. Se ganhou na loteria pode muito bem adotar alguns.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Rhyan

• Visitante
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2005, 10:08:30 »
Não entendo como uma atitude que impede pobres que mal conseguem se auto-sustetarem ser fascista. Pobres que têm muitos filhos, que serão pobres e terão muitos filhos, que serão pobres...
Uma hora esse problema terá que ser resolvido.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2005, 10:52:38 »
Citação de: Rhyan
Não entendo como uma atitude que impede pobres que mal conseguem se auto-sustetarem ser fascista. Pobres que têm muitos filhos, que serão pobres e terão muitos filhos, que serão pobres...
Uma hora esse problema terá que ser resolvido.

Nos paises em que o crescimento populacional é mais alto, normalmente isto seria mais um fator de desequilibrio economico...se pobres tem muito mais filhos....mais aumenta o numero de pobres....enquanto isto se discute interminavelmente modelos economicos, sem levar em conta isto.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Controle de natalidade
« Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2005, 12:30:36 »
Citação de: PSYCHOCANDY
Já vi casos onde mulheres de uns 25 anos (com 10 filhos) foram esterilizadas, o médico foi chamado de carniceiro por ter atendido o pedido da mãe já de saco cheio tantos filhos.

Ué, mas isso não é um procedimento legal e autorizado? Quem é que chamou o médico de carniceiro?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2005, 12:49:44 »
Citação de: Luis Dantas
Eu acho que deveria haver um certificado de pai/mãe... Antes de ter um filho o casal deveria se mostrar apto (psicologicamente) a tê-lo...

E tanto antes quando durante e depois deveria haver mecanismos de supervisão, de preferência voluntários.  Talvez algo similar ao que os psicanalistas fazem entre si.  MUITA gente tem filhos e mantém sua guarda sem ter a MÍNIMA condição.  Por vezes econômica, mais frequentemente moral ou mesmo emocional.  :?

Acho que foi o Megabyte.... que disse ainda no forum da STR..... que há países em que para se ter um cachorro tem mais requerimentos do que se tem aqui para se ter um filho....

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2005, 13:50:22 »
nem contra nem a favor, depende do que o momento exigir. no brasil, sou favorável a leves esforços na contenção da taxa de natalidade.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Controle de natalidade
« Resposta #15 Online: 29 de Setembro de 2005, 14:06:33 »
Citação de: Partiti
Depende em qual grau, se é controle pessoal por escolha do casal, sim, sou à favor.

Agora quanto ao controle imposto sobre uma população, ou mais especificamente, sobre uma classe social, sou contra, principalmente no Brasil, principalmente neste momento.

Se for campanha de conscientização/educação, distribuição de anticoncepcionais e realizações de cirurgias para quem comprovadamente não pode pagar, em caráter absolutamente voluntário, tudo bem. Em relação a um controle imposto pelo Estado sou (radicalmente) contra também.
Who cares?

Offline Cara Estranho

• Nível 04
  • *
Controle de natalidade
« Resposta #16 Online: 29 de Setembro de 2005, 14:08:11 »
Acho que a melhor maneira de controlar o crescimento demográfico é através da máxima democratização da educação sexual e de métodos de controle de fecundidade (contraceptivos, esterilização e abortos voluntários). No entanto, sou contra qualquer prática governamental que dê ao Estado capacidade limitar a quantidade de filhos que uma família deseja ter, afinal isso ferirá o poder de escolha e a liberdade reprodutiva dos cidadãos... Se o governo fornece verdadeiramente as informações e produtos necessários para a conscientização da população, mesmo grande parte dos pouco instruídos poderia planejar suas famílias de modo mais responsável e ― o melhor de tudo ― independente.
Meu maracatu pesa uma tonelada!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Controle de natalidade
« Resposta #17 Online: 29 de Setembro de 2005, 14:13:15 »
Citação de: Agnostic

Se for campanha de conscientização/educação, distribuição de anticoncepcionais e realizações de cirurgias para quem comprovadamente não pode pagar, em caráter absolutamente voluntário, tudo bem. Em relação a um controle imposto pelo Estado sou (radicalmente) contra também.

é o que eu penso. mas como digo, cada coisa exige uma coisa. estivesse eu na diretoria do partidão chinês, não teria feito diferente (em relação à natalidade). a situação lá era alarmante, mesmo. hoje é a índia....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Controle de natalidade
« Resposta #18 Online: 29 de Setembro de 2005, 15:24:50 »
Citação de: cara estranho
Acho que a melhor maneira de controlar o crescimento demográfico é através da máxima democratização da educação sexual e de métodos de controle de fecundidade (contraceptivos, esterilização e abortos voluntários). No entanto, sou contra qualquer prática governamental que dê ao Estado capacidade limitar a quantidade de filhos que uma família deseja ter, afinal isso ferirá o poder de escolha e a liberdade reprodutiva dos cidadãos...

Então..... em outras palavras.... as pessoas podem gerar crianças para viver miseravelmente, sem as condições mínimas, desde que estejam conscientes do que estão fazendo?

Isso não me parece muito diferente de dizer que é errado abusar, violentar as crianças, então se faz um trabalho de conscientização... mas nada fazer contra a violência em si, fica sendo uma decisão particular dos pais.

Offline Cara Estranho

• Nível 04
  • *
Controle de natalidade
« Resposta #19 Online: 29 de Setembro de 2005, 15:34:11 »
Citação de: Danniel
Acho que a melhor maneira de controlar o crescimento demográfico é através da máxima democratização da educação sexual e de métodos de controle de fecundidade (contraceptivos, esterilização e abortos voluntários). No entanto, sou contra qualquer prática governamental que dê ao Estado capacidade limitar a quantidade de filhos que uma família deseja ter, afinal isso ferirá o poder de escolha e a liberdade reprodutiva dos cidadãos...

Então..... em outras palavras.... as pessoas podem gerar crianças para viver miseravelmente, sem as condições mínimas, desde que estejam conscientes do que estão fazendo?

Pessoas conscientes não gerariam filhos pra viver miseravelmente...
Meu maracatu pesa uma tonelada!

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Controle de natalidade
« Resposta #20 Online: 29 de Setembro de 2005, 16:08:54 »
Citação de: bruno
Citação de: Agnostic

é o que eu penso. mas como digo, cada coisa exige uma coisa. estivesse eu na diretoria do partidão chinês, não teria feito diferente (em relação à natalidade). a situação lá era alarmante, mesmo. hoje é a índia....

Sim. Na China, sendo uma notória exceção, o problema da superpopulação já deve ser um grave problema social público. Algo, digamos, "epidêmico". ;-)
Who cares?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Controle de natalidade
« Resposta #21 Online: 29 de Setembro de 2005, 16:20:48 »
Citação de: Danniel

Pessoas conscientes não gerariam filhos pra viver miseravelmente...

...o mesmo pode-se dizer de violência... no entanto, a violência contra a criança não deixa de ser crime por que a pessoa não considera que é, acha que tem que apanhar mesmo, que não faz mal, etc.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #22 Online: 29 de Setembro de 2005, 18:03:16 »

Isso aí... Cursos para pais... Poderia haver algum insentivo fiscal/financeiro para os participante... Dedução no I.R.; planos de saúde especias... Não sei... Algo a se pensar...

Nossa constituição é esquizofrênica.

Em certos pontos sim...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Setembro de 2005, 18:06:37 »
Incentivo para NÃO ter filhos? Tem que começar acabando com o salário família... Mas pra isso eles tem que estar empregados e de carteira assinada!!! :o

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 29 de Setembro de 2005, 18:10:14 »
Se alguém considera o salário-família incentivo para ter filhos, está precisando muito de ajuda...  :o
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!