Autor Tópico: A arte de se ter razão  (Lida 1618 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
A arte de se ter razão
« Online: 28 de Setembro de 2005, 23:36:27 »
Mais doído do que ouvir um oponente defender mal a idéia que combatemos é ouvir um aliado defender mal a idéia com a qual simpatizamos. Felizmente para a simetria dos debates, as patologias do raciocínio não tem preferência partidária, profissional, de gênero, credo religioso ou classe social. Vindas da direita ou da esquerda, de políticos ou professores, de religiosos ou ateus, as agressões à lógica são sempre golpes baixos.

Freqüentar a escola ajuda, mas não muito. A educação tradicional não imuniza contra as falácias e conclusões pouco científicas. Para isso é preciso treinamento no chamado "pensamento crítico" – o exercício de formar crenças a partir de observações e decisões racionais sobre a realidade.

Nesta breve resenha examinaremos dois livros que tratam do pensamento crítico e do método científico, cada qual a seu modo. O primeiro é recente. O Pensamento crítico e argumentação sólida, de Sergio Navega, foi lançado no mês passado. O segundo, Ciências versus pseudociências", de Paulo Lee, é de 2003, mas só agora teve a distribuição normalizada. Ambos são de interesse para o profissional de jornalismo e para o leitor educado que queira familiarizar-se com a matéria. Na verdade, são complementares e deveriam ser leitura obrigatória nos cursos de jornalismo e comunicação.

O artigo completo está em http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=347AZL004

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: A arte de se ter razão
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2005, 14:11:10 »
falácia não tem ideologia ou credo, mesmo.
o que gosto desse fórum (e também o que gostava no antigo fstr) é que, apesar de divergências ideológicas e até eventuais falácias que a gente solta, a coisa anda bem, limpa. não que sejamos exímios debatedores (não há debates formais aqui, mas em geral discussões mesmo), mas na maioria das vezes o bom senso predomina e a desonestidade é menos freqüente que em outros lugares.
para exemplificar o digo, é só vcs irem ver a maior parte de debates em comunidades do orkut ou mesmo em outros fóruns, talvez listas de discussões também.

a maioria aqui é familiarizada com falácias e tem uma noção de lógica, de modo que não encontramos posicionamentos tão extremos com freqüência.
vou dizer uma coisa, eu entrei no fstr já há alguns anos (acho que eu tinha uns 13), e posso dizer que aprendi a "pensar melhor" nesse tempo todo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Re.: A arte de se ter razão
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2005, 17:09:39 »
Citação de: bruno

a maioria aqui é familiarizada com falácias e tem uma noção de lógica, de modo que não encontramos posicionamentos tão extremos com freqüência.
vou dizer uma coisa, eu entrei no fstr já há alguns anos (acho que eu tinha uns 13), e posso dizer que aprendi a "pensar melhor" nesse tempo todo.

por falar no finado FSRT, lembro q levei um choque a primeira vez q entrei nele!
por vi q eu mesmo cometia inumeras falacias!
e q meu pensamento, apesar de ateu não era nada cetico!

com certeza aprendi muito no FSTR e ainda aprendo absurdos aqui!

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
A arte de se ter razão
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2005, 17:31:03 »
Quem aí topa mandar o artigo do Colucci pro e-mail do Olavo de Carvalho?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2005, 17:43:03 »
Pra que? Pro velho resmungão escrever um artigo de trocentas páginas pra não dizer nada e ofender o cara só de pirraça?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2005, 20:11:08 »
haha mandar um artigo do OI pro OdC? ele já vai iniciar dizendo que o OI é um antro de esquerdistas ressentidos... (a parte dos esquerdistas tem sua verdade, pelo menos).
e ainda chuto que ele fale do livro/ensaio/sei lá do schopenhauer, "como vencer um debate sem ter razão".
(eu acho engraçado gente do msm falando e falando do schopenhauer, sendo ele quem ele era. e sei que estou pressupondo uma falácia aqui, mas enfim...)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
A arte de se ter razão
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2005, 09:04:59 »
Acho que o Olavão iria sugerir para voces o livro "como ganhar um debate, sem ter razão" de  Schopenhauer (se não me engano).
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2005, 10:29:05 »
"como ganhar um debate, sem ter razão"

Qual é a desse livro? Suponho que não se resume ao que o título sugere. Ou é apenas um livro sobre retórica?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
A arte de se ter razão
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2005, 14:33:32 »
Citação de: hugo
Acho que o Olavão iria sugerir para voces o livro "como ganhar um debate, sem ter razão" de  Schopenhauer (se não me engano).

sim. o engraçado é que citam o livro o tempo todo, pra acusar as falácias no adversário, mas eles mesmos fazem uso das "instruções" de schop....

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Re.: A arte de se ter razão
« Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2005, 08:52:53 »
Citação de: Marcelo Terra
"como ganhar um debate, sem ter razão"

Qual é a desse livro? Suponho que não se resume ao que o título sugere. Ou é apenas um livro sobre retórica?

É um livro que todos os céticos deveriam ter lido... ou deveriam ler...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!