Autor Tópico: Gorila também usa ferramentas, revelam observações na África  (Lida 864 vezes)

APODman

• Visitante
Gorila também usa ferramentas, revelam observações na África
« Online: 30 de Setembro de 2005, 05:36:36 »

Uma injustiça acaba de ser reparada em relação a um dos parentes mais próximos da humanidade. Acusados de serem fortes demais para precisar quebrar a cabeça e desenvolver ferramentas, os gorilas parecem, sim, ter essa habilidade. Eles desenvolveram "cajados" e "pinguelas" para atravessar terrenos pantanosos na África, dizem primatologistas.
O estudo, coordenado por Thomas Breuer, da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva (Alemanha), flagrou duas fêmeas usando o instrumento. É a primeira vez que esse tipo de comportamento é observado em gorilas selvagens.
O estudo sobre o tema, publicado na revista científica de acesso gratuito "PLoS Biology" (www.plosbiology.org), foi feito em Mbeli Bai, floresta pantanosa do norte do Congo. Tudo começou quando Leah, uma fêmea adulta, se viu diante de uma lagoa rasa onde os elefantes costumavam beber água. Leah queria atravessar e entrou na lagoa, mas, quando percebeu que a água chegava até a sua cintura, voltou para a beirada. Viu um galho sem folhas com uns 2 cm de largura e 1 m de comprimento diante de si e o agarrou, voltando para a água.

Em posição ereta, como uma pessoa, ela usou o galho para se apoiar e para testar o fundo da lagoa e avançou uns 10 m na água, até que seu bebê começou a chorar e ela voltou para a beirada, largando o cajado n'água.

Já Efi, outra "moça", transformou um galho em instrumento multi-uso: os pesquisadores viram-na usá-lo como apoio para catar ervas aquáticas que ela comeu, e também como "ponte" para cruzar terreno pantanoso.
"É uma descoberta realmente impressionante", disse Breuer em comunicado oficial. "O uso de ferramentas entre grandes macacos selvagens nos dá idéias valiosas sobre a evolução da nossa própria espécie e sobre as capacidades deles." Até hoje, havia evidências abundantes de uso de ferramentas em dois outros grandes macacos, os chimpanzés e orangotangos. Curiosamente, as fêmeas também parecem ser muito importantes na "descoberta" e "ensino" dessas técnicas entre eles.

Com a força descomunal dos gorilas, achava-se que eles não precisavam de instrumentos porque processam alimentos com as próprias mãos -mas, como se vê, o uso pode ganhar outras facetas. A população dos bichos na região estudada é densa, o que ajudaria na transmissão cultural das técnicas, diz o estudo. (RJL)

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe3009200502.htm

[ ]´s

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re.: Gorila também usa ferramentas, revelam observações na Á
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2005, 10:39:56 »
Eu ja sabia disso, eu vi na teve, num "documentário" chamado "George- O rei da floresta"... :D
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2005, 12:58:09 »
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2005, 16:27:13 »
Muito 10!

Acabei de ver as fotos no BandNews.

Offline Pensador Amazonense

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2005, 17:22:03 »
Ellen White já dizia, muito antes que isso virasse moda, que os animais por vezes são quase humanos em seu comportamento.

Um caso que ouvi recentemente me impressionou muito. Mas como não me lembro de todos os detalhes, não irei explicar. Mas tinha a ver com bois que adivinhavam o dia em que haveria abate. Nesse dia eles resistiam a fazer algo que faziam todos os dias, que era serem recolhidos ao curral. (Mais ou menos isso.)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Gorila também usa ferramentas, revelam observações
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2005, 17:26:09 »
Citação de: Pensador Amazonense
Mas tinha a ver com bois que adivinhavam o dia em que haveria abate. Nesse dia eles resistiam a fazer algo que faziam todos os dias, que era serem recolhidos ao curral. (Mais ou menos isso.)

Conheci e convivi com pessoas que viviam disso e nunca ouvi falar em nada parecido com isso. Me desculpe se reluto em aceitar essa afirmativa como factual.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2005, 17:35:35 »
Um caso que ouvi recentemente me impressionou muito. Mas como não me lembro de todos os detalhes, não irei explicar. Mas tinha a ver com bois que adivinhavam o dia em que haveria abate. Nesse dia eles resistiam a fazer algo que faziam todos os dias, que era serem recolhidos ao curral. (Mais ou menos isso.)

Também sou do interior e nunca ouvi nenhum relato parecido.

Teria que ter uma rotina certa para que os bois aprendessem o padrão.

Vacas não são estúpidas. Por exemplo, elas sabem mais ou menos o horário em que vão ser ordenhadas e já vão pra perto do local correto. Elas gostam da ordenha pq tira parte do leite, que se não é ordenhado causa dor no úbere e durante a ordenha recebem alimento saboroso.  :D

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2005, 17:36:05 »

Isso pode ser porque as pessoas que abatem eles vêem  esse momento de outra forma, assim supoem que eles estão resistindo, mas se olhassem bem, perceberiam que são assim todos os dias.

APODman

• Visitante
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2005, 23:18:31 »
Ellen White já dizia, muito antes que isso virasse moda, que os animais por vezes são quase humanos em seu comportamento.

A titia Ellen devia ser fã de Darwin !   :lol:

Mas não precisa ser profeta para as vezes se assombrar com a similaridade comportamental entre certos animais e os humanos.

[ ]´s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!