Autor Tópico: Curiosidade  (Lida 4414 vezes)

Offline Pensador Amazonense

• Nível 10
  • *
Curiosidade
« Online: 30 de Setembro de 2005, 14:54:11 »
Olá

Uma coisa que me causa um certo espanto, mas principalmente muita curiosidade, é o fato da música rock, principalmente em sua vertente heavy metal, ter um domínio tão absoluto nos fóruns céticos. O pessoal só fala nisso! Discutem sobre rock progressivo, metal não sei o quê, folk rock, gothic, e mais uma infinidade de rótulos. (Eu ignoro o significado de todos eles. Se os posts viessem acompanhados de links com arquivos mp3 das músicas ou bandas citadas ficaria muito mais fácil eu me situar.) É como se outros tipos de música não existissem! :shock:

No fórum Religião É Veneno tem bem uns 10 foristas cujo nick são nomes de bandas de rock. Eu demorei bastante para perceber isso, pois não notei que os avatares em geral eram capas de discos. Não percebi que eram nomes de bandas de rock porque nunca tinha ouvido falar de nenhuma delas. Aí me pergunto qual seria a razão de tamanho predomínio. Fico sem saber que relação devo fazer. É a população jovem cuja maioria prefere o rock? Ou é a parcela mais abastada da população, que tem acesso à internet? Ou seria ainda o fato de serem brancos? Ou tem alguma coisa a ver com os ateus especificamente? Enfim, o que está influenciando mais: a idade (não creio), a classe social, a etnia ou o ateísmo? Acho que deva ser a etnia.

Mas que é intrigante é. Há tantas opções por aí. O que não falta são opções. Há música dance, techno, hip hop, etc, só para ficar na música eletrônica. (Sobre as quais nunca li nenhum comentário.) Há ainda o pop, com inegável predomínio na mídia e nas vendagens. O sertanejo, o forró, a MPB, o pagode (eca!!!!!), o funk (eca de novo), o brega, o rap, o calypso, toadas de boi, pop internacional, jazz, samba, chorinho, gospel, etc. Sem falar na inigualável música clássica. Então, porque tamanha concentração num único gênero? (Ou subgênero, se considerarmos o metal um subgênero do rock.) Ou, se os foristas curtem vários gêneros, porque cultuam um único entre eles? Aí é que começo a desconfiar que esse fervor possa ter alguma relação com o ateísmo.

• Nível 10
  • *
Re.: Curiosidade
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2005, 14:58:25 »
Uma vez abriram um tópico no RéV para falar de bandas de rock. Teve neguinho que conseguiu citar bem umas cinqüenta. A maioria deu conta de citar umas 20. Impressiona tamanha fidelidade.

(Se bem que eu seria capaz de citar um número equivalente de compositores de música erudita os quais aprecio.)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2005, 14:59:47 »
Eu não costumo gostar o que o pessoal escuta por aqui. Gosto bastante de Hardcore e de Punk Rock, embora esses estilos sejam bem pouco conhecidos. O Rhyan e o Partiti também parecem ter gosto por Punk, ó que, como eu, não falam muito disso. Devem haver mais...

Gosto também de música clássica e de música gaúcha.

Bem, eu citei o que eu conheço. Mas eu não nego o valor de um Tom Jobim, Vinícius de Morais, ou de outras coisas mais conhecidas. Reconheço que há sambas bons também. Mas acho que a coisa mais pop da qual eu acho interessante (musicalmente) é Bryan Adams... hehehe

Também gosto de trilhas sonoras de filmes, games ou de animes.

Não sou muito apegado a estilos, nem dou bola para isso, o que o meu ouvido gostou, é o que eu considero legal, não importa o estilo.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2005, 15:06:34 »
É o caso de sair fazendo enquetes nos fóruns céticos.

Mas tem um fator que você não levou em consideração, pelo menos pelo que tenho observado os apreciadores de heavy-metal e aparentados( :hihi: ) fazem questão de declarar suas preferências, com nicks e camisetas. Não é comum ver alguém com camisas de sertanejo, pagode, MPB, etc... a predominancia dessa preferencia é de rock e pop, com maior predominancia do rock pesado e derivados. Talvez essa sua impressão esteja ligada a isso.

Provavelmente um "metaleiro" deve ter maior probabilidade de, no mínimo, não ser religioso devido às temáticas e imagens que essas bandas usam. É difícil encontrar um protestante que goste de metal, ou que pelo menos mantenham esses hábitos após a conversão. Existem, conheci uns poucos mas devem ser minoria e provavelmente não usarão nicks e avatares dessas bandas, o que pareceria idolatria, condenada por eles.

As coisas devem ser em função dessas coisas que citei acima. Os públicos de jazz e clássica são uma minoria, bem minoria mesmo, portanto é esperando encontrar poucos deles mesmo. E dificilmente você vai encontrar um fã radical de Glass ou Mozart, com camisetas e fazendo questão de usar nicks e avatares desses artistas. hehehe

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2005, 15:06:55 »
Citação de: Fernando
Não sou muito apegado a estilos, nem dou bola para isso, o que o meu ouvido gostou, é o que eu considero legal, não importa o estilo.

Também sou assim. Costumo dizer que tolero todo tipo de música (exceto pagode e alguns outros), e que a diferença é que algumas músicas eu tolero por mais tempo que outras! :hihi:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2005, 15:08:35 »
Música Clássica é apreciada por muita gente, nesses fóruns é difícil voce encontrar alguém que não goste. Quanto ao Jazz e ao Blues, contanto que seja algo mais clássico, eu curto.

O Leo do RV é viciado em MPB.

• Nível 10
  • *
Re: Re.: Curiosidade
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2005, 15:11:28 »
Citação de: Marcelo Terra
É o caso de sair fazendo enquetes nos fóruns céticos.

Mas tem um fator que você não levou em consideração, pelo menos pelo que tenho observado os apreciadores de heavy-metal e aparentados( :hihi: ) fazem questão de declarar suas preferências, com nicks e camisetas. Não é comum ver alguém com camisas de sertanejo, pagode, MPB, etc... a predominancia dessa preferencia é de rock e pop, com maior predominancia do rock pesado e derivados. Talvez essa sua impressão esteja ligada a isso.

Provavelmente um "metaleiro" deve ter maior probabilidade de, no mínimo, não ser religioso devido às temáticas e imagens que essas bandas usam. É difícil encontrar um protestante que goste de metal, ou que pelo menos mantenham esses hábitos após a conversão. Existem, conheci uns poucos mas devem ser minoria e provavelmente não usarão nicks e avatares dessas bandas, o que pareceria idolatria, condenada por eles.

Boa análise, Marcelo!

Citação de: Marcelo Terra
As coisas devem ser em função dessas coisas que citei acima. Os públicos de jazz e clássica são uma minoria, bem minoria mesmo, portanto é esperando encontrar poucos deles mesmo. E dificilmente você vai encontrar um fã radical de Glass ou Mozart, com camisetas e fazendo questão de usar nicks e avatares desses artistas. hehehe

Definitivamente o Beethoven é uma exceção!! :lol:

Exceção quádrupla: é jovem, gosta de música clássica, é ostensivo quanto à preferência, e ainda é cético.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2005, 17:14:28 »
não gosto de heavy metal...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2005, 17:17:25 »
Também não gosto muito.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2005, 17:18:34 »
eu tb não...

gosto de rock!

Offline Ruy

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2005, 17:18:44 »
Bem... Eu sou um exemplo.

Escuto rock desde quando me entendo por gente. Meu pai adora pink floyd, led zeppelin, deep purple, etc...
Eu particularmente gosto destas bandas e algumas outras de heavy metal e suas vertentes.
Mas não sou destes que somente escutam rock... Gosto de um bom blues, jazz, bossa nova e música clássica.
Onde houver fé, que eu leve a dúvida...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2005, 17:35:37 »
Sou o esteriótipo perfeito.
Curto exatas e heavy metal. A única pequena diferença pro esteriótipo é que uso poucas vezes camisa de banda, e já não mais tenho cabelo grande.

Não sei dizer a causa, mas quem me mostrou o heavy metal também me mostrou o ateísmo, se serve de pista...  :P

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2005, 18:08:51 »
Citação de: bruno
não gosto de heavy metal...

Nem eu.

Karl Rove

• Visitante
Curiosidade
« Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2005, 19:51:48 »
Música tem muito de ideologia, mas não se pode confundir as coisas.

O metaleiro em geral é que não é cristão, mas nada impede o cristão de curtir um metal apenas pela música, e não pelo conteúdo comum a quase todas elas.

Existe até uma sub-vertente do heavy metal que se dedica exclusivamente a compor músicas cristãs, o chamado "white metal".

Pessoalmente eu não gosto nada de metal. Excetuando os pioneiros Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC, Rainbow, Blue Cheers, Blue Oyster Cult, Cromagnon, e outros, que na verdade seriam mais vinculados ao que se convencionou rotular Hard Rock, a partir da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal), movimento que marcou a ascenção do metal propriamente dito, não gosto de nada, acho de péssimo gosto as letras, a música, o figurino, as capas dos discos, as declarações dos artistas, os pseudo-virtuosismos, os pseudo-pactos-com-o-diabo e etc etc. Mas tem muita gente que gosta disso.

No meu caso, eu sou mais interessado em música vanguardista, música erudita moderna (e também da clássica), música eletrônica (aqui com bastante critério), blues e rock em geral. Também gosto muito de vários estilos de Jazz.

Não dá para formatar a pessoa por seu gosto musical ou por sua ideologia. Ainda mais quando se trata de uma pequena parte da crença daquela pessoa, como no caso é o ateísmo, que significa apenas a descrença num deus qualquer.

Offline Mr. Crowley

• Nível 21
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2005, 20:30:03 »
eu gosto... mas prefiro o bom e velho rock'n roll
Salve o Corinthians, o campeão dos campeões
Eternamente, dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians, de tradições e glórias mil
Tu és orgulho, dos desportistas do Brasil
...

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2005, 20:45:55 »
Gosto de blues (com guitarra), jazz, rock (mais clássico) e algo de doom metal.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2005, 21:13:47 »
Eu tenho uma banda de Classic Rock e duas de heavy
Gosto dos dois estilos primordialmente
Gosto tb de MPB e de música clássica, mas não é a mesma coisa, não é o tipo de som que eu ponho pra ouvir, mas escuto e falo que é bom quando escuto

Agora, axé, sertanojo, pagode, etc etc = LIXO

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2005, 23:11:01 »
Eu gosto de Rogério Skylab. Em que categoria eu me encaixo?

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Outubro de 2005, 08:17:26 »
Acho q mpb under-under-underground
Perto do Arrigo...

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 01 de Outubro de 2005, 09:32:17 »
Eu não gosto de Heavy Metal, nunca gostei.  E não entendo nada das bandas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Outubro de 2005, 10:02:34 »
Citação de: OldSkull
Eu tenho uma banda de Classic Rock e duas de heavy
Gosto dos dois estilos primordialmente
Gosto tb de MPB e de música clássica, mas não é a mesma coisa, não é o tipo de som que eu ponho pra ouvir, mas escuto e falo que é bom quando escuto

Agora, axé, sertanojo, pagode, etc etc = LIXO

tudo tem sua ocasião. tem ocasião em que desce bem um pagodinho, um sertanejo, até um axé.
a única coisa que não consegui tolerar , definitivamente, até hoje, é o funk.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #21 Online: 01 de Outubro de 2005, 14:33:21 »
Não curto metal. No máximo algumas bandas mais pesadinhas como Marilyn Manson, Tristania, Within Temptation, Rammstein, Nine inch Nails e Type O'negative, ou seja...nesse estilo estou mais pro lado doom e gótico que pro metal. Mas no geral gosto de Britrock, em música, não conheço nada melhor que os britânicos.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Outubro de 2005, 16:23:17 »
hehe, até hoje eu lembro, não faz muito tempo..... estava "zapeando" pelas músicas no winamp no modo "shuffle", e passou de "primavera" de Vivaldi para "dogs of war" do Motorhead... antes disso nunca estive muito consciente de ser consideravelmente eclético... hehehe  8-)

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #23 Online: 01 de Outubro de 2005, 17:22:24 »
Citação de: Danniel
hehe, até hoje eu lembro, não faz muito tempo..... estava "zapeando" pelas músicas no winamp no modo "shuffle", e passou de "primavera" de Vivaldi para "dogs of war" do Motorhead... antes disso nunca estive muito consciente de ser consideravelmente eclético... hehehe  8-)

Isso não se compara a vez em que eu estava escutando o mp3 da minha ex-namorada.

De Autobahn do Kraftwerk, entra Foto na estante, do Babado Novo.  :?

Offline Mr. Crowley

• Nível 21
  • *
Curiosidade
« Resposta #24 Online: 01 de Outubro de 2005, 17:40:02 »
se bem que festa no apê é uma ótima música :)
Salve o Corinthians, o campeão dos campeões
Eternamente, dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians, de tradições e glórias mil
Tu és orgulho, dos desportistas do Brasil
...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!