Música tem muito de ideologia, mas não se pode confundir as coisas.
O metaleiro em geral é que não é cristão, mas nada impede o cristão de curtir um metal apenas pela música, e não pelo conteúdo comum a quase todas elas.
Existe até uma sub-vertente do heavy metal que se dedica exclusivamente a compor músicas cristãs, o chamado "white metal".
Pessoalmente eu não gosto nada de metal. Excetuando os pioneiros Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC, Rainbow, Blue Cheers, Blue Oyster Cult, Cromagnon, e outros, que na verdade seriam mais vinculados ao que se convencionou rotular Hard Rock, a partir da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal), movimento que marcou a ascenção do metal propriamente dito, não gosto de nada, acho de péssimo gosto as letras, a música, o figurino, as capas dos discos, as declarações dos artistas, os pseudo-virtuosismos, os pseudo-pactos-com-o-diabo e etc etc. Mas tem muita gente que gosta disso.
No meu caso, eu sou mais interessado em música vanguardista, música erudita moderna (e também da clássica), música eletrônica (aqui com bastante critério), blues e rock em geral. Também gosto muito de vários estilos de Jazz.
Não dá para formatar a pessoa por seu gosto musical ou por sua ideologia. Ainda mais quando se trata de uma pequena parte da crença daquela pessoa, como no caso é o ateísmo, que significa apenas a descrença num deus qualquer.