Autor Tópico: Comunidade indiscritível  (Lida 1851 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Comunidade indiscritível
« Online: 04 de Outubro de 2005, 22:55:02 »

Offline Pensador Amazonense

• Nível 10
  • *
Re.: Comunidade indiscritível
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2005, 13:57:41 »
Fernando, é "indescritível. Indescritível vem de "descrever", logo, é com "e".

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2005, 14:03:30 »
Caramba! Como ele conseguiu isso? :shock:  :shock:  :shock:  :shock:  :shock:  :shock:

Mas que é engraçado, é! :lol:

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2005, 14:08:13 »
Impossível ler naquela letra grande! :D

Talvez agora eu consiga.

EU ODEIO NOMES GRANDES DE COMUNIDADES NO ORKUT, PORQUE ACHO QUE SÃO UMA COISA MUITO IDIOTA QUE AS PESSOAS QUE NAO TEM MAIS NADA PRA FAZER FAZEM! UMA COMPLETA FALTA DE RESPEITO COM OS USUÁRIOS, ACHO QUE ISSO DEVERIA SER PROIBIDO INCLUSIVE... E GOSTARIA MUITO QUE TODOS ENTRASSEM AQUI E OPINASSEM SOBRE O QUE VOCES ACHAM DE NOMES GRANDES DE COMUNIDADES AQUI NO ORKUT.... VAMOS VER SE ENFIM, CONSEGUIREMOS ACABAR COM ISSO TUDO DE UMA VEZ POR TODAS! VAMOS LA!! FIM DE NOMES EXTREMAMENTE LONGOS DE COMUNIDADES JA! VAMOS TODOS JUNTOS CANTAR O NOSSO MAGNIFICO HINO NACIONAL BRASILEIRO PARA LUTAR CONTRA ISSO! VAMOS LA: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas \ De um povo heróico o brado retumbante \ E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, \ Brilhou no céu da Pátria nesse instante. \ Se o penhor dessa igualdade \ Conseguimos conquistar com braço forte, \ Em teu seio, ó Liberdade, \ Desafia o nosso peito à própria morte! \ Ó Pátria amada, \ Idolatrada, \ Salve! Salve! \ Brasil, de um sonho intenso, um raio vívido \ De amor e de esperança à terra desce, \ Se em teu formoso céu, risonho e límpido, \ A imagem do Cruzeiro resplandece. \ Gigante pela própria natureza, \ És belo, és forte, impávido colosso, \ E o teu futuro espelha essa grandeza! \ Terra adorada \ Entre outras mil, \ És tu, Brasil, \ Ó Pátria amada! \ Dos filhos deste solo és mãe gentil, \ Pátria amada, \ Brasil! \ II \ Deitado eternamente em berço esplêndido, \ Ao som do mar e à luz do céu profundo, \ Fulguras, ó Brasil, florão da América, \ Iluminado o sol do Novo Mundo! \ Do que a terra mais garrida \ Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; \ Nossos bosques têm mais vida, \ Nossa vida no teu seio mais amores. \ Ó Pátria amada, \ Idolatrada \ Salve! Salve! \ Brasil, de amor eterno seja símbolo \ O lábaro que ostentas estrelado, \ E diga o verde-louro desta flâmula: \ Paz no Futuro e glória no Passado! \ Mas se ergues da justiça a clava forte, \ Verás que um filho teu não foge à luta, \ Nem teme quem te adora a própria morte! \ Terra adorada \ Entre outras mil, \ És tu, Brasil, \ Ó Pátria amada! \ Dos filhos deste solo és mãe gentil, \ Pátria amada, \ Brasil! E PARA OS FAS DE LEGIAO URBANA AQUI VAI UMA MUSICA CURTINHA: Não tinha medo o tal João de Santo Cristo \ Era o que todos diziam quando ele se perdeu \ Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda \ Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu \ Quando criança só pensava em ser bandido \ Ainda mais quando com tiro de soldado o pai morreu \ Era o terror da cercania onde morava \ E na escola até o professor com ele aprendeu \ Ia pra igreja só prá roubar o dinheiro \ Que as velhinhas colocavam na caixinha do altar \ Sentia mesmo que era mesmo diferente \ Sentia que aquilo ali não era o seu lugar \ Ele queria sair para ver o mar \ E as coisas que ele via na televisão \ Juntou dinheiro para poder viajar \ E de escolha própria escolheu a solidão \ Comia todas as menininhas da cidade \ De tanto brincar de médico aos doze era professor \ Aos quinze foi mandado pro reformatório \ Onde aumentou seu ódio diante de tanto terror \ Não entendia como a vida funcionava \ Descriminação por causa da sua classe e sua cor \ Ficou cansado de tentar achar resposta \ Comprou uma passagem foi direto a Salvador \ E lá chegando foi tomar um cafezinho \ E encontrou um boiadeiro com quem foi falar \ E o boiadeiro tinha uma passagem \ Ia perder a viagem mas João foi lhe salvar: \ Dizia ele - Estou indo pra Brasília \ Nesse país lugar melhor não há \ Tô precisando visitar a minha filha \ Eu fico aqui e você vai no meu lugar \ E João aceitou sua proposta \ E num ônibus entrou no Planalto Central \ Ele ficou bestificado com a cidade \ Saindo da rodoviária viu as luzes de natal \ - Meu Deus mas que cidade linda! \ No Ano Novo eu começo a trabalhar \ Cortar madeira aprendiz de carpinteiro \ Ganhava TRÊS mil pro mês em Taguatinga \ Na sexta feira ia pra zona da cidade \ Gastar todo o seu dinheiro de rapaz trabalhador \ E conhecia muita gente interessante \ Até um neto bastardo do seu bisavô \ Um peruano que vivia na Bolívia \ E muitas coisas trazia de lá \ Seu nome era Pablo e ele dizia \ Que um negócio ele ia começar \ E Santo Cristo até a morte trabalhava \ Mas o dinheiro não dava pra ele se alimentar \ E ouvia às sete horas o noticiário \ Que dizia sempre que o seu ministro ia ajudar \ Mas ele não queria mais conversa \ E decidiu que como Pablo ele ia se virar \ Elaborou mais uma vez seu plano santo \ E sem ser crucificado a plantação foi começar \ Logo, logo os maluco da cidade \ Souberam da novidade \ - Tem bagulho bom ai! \ E João de Santo Cristo ficou rico \ E acabou com todos os traficantes dali \ Fez amigos, freqüentava a Asa Norte \ Ia prá festa de Rock prá se libertar \ Mas de repente \ Sob uma má influência dos boyzinhos da cidade \ Começou a roubar \ Já no primeiro roubo ele dançou \ E pro inferno ele foi pela primeira vez \ Violência e estupro no seu corpo \ - Vocês vão ver, eu vou pegar vocês! \ Agora Santo Cristo era bandido \ Destemido e temido no Distrito Federal \ Não tinha nenhum medo de polícia \ Capitão ou traficante, Playboy ou general \ foi quando conheceu uma menina \ E de todos os seus pecados ele se arrependeu \ Maria Lúcia era uma menina linda \ E o coração dele prá ela o Santo CrIsto prometeu \ Ele dizia que queria se casar \ E carpinteiro ele voltou a ser \ - Maria Lúcia eu pra sempre vou te amar \ E um filho com você eu quero ter \ O tempo passa \ E um dia vem na porta um senhor de alta classe com dinheiro na mão \ E ele faz uma proposta indecorosa \ E diz que espera uma resposta, uma resposta de João \ - Não boto bomba em banca de jornal \ Nem em colégio de criança \ Isso eu não faço não \ E não protejo general de dez estrelas \ Que fica atrás da mesa com o cú na mão \ E é melhor o senhor sair da minha casa \ Nunca brinque com um peixe de ascendente escorpião \ Mas antes de sair, com ódio no olhar \ O velho disse: \ - Você perdeu a sua vida, meu irmão! \ - Você perdeu a sua vida, meu irmão! \ - Você perdeu a sua vida, meu irmão! \ Essas palavras vão entrar no coração! \ - Eu vou sofrer as conseqüências como um cão. \ Não é que o Santo Cristo estava certo \ Seu futuro era incerto \ E ele não foi trabalhar \ Se embebedou e no meio da bebedeira \ Descobriu que tinha outro trabalhando em seu lugar \ Falou com Pablo que queria um parceiro \ Que também tinha dinheiro e queria se armar \ Pablo trazia o contrabando da Bolívia \ E Santo Cristo revendia em Planaltina \ Mas acontece que um tal de Jeremias \ Traficante de renome apareceu por lá \ Ficou sabendo dos planos de Santo Cristo \ E decidiu que com João ele ia acabar. \ Mas Pablo trouxe uma Winchester 22 \ E Santo Cristo já sabia atirar \ E decidiu usar a arma só depois \ Que Jeremias começasse a brigar \ Jeremias maconheiro sem vergonha \ Organizou a Roconha e fez todo mundo dançar \ Desvirginava mocinhas inocentes \ E dizia que era crente mas não sabia rezar \ E Santo Cristo há muito não ia pra casa \ E a saudade começou a apertar \ - Eu vou me embora, eu vou ver Maria Lúcia \ Já tá em tempo de a gente se casar \ Chegando em casa então ele chorou \ E pro inferno ele foi pela segunda vez \ Com Maria Lúcia Jeremias se casou \ E um filho nela ele fez \ Santo Cristo era só ódio pro dentro \ E então o Jeremias prum duelo ele chamou \ - Amanhã, as duas horas na Ceilândia \ Em frente ao lote 14 que é pra lá que eu vou \ E você pode escolher as suas armas \ Que eu acabo mesmo com você, seu porco traidor \ E mato também Maria Lúcia \ Aquela menina falsa pra quem jurei o meu amor \ Santo Cristo não sabia o que fazer \ Quando viu o repórter da televisão \ Que deu a notícia do duelo na TV \ Dizendo a hora o local e a razão \ No sábado, então as duas horas \ Todo o povo sem demora \ Foi lá só pra assistir \ Um homem que atirava pelas costas \ E acertou o Santo Cristo \ E começou a sorrir \ Sentindo o sangue na garganta \ João olhou as bandeirinhas \ E o povo a aplaudir \ E olhou pro sorveteiro \ E pras câmeras e agentes da TV que filmava tudo ali \ E se lembrou de quando era uma criança \ E de tudo o que viveu até ali \ E decidiu entrar de vez naquela dança \ - Se a via-crucis virou circo, estou aqui. \ E nisso o sol cegou seus olhos \ E então Maria Lúcia ele reconheceu \ Ela trazia a Winchester 22 \ A arma que seu primo Pablo lhe deu \ - Jeremias, eu so homem. Coisa que você não é \ E não atiro pelas costas, não. \ Olha pra cá filha da puta sem vergonha \ Dá uma olhada no meu sangue \ E vem sentir o teu perdão \ E Santo Cristo com a Winchester 22 \ Deu cinco tiros no bandido traidor \ Maria Lúcia se arrependeu depois \ E morreu junto com João, seu protetor \ O povo declarava que João de Santo Cristo \ Era santo porque sabia morrer \ E a alta burgesia da cidade não acreditou na história \ Que eles viram da TV \ E João não conseguiu o que queria \ Quando veio pra Brasília com o diabo ter \ Ele queria era falar com o presidente \ Pra ajudar toda essa gente que só faz \ Sofrer CONTO COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS GALERA... USEM E ABUSEM DOS TOPICOS! COMUNIDADE COM O MAIOR NOME DO ORKUT!!! Sim essa é a comunidade com maior nome do orkut. Obs.: No Ctrl + C, Ctrl + V anymore ^^, não adianta vir com links de outras comunidades pois essa sempre irá quebrar o record. Você deve estar se perguntando... como que eu consegui fazer isso... eu tenho certeza absoluta, mas tem um jeito muito fácil de você descobrir, da uma procurada no Google, lá voce pode encontrar respostas para varias perguntas do tipo: qual melhor site de busca: google, cadê, altavista, yahoo, ou uns otrus la. Qual é o melhor provedor: terra, globo, ibest, ubbi, pop, gvt, brturbo, uol, aol, bol, ig. Qual carro vc prefere: Santana, Vectra, f1000, s10, fox, ka, opala, maveco, monza, chevet, fusca, bmw, porshe, lamborguini, Ferrari morcielago, jaguar, variant, Belina, gol, palio, fiesta, corsa sedam e hatch, premio, siena, clio, pegeout 206, Peugeot 207, Peugeot 307, senic, xsara Picasso, parati, blazer, dragster, bora, golf, Passat, gol chalerinha, verssalles, crisler, new beatle, corcel, ranger, crossfox, Kombi, besta, tauner, topic, microônibus, caminhão titan, Suzuki, kawasaki, yamahaa. Ou talvez qual o melhor celular: 1220, 12211, 6025, 8150, lg champ ou starshot, ericcson, siemens, motorola, ou znt, ou ainda qual esport prefere: futebol, vôlei, basket, handbol, 100m, 200m, 4x400m, 100m borboleta, 100m costas, 50m livre, saltos ornamentais, salto sobre o cavalo, argolas, barras paralelas, ginástica de solo, trave, punhobol, boliche, golf, baseball, futebol americano, hockey, patinação, canoagem, pólo aquático, equitação, maratona, marcha atlética. Ou tbm, qual melhor refrigerante: pepsi, coca-cola, fruki, fanta uva, fanta laranja, challé, manu, bonanza, sprite, teen...qual seu jogador preferido: tinga, nilmar, Roger, tevez, mascherano, marques, Souza, Alex Alves, Alex dias, clemer, André, Lucio, fumagali, Marcelinho carioca, vampeta, ricardinho, giovani, robinho, ronaldinho, fenômeno, Julio Baptista, gutti, salgado, schiavi, gugliamipietro, schevshenko, kaka, rooney, owen, lampard, beckam, Dagoberto, Fred, Leandro, tuta, petckovit, Jorge Wagner, Anderson, galatto, jeorge mute, jeorge Lucas, cagna, schmit, Bosco, danrlei, abondanzieri, patiño, lux, renteria, Rafael sóbis, Alexandre Lopez, índio, Junior, amoroso, cicinho, rogério ceni, Danilo, galego, pena, França, Daniel carvalho, roque jr, dida, dininho, Marcinho, robgol, balão, Cléber, Gabriel, geilson, Diego, Diogo, leo gamalho, dodô, jardel, Paulo Bayer, vieri, crespo, finazzi, fernandao, Antonio Carlos, falcão, traverso, Palermo, oerman, Frank, recoba, Bruno, elton, papa, Gustavo, diaz, saviola, Jonathan, viola, Cristiano Ronaldo, scholes, Gilberto, Juninho paulista, Mossoró, Wellington, washinton, dimba. E naum saindo du futebol, qual o melhor técnico: Vanderlei Luxemburgo, Carlos Bianchi, murici ramalho, Marcio bitencourt, gallo, mano Menezes, Celso roth, Andrade, Abel Braga, Joel Santana, Helio dos anjos... (por falar em Google, alguém ja viu o Google Undergound Blog? Não viu? Não sabia? Então entre aqui: www.undergoogle.com.br, ou aqui http://undergoogle.blogspot.com/, um bloguezinho rox sobre o Google), continuando, pode procurar no Yahoo!, Ask Jeves, Lycos, Altavista, MSN, Cade?, pode ter certeza que você encontra. Ta certo que você achou essa comunidade muito inútil, que ela não serve pra nada... mas pense pelo lado bom... você irá fazer parte da comunidade com maior nome do orkut, sim ela é a mais maior de grande ^^, ah, se você gosta de jogos, ja jogou Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic the Hedgehog 3, Sonic & Knukles, Sonic 2 & Knukles, Sonic 3 & Knukles, Sonic 3D Blast, Sonic R, Sonic Adventure, Sonic Adventure 2, Sonic Adventure Battle, Sonic Shuffle, Sonic Adventure DX, Sonic Heroes, Sonic Gems, Ragnarök, GunBound, PangYa!, R.O.S.E. Online, GunZ Online, Pang Online, Rakion, Lineage, Lineage II, Eve Online, Mu Online, Prision Tale, Prision Tale Brasil, Need for Speed Underground, Need for Speed Underground 2, Super Mario World, The Legend of Zelda, Zelda II: The Adventure of Link, The Legend of Zelda: A Link to the Past, The Legend of Zelda: Link's Awakening, The Legend of Zelda: Link's Awakening DX, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest, The Legend of Zelda: Majora's Mask, The Legend of Zelda: Oracle of Ages, The Legend of Zelda: Oracle of Seasons, The Legend of Zelda: A Link to the Past/Four Swords, The Legend of Zelda: The Wind Waker, The Legend of Zelda: Four Swords Adventures, The Legend of Zelda: The Minish Cap e The Legend of Zelda: Twilight Princess, Final Fantasy, Final Fantasy II, Final Fantasy III, Final Fantasy IV, Final Fantasy V, Final Fantasy VI, Final Fantasy VII, Final Fantasy VIII, Final Fantasy IX, Final Fantasy X, Final Fantasy X-2, Final Fantasy XI, Final Fantasy XII e Final Fantasy XIII, Bomberman, Mega Bomberman, Bomberman Fantasy Race, Crash Banticoot 1, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, Crash Bandicoot 3: Warped, Crash Team Racing, Crash Bash, Tony Hawk’s Pro Skater 1, 2, 3, 4, Underground 1 e 2, Metal Gear, Spider Man The Movie, The Sims, The Sims: Gozando a Vida, The Sims: Fazendo A Festa, The Sims: Encontro Marcado, The Sims: Em Férias, The Sims: O Bicho Vai Pegar, The Sims: SuperStar, The Sims: Num Passe de Mágica, The Sims 2, The Sims 2: Vida de Universitário e The Sims 2: Vida Noturna, Tíbia (muito podre!), Age of Empires, Age of Empires 2, Age of Empires 3, Age of Mitology, Rise of Nations, Colonization, Driv3er, Counter-Strike, Half Life, Quake, Unreal, entre e seja feliz ^^. Se vc gosta de séries de TV como Friends, The O.C., Smallville, Full House, My Wife and Kids, Fresh Prince of Bel-Air, entre... se você gosta de video games... possui um Atari, Neo Geo Neo Geo Pocket, Neo Geo Pocket Color, Master System1, 2, 3, Mega Drive 1, 2, 3, 32x, Nes, Super Nintendo, Sega Saturn, Playstation, Nintendo 64, Playstation 2, Dreamcast, Game Boy, Game Boy Advanced, Game Boy Advanced SP, XBox, Game Cube, entre ^^, se vc usa Windows 95, Windows 98, Windows 2000, RWindows Me, Windows XP, Windows Server 2003, Windows Longhorn Beta, Windows Vista Beta 1, Mac OS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, X Tiger, Linux, Kurumin, entre... Se você usa Google Talk, MSN, ICQ, Yahoo! Messenger, AIM - Aol Instant Messenger, IM2, Miranda, Jabber, Hello, IRC, entre, se vc tem Orkut, NetQi, Gazzag, Beltrano, Hi 5, Friendster, Clubão, Wallop, entre ^^, se vc usa ¬¬, ^^, >>, , xD, \o/, fala LOL, ja usou um ROFLMAO, ou um OMGWTFBBQ, entre ^^... Se você gosta de fóruns, entre, se você em 1000 amigos, entre, se você tem 1000 comunidades, saia de alguma e entre!... se você ja se cansou de ler esse Super Hyper Ultra Mega Master Blaster Nome Gigante pra Caramba Plus Advanced... ENTRE!!! Se você odeia (não significa que eu odeie todos eles) o João Kleber, o Gugu, a Xuxa, o Felipe Dylon, a Márcia Goldseilaoque, a Hebe, o Clodovil, o Lula, a política, o Brasil, o Silvio Santos, o Faustão, o Gilberto Barros, e tantos outros fdps chatos que existem no mundo... JOIN US! E isso não é o fim... espere por mais umas 50 linhas de nome, e se você gostou de estar lendo o título até agora por ele ter essa cor AZUL que fica ROSA quando passa o mouse, e por ter um SUBLINHADO constante em todas as palavras. Não se preocupe porque durante as próximas 2 horas você continuará lendo este fascinante título que a força orkutivina me permitiu utilizar. Ou simplesmente pode ignorá-lo e continuar a sua vida simplória lendo títulos normais e pequenos pelo orkut a fora! Mas se fizer isso, o senhor ou a senhora nunca mais poderá virar para um amigo seu, ou para uma amiga sua, e dizer: "Eu tenho a Comunidade que possui o maior título JAMAIS visto no ORKUT!... sim... ninguém vai conseguir aglomerar tanta informação assim numa comunidade, uma informação útil, com sentido, não, nem pense, não da, alias, pode até tentar, mas não vai conseguir, e se conseguir prove aqui... ja que essa comunidade não tem absolutamente nenhum tema central definido (poste o que quiser, só não floode, e não poste nada repetido), ela só é a comunidade com o Super Hyper Ultra Mega Master Blaster Nome Super Comprido Plus Advanced, você pode falar sobre o que quiser, sim, sobre o que você bem entender... aliás, daqui a alguns meses, podem escrever o que eu digo, essa comunidade vai crescer muuuuuuuuuuito, voltando ao que eu estava falando anteriormente, ja que essa comunidade não tem finalidade alguma, só ser a comunidade com o nome mais comprido do orkut, você pode falar sobre o que quiser, viu uma notícia interessante?, poste aqui, quer alguma dica de um jogo?, poste aqui, vc que gosta de desenhos, entre e fale sobre qualquer desenho, Sonic X, Spider Man, Super Man, Naruto, Dragon Ball, X-Man, X-men, X Men, entre e discuta. Você é do Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, D.F., Ceará, Maranhão, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, ta esperando o que, clique em JOIN e seja participante da comunidade com o maior nome do orkut! Se você é do Afeganistão, da Arábia Saudita, da África do Sul, da Albânia, da Alemanha, da Argélia, da Andorra, da Angola, da Anguilla, da Antígua e Barbuda, da Argentina, da Armênia, da Aruba, da Austrália, da Áustria, do Azerbaijão, das Bahamas, de Bahrein, de Baker, de Bangladesh, de Barbados, da Bielorrússia, da Bélgica, de Belize, de Benin, das Bermudas, do Butão, da Bolívia, da Bósnia e Herzegovina, da Botsuana, de Bouvet, do Brasil, de Brunei, da Bulgária, de Burkina Faso, de Burundi, do Camboja, de Camarões, do Canadá, de Cabo Verde, do Cazaquistão, do Chade, do Chile, da China, da Colômbia, de Comores, do Congo, da Coréia do Norte, da Coréia do Sul, da Costa Rica, da Costa do Marfim, da Croácia, de Cuba, da Dinamarca de Djibuti, da Dominica, dos Emirados Árabes Unidos, dos Estados Unidos, do Equador, do Egito, de El Salvador, da Eritréia, da Eslováquia, da Eslovênia, da Espanha, da Estônia, da Etiópia, da França, de Fiji, das Filipinas, da Finlândia, da Guiana Francesa, do Gabão, da Gâmbia, da Geórgia, da Gana, de Gibraltar, da Grécia, da Groenlândia, da Granada, de Guadalupe, de Guam, da Guatemala, da Guiné, da Guiné-Bissau, da Guiné Equatorial, da Guiana, do Haiti, da Holanda, de Honduras, de Hong Kong, da Hungria, da Islândia,d e Iêmen, da Índia, da Indonésia, do Irã, do Iraque, da Irlanda, de Israel, da Itália, da Ilha Norfolk, das Ilhas Marianas do Norte, das Ilhas Virgens Britânicas, das Ilhas Virgens Americanas, das Ilhas Cayman, da Ilha Christmas, das Ilhas Cook, das Ilhas Falkland, das Ilhas Malvinas, das Ilhas Faroe, das Ilhas Marshall, das Ilhas Midway, das Ilhas Salomão, da Iuguslávia, da Jamaica, de Jan Mayen, do Japão, da Jordânia, do Kiribati, do Kuwait, de Laos, da Letônia, do Líbano, de Lesoto, da Libéria, da Líbia, de Liechtenstein, da Lituânia, de Luxemburgo, da Macedônia, de Madagascar, de Malaui, da Malásia, das Maldivas, de Mali, de Malta, da Martinica, da Mauritânia, de Maurício, do México, da Micronésia, da Moldávia, de Mônaco, da Mongólia, de Montserrat, do Marrocos, de Moçambique, de Mianmar, da Namíbia, de Nauru, do Nepal, da Nova Caledônia, da Nova Zelândia, do Nicarágua, do Níger, da Nigéria, da Noruega, de Omã, da Polinésia Francesa, do Paquistão, de Palau, da Palestina, do Panamá, da Papua Nova Guiné, do Paraguai, do Peru, da Polônia, de Portugal, de Porto Rico, do Qatar, do Quênia, do Quirquistão, de Reunião, do Reino Unido, da República Centro-Africana, da República Tcheca, da República Democrática do Congo, da República Dominicana, da Romênia, da Rússia, da Ruanda, do Saara Ocidental, de Santa Helena, de Santa Marta, de São Cristóvão e Nevis, de Santa Lúcia, de São Vicente e Granadinas, da Samoa, de San Marino, de São Tomé e Príncipe, do Senegal, da Sérvia e Montenegro, de Seychelles, da Serra Leoa, de Singapura, da Síria, da Somália, do Sri Lanka, do Sudão, do Suriname, de Svalbard, da Suazilândia, da Suécia, da Suíça, de Taiwan, do Tadjiquistão, da Tailândia, da Tanzânia, de Togo, de Tokelau, de Tonga, de Trindad e Tobago, do Timor Leste, da Tunísia, da Turquia, do Turcomenistão, de Turks e Caicos, de Tuvalu, da Ucrânia, da Uganda, da União Soviética, do Uruguai, do Uzbequistão, de Vanuatu, do Vaticano, do Vietnã, de Wallis e Futuna, da Zãmbia ou de Zimbábue, ta esperando o que? Clique em JOIN! Se você gosta de navegar, de jogar, de fazer qualquer coisa... JOIN, aqui você pode falar sobre o que quiser... inclusive você pode dar idéias de como almentar o nome da comunidade, pois essa ainda não esta grande o bastante, ah, vc usa Google Talk, me add, meu Gtalk é SonicNix @ Gmail.com, se você tem MSN, me add tb, SonicNix @ Gmail.com, se quiser me add aqui no orkut, só me deixa um scrap antes ;). Se você quer saber como fazer um nome gigante, pergunta pra mim, talvez eu te ensine, ou talvez não, mas deseje sorte, talvez eu esteja com vontade de revelar esse segredo secreto secretíssimo, que pouquíssimas pessoas sabem, alias, se alguém postar como fazer, vai ser convidado a se retirar da comunidade, essa comunidade não tem assunto nenhum, mas vai ter organização, ah, outra coisa, podem ter certeza que jogos também são permitidos, alias eles descontraem a galera, só evite colocar tópicos repetidos, pra isso que existe o Ctrl + F, que serve pra procurar, na página, ou seja, digite Ctrl + F e procure pelo assunto que você quer postar no novo post , se você achar um post parecido, por favor NÃO poste, mas se você não achar esteja livre para postar, aliás, se acalme com o "Bad Bad Server: No Donut for You", sabe pra que que serve o botão "voltar" do seu navegador?, hehehe, ja que estamos falando de coisas tão óbvias, otra coisa mt besta que rola por ai são esses hoax de que o Orkut vai ser pago, não sei como que tem gente que acredita, mt besteira pra uma pessoa só, alias, to ficando sem criatividade... mas fiquem feliz, ou com raiva, poque esse ainda não é o fim, MUAHAHAHAHA, só quero saber o que escrever, porque ja ta dificil, to sem criatividade, mas talvez num futuro próximo eu aumente ainda mais o nome, esse daqui ta muito pequeno... A dos concorrentes estão grandes mas nunca vão ficar maiores do que essa, pois com updates diarios, quem ira conseguir, acho que na verdade nunca vai chegar a um limite, pois nos 3 queremos um nome ultra gigantesco pra comunidade. Alias, vou contar uma piada ok? La vai: Um italiano, um português e um brasileiro estavam viajando juntos. Quando o avião pousa no solo e a porta da aeronave se abre, o piloto pergunta, tirando um sarro: - Vocês sabem onde nós estamos? O italiano responde primeiro: - Estamos na Itália! Sinta o cheiro de massa! - Errado - diz o piloto. Então foi a vez do português, que diz, apontando algo do lado de fora da janela: - Estamos em Portugal! Veja as belas mulheres de cabelos negros! - Errado. - responde o piloto. Então o brasileiro se dirige até a porta, coloca mão pra fora pra sentir a temperatura e garante: - Estamos no Brasil! Mais precisamente no aeroporto de Brasília! Neste momento tem deputado desembarcando! - Correto! - diz o piloto, espantado - Mas como você descobriu? E o brasileiro: - É que roubaram meu relógio... aheueaheuahueh. Bem agora ja que não tenho mais nada pra falar só quero fazer alguns agradecimentos, ao Fórum 2dL, o melhor fórum do mundo ^^, as pessoas que me ajudaram entrando na comunidade, à minha família, aos meus amigos, etc, etc, etc... Essa comunidade pode não ser a maior, mas é a que tem o maior numero de membros(por enquanto), o que esta esperando, convide mais gente ^^. Ah... última coisa, mas porém não a menos importante... se você gostou, não gostou, axou engraçado, ficou indiferente, qualquer coisa, CLIQUE EM JOIN e seja feliz, pois vc estará entrando na comunidade com o maior nome do orkut, e lembre-se NÃO poste como fazer um nome gigante ou BAN na hora, e mais uma coisinha, ENTRE E SEJA FELIZ!!! A concorrência acha que pode bater esse record, alias, o record é ultrapassado a cada dia, mas não adianta, nem mais pessoas ela tem, só vai ser uma guerra inútil pois essa sempre sera maior. Alias, Coloradus e Daniel, vocês podem ficar felizes por que eu não tou usando o Ctrl + C - Ctrl + V mais, percebi que era uma coisa muito besta utilizar da criatividade dos outros para me dar bem, vocês acreditam que ainda tem gente falando que eu copiei o nome da comunidade dele? Ve se pode ¬¬", afinal eu não preciso disso, eu também tenho criatividade, é só pensar um pouco, além do mais, essa comunidade nao funciona como um blog igual ao da concorrência, ou seja, pelos padroes normais ainda ta na liderança ^^, só quero saber onde isso irá parar, acho que vai demora muito pra acaba, mas vamos esperar né, pois eu não pretendo desistir tão cedo assim, a não ser que o Orkut Buyukkokten (criador do orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=325082930226142255) perceba que estamos abusando de uma fenda no orkut para fazermos um nome gigante. Pra quem não sabe eu sou de Jaguariaíva – PR, ja pensou essa cidade vai ficar famosa, escrevam o que eu digo, eu vou ficar famoso ^^, daqui a pouco ligam aqui pedindo uma entrevista, hehehe. Acho que agora é só, ja estou ficando cansado, daqui a pouco meus dedos vão ficar com calos, e meu teclado vai quebrar, então, TCHAU!!! Não esqueçam, esse record nunca vai ser quebrado!!! ^^. O MAIOR NOME EM UMA COMUNIDADE DO ORKUT - Se você sempre imaginou que o limite de caracteres para o título de uma comunidade no orkut era 30, estava completamente enganado. Estou ficando sem saber o que escrever aqui. Essa comunidade é realmente a mais inútil que existe, e em conjunto com "Maior tópico do Orkut" "Maior descrição de uma comunidade do Orkut" "Maior número de amigos" (em breve), "Maior número de scraps (recados)" (em breve) e "Maior comunidade do orkut" (em breve) está quebrando mais um recorde do orkut. Essa última, a maior comunidade, será muito complicado bater o recorde, uma vez que enquanto o orkut tem 10.000.000 de usuários, a maior comunidade atualmente tem pouco mais de 1.000.000 (1 a cada 10 pessoas tem a comunidade! É um número impressionante!), por isso preciso que vocês me garantam que irão participar, pois os nossos projetos não falham. Voltando a falar sobre a comunidade, pode conversar sobre o que quiser aqui: Política, futebol, esportes, novelas, programas de TV, BigBrotherBrasil, Malhação, América, Alma Gêmea, Bang Bang, Chica da Silva, Jornal Nacional, Jornal Hoje, Auto-Esporte, Casseta e planeta, Fama, Domingão do Faustão, Domingo Legal, Bom Dia e Cia, A Diarista, Sob Nova Direção, Carga Pesada, Globo Repórter, Mais você, desenhos animados, animes, SBT, Globo, MTV, Cartoon Network, Discovery Channel, Band, BandSports, Redetv!, Record, Discovery Kids, Animax, Sportv, Sportv 2, MTV Hits, Multishow, Canal Brasil, Telecine Premium, Telecine Action, Telecine Pipoca, Telecine Classic, Telecine Emotion, gnt, Universal Channel, qualquer HBO, Propaganda de Comunidades, músicas, Tópicos Floods, jogos, video-games, emuladores, roms e o que mais vier em suas cabeças. O que realmente importa é que esta é a comunidade com o maior nome de todo o orkut! Eu duvido que tenha alguém lendo até agora. Eu não me preocupo se estiver lendo, mas não precisa, e nem deve, pois a cada dia adicionarei mais coisas, pois a concorrência está brava! Diz que sempre terá o recode. E eu digo a mesma coisa. Enquanto ela aumentar 2, eu aumento 3, e assim sempre seremos (todos os membros da comunidade) as únicas pessoas que tem a comunidade com o maior nome do orkut. Por favor, entre nas comunidades relacionadas e ajude às comunidades recordes a crescerem. Uma novidade: Quem copiar o nome dessa comunidade, pelo pouco que seja, será banido, caso esteja aqui, e eu enviarei um scrap pedindo para retirar. Se não resolver tomarei medidas drásticas. Não brinquem. Se quiserem criar outras comunidades assim, tudo bem, eu aceito, quanto maior concorrência, melhor é a briga, mas que seja feito com o trabalho de cada um. Gostaria de agradecer aos membros, pois essa, por menor que seja, é a minha maior comunidade. Gostaria de lembrar, que não são todas as pessoas que são permitidas aqui na comunidade, são apenas as mulheres, os homens, quem é branca, negra, amarela, parda ou outra cor, quem tem um computador, quem tem orkut, quem tem de 1 a 1000 anos, quem mora em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Goiânia, Recife, Macapá, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, Florianópilis, São Luiz, Fortaleza, Aracaju, Cuiabá, Campo Grande, Teresina, Palmas, Belém, João Pessoa, Porto Velho, Rio Branco, Maceió, Vitória, Natal, Boa Vista ou qualquer cidade do interior, quem nunca morreu, quem mora fora ou dentro do Brasil, é a favor ou contra o Lula, se você torce para o Fluminense, Internacional, Corinthians, Santos, Goiás, Palmeiras, Paraná, Botafogo, Ponte Preta, Cruzeiro, Fortaleza, Juventude, Coritiba, São Caetano, Vasco, São Paulo, Atlético Paranaense, Brasiliense, Flamengo, Atlético Mineiro, Figueirense, Paysandu, Grêmio, Guarani, Ceará, Criciuma, Sport, Bahia, Vitória, Náutico, Santa Cruz, América Mineiro, Villa Nova, ou qualquer outro, se você é rico ou pobre, para quem tem TV a cabo Net, Sky, DirecTV, Astralsat, gato, Way ou qualquer outro, para quem não tem TV a cabo, para quem usa internet Banda Larga Velox, Speedy, Way, Virtua ou qualquer outra, para quem usa internet discada, para quem tem um GameBoy, GameBoy Color, GameBoy Advance, Mega Drive (Genesis), Nintendo, Nintendo 64 (N64), Super Nintendo (Snes), Playstation, Playstation 2, XBOX, GameGear, Atari, Neo-Geo, Neo-Geo Pocket, Master System, ou gostaria de tê-los, para quem gosta de ler e para quem odeia, para quem é alto e baixo, para quem é gordo ou magro, para quem está se cansando de ler isso, para quem está gostando de ler isso, para quem é heterossexual, bissexual, metrossexual, homossexual, pansexual ou outro, para quem é vegetariano ou não, para quem adora frutas ou odeia, para quem adora verduras ou odeia, para quem gosta ou odeia basquete, volei, handball, natação, ginástica, futsal, tênis, tênis de mesa, ping-pong, sinuca, baralho, skate, bicicleta, atletismo, corrida, para quem gosta dos jogos de computador (postarei mais tarde), para quem é católico, protestante, espírita, muçulmano, budista, ateu ou qualquer outra religião, para você que mora no AFEGANISTÃO, ÁFRICA DO SUL, ALBÂNIA, ALGÉRIA, ALEMANHA, ALTO VOLTA, ANDORRA, ANGOLA, ANGUILLA, ANTÁRTIDA, ANTÍGUA E BARBUDA, ARÁBIA SAUDITA, ARGÉLIA, ARGENTINA, ARMÊNIA, ARUBA, AUSTRÁLIA, ÁUSTRIA, AZERBAIJÃO, BAHAMAS, BAHREIN, BANGLADESH, BARBADOS, BELARUS, BÉLGICA, BELIZE, BENIN, BERMUDAS, BELORRUSSIA, BOLÍVIA, BÓSNIA HERZEGÓVINA, BOTSUANA, BRASIL, BRUNEI, BULGÁRIA, BURKINA FASSO, BURUNDI, BUTÃO, CABO VERDE, CAMARÕES, CAMBOJA, CANADÁ, CAZAQUISTÃO, CHADE, CHILE, CHINA, CHIPRE, CINGAPURA, COLÔMBIA, CONGO, CORÉIA DO NORTE, CORÉIA DO SUL, COSTA DO MARFIM, COSTA RICA, CROÁCIA, CUBA, DINAMARCA, DJIBUTI, DOMINICA, EGITO, EL SALVADOR, EMIRADOS ÁRABES, EQUADOR, ERITRÉIA, ESLOVÁQUIA, ESLOVÊNIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, ESTÔNIA, ETIÓPIA, FIJI, FILIPINAS, FINLÂNDIA, FRANÇA, GABÃO, GÂMBIA, GANA, GEÓRGIA, GIBRALTAR, GRÃ-BETANHA, GRANADA, GRÉCIA, GROELÂNDIA, GUATEMALA, GUIANA, GUIANA FRANCESA, GUINÉ, GUINÉ BISSAU, GUINÉ EQUATORIAL, HAITI, HOLANDA, HONDURAS, HONG KONG, HUNGRIA, IÊMEN, ILHAS MARSHALL, ILHAS SALOMÃO, ÍNDIA, INDONÉSIA, INGLATERRA, IRÃ, IRAQUE, IRLANDA, ISLÂNDIA, ISRAEL, ITÁLIA, IUGOSLÁVIA, JAMAICA, JAPÃO, JORDÂNIA, KÊNIA, KIRIBATI, KUAIT, LAOS, LESOTO, LETÔNIA, LÍBANO, LIBÉRIA, LÍBIA, LIECHTENSTEIN, LITUÂNIA, LUXEMBURGO, MACAU, MACEDÔNIA, MADAGASCAR, MALÁSIA, MALAWI, MALDIVAS, MALI, MALTA, MARROCOS, MAURÍCIO, MAURITÂNIA, MÉXICO, MICRONÉSIA, MOÇAMBIQUE, MOLDOVA, MÔNACO, MONGÓLIA, MONTSERRAT, MYANMA, NAMÍBIA, NAURU, NEPAL, NICARÁGUA, NIGÉRIA, NORUEGA, NOVA CALEDÔNIA, NOVA ZELÂNDIA, OMÃ, PALAU, PANAMÁ, PAPUA-NOVA GUINÉ, PAQUISTÃO, PARAGUAI, PERU, POLÔNIA, PORTO RICO, PORTUGAL, QATAR, QUÊNIA, QUIRGUISTÃO, REINO, UNIDO, REPÚBLICA CENTRO AFRICANA, REP. DEMOCRÁTICA CONGO, REPÚBLICA DOMINICANA, REPÚBLICA TCHECA, ROMÊNIA, RUANDA, RÚSSIA, SAMOA OCIDENTAL, SAN MARINO, SANTA LÚCIA, SÃO CRISTÓVÃO E NÉVIS, SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, SÃO VICENTE E GRANADINAS, SENEGAL, SERRA LEOA, SEYCHELLES, SÍRIA, SOMÁLIA, SRI LANKA, SUAZILÂNDIA, SUDÃO, SUÉCIA, SUÍÇA, SURINAME, TADJIQUISTÃO, TAILÂNDIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TIMOR LESTE, TOGO, TONGA, TRINIDAD E TOBAGO, TUNÍSIA, TURCOMENISTÃO, TURQUIA, TUVALU, UCRÂNIA, UGANDA, URUGUAI, UZBEQUISTÃO, VANUATU, VATICANO, VENEZUELA, VIETNÃ, ZÂMBIA, ZIMBÁBUE, para quem se chama Ana, Anna, André, Andréa, Alexandre, Alexandra, Aléxia, Alvaro, Ângelo, Ângela, Angélica, Antônio, Antônia, Adriano, Adriana, Altemar, Altair, Afonso, Adolfo, Adão, Audrey, Augusto, Albert, Alberto, Alfredo, Alice, Aline, Anderson, Anne, Artur, Arthur, Avril, Bárbara, Beatriz, Bruna, Bruno, Bernardo, Bianca, Bento, Cassandra, Cândida, Cândido, Caetano, Caetana, Camila, Camilla, Camile, Camille, Camilo, Camillo, Carla, Carlos, Carmen, Carmem, Carolina, Caroline, Caio, Cássio, Cássia, Catarina, Catherina, Cecícia, Célio, Celso, Charlie, Charles, Cleidiane, Cristiana, Cristiane, Christiana, Christiane, Cristiano, Christian, Clara, Clarice, Cláudia, Cláudio, Clóvis, Damonile, Daniel, Danielle, Daniela, Daniella, Daniele, Dácio, Danilo, Davi, Débora, Déborah, Denilson, Diego, Diogo, Domingos, Domingas, Durval, Edna, Eliane, Elianne, Eduardo, Eduarda, Edson, Edmundo, Edilson, Elaine, Elisa, Elizabeth, Elisabeth, Eloísa, Ernesto, Érico, Érica, Érika, Eriosvaldo, Eugênio, Eugênia, Eurico, Eva, Fátima, Felício, Felipe, Filipe, Francisco, Fabiana, Fabiano, Félix, Fábio, Flávio, Fernando, Fernanda, Francisca, Frederico, Gabriel, Gabriella, Gabriela, Gabrielle, Gabriele, Gaspar, Geraldo, Gertrudes, Getúlio, Gilberto, Gislaine, Godofredo, Gomes, Guilherme, Guimarães, Giomar, Gustavo, (continua na próxima atualização) enfim, para todos vocês que estão tendo o trabalho de ler tudo isso. Estou escrevendo coisas aqui só para aumentar a nossa vantagem como a comunidade com o maior nome do orkut! !"!"!ATUALIZAÇÃO 30/09!"!"! É galera, de manhã eu passei na frente, fui almoçar e quando volto já tem duas comunidades na frente dessa, porém não por muito tempo. Estou organizando junto com os owners das comunidades uma maneira de tornar a briga mais justa, pois vocês acreditam que um dos caras copiou o título inteiro te uma comunidade e o outro cara copiou o meu título e o de um outro cara? Eu acho que é uma injustiça! Que os caracteres são infinitos todos sabem, mas para a guerra ser justa é necessário regras e vencer por competência própria. Se retirar as cópias das outras comunidades, o que acho que vai acontecer se os meninos toparem essa aqui será a maior com certeza. Acho que essa briga promete, e não duvido nada de, num futuro próximo, mais de 100 mil caracteres. Essa, até agora, já tem 5,6 mil! Mas se todos jogarem sujo eu é que não vou ficar para trás. Se os caras não toparem eu também vou passar a usar a mesma arma, pois não dá pra comparar um escrito próprio com um CTRL+C, CTRL+V. Porém, enquanto não vem resposta, tenho que já ir me preparando para o que me espera, que com certeza é uma guerra, espero que amistosa. Um aviso para o parceiro da outra comunidade: não existe isso de que o recorde jamais vai ser quebrado. Ele sempre será, mas irá variar com quem. Cada vez que eu entrar no computador e ver que minha comunidade está menor, irei aumentar, e tenho certeza que você também, então ela jamais terá um vencedor, a não ser que alguém desista. Se você está lendo isso até agora, não venha dizer que é uma guerra inútil. Se você nos acha desocupados, não entre na comunidade. Se a gente está nessa guerra é porque a gente gosta. Como disse meu amigo Coloradu, dá até vontade de escrever. Falando nele, gostaria de te perguntar, se você estiver lendo isso, se já conhecia a palavra Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiotico antes de ler na minha comunidade. É, estou chegando bem próximo de 10.000 caracteres, e essa é minha meta, uma vez que esse tamanho já é mais do que o suficiente para ter o maior nome de uma comunidade do orkut (não levarei em consideração a comunidade do Sonic, pois 70% dela é formada pelo nome da minha comunidade e pela do Coloradus). Pronto, cheguei em mais de 10.000 caracteres e agora vou dar uma pausa. Talvez ainda hoje eu aumente esse nome. Agora estou cansado de escrever (na verdade nem tenho mais o que escrever, mas não vou apelar escrevendo coisas repetidas) e vou parar de escrever. Vou apenas te dar um último aviso: Seja muito bem-vindo ao MAIOR NOME EM UMA COMUNIDADE DO ORKUT! Ufa, foi difícil escrever tudo isso, mas eu tenho certeza que valeu a pena, pois eu ultrapassei a concorrência! Abraços a todos. Número de caracteres: 10.402. !"!"!ATUALIZAÇÃO 30/09!"!"! Pois é. Pela terceira vez só hoje eu venho aqui quebrar um recorde de nome. E quem foi o culpado dessa vez? O Sonic não foi, pois enquanto tiver o meu título eu não disputo com ele, mas se ele resolver jogar limpo, não guardo mágoas. Foi o Coloradus (Lucian, vou te chamar assim, beleza?) que fez nada mais nada menos do que um título com 12.310 caracteres, 1.908 a mais do que o meu atual. Porém, não fique feliz amigo, pois estou escrevendo isso exatamente para te ultrapassar. Nesse momento já tem cerca de 300 caracteres a mais do que no começo. Gostaria de dizer que estou armado até os dentes para não deixar ninguém quebrar o meu recorde de maior nome em uma comunidade do orkut! Estou me preparando para que quando me ultrapassarem eu já tenha um novo texto pronto. Vou avisando mais uma vez para não ocorrerem problemas: Eu não ensino a ninguém como ter uma comunidade com mais de 30 caracteres no título! Pode babar o meu ovo, fazer o que quiser. Não ensino! Na boa galera, se todos começarem a saber, o orkut irá descobrir e reforçará sua segurança, aí é pior para todo mundo. Se querem uma comunidade com muitos caracteres, entrem nessa e fiquem na boa. E outra... quem vier fazer SPAM em meu profile vai ver. Não importa se é comunidade relacionada com a minha, eu não quero mais comunidades, tanto porque o meu profile já está lotando delas, atualmente tenho 252. Estou indignado, pois apesar do grande crescimento da comunidade, existe outra comunidade, que prefiro não citar o nome, que o título tem cerca de 100 caracteres apenas e ela tem 106 membros, 3 a mais do que nós. Sobre a do Sonic, por enquanto eu não vou falar nada, pois ainda tenho esperanças de que ele retire a minha descrição da comunidade dele. Quando eu postar esse título, irei criar a comunidade "Elite dos Moderadores de Comunidades com Nomes Gigantescos" em que eu, é claro, e o Coloradus já garantem presença. O Sonic também poderá participar, desde que retire o nome da minha comunidade e da do Coloradus. Se você também tem uma comunidade gigantesca, contate-nos, para que possamos avaliar se poderá entrar na comunidade. Não são aceitas comunidades com o esforço alheio (como o Sonic está fazendo na comunidade dele) nem coisas sem sentido ou repetitivas demais. É necessário que seu texto tenha sentido, como esse que você está lendo e o do Coloradus. Este título contém 12.650 caracteres. !"!"!ATUALIZAÇÃO 30/09!"!"! É galera... eu pensei que o Sonic não iria deletar o meu título por preguiça de fazer um pra ele, mas me surpreendi, ele fez, reduziu o tamanho do seu título de 21.000 para 11.000 mas já foi uma evolução gigante, pois era pra ser uns 5.000 apenas. Conclui a comunidade "Elite dos Moderadores de Comunidades com Nomes Gigantescos", mas por enquanto só tenho eu de membro. To vendo no meu scrapbook, cada vez tem mais pessoas me perguntando como fazer comunidades com o título superior a 30 caracteres, e ou, sem querer ser repetitivo, NÃO ME PERGUNTEM! PODEM BABAR O MEU OVO, MAS EU NÃO ENSINO! NÃO QUERO SER SUPERIOR A VOCÊS, MAS É PRO BEM DOS QUE JÁ SABEM! Voltando ao assunto, me surpreendi ainda mais, porque o Sonic foi tão humilde que chegou a colocar "quase" logo após o escrito de Maior nome de uma comunidade do orkut. Eu escrevi um scrap pra ele, dizendo que isso aqui é uma guerra amistosa, e que ter tirado o meu título foi bom, mas não precisava se humilhar a ponto de escrever o quase, afinal, quem entrar na comunidade e ver o quase, não irá entrar nela, e sim buscar pela maior. Eu não acho isso certo. Você tem que fazer propaganda para a sua comunidade, e não para a dos outros, e o pior, praticamente expulsando qualquer visitante, pois quem vai querer entrar em uma comunidade que se diz maior mas depois diz que é quase? Nossa! Acabei de atualizar a comunidade dele e vi que ele aumentou o título de 12.000 para 13.000, agora eu terei que voltar a minha posição. É a quarta vez que aumento isso aqui apenas hoje! E, observando bem, ele fez algo que não tem problemas, não é contra as regras da Elite, mas gostaria que você que está lendo percebesse: Ele copiou o nome dos países e apenas acrescentou "de" antes dos nomes. É Sonic, parabéns, fez um mini-plágio, mas honesto, modificando-o. Eu mesmo tenho que adimitir que acher a lista dos países na net, e que apenas acrescentei a vírgula entre cada um. Porém, o motivo de eu ter colocado todos esses nomes de países, de clubes de futebol, de programas televisivos e de canais foi que, quando o orkut atualizar novamente (ele atualiza acho que uma vez por semana) qualquer uma dessas palavras na pesquisa por comunidade levará a essa. Então eu preciso que vocês entrem na comunidade para que apareça entre os primeiros (porque aparecem de acordo com o número de membros) e ela, estando acessível a todos, crescer cada vez mais. Nossa! Estou bem aqui mexendo no orkut de bem com a vida quando o Coloradu entra e me diz que sua comunidade tem nada mais nada menos do que 22.000 posts! Deus do céu! Ele passou hoje o dia todo escrevendo o título! Merece os meus parabéns, foi o maior salto até hoje desde o começo da guerra, pois de 12.000 ele pulou para 22.000! E o pior de tudo vem agora: estou bem aqui queto no meu canto e vejo um tal de Victor da comunidade do Coloradu me atacando dizendo que sou burro. Olhe as idéias fracas do garoto. Pega o bonde andando e acha que está certo. Ele pensa que eu não sei diferenciar 12.000 de 22.000 nem 5.000 de 22.000. É lamentável. Sem contar que me considera duas pessoas diferentes, hahaha, como estou me divertindo com essa "guerra". Mas isso eu o perdoo, pois ele não tem a obrigação de adivinhar que eu tenho um fake profile. Quero ver quando eu atualizar isso e ele ver antes do Coloradu, vai quebrar a cara. Nossa, fui ver quantos caracteres já tinha e ainda são 16.700! Não que seja pouco pelo que escrevi, já era um resultado esperado, mas o Coloradu teve a manha. E uma coisa que ele disse é certa: Esse título está virando um blog. Estou com um pouco de medo. O Coloradu e o Sonic estão online no MSN faz tempo. Com certeza eles tem um texto debaixo da manga. Outra coisa que estou feliz é o desenvolvimento da comunidade em todos os sentidos. Hoje quando acordei a minha comunidade tinha cerca de 2.900 caracteres no título e vai fechar o dia de hoje com mais de 20.000, espero. Outro motivo são os membros. Eu sei aumentar o número de membros de uma comunidade, e já criei várias, porém a maior delas tem 17 pessoas e foi crescendo gradativamente. Essa foi impressionante! Criei ela em 16 de setembro (dã! quem não sabe?) e ela permaneceu até anteontem com 3 membros. De repente quando vejo ela anteontem ela estava com 10 membros, o que já me animou bastante. Ontem então, eu entro e tem 40 membros? Vocês podem considerar pouco, mas para quem tem comunidades de 4 membros é demais! Isso porque a de 17 eu fiz propaganda em várias comunidades com o assunto semelhante e de grande movimento. Essa eu não fiz nenhuma publicidade, nem convidei nenhum amigo e ela já tem 143 membros, e a cada 10 minutos entra um ou dois novos membros! Eu pensei em dar um pequeno código para a comunidade ter mais membros do que a do Sonic, para assim, como seria a primeira da lista das maiores em termos de membros, o crescimento seria mais rápido. Porém eu já não penso mais nisso. Acho que ultrapassá-lo será muito difícil, pois ele já conta com uma vantagem de mais de 200 membros, praticamente todos em 3 dias, mas nada é impossível, pois existem algumas pessoas que irão vasculhar a página de pesquisa inteira até encontrar o real maior nome, que será este. Outra coisa que me surpreendeu, é como esse tipo de comunidade está crescendo assim? Sem nenhuma publicidade, creio, as três comunidades participantes da guerra estão crescendo em uma velocidade da luz! Quem seria a pessoa que espalhou no orkut de todos que existia algumas comunidades com mais de 30 caracteres? Eram pouquíssimas as pessoas e ainda são poucas as que já viram uma comunidade assim. Mais seleto ainda é o grupo que consegue realizá-lo. Mas eu vou avisando. Existem muitos tópicos em várias comunidades que ensinam a fazer isso, e do jeito que tudo está crescendo é capaz que torne-se muito popular nomes assim, então eu peço a todos que sabem ou que irão saber futuramente: deixe as pessoas aprenderem sozinhas, pois muitas não terão paciência para vasculhar em outras comunidades. Se isso se tornar tão popular quanto parece que irá se tornar, o pessoal do orkut descobrirá que tem pessoas assim e logo-logo ninguém mais conseguirá realizar essa façanha. Já passamos dos 19.000 caracteres, mas ainda falta mais de 3.000 para eu ultrapassar o Coloradu. Putz, sem contar que depois ainda terei que escrever mais para me preparar para futuros saltos da concorrência. Se vocês estão pensando que eu vou desistir, estão muito enganados. Vocês podem saltar mais de 50.000 caracteres de uma vez só, que em pouco tempo eu retomarei minha posição merecedora, que é o primeiro colocado. Oh my god! Enquanto não cheguei nem na faixa dos 20.000 o Coloradu atualizou novamente! Sorte minha que dessa vez o cara pegou leve, tá com 24.000. Só tem um problema, ele disse que abriu uma vantagem para ficar um ou dois dias na liderança, mas se ele continuar nos 24.000 sua vantagem durará apenas horas, pois eu neste momento já devo estar próximo dos 20.000. Ele disse uma coisa que eu achei muito engraçado: "daqui a 2014 dias essa comunidade pod ta alcançandu 1 milhão de caracteres" , huahuahuahuha. Primeiro que daqui a 100 dias eu aposto que a guerra já terá acabado. Segundo porque 1.000.000 de caracteres não é tão grande assim. Essa por exemplo já tem 20.000, e foi tudo escrito em praticamente 1 dia. Demorar anos assim só se for atualizar mensalmente. Ei, acabei de abrir o Scapbook do Coloradu e eis que tem duas mensagens de um tal de Murilo (não, não é o Sonic) falando que não copiou nada de mim. Eu hein... não copiou nada mesmo não, eu nem conheço ele. Ah... vendo as comunidades dele entendi, ele tem uma comunidade com mais de 30 caracteres também, e quando eu me referi ao Murilo aqui no nome era o Sonic, mas ele pensou que era ele, mas já está tudo resolvido. Para não haver mais enganos assim, vou falar quem é quem aqui do nome: Coloradu é o Lucian; Sonic é o Murilo que tinha copiado mas já retirou; Murilo é o Murilo (dããã). Conversando com o Sonic pelo MSN ele me disse que tá insatisfeito com o Coloradu e comigo, disse que estamos fazendo do nome um blog, e assim sendo muito fácil aumentar a comunidade, se ele fosse escrever sua história. Eu disse, que o Coloradu tudo bem, porque ele fala coisas da vida dele, como "fui andar de bicicleta", "fechei o GTA Vice City", "O Internacional vai vencer amanhã", mas eu faço apenas o estilo se parecer com blog, pois o título inteiro está relacionado com o nome da comunidade. De qualquer forma, amanhã quando o Coloradu estiver online nós decidimos como vão ficar as regras da "guerra". Estou feliz, mas ao mesmo tempo triste. Estou feliz porque minha comunidade está com 140 membros, e está ganhando um membro a cada 10 minutos, mas estou triste porque a comunidade do Sonic tem menos caracteres que a minha e ele tem 400 membros, subindo 1 a cada minuto. A do Coloradu ta crescendo também um pouco mais rápido que a minha. Estou triste também, porque se for decidido que teremos que retirar o "blog" da comunidade, o Sonic irá disparar na liderança, pois o meu título terá cerca de 8.000 caracteres, a do Coloradu cerca de 2.000 e a do Sonic os seus 15.000. Mas, eu ainda acredito pelo menos na minha absolvição, pois creio que, já que tudo o que digo é relacionado a comunidade, é permitido, então ainda escrevo, pois caso seja permitido não quero me distanciar dos outros. Pois é... a comunidade do Sonic cresceu mais um pouco para 15.000, e ele está pedindo contribuições em um dos tópicos dele... ele já deve ter economizado uns 1000 caracteres... O meu nome já está bem maior do que o dele, só que eu ainda não postei, quero primeiro ultrapassar o Coloradu, que tem 24.000, e a mina por enquanto 22.000. E é cada vez mais, continuo recebendo muitos elogios, pedindo para ensinar. Nossa, a partir de agora eu não vou nem responder. Já disse que não ensino galera, não importa de você me elogiou, eu não vou ensinar, por motivos já transcritos anteriormente. Agora eu estou praticamente empatado com meu concorrente, o Coloradu, porém, me considero muito na frente, pois se for pra falar da vida fica fácil, né?! Pronto, chega, depois atualizo mais isso. Esse título contém 24.360 caracteres com espaço e 20.324 sem espaço. !"!"!ATUALIZAÇÃO 01/10!"!"! OMG! Minha primeira concorrência amiga está me atacando. E tudo porque entendeu mau o meu título! Ele disse que está indignado comigo, porque inventei regrinha, fala que eu estou me achando demais, pensando que controlo a comunidade dele. Uma coisa que eu não entendi: você, Coloradu, está falando que o nome dos países foi CTRL+C, CTRL+V? É, tenho que admitir que a única coisa que eu modifiquei foi colocar horizontalmente (tava em forma de uma lista) e pôr vírgula. Na boa, se você quiser que eu tire esses países eu tiro e reescrevo tudo na mão, que poderá ser comprovado através que atualmente tá tudo maiúsculo, vai ficar só a primeira letra assim. Agora o Sonic, a lista dos países dele não é a mesma que a minha, ele pegou no Wikipédia e eu peguei em um sitezinho ae, e ele quem escreveu tudo, não teve nada de CTRL+C, CTRL+V. Ele ainda disse: "i naum sei c u Murilo ta nu meu ladu"... Coloradu... se você ler o meu título direito verá que quem está contra você na verdade é ele! Se você quiser eu te passo o meu histórico conversando com o Sonic. E uma coisa que eu postei no tópico da sua comunidade... ninguém colocou nenhuma regra, eu disse que ela seria decidida posteriormente, mas que o Sonic estava a favor de que fosse proibido o estilo blog. E mais... quando eu estou querendo tirar ponto dos outros para me sagrar campeão? Amigo, se fosse assim eu teria me unido com você, como você me pediu. Porém eu recusei, justamente para A GUERRA SER JUSTA E DISPUTADA! Quem quiser mais detalhes eu postei no tópico da comunidade dele "Não tem o maior nome...". Como o Coloradu perguntou e pode ser a dúvida de muitos, um detalhe pessoal rápido: sou de Belo Horizonte - MG e torço para o Cruzeiro. Mas o que me chocou não foi ele ter entendido errado, é claro que eu me senti muito injustiçado, porque em uma comunidade de 350 membros e que 1/4 lê o título inteiro, vão pensar que eu sou muito chato, injusto e milhões de coisas ruins. É a primeira vez que estou ancioso para o Coloradu atualizar a dele, pois espero que ele pelo menos diga que foi tudo um mal entendido e que eu poderia até ter um pouco de culpa quando fui afirmar a regra, mas eu sabia dentro da minha consciência que com certeza eu iria debater com o Coloradu sobre a aprovação da regra. Estou com muito medo agora, pois a guerra começou a dois dias e já está perigando acabar. O Coloradu diz que não irá tirar o blog, o que eu acho correto, e o Sonic diz que, se nem eu nem o Coloradu tirarmos o blog, ele não competirá com nós. Sem contar que o Coloradu, apesar de tudo ter se esclarecido, não me afirmou que voltou a competir. Mais uma vez eu pretendo apenas liberar esse título quando já tiver uma base reserva para se o Coloradu avançar, mas eu não sei se dará certo, pois eu disse a mesma coisa, mas a anciosidade me fez liberar o texto antes mesmo de ultrapassar o Coloradu. Gostaria de reforçar aqui uma pequena publicidade. Se você está lendo esse título inteiro, é porque você é, sem querer ofender, muito atoa, então eu lhe peço para que entre em minha comunidade "O Maior Tópico do Orkut" que está nas comunidades relacionadas, que em apenas 2 dias e meio já contém 450.000 posts! Sim! É uma marca impressionante! Mostrando que eu não concorro apenas no maior nome, tenho também a maior descrição (acho, ainda não pesquisei entre concorrentes) e o maior tópico eu ainda não tenho, mas na velocidade que está andando em poucas semanas já terei o título, pois o atual recordista criou o tópico no ano passado e tem 2.000.000 de posts, e eu em 2,5 dias já tenho quase 1/4. Isso porque eu ainda não reparei em nenhuma contribuição alheia. Apesar dos seus 27 membros, eu só encontro post meu lá, e digo que se houver uma ajuda EFETIVA (apenas 5 posts não modificam no resultado) conseguiremos atingir nosso objetivo mais rápido e conseguiremos uma vantagem impressionante. Além desses recordes eu também tenho alguns projetos, como profile com maior número de fãs, maior número de scraps, maior comunidade em número de membros do orkut e talvez me venha outra idéia posteriormente. Estou bastante preocupado, pois se não houver concorrência, é muito provável que os outros quebrem todas as REGRAS JÁ ACERTADAS (lembrando que pelo menos por enquanto não existe nenhuma regra que proíba o estilo blog) a quebrem, fazendo uma guerra muito desonesta, que eu acredito que no fim poderá ser até de cópias de títulos e grande repetição de expressões. A primeira alternativa o Sonic já está ameaçando, mas, eu penso, que não ajudará em nada, apenas nos membros subirem, pois você nunca consegue se considerar campeão sabendo que jogou sujo. Você pode até falar que é campeão por fora, mas por dentro você sempre saberá que o verdadeiro campeão não é você, e que você não mereceu o que venceu. Se for para jogar sujo, tudo bem, eu permaneço com os meus pequenos grandes 230 membros mas sabendo, que no fundo no fundo o título de comunidade com o maior nome é meu. Se alguma injustiça vier a ocorrer, eu vou pedir para parar, mas se não adiantar, não vou ficar perdendo o meu tempo. É, acabo de conseguir completar mais uma dezena de milhar de caracteres, agora tenho mais de 30.000 caracteres no título da comunidade, e estou cada vez mais me aproximando do Coloradu, que está com 33.000. E o Coloradu disse que vai chegar a 1.000.000 de caracteres rapidinho. Coloradu, meu amigo, primeiro que apesar de ter muito assunto, assunto para 1.000.000 de caracteres não é nada impossível, mas é MUITO difícil. E, quem garante que até lá você já tenha desistido? Ou então todos os seus concorrentes, assim você não precisará aumentar mais. Não estou querendo dizer que vou desistir, essa idéia nem sonha em passar pela minha cabeça, mas nada impede que amanha você me apareça com 100.000 caracteres e eu resolva desisir. Temos que ser realista, e ver que tudo pode acontecer, mas aqui e agora estou ciente de que não desistirei jamais e que o título tão desejado por nós três, e futuramente nós quatro, se o Daniel for realmente entrar na briga, fique em minhas mãos. Pow. Estou desolado. Como a comunidade do Sonic, que tem metade dos meus caracteres e metade dos caracteres do Coloradu pode ter mais do triplo dos meus membros e o dobro dos do Coloradus. Não que eu queria que a dele tivesse menos membros, mas acho que a minha merece mais pow. Esse pessoal do orkut é muito preguiçoso. Encontra uma comunidade com o nome gigantesco e em vez de procurar se tem outra maior, para entrar nela, entra na primeira que vê pela frente. Mas mesmo assim estou satisfeitíssimo. Mais de 200 membros em 3 ou 2 dias, não lembro. Agora, Sonic, por mais que a sua seja a atual com mais membros, se eu fosse você atualizava sua comunidade, ou pelo menos dava uma explicação de o porque que ela está tão distante das outras, porque a quantidade de membros que verão a minha comunidade e a do Coloradu irá só aumentar, e se o pessoal do orkut ficar um pouco mais esperto, a sua vai ficar pra trás também no número de membros (olha quem tá falando, a dele tem o triplo de membros da minha :P). E o Coloradu dizendo que quer abrir 20.000 caracteres de diferença dá até medo, porque do jeito que as coisas estão indo, uma hora dessas com certeza ele está criando um texto para adicionar no seu título. Se isso ocorrer será a terceira vez que eu o ultrapasso por pouco e ele me faz uma enorme vantagem. Mas isso com certeza não irá acontecer, pois por mais difícil que seja eu entrar na internet dia de semana (não, eu não uso internet discada, eu uso banda larga mesmo, mas o problema é se estarei desocupado) eu estou animadíssimo com essa guerra. Argh! É a primeira vez que acontece isso! Minha comunidade tinha 237 membros e eu atualizo, e de repente são 236! Foi um bug do orkut ou uma pessoa realmente saiu da minha comunidade? Se for a segunda opção, pode ir voltando, pois já estou com mais de 32.000 caracteres e em pouco tempo o título voltará para o seu merecido vencedor. Eu espero que o caso do Leonardo, que desistiu, sirva de lição para os meus concorrentes, pois se algum dia vocês desistirem, todo o esforço para escrever esse título não terá servido para nada. Pra falar a verdade, ele não serve pra nada, é um recordezinho muito simples, mas pela rivalidade que eu espero que ainda seja amistosa, o prêmio se torna muito importante a ser conquistado. Pois é, Coloradu, mais uma vez em pouco tempo eu ultrapasso a sua gigante vantagem de 10.000 caracteres.É galera, a comunidade do Sonic continua crescendo em uma velocidade alucinante! Hoje de madrugada quando fui dormir e minha tinha 159 membros e a dele 428. Hoje a minha tem 241 e a dele 762. Putz... em menos de um dia, a comunidade dele, embora BEM menos soma mais do que eu tenho em toda a história. Como esse mundo é injusto! E Sonic, pensei que tinha lido o seu título inteiro, mas vi que não. Acabei de ler uma coisa que não tinha lido antes. Você diz que nos padrões normais a sua comunidade ainda está na liderança. Nada disso. Assim como diz o Coloradu, não é você quem inventa as regras. Se você disser que sim, a sua realmente estará na liderança, mas sem nenhuma concorrência. Por enquanto, não foi decidida nenhuma regra que proibisse a utilização de blog na comunidade. Eu já disse, por mim, se for decidido que e proibido eu retiro tudo que é blog na minha, mas para isso você terá que convencer o Coloradu, ou ele te convencer de que usando o blog você também poderá ter 999.000 caracteres como a gente. E falando em caracteres, minha comunidade acaba de ultrapassar a do Coloradu! Ela conta agora com 120.000 caracteres, mas eu ainda quero aumentar isso, e muito. Mas um medo meu maior do que a concorrência quebrar as regras é que o Sonic disse que a maneira que ele utiliza para realizar essa façanha de ter uma comunidade com o nome grande assim não é a mesma que eu e o Coloradu usamos. Embora eu ache a segurança do orkut muito frágil para eles corrigirem esse bug, existe sempre um medo de eles corrigirem e apenas o Sonic ter a comunidade, e assim, acabar com qualquer concorrência, inclusive comigo. Pois é Coloradu, não vou ficar escrevendo mais nada aqui, pelo menos agora. Estou com uma margem de vantagem sobre você muito pequena, mas já é uma vantagem. Esta comunidade tem caracteres pra kct. A atividade filosófica é sui generis. Parecemos viver muito bem sem ela. Aprendemos e ensinamos, trabalhamos, ouvimos música, vamos à praia e podemos construir nossas vidas com planos de sucesso e estabilidade financeira sem nos deixarmos envolver pelo discurso e pelos problemas filosóficos. Na verdade, os problemas filosóficos normalmente nos deixam incomodados, mal humorados, ansiosos. Isso porque, como normalmente ocorre, ao tentar resolvê-los, deparamo-nos com outros problemas que até então não havíamos considerado. A filosofia parece ser não apenas desnecessária para o bem viver; ela parece ser incompatível com a idéia de uma vida tranqüila. Somando-se a isso, devemos considerar o caráter abstrato da atividade filosófica. Por lidar com problemas distantes da vida comum, o filósofo é considerado freqüentemente uma pessoa destacada da realidade, perdido em especulações inúteis, alheio aos problemas que a vida diária se lhe impõem. Essa visão negativa do filósofo rondou-o desde os primórdios da filosofia. Como ilustração, é interessante recorrer a uma lenda acerca de Tales, o grande matemático e filósofo grego que revolucionou a geometria, aquele que inventou o ‘Teorema de Tales’, estudado nas aulas de matemática do 2o grau. Em sua época, cerca de 580 a. C., não havia a divisão do conhecimento que há hoje, de modo que o intelectual era tanto matemático, quanto político, astrônomo, geômetra, etc. Conta a lenda que Tales certa vez passeava à noite olhando para as estrelas, com o intuito de estudar seus movimentos e regularidades. Com os olhos fixos no céu, ele não percebeu que caminhava em direção a um poço. Depois de tropeçar e cair dentro dele, uma jovem trácia que testemunhara o fato observou em tom sarcástico: "tão preocupado com os assuntos celestes que acabou esquecendo da terra que o sustenta" (cf. Platão: Teeteto, 174a). Essa lenda é utilizada para caracterizar a visão que o senso comum tem do filósofo. "Filosofia", diz o dito popular, "é aquilo sem o qual o mundo seria tal e qual". O filósofo é visto como um sonhador de sonhos inefáveis, ou ainda como uma pessoa que está sempre envolvida com assuntos que a grande maioria das pessoas não dá o menor valor. Essa visão caricatural da filosofia não se restringe ao senso comum. Guimarães Rosa certa vez definiu o filósofo como "aquele que se encontra num quarto escuro, à procura de um gato preto que não está lá. E ele o encontra..." Fernando Pessoa, em seu famoso poema ‘Tabacaria’, escreve que "a metafísica... é uma conseqüência de se estar mal disposto..." Mas será que é assim mesmo, quer dizer, será que é tão simples descartar a filosofia como uma atividade intelectual

• Nível 10
  • *
Comunidade indiscritível
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2005, 14:19:33 »
É claro que Sócrates sabia muito mais do que isso, mas o que ele queria dizer era que, contrariamente aos chamados sábios, ele procurava se definir em termos dos limites do seu conhecimento e não em termos da quantidade de conhecimentos adquiridos. Sócrates acreditava que a primeira atitude em direção ao conhecimento não era a certeza, mas a ignorância. Nesse contexto, a palavra ‘ignorância’ não está sendo usada no sentido pejorativo, mas sim no sentido de ‘ausência de saber’, ou ‘ausência de conhecimento’. O filósofo não é, então, nem o sábio nem o ignorante. Ele é, na verdade, aquele que busca a sabedoria, ou que procura ser amigo da sabedoria. Ele não é também o homem das respostas, mas das perguntas. Diante, por exemplo, do problema acerca da atitude justa ou não de um governante, o filósofo deve destacar que o que está em jogo é antes de tudo o conceito de justiça; somente a partir de uma idéia clara desse conceito é que se pode caracterizar a atitude do governante como justa ou não. É nesse sentido que o filósofo se diz estar preocupado não tanto com a concretização da sua idéia mas com a idéia em si, isto é, não com o ato específico do governante mas com a definição clara de justiça. Dessa forma, a maneira mais adequada que encontro de analisar a frase de Marx é reconhecer que, de um lado, Marx não poderia estar dizendo que devemos simplesmente parar de interpretar e apenas transformar, pois a transformação requer interpretação; de outro lado, a interpretação sem transformação é inútil, isto é, a interpretação em termos da atitude reflexiva do filósofo deve ser sempre em última instância uma interpretação com vistas à transformação do mundo. Dito de outro modo, a filosofia deve sempre falar do mundo, desse mundo diante dos nossos olhos e que tem um passado, um presente e um futuro dos quais podemos ter experiência, tentando modificá-la e melhorá-la. Embora à primeira vista não pareça, a frase de Marx é importante para uma defesa da atividade filosófica. Ela permite-nos corrigir o homem comum, mostrando-lhe o caráter enganador da idéia de que o filósofo está "do lado de fora" do mundo. Marx está se referindo a um determinado tipo de filósofo, ou a um determinado tipo de filosofia: aquele que em nada contribui para o desenvolvimento da humanidade, que é hermético, arrogante e auto-suficiente. Esse tipo de filosofia, realmente, não é interessante. Ele se reduz a um mero exercício de diletantismo. Outro ponto importante aqui consiste em refletir sobre o que significa transformar. Creio que não se pode exigir que o filósofo transforme o mundo, tal como o ferreiro ou o carpinteiro o fazem. O instrumental do filósofo são os conceitos; portanto, a transformação esperada deve incidir sobre o universo conceitual diretamente, e apenas indiretamente sobre a realidade concreta. Em outras palavras, o filósofo não é aquele que necessariamente sai às ruas pondo em prática as suas teorias. Ele é, essencialmente, um teórico inserido no mundo, e mesmo o problema da transformação da realidade é por ele tratado apenas teoricamente. Isso não quer dizer que ele esteja proibido de agir praticamente. Não há por que reprovar Sartre por ter aderido às passeatas estudantis no final da década de sessenta em Paris. O ponto, porém, é que, mesmo se ele não tivesse feito isso, ele continuaria a ser considerado um filósofo. Do mesmo modo, Platão continua sendo considerado filósofo a despeito de jamais ter sido rei, embora defendesse a idéia de que o filósofo deveria ser rei e que o rei deveria ser filósofo. Vários pensadores adotaram uma postura destrutiva com relação à filosofia, ou pelo menos com relação ao que eles concebiam como sendo filosofia. Um exemplo a ser citado é o de Sexto Empírico. Para ele, a atividade filosófica é essencialmente teórica e contemplativa. Vista desse modo, a filosofia parece nada mais do que uma atividade destacada da realidade, quer dizer, destacada da vida e da prática comuns. O filósofo é um dogmático, quer dizer, uma pessoa que fica formulando dogmas ou, na linguagem de Sexto Empírico, formulando proposições e provas acerca do não-evidente ou daquilo que não pode ser verificado na experiência, daquilo que de algum modo se coloca para além do dado que aparece através dos nossos sentidos. O dogmático procura estabelecer o conhecimento do não-evidente. Esse conhecimento se baseia num conjunto de regras e princípios supostamente não-controversos, por meio dos quais é possível elaborar argumentos irrefutáveis. É esse conjunto de proposições que é chamado de teoria ou doutrina.O cético descrito por Sexto Empírico surge como um opositor no debate com o dogmático, recusando-se a admitir a verdade das pretensões teóricas e doutrinais sobre o não-evidente. Ele tenta então substituir essas pretensões por um mero reconhecimento da nossa habilidade de viver e de explorar o mundo das coisas que aparecem. O procedimento do cético exibe vários momentos. Primeiro, ele observa as posições filosóficas conflitantes sobre todo o tipo de assunto (diafonia). Isso o leva a desenvolver a habilidade de produzir um contra-argumento a todo argumento com o qual ele se depara, de tal modo que tanto um quanto o outro acabam por possuir a mesma força persuasiva (isostenia). Depois de um certo tempo, ele acaba por duvidar de que seja realmente possível produzir uma explicação ou uma solução definitiva para os problemas filosóficos em geral (apatia). Em conseqüência disso, ele propõe que se suspenda o juízo com respeito às pretensões dogmáticas. Essa atitude o leva a atingir a desejada paz mental, ou o conforto da alma (ataraxia). Isso posto, ele se restringe a descrever como um cronista aquilo que se lhe aparece, manifestando sempre a sua desconfiança com relação a compromissos teóricos (cf. Williams 1988, pg. 560) Esse é um procedimento bem próximo daquele que o homem comum adota diante da filosofia ou da atividade reflexiva em geral. Explicações abstratas não nos levam mesmo a lugar algum, de modo que a melhor coisa a fazer é suspender o juízo sobre elas, mudar de idéia, pensar em outras coisas, ou simplesmente viver sem se apegar a abstrações. Mas será que é assim tão fácil se livrar das abstrações? Será que é assim tão simples olhar por outro lado e ‘deixar par lá’, por exemplo, quando a gente se dá conta de que a gente está abstraindo ou especulando?Hume levanta essa possibilidade, mas se opõe a ela. Na celebrada conclusão do livro primeiro do Tratado da Natureza Humana, ele diz que especulações filosóficas profundas, atividades reflexivas muito abstratas, só o levam ao desconforto. Nenhuma solução aos problemas é encontrada, e parece realmente que o mundo fica ‘tal e qual’. Nada muda quando a gente reflete, ou quando a gente filosofa dessa forma. Ele então decide simplesmente viver, passear ao longo do rio, jogar gamão com seus amigos e deixar de lado as elucubrações. Ele está preparado para engavetar os livros de metafísica escolástica, ou jogá-los ao fogo. No entanto, as inquietações especulativas parecem voltar à sua mente sem que ele possa impedir. Depois de um certo tempo ‘refrescando’ a mente com as frivolidades da vida, ele começa a querer saber quais os motivos que o levam a gostar de certas coisas e não de outras, a repudiar algumas coisas e não outras, a considerar certas ações como boas e outras como más, a julgar que certas afirmações são verdadeiras e outras falsas. Melhor dizendo, ele retorna ao universo da abstração, dos princípios e das regras que sustentamos muitas vezes sem sermos conscientes delas. Isso quer dizer que ele retorna ao universo da atividade filosófica naturalmente. É por isso que Hume é chamado por muitos de seu comentadores de naturalista. A filosofia é, para ele, algo que está instalado em nós, que faz parte da nossa condição humana. A natureza, ele diz, força-nos a refletir, a julgar, do mesmo modo que nos força a respirar e a sentir (Tratado da Natureza Humana, pg. 265 ff).Não há dúvida de que o homem comum possa passar a vida inteira sem se preocupar com os problemas que rondam os filósofos. Mas ele, conscientemente ou não, está se valendo de ‘motivos’ para tomar as tantas decisões que a vida o obriga a tomar. Se olharmos mais de perto, veremos que esses motivos estão calcados em princípios ou regras morais, ou em informações às vezes genuínas (ou verdadeiras), às vezes equivocadas (falsas). Quer dizer, o homem comum não pára de refletir, de especular. A reflexão, quer ele se dê conta disso ou não, faz parte de sua vida do mesmo modo que faz parte da vida dos intelectuais, sejam eles cientistas ou filósofos.Mas a filosofia é mais do que refletir. Ela é refletir sobre o refletir. A filosofia surge quando a própria capacidade de refletir é posta em questão, quer dizer, refletimos sobre o refletir, quando queremos saber como adquirimos conhecimentos, ou se sabemos realmente aquilo que supomos saber. Por isso que, para Sócrates, o ponto de partida do filosofar é o reconhecimento da própria ignorância. A afirmação ‘só sei que nada sei’ só pode ser feita por alguém que já exerceu uma auto-crítica, que já se debruçou sobre as bases de seus conhecimentos e os avaliou de modo adequado. Muitas vezes, quando fazemos isso honestamente, quer dizer, quando olhamos para dentro de nós mesmos e pesquisamos as razões daquilo que defendemos às vezes tão teimosamente, nada encontramos, e aí ficamos espantados, perturbados, incomodados. Platão chamava esse estado de espírito de thaumazéin, isto é, o espanto da própria ignorância. Esse é o motor do filosofar. É o que nos leva a tentar preencher o vazio, a ausência do saber, a ignorância. Para esclarecer esse ponto, é oportuno comparar a filosofia com a ciência. A atividade do cientista é marcadamente empírica. Ele tenta entender o mundo como ele é dado em sua experiência e, a partir daí, ele procura predizer e explicar os eventos. O cientista via de regra pergunta: "O que causou isso? " Ao tentar responder a essa pergunta, ele recorre a outros eventos que requerem eles mesmos mais explicações. Quando ele se vê às voltas com uma seqüência de eventos interligados, ele pode perguntar: "O que causou a existência das séries? ", ou ainda, "por que esta série e não outra? " Estas perguntas, porém, levam-no para além dos limites da atividade científica, tendo em vista que uma série como essa não é dada na experiência. Esse território, às vezes considerado como obscuro, é a filosofia. Certas questões levam-nos a níveis de abstração que nenhuma investigação empírica pode proporcionar. Elas surgem, pode-se dizer, no final de todas as outras pesquisas, "quando problemas relativos aos fundamentos dos saberes particulares, como a Física, a Matemática, a Geometria, etc., são detectados ou seus métodos de investigação passam a ser questionados. Assim sendo, os problemas filosóficos e os sistemas destinados a resolvê-los são formulados em termos que tendem a se referir aos domínios da possibilidade e da necessidade e não aos da realidade, ou seja, ao que poderia e ao que deveria ser e não ao que é" (Scruton 1981, pg. 12 ff.) Isso quer dizer que nem toda pesquisa fronteiriça aos saberes especiais é filosófica. Quando se tenta resolver problemas filosóficos sem se questionar a validade dos procedimentos adotados, incentiva-se o dogmatismo e a superstição. Por exemplo, no caso da existência da série de eventos, se pressupusermos que Deus é a causa primeira e também a meta final de todas as coisas, acabamos recorrendo a um artigo de fé e não a um saber racional. Essa afirmação tem o mérito de produzir uma dada resposta a quebra-cabeças metafísicos, mas ela possui uma grande desvantagem, que é a de se basear numa suposição que não pode ser colocada em dúvida, e que é por isso mesmo dogmática. Daí não se segue que o filósofo deva necessariamente ser um ateu. Muitos filósofos do passado (e mesmo vários do presente) acreditam em Deus e pertencem a diferentes religiões. Mas quando eles decidem discutir a existência ou não de Deus, eles sabem que não podem simplesmente postulá-la sem maiores problemas. Eles sabem que toda discussão é uma disputa, uma busca da melhor explicação ou da solução de um certo problema. Decidir discutir significa submeter-se ao tribunal final da razão, que não aceita a mera crença incontestável como base de argumentação (cf. Scruton 1981, pg. 14).Tal problemática remete-nos à relação da filosofia com a religião. Sem dúvida que há semelhanças entre o filósofo e o religioso. Ambos procuram refletir sobre questões abstratas, ambos procuram explicações gerais, ambos procuram um princípio ou um conjunto de princípios fundamentais a partir dos quais podemos responder às questões mais importantes que nos afligem. mas há pelo menos uma diferença essencial entre os dois: o religioso encontra o seu princípio fundamental em algo que, em última instância, requer uma crença não justificável em um Ser Superior que explica tudo. O filósofo, por seu turno, procura a verdade ou aquilo que pode ser estabelecido através de bases racionais.IIsso nos conduz a uma outra característica importante da atividade filosófica, a saber, a preocupação com a verdade. As questões filosóficas podem muito bem ficar sem respostas, ou podem mesmo propiciar polêmicas intermináveis (como geralmente ocorre). Mas elas são questões de qualquer modo e requerem, por isso mesmo, uma avaliação das razões sugeridas e propostas para que possamos caracterizá-las como verdadeiras ou falsas. Afinal, a filosofia não pode ser um mero aglomerado de proposições retóricas, sem qualquer pretensão de estabelecer princípios sólidos. Ela pode ser definida como uma atividade a partir da qual se estudam métodos e metas das nossas formas diferenciadas de reflexão, a fim de que possamos chegar a conclusões sobre os seus limites e a sua validade. A pesquisa filosófica se dá de uma maneira racional, quer dizer, sem qualquer remissão à fé, visando o estabelecimento de respostas convincentes a questões as mais diversas que fogem ao âmbito das ciências particulares mas que são comumente trazidas à luz por elas. Muito bem. Já disse que a filosofia tem por função, entre outras coisas, refletir sobre o refletir. Através do filosofar, podemos saber mais sobre a nossa capacidade reflexiva. Por quê? Porque, em assim o fazendo podemos exercer o poder de reflexão mais amplamente, mais efetivamente e com mais precisão. Mas por que é tão importante exercer a capacidade reflexiva? A resposta é simples, mas essencial. Sem refletir, não poder;iamos ser livres. Agir sem refletir significa não ser dono das próprias ações, ou ser movido por causas outras que não a nossa própria razão. Essa é a diferença entre nós e os robôs. Eles não possuem poder de reflexão e por isso mesmo eles não podem escolher por si mesmos o curso de ação que irão adotar. Do mesmo modo, quando adotamos um certo curso de ação ‘sem refletir’, mecanicamente, a gente se assemelha a um autômato, ou a um robô nas mãos do primeiro que passa.É neste momento que fica claro o porquê do filosofar. A ponte entre a filosofia e as outras áreas não é imediata. Mas ela existe. Quando digo que sem refletir seríamos apenas autômatos, eu quero dizer que a atividade reflexiva é condição de possibilidade das decisões livres. Se assim é, então filosofia tem a ver com liberdade. Explico melhor: se a atividade reflexiva leva-nos a ser livres, e se a filosofia permite-nos usar essa capacidade reflexiva com cada vez mais profundidade, então a filosofia pode ser vista como uma ferramenta essencial para a nossa liberdade, levando-nos a pensar mais claramente e, em conseqüência disso, a usar a capacidade de escolha em sua plenitude. O exercício da filosofia é a expressão mais profunda e plena da nossa liberdade. É a liberdade do pensar, do refletir, que nos leva a agir livremente. O exercício da liberdade pressupõe que reflitamos sobre as nossas vidas, as nossas ações, as pessoas que nos rodeiam, o país em que vivemos, as regras da comunidade a qual pertencemos, e as informações (verdadeiros ou falsas) que obtemos, etc.Esse é um resultado fundamental. Se surgir então a pergunta sobre o porquê de se estudar filosofia, independente dos interesses intelectuais de cada um, essa é uma resposta possível. Além disso, a relação entre filosofia e liberdade permite que a gente responda àqueles que dizem que o filósofo em nada contribui para o desenvolvimento da humanidade ou para a mudança (para melhor) da realidade. Se procurarmos mudar a realidade sem liberdade, na verdade estaremos mudando algo não segundo a nossa vontade, mas segundo a vontade dos outros.Uma outra lição que se pode tirar da relação entre filosofia e liberdade é que ela nos ajuda a compreender o porquê da insatisfação constante do filósofo, aquela que Hume sente e que o leva a passear ao longo do rio e a jogar gamão com os seus amigos. A insatisfação origina-se do fato de que a atividade filosófica, assim como a atividade teórica em geral, não parece ter um ponto final. Mas isso é exatamente o que a torna tão essencial à liberdade. O trabalho filosófico em particular e o teórico em geral não têm fim. Conceber um fim à atividade reflexiva é, de um certo modo, conceber o fim do exercício da liberdade. A gente só pára de refletir sobre os princípios que atuam como premissas de argumentos quando a gente se rende à superstição, à religião ou ao totalitarismo. Finalmente, pode-se dizer que a atividade reflexiva é auto-referente. Isso quer dizer que, mesmo para combatê-la, a gente tem que adotá-la. Esse é o erro de Sexto Empírico e de outros céticos que suspeitavam da atividade especulativa. Eles só podem combater a especulação de modo persuasivo se eles adotarem um procedimento especulativo. Eles só podem condenar uma teoria adotando outra. O que resta então é adotar uma teoria que resista a ataques, e que explique pelo menos alguns dos problemas que nos afligem. Mas como descobrir essa teoria, que não é mágica, como queriam os dogmáticos, mas que inevitavelmente se encontra na atividade intelectual, como negavam os céticos? No caso da filosofia, a gente tem que filosofar mesmo para negar a filosofia, como uma vez disse Aristóteles. A gente tem que ser filósofo mesmo se a gente desejar jogar fora a filosofia. Essa visão caricatural da filosofia não se restringe ao senso comum. Guimarães Rosa certa vez definiu o filósofo como "aquele que se encontra num quarto escuro, à procura de um gato preto que não está lá. E ele o encontra..." Fernando Pessoa, em seu famoso poema ‘Tabacaria’, escreve que "a metafísica... é uma conseqüência de se estar mal disposto..." Mas será que é assim mesmo, quer dizer, será que é tão simples descartar a filosofia como uma atividade intelectual inútil? Para obtermos uma resposta satisfatória, é necessário que especifiquemos o ofício do filósofo. Qual é a natureza do trabalho filosófico?A leitura dos filósofos sugere que a primeira característica distintiva do filósofo é a de lidar com idéias ou conceitos e não com objetos palpáveis, como o lavrador e o ferreiro. É claro que estes últimos não dispensam (e não podem dispensar) o uso de idéias, o ferreiro recorrendo sempre à idéia ou ao modelo do martelo a ser construído e o lavrador à idéia do solo e da época de plantio. O filósofo, porém, lida com idéias que não são sempre traduzíveis em coisas concretas, tais como o conceito de ‘verdade’ ou de ‘bem’. Além disso, contrariamente ao psicólogo e ao sociólogo, por exemplo, o filósofo não está preocupado em colocar em prática as suas idéias. Isso não quer dizer que ele se recuse a fazê-lo; ele simplesmente não considera a concretização de suas idéias como fundamental para a sua atividade. Como diz Platão: "o filósofo permanece totalmente alheio ao seu vizinho mais próximo; ele é ignorante..., ele mal sabe se é um homem ou um animal; ele está investigando a essência do homem". Embora ele prefira o convívio das cidades, "sua mente, desdenhando da irrelevância e da nulidade das coisas humanas, está sobrevoando o estrangeiro" (Teeteto, pgs. 25-6).O que há de peculiar em sua prática com conceitos, isto é, em sua prática teórica, é que ele está sempre buscando o fundamento ou a raiz dos problemas e das doutrinas analisadas. Para ilustrar esse ponto, creio ser necessário recorrer a Sócrates. Perguntado pelos chamados sábios acerca do que ele conhecia, Sócrates respondeu: "A única coisa de certa que sei é que nada sei". É claro que Sócrates sabia muito mais do que isso, mas o que ele queria dizer era que, contrariamente aos chamados sábios, ele procurava se definir em termos dos limites do seu conhecimento e não em termos da quantidade de conhecimentos adquiridos. Sócrates acreditava que a primeira atitude em direção ao conhecimento não era a certeza, mas a ignorância. Nesse contexto, a palavra ‘ignorância’ não está sendo usada no sentido pejorativo, mas sim no sentido de ‘ausência de saber’, ou ‘ausência de conhecimento’. O filósofo não é, então, nem o sábio nem o ignorante. Ele é, na verdade, aquele que busca a sabedoria, ou que procura ser amigo da sabedoria. Ele não é também o homem das respostas, mas das perguntas. Diante, por exemplo, do problema acerca da atitude justa ou não de um governante, o filósofo deve destacar que o que está em jogo é antes de tudo o conceito de justiça; somente a partir de uma idéia clara desse conceito é que se pode caracterizar a atitude do governante como justa ou não. É nesse sentido que o filósofo se diz estar preocupado não tanto com a concretização da sua idéia mas com a idéia em si, isto é, não com o ato específico do governante mas com a definição clara de justiça.Outro ponto importante aqui consiste em refletir sobre o que significa transformar. Creio que não se pode exigir que o filósofo transforme o mundo, tal como o ferreiro ou o carpinteiro o fazem. O instrumental do filósofo são os conceitos; portanto, a transformação esperada deve incidir sobre o universo conceitual diretamente, e apenas indiretamente sobre a realidade concreta. Em outras palavras, o filósofo não é aquele que necessariamente sai às ruas pondo em prática as suas teorias. Ele é, essencialmente, um teórico inserido no mundo, e mesmo o problema da transformação da realidade é por ele tratado apenas teoricamente. Isso não quer dizer que ele esteja proibido de agir praticamente. Não há por que reprovar Sartre por ter aderido às passeatas estudantis no final da década de sessenta em Paris. O ponto, porém, é que, mesmo se ele não tivesse feito isso, ele continuaria a ser considerado um filósofo. Do mesmo modo, Platão continua sendo considerado filósofo a despeito de jamais ter sido rei, embora defendesse a idéia de que o filósofo deveria ser rei e que o rei deveria ser filósofo. Vários pensadores adotaram uma postura destrutiva com relação à filosofia, ou pelo menos com relação ao que eles concebiam como sendo filosofia. Um exemplo a ser citado é o de Sexto Empírico. Para ele, a atividade filosófica é essencialmente teórica e contemplativa. Vista desse modo, a filosofia parece nada mais do que uma atividade destacada da realidade, quer dizer, destacada da vida e da prática comuns. O filósofo é um dogmático, quer dizer, uma pessoa que fica formulando dogmas ou, na linguagem de Sexto Empírico, formulando proposições e provas acerca do não-evidente ou daquilo que não pode ser verificado na experiência, daquilo que de algum modo se coloca para além do dado que aparece através dos nossos sentidos. O dogmático procura estabelecer o conhecimento do não-evidente. Esse conhecimento se baseia num conjunto de regras e princípios supostamente não-controversos, por meio dos quais é possível elaborar argumentos irrefutáveis. É esse conjunto de proposições que é chamado de teoria ou doutrina.O cético descrito por Sexto Empírico surge como um opositor no debate com o dogmático, recusando-se a admitir a verdade das pretensões teóricas e doutrinais sobre o não-evidente. Ele tenta então substituir essas pretensões por um mero reconhecimento da nossa habilidade de viver e de explorar o mundo das coisas que aparecem. O procedimento do cético exibe vários momentos. Primeiro, ele observa as posições filosóficas conflitantes sobre todo o tipo de assunto (diafonia). Isso o leva a desenvolver a habilidade de produzir um contra-argumento a todo argumento com o qual ele se depara, de tal modo que tanto um quanto o outro acabam por possuir a mesma força persuasiva (isostenia). Depois de um certo tempo, ele acaba por duvidar de que seja realmente possível produzir uma explicação ou uma solução definitiva para os problemas filosóficos em geral (apatia). Em conseqüência disso, ele propõe que se suspenda o juízo com respeito às pretensões dogmáticas. Essa atitude o leva a atingir a desejada paz mental, ou o conforto da alma (ataraxia). Isso posto, ele se restringe a descrever como um cronista aquilo que se lhe aparece, manifestando sempre a sua desconfiança com relação a compromissos teóricos (cf. Williams 1988, pg. 560)Esse é um procedimento bem próximo daquele que o homem comum adota diante da filosofia ou da atividade reflexiva em geral. Explicações abstratas não nos levam mesmo a lugar algum, de modo que a melhor coisa a fazer é suspender o juízo sobre elas, mudar de idéia, pensar em outras coisas, ou simplesmente viver sem se apegar a abstrações. Mas será que é assim tão fácil se livrar das abstrações? Será que é assim tão simples olhar por outro lado e ‘deixar par lá’, por exemplo, quando a gente se dá conta de que a gente está abstraindo ou especulando?Não há dúvida de que o homem comum possa passar a vida inteira sem se preocupar com os problemas que rondam os filósofos. Mas ele, conscientemente ou não, está se valendo de ‘motivos’ para tomar as tantas decisões que a vida o obriga a tomar. Se olharmos mais de perto, veremos que esses motivos estão calcados em princípios ou regras morais, ou em informações às vezes genuínas (ou verdadeiras), às vezes equivocadas (falsas). Quer dizer, o homem comum não pára de refletir, de especular. A reflexão, quer ele se dê conta disso ou não, faz parte de sua vida do mesmo modo que faz parte da vida dos intelectuais, sejam eles cientistas ou filósofos.Mas a filosofia é mais do que refletir. Ela é refletir sobre o refletir. A filosofia surge quando a própria capacidade de refletir é posta em questão, quer dizer, refletimos sobre o refletir, quando queremos saber como adquirimos conhecimentos, ou se sabemos realmente aquilo que supomos saber. Por isso que, para Sócrates, o ponto de partida do filosofar é o reconhecimento da própria ignorância. A afirmação ‘só sei que nada sei’ só pode ser feita por alguém que já exerceu uma auto-crítica, que já se debruçou sobre as bases de seus conhecimentos e os avaliou de modo adequado. Muitas vezes, quando fazemos isso honestamente, quer dizer, quando olhamos para dentro de nós mesmos e pesquisamos as razões daquilo que defendemos às vezes tão teimosamente, nada encontramos, e aí ficamos espantados, perturbados, incomodados. Platão chamava esse estado de espírito de thaumazéin, isto é, o espanto da própria ignorância. Esse é o motor do filosofar. É o que nos leva a tentar preencher o vazio, a ausência do saber, a ignorância.Para esclarecer esse ponto, é oportuno comparar a filosofia com a ciência. A atividade do cientista é marcadamente empírica. Ele tenta entender o mundo como ele é dado em sua experiência e, a partir daí, ele procura predizer e explicar os eventos. O cientista via de regra pergunta: "O que causou isso? " Ao tentar responder a essa pergunta, ele recorre a outros eventos que requerem eles mesmos mais explicações. Quando ele se vê às voltas com uma seqüência de eventos interligados, ele pode perguntar: "O que causou a existência das séries? ", ou ainda, "por que esta série e não outra? " Estas perguntas, porém, levam-no para além dos limites da atividade científica, tendo em vista que uma série como essa não é dada na experiência. Esse território, às vezes considerado como obscuro, é a filosofia. Certas questões levam-nos a níveis de abstração que nenhuma investigação empírica pode proporcionar. Elas surgem, pode-se dizer, no final de todas as outras pesquisas, "quando problemas relativos aos fundamentos dos saberes particulares, como a Física, a Matemática, a Geometria, etc., são detectados ou seus métodos de investigação passam a ser questionados. Assim sendo, os problemas filosóficos e os sistemas destinados a resolvê-los são formulados em termos que tendem a se referir aos domínios da possibilidade e da necessidade e não aos da realidade, ou seja, ao que poderia e ao que deveria ser e não ao que é" (Scruton 1981, pg. 12 ff.)Isso quer dizer que nem toda pesquisa fronteiriça aos saberes especiais é filosófica. Quando se tenta resolver problemas filosóficos sem se questionar a validade dos procedimentos adotados, incentiva-se o dogmatismo e a superstição. Por exemplo, no caso da existência da série de eventos, se pressupusermos que Deus é a causa primeira e também a meta final de todas as coisas, acabamos recorrendo a um artigo de fé e não a um saber racional. Essa afirmação tem o mérito de produzir uma dada resposta a quebra-cabeças metafísicos, mas ela possui uma grande desvantagem, que é a de se basear numa suposição que não pode ser colocada em dúvida, e que é por isso mesmo dogmática. Daí não se segue que o filósofo deva necessariamente ser um ateu. Muitos filósofos do passado (e mesmo vários do presente) acreditam em Deus e pertencem a diferentes religiões. Mas quando eles decidem discutir a existência ou não de Deus, eles sabem que não podem simplesmente postulá-la sem maiores problemas. Eles sabem que toda discussão é uma disputa, uma busca da melhor explicação ou da solução de um certo problema. Decidir discutir significa submeter-se ao tribunal final da razão, que não aceita a mera crença incontestável como base de argumentação (cf. Scruton 1981, pg. 14).Tal problemática remete-nos à relação da filosofia com a religião. Sem dúvida que há semelhanças entre o filósofo e o religioso. Ambos procuram refletir sobre questões abstratas, ambos procuram explicações gerais, ambos procuram um princípio ou um conjunto de princípios fundamentais a partir dos quais podemos responder às questões mais importantes que nos afligem. mas há pelo menos uma diferença essencial entre os dois: o religioso encontra o seu princípio fundamental em algo que, em última instância, requer uma crença não justificável em um Ser Superior que explica tudo. O filósofo, por seu turno, procura a verdade ou aquilo que pode ser estabelecido através de bases racionais.IIsso nos conduz a uma outra característica importante da atividade filosófica, a saber, a preocupação com a verdade. As questões filosóficas podem muito bem ficar sem respostas, ou podem mesmo propiciar polêmicas intermináveis (como geralmente ocorre). Mas elas são questões de qualquer modo e requerem, por isso mesmo, uma avaliação das razões sugeridas e propostas para que possamos caracterizá-las como verdadeiras ou falsas. Afinal, a filosofia não pode ser um mero aglomerado de proposições retóricas, sem qualquer pretensão de estabelecer princípios sólidos. Ela pode ser definida como uma atividade a partir da qual se estudam métodos e metas das nossas formas diferenciadas de reflexão, a fim de que possamos chegar a conclusões sobre os seus limites e a sua validade. A pesquisa filosófica se dá de uma maneira racional, quer dizer, sem qualquer remissão à fé, visando o estabelecimento de respostas convincentes a questões as mais diversas que fogem ao âmbito das ciências particulares mas que são comumente trazidas à luz por elas. Muito bem. Já disse que a filosofia tem por função, entre outras coisas, refletir sobre o refletir. Através do filosofar, podemos saber mais sobre a nossa capacidade reflexiva. Por quê? Porque, em assim o fazendo podemos exercer o poder de reflexão mais amplamente, mais efetivamente e com mais precisão. Mas por que é tão importante exercer a capacidade reflexiva? A resposta é simples, mas essencial. Sem refletir, não poder;iamos ser livres. Agir sem refletir significa não ser dono das próprias ações, ou ser movido por causas outras que não a nossa própria razão. Essa é a diferença entre nós e os robôs. Eles não possuem poder de reflexão e por isso mesmo eles não podem escolher por si mesmos o curso de ação que irão adotar. Do mesmo modo, quando adotamos um certo curso de ação ‘sem refletir’, mecanicamente, a gente se assemelha a um autômato, ou a um robô nas mãos do primeiro que passa.É neste momento que fica claro o porquê do filosofar. A ponte entre a filosofia e as outras áreas não é imediata. Mas ela existe. Quando digo que sem refletir seríamos apenas autômatos, eu quero dizer que a atividade reflexiva é condição de possibilidade das decisões livres. Se assim é, então filosofia tem a ver com liberdade. Explico melhor: se a atividade reflexiva leva-nos a ser livres, e se a filosofia permite-nos usar essa capacidade reflexiva com cada vez mais profundidade, então a filosofia pode ser vista como uma ferramenta essencial para a nossa liberdade, levando-nos a pensar mais claramente e, em conseqüência disso, a usar a capacidade de escolha em sua plenitude. O exercício da filosofia é a expressão mais profunda e plena da nossa liberdade. É a liberdade do pensar, do refletir, que nos leva a agir livremente. O exercício da liberdade pressupõe que reflitamos sobre as nossas vidas, as nossas ações, as pessoas que nos rodeiam, o país em que vivemos, as regras da comunidade a qual pertencemos, e as informações (verdadeiros ou falsas) que obtemos, etc.Esse é um resultado fundamental. Se surgir então a pergunta sobre o porquê de se estudar filosofia, independente dos interesses intelectuais de cada um, essa é uma resposta possível. Além disso, a relação entre filosofia e liberdade permite que a gente responda àqueles que dizem que o filósofo em nada contribui para o desenvolvimento da humanidade ou para a mudança (para melhor) da realidade. Se procurarmos mudar a realidade sem liberdade, na verdade estaremos mudando algo não segundo a nossa vontade, mas segundo a vontade dos outros.Uma outra lição que se pode tirar da relação entre filosofia e liberdade é que ela nos ajuda a compreender o porquê da insatisfação constante do filósofo, aquela que Hume sente e que o leva a passear ao longo do rio e a jogar gamão com os seus amigos. A insatisfação origina-se do fato de que a atividade filosófica, assim como a atividade teórica em geral, não parece ter um ponto final. Mas isso é exatamente o que a torna tão essencial à liberdade. O trabalho filosófico em particular e o teórico em geral não têm fim. Conceber um fim à atividade reflexiva é, de um certo modo, conceber o fim do exercício da liberdade. A gente só pára de refletir sobre os princípios que atuam como premissas de argumentos quando a gente se rende à superstição, à religião ou ao totalitarismo.Finalmente, pode-se dizer que a atividade reflexiva é auto-referente. Isso quer dizer que, mesmo para combatê-la, a gente tem que adotá-la. Esse é o erro de Sexto Empírico e de outros céticos que suspeitavam da atividade especulativa. Eles só podem combater a especulação de modo persuasivo se eles adotarem um procedimento especulativo. Eles só podem condenar uma teoria adotando outra. O que resta então é adotar uma teoria que resista a ataques, e que explique pelo menos alguns dos problemas que nos afligem. Mas como descobrir essa teoria, que não é mágica, como queriam os dogmáticos, mas que inevitavelmente se encontra na atividade intelectual, como negavam os céticos? No caso da filosofia, a gente tem que filosofar mesmo para negar a filosofia, como uma vez disse Aristóteles. A gente tem que ser filósofo mesmo se a gente desejar jogar fora a filosofia.Os que se dedicam à crítica das ações humanas jamais se sentem tão embaraçados como quando procuram agrupar e harmonizar sob uma mesma luz todos os atos dos homens, pois estes se contradizem comumente e a tal ponto que não parecem provir de um mesmo indivíduo. Mário, o Jovem, ora parece filho de Marte ora filho de Vênus. Dizem que o Papa Bonifácio VII assumiu o papado como uma raposa, conduziu-se como um leão e morreu como um cão. E quem diria que Nero, essa verdadeira imagem da crueldade, como lhe apresentassem para ser assinada, de acordo com a lei, a sentença contra um criminoso, observou: – Prouvera a Deus que eu não soubesse escrever! – tanto lhe apertava o coração condenar um homem à morte. Há tantos exemplos semelhantes, e tão facilmente os encontrará sozinho quem quiser, que estranho ver por vezes gente de bom senso procurando juntar tais contradições, mesmo porque a irresolução me parece ser o vício mais comum e evidente de nossa natureza, como o atesta este verso de Públio, o satírico: “Má opinião, a de que não se pode mais mudar”. Comunidade criada para pessoas que curtem ultrapassar o limite de 30 caracteres dos títulos das comunidades, essa comunidade é uma tremenda falta de ter o que fazer, quando você ver as suas comunidades, vocês poderão ver o bloco gigantesco dessa comunidade no lado direito da sua tela, provavelmente vai criar uma barra de rolagens pra ver tudo o que está escrito aqui pois o código que eu consegui agora é ILIMITADO, ou seja, sem limites! dããããã!! O código esta aqui na comunidade, nao me mandem mais scraps por favor!!! Mas mudando de assunto, quem ta afim de ler Harry Potter??? axo que é muito grande, vo coloca um livro menor aqui nesse título, ou melhor, vou colocar o resumo do Dom Casmurro, pra quem precisar fazer algum trabalho escolar, etc!!! RESUMO: Vivendo no Engenho Novo, um subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, quase recluso em sua casa, construída segundo o molde da que fora a de sua infância, na Rua de Matacavalos, Bento de Albuquerque Santiago, com cerca de 54 anos e conhecido pela alcunha de Dom Casmurro por seu gosto pelo isolamento, decide escrever sua vida. Alternando a narração dos fatos passados com a reflexão sobre os mesmos, no presente, o protagonista/narrador informa ter nascido em 1842 e ser filho de Pedro de Albuquerque Santiago e de D. Maria da Glória Fernandes Santiago. O pai, dono de uma fazendola em ltaguaí, mudara-se para a cidade do Rio de Janeiro por volta de 1844, ao ser eleito deputado. Alguns anos depois falece e a viúva, preferindo ficar na cidade a retornar a ltaguaí, vende a fazendola e os escravos, aplica seu dinheiro em imóveis e apólices e passa a viver de rendas, permanecendo na casa de Matacavalos, onde vivera com o marido desde a mudança para o Rio de Janeiro. A vida do protagonista/narrador transcorre sem maiores incidentes até a "célebre tarde de novembro" de 1857, quando, ao entrar em casa, ouve pronunciarem seu nome e esconde-se rapidamente atrás da porta. Na conversa entre sua mãe e o agregado José Dias, que morava com a família desde os tempos de ltaguaí, Bentinho, como era então chamado, fica sabendo que sua mãe se mantém firme na intenção de colocá-lo no seminário a fim de seguir a carreira eclesiástica, segundo promessa que fizera a Deus caso tivesse um segundo filho varão, já que o primeiro morrera ao nascer. Bentinho, que há muito tinha conhecimento das intenções de sua mãe, sofre violento abalo, pois fica sabendo que a reativação da promessa, que parecia esquecida, devia-se ao fato de José Dias ter informado D. Glória a respeito de seu incipiente namoro com Capitolina Pádua, que morava na casa ao lado. Capitu, como era chamada, tinha então catorze anos e era filha de um tal de Pádua, burocrata de uma repartição do Ministério da Guerra. A proximidade, a convivência e a idade haviam feito com que os dois adolescentes criassem afeição um pelo outro. D. Glória, ao saber disto, fica alarmada e decide apressar o cumprimento da promessa. Os planos de Capitu, informada do assunto, e Bentinho para, com a ajuda de José Dias, impedir que D. Glória cumprisse a decisão ou que, pelo menos, a adiasse, fracassam. Como último recurso, o próprio Bentinho revela à mãe não ter vocação, o que também não a faz voltar atrás. Tio Cosme, um viúvo, irmão de D. Glória e advogado aposentado que vivia na casa desde que seu cunhado falecera, e a prima Justina, também viúva, que, há muitos anos, morava com a mãe de Bentinho, procuram não se envolver no problema. Assim, a última palavra fica com D. Glória, que, com o apoio do padre Cabral, um amigo de Tio Cosme, decide finalmente cumprir a promessa e o envia ao seminário, prometendo, contudo, que se dentro de dois anos não revelasse vocação para o sacerdócio estaria livre para seguir outra carreira. Antes da partida de Bentinho, este e Capitu juram casar-se. No seminário, Bentinho conhece Ezequiel de Sousa Escobar, filho de um advogado de Curitiba. Os dois tornam-se amigos e confidentes. Em um fim de semana em que Bentinho visita D. Glória, Escobar o acompanha e é apresentado a todos, inclusive a Capitu. Esta, depois da partida de Bentinho, começara a freqüentar assiduamente a casa de D. Glória, do que nascera aos poucos grande afeição recíproca, a ponto de D. Glória começar a pensar que se Bentinho se apaixonasse por Capitu e casasse com ela a questão da promessa estaria resolvida a contento de todos, pois Bentinho, que a quebraria, não a fizera, e ela, que a fizera, não a quebraria. Enquanto isto, Bentinho continuava seus esforços junto a José Dias, que, tendo fracassado em seu plano de fazê-lo estudar medicina na Europa, sugeria agora que ambos fossem a Roma pedir ao Papa a revogação da promessa. A solução definitiva, contudo, partiu de Escobar. Segundo este, D. Glória prometera a Deus dar-lhe um sacerdote, mas isto não queria dizer que o mesmo deveria ser necessariamente seu filho. Sugeriu então que ela adotasse algum órfão e lhe custeasse os estudos. D. Glória consultou o padre Cabral, este foi consultar o bispo e a solução foi considerada satisfatória. Livre do problema, Bentinho deixa o seminário com cerca de 17 anos e vai a São Paulo estudar, tornando-se, cinco anos depois, o advogado Bento de Albuquerque Santiago. Por sua parte, Escobar, que também saíra do seminário, tornara-se um comerciante bem-sucedido, vindo a casar com Sancha, amiga e colega de escola de Capitu. Em 1865, Bento e Capitu finalmente casam, passando a morar no bairro da Glória. O escritório de advocacia progride e a felicidade do casal seria completa não fosse a demora em nascer um filho. Isto faz com que ambos sintam inveja de Escobar e Sancha, que tinham tido uma filha, batizada com o nome de Capitolina. Depois de alguns anos, nasce Ezequiel, assim chamado para retribuir a gentileza do casal de amigos, que dera à filha o nome da amiga de Sancha. Ezequiel revela-se muito cedo um criança inquieta e curiosa, tornando-se a alegria dos pais e servindo para estreitar ainda mais as relações de amizade entre os dois casais. A partir do momento em que Escobar e Sancha, que moravam em Andaraí, resolvem fixar residência no Flamengo, a convivência entre as duas famílias torna-se completa e os pais chegam a falar na possibilidade de Ezequiel e Capituzinha, como era chamada a pequena Capitolina, virem a se casar. Em 1871 Escobar, que gostava de nadar, morre afogado. No enterro, Capitu, que amparava Sancha, olha tão fixamente e com tal expressão para Escobar morto que Bento fica abalado e quase não consegue pronunciar o discurso fúnebre. A perturbação, contudo, desaparece rapidamente. Sancha retira-se em seguida para a casa dos parentes no Paraná, o escritório de Bento continua a progredir e a união entre o casal segue crescendo. Até o momento em que, cerca de um anos depois, advertido pela própria Capitu, Bento começa a perceber as semelhanças de Ezequiel com Escobar. À medida que o menino cresce, estas semelhanças aumentam a tal ponto que em Ezequiel parece ressurgir fisicamente o velho companheiro de seminário. As relações entre Bento e Capitu deterioram-se rapidamente. A solução de colocar Ezequiel num internato não se revela eficaz, já que Bento não suporta mais ver o filho, o qual, por sua vez, se apega a ele cada vez mais, tomando a situação ainda mais crítica. Num gesto extremo, Bento decide suicidar-se com veneno, colocado numa xícara de café. Interrompido pela chegada de Ezequiel, altera intempestivamente seu plano e decide dar o café envenenado ao filho mas, no último instante, recua e em seguida desabafa, dizendo a Ezequiel que não é seu pai. Neste momento Capitu entra na sala e quer saber o que está acontecendo. Bento repete que não é pai de Ezequiel e Capitu exige que diga por que pensa assim. Apesar de Bento não conseguir expor claramente suas idéias, Capitu diz saber que a origem de tudo é a casualidade da semelhança, argumentando em seguida que tudo de deve à vontade de Deus. Capitu retira-se e vai à missa com o filho. Bento desiste do suicídio. Durante a discussão fica decidido que a separação seria o melhor caminho. Para manter as aparências, o casal parte pouco depois rumo à Europa, acompanhado do filho. Bento retorna a seguir, sozinho. Trocam algumas cartas e Bento viaja outras vezes à Europa, sempre com o objetivo de manter as aparências, mas nunca mais chega a encontrar-se com Capitu. Tempos depois morrem D. Glória e José Dias. Bento retira-se para o Engenho Novo. Ali, certo dia, recebe a visita de Ezequiel de Albuquerque Santiago, que era então a imagem perfeita de seu velho colega de seminário. Capitu morrera e fora enterrada na Europa. Ezequiel permanece alguns meses no Rio e depois parte para uma viagem de estudos científicos no Oriente Médio, já que era apaixonado pela arqueologia. Onze meses depois morre de febre tifóide em Jerusalém e é ali enterrado. O adultério de Capitu não está bem esclarecido para o leitor, já que o próprio narrador-personagem, no decorrer da história, apresenta uma série de indícios, provas e contraprovas, como o fato de Capitu ser parecidíssima com a mãe de Sancha, sem haver, com toda certeza, qualquer parentesco entre elas. Mortos todos, familiares e velhos conhecidos, Bento/Dom Casmurro fecha-se em si próprio, mas não se isola e encontra muitas amigas que o consolam. Jamais, porém, alguma delas o faz esquecer a primeira amada de seu coração, que o traíra com seu melhor amigo. Assim quisera o destino. Decide escrever um livro de memórias na tentativa de atar passado e presente, da "construção ou reconstrução" de si mesmo. É certo que, antes da narrativa, tenta recompor seu passado construindo uma casa em tudo semelhante à de sua adolescência, todavia esse artifício mostra-se inútil e frustrante. Por isso, passa a essa outra alternativa: a da narrativa, que se mostra eficaz. E após seu término, para esquecer tudo, nada melhor que escrever, segundo decide, um outro livro: uma História dos subúrbios do Rio de Janeiro. ACABOOOOOOO!!! Mas antes eu vou adicionar algumas palavras sugeridas pelos membros: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiotico (que segundo o João Victor é uma pessoa acometida por pneumoultramicroscopicossilivulcanoconiose, e seu feminino, é claro, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótica). Alem de comiga(!?!), inconstitucionalíssimamente, meninas do Jô, fator, Nency, paralelepípedo, Rudcleison, Rondcleison, Rudinelio, Slipknot e Valdenilson. E uma pergunta que não quer calar: Por onde a HELLO KITTY se alimenta? AGORA SIM: ACABOOOOOOOOO!!!

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2005, 17:38:11 »
Não consigo nem abrir a pag, trava o IE.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Comunidade indiscritível
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2005, 19:06:02 »
Citação de: Pensador Amazonense
Fernando, é "indescritível. Indescritível vem de "descrever", logo, é com "e".

:shock:

Pior que eu sei disso...

:medo:

Offline Against

• Nível 03
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2005, 00:47:49 »
Tem essa comunidade aqui, que além de outras coisas, tem o resumo de Dom Casmurro em seu nome:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5613834

Eu ja denunciei como bogus todas essas comunidades, parece que o orkut não tem moderação...
Why would I need to sacrifice Myself to Myself to allow me to change a rule I made Myself?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2005, 00:52:20 »
Também já denunciei. E no começo estava denunciando os spammers de scrapbook, mas eles foram crescendo em número cada vez mais e tanto que desisti.

Offline OverKill

• Nível 01
  • *
  • OverKill
Re: Comunidade indiscritível
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2006, 00:20:53 »
OverKill
haha!

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Comunidade indiscritível
« Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2006, 02:04:33 »
hahaha

acabou a brincadeira!!!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!