Autor Tópico: Teoria do Design Inteligente como referencial teórico?  (Lida 3827 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
Teoria do Design Inteligente como referencial teórico?
« Online: 05 de Outubro de 2005, 06:23:32 »
Carta do leitor que defende o design inteligente  

Ele apresenta o artigo de um geneticista da Universidade de Chicago, EUA

Mensagem de Enézio E. de Almeida Filho:

A Biologia do século 21: a teoria do Design Inteligente como referencial teórico?
James A. Shapiro, PhD, é geneticista evolucionista na Universidade de Chicago. [1]

O Boston Review de Fev/Mar 1977 publicou seu artigo intitulado no site como "The Third Way" [A Terceira Via]: http://www.bostonreview.net/br22.1/shapiro.html

Os artigos que Shapiro vem escrevendo há uma década sobre a evolução e o genoma soam muito diferente do atual consenso científico sobre a atual teoria da evolução [neodarwinismo].

Ele está substituindo a "seleção natural" por "engenharia genética natural." Ele discorda de Jacques Monod sobre o acaso -- mutação aleatória -- como sendo a máquina de toda a variação.

Além disso, há muito tempo ele já discordava dos 38 laureados com o Nobel que, recentemente, em carta [ciência agora é feita por meio de manifestos?] encabeçada por Wiesel explicaram que a evolução "é compreendida como sendo o resultado de um processo não guiado, não planejado de variação randômica e seleção natural".

media.ljworld.com/pdf/2005/09/15/nobel_letter.pdf

Shapiro está dizendo que a mudança evolutiva não é feita pela "mutação aleatória e a seleção natural", mas antes por "reorganizações genômicas amplas não aleatórias resultando em novas arquiteturas do sistema genômico" com "as células participando ativamente na engenharia de seu DNA". Assim, o processo teria objetivo e seria guiado.

Como Darwin, eu me sinto aqui como se estivesse cometendo um brutal assassinato... Por quem ou o quê? Segundo Shapiro, pela célula. A célula é que seria o engenheiro -- um "engenheiro natural".

A TDI é uma ciência de detecção de design. O design é "um padrão de eventos dispostos por uma mente ou qualquer forma de inteligência".

A inteligência descrita por Shapiro parece encaixar bem com a idéia de "alguma forma de inteligência". A TDI se encaixa nesses parâmetros de "causa natural" em vez de uma causa sobrenatural como nossos críticos sempre evocam e atribuem como sendo nossa base epistêmica.

Shapiro parece estar afirmando -- a célula é uma entidade autônoma inteligente que tem a capacidade, como engenheiros humanos, de se envolver em tomadas de decisão:

"Isto é uma crescente percepção -- as células têm redes de computação molecular que processam informação sobre operações internas e sobre o ambiente externo para tomarem decisões controlando o crescimento, o movimento e a diferenciação".

Shapiro compara a perspectiva sobre as questões conceituais do século 20 com a nova perspectiva do século 21:

1. Perspectiva científica dominante: "Reducionismo", agora é "Sistemas complexos". A tese da 'complexidade irredutível' de Behe vem à mente. Como explicar esses 'sistemas complexos' mediante o processo evolutivo gradual darwinista? A idéia de que sistemas biológicos complexos podem evoluir através de uma série de eventos simples, aleatórios e graduais não é mais aceito universalmente entre os biólogos. (LIDDINGTON and BANKSTON, 2005).

2. Modo fundamental da operação biológica: "mecânica", agora é "cibernética". Aqui não dá para se deixar de mencionar a necessidade de se considerar seriamente a 'informação complexa especificada' de Dembski e o seu 'filtro explanatório'.

3. Foco central da teoria hereditária: "os genes como unidades de herança", agora é "os genomas como sistemas de informação interativos".

4. A metáfora da organização do genoma: "contas num colar", agora é "Sistema operacional de computador". Bill Gates afirmou certa vez que o DNA é muito mais complexo do que qualquer software operacional já desenvolvido. A biologia está se mostrando, inegavelmente uma 'ciência de informação complexa especificada' que precisa de uma nova abordagem.

5. Fontes de novidade herdada: "mutações localizadas alterando um gene de cada vez devido a ações físico-químicas ou erros de replicação", agora é "Modificação epigenética e reorganização de subsistemas genômicos por funções de engenharia genética natural" internas.

6. Processos evolutivos: "Conhecimentos de mutação aleatória e seleção natural de pequenos aumentos na adaptação; as células são passivas", agora é "Reorganizações amplas do genoma, induzidas pela crise, não aleatória resultando em novas arquiteturas do sistema do genoma; as células participam ativamente da engenharia do seu DNA"

Estes mesmos argumentos são encontrados no seu último artigo: "A 21st century view of evolution: genome system architecture, repetitive DNA, and natural genetic engineering." [Gene 345 (2005) 91-100]

Shapiro concluiu que a visão da evolução do século 21 é uma baseada nas descobertas sobre a arquitetura do sistema do genoma e da engenharia genética natural, e agora está sendo possível formular uma série de conceitos básicos que nos levam a considerar a evolução como algo parecido a um processo de engenharia de sistemas:

- Os genomes são formatados por elementos repetitivos e organizados hierarquicamente para armazenamento de informação múltipla e funções de transmissão.

- Os principais passos evolutivos ocorrem por organizações do DNA realizados por sofisticados sistemas de engenharia genética celular natural operando não aleatoriamente.

- As mudanças evolutivas significantes podem resultar da alteração dos elementos repetitivos formatando a arquitetura do sistema do genoma, e não apenas alterando a proteína e as seqüências de codificação de RNA.

- A regulação celular das atividades de engenharia genética natural faz a mudança evolutiva ser sensível aos inputs biológicos com respeito ao tempo e o local das organizações do DNA.

"Essas idéias básicas sobre o papel da engenharia genética natural regulada pela célula da arquitetura do sistema do genoma tem implicações para o que nós pensamos a respeito do processo evolutivo, e artigos anteriores discutiram algumas dessas idéias [Shapiro, 1999, 2002a; Shapiro and Sternberg, 2005]".

Qual será o melhor referencial teórico para a Biologia do século 21? O neodarwinismo já não serve mais porque há muitos anos vem funcionando de modo epistêmicamente insuficiente como paradigma para explicar a diversidade e complexidade bióticas.

A teoria do Design Inteligente apresenta-se como forte candidata para ser o referencial teórico da Biologia do século 21. Há uma década seus teóricos e proponentes vêm apontando esses novos horizontes para explicar a origem e a evolução da diversidade e complexidade biótica.

Nota:

[1] Há três décadas sua pesquisa analisou como que os elementos genéticos móveis reorganizam o genoma bacteriano e como os circuitos de controle celular regulam as atividades desses sistemas de engenharia genética natural. Além disso, ele pesquisa os processos de auto-organização multicelular quando as populações bacterianas se tornam colônias.
Bibliografia:
Liddington, Robert and Bankston, Laurie. Abstract of "Structural biology: Origins of chemical biodefence", Nature 437, 484-485, 22 September 2005.
Shapiro, Albert R., 1999. "The Third Way" [A Terceira Via]: http://www.bostonreview.net/br22.1/shapiro.html ________, 2002a.
________, 2005. "A 21st century view of evolution: genome system architecture, repetitive DNA, and natural genetic engineering", Gene 345 (2005) 91-100.
Shapiro, Albert R. and Sternberg, Richard von "How repeated retroelements format genome function", in Cytogenetic and Genome Research 2005; 110:108-116. content.karger.com/produktedb/produkte.asp?typ=fulltext&file=CGR20051101_4108
________, "Why repetitive DNA is essential to genome function", in Biological Reviews, Volume 80, Issue 02, May 2005, pp. 227-250. Abstract in journals.cambridge.org/action/displayIssue?jid=BRE&volumeId=80&issueID=02#
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Teoria do Design Inteligente como referencial teórico?
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2005, 08:18:47 »
Boa diversão para os foristas que entendem de evolução e DNA!

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
Re.: Teoria do Design Inteligente como referencial teórico?
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2005, 11:04:01 »
O Atheist é um que acho q não terá mais paciência pra bater nessa tecla de novo  :lol:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2005, 12:16:09 »
Não entendo muito do assunto, mas eu não vejo grandes contradições nas idéias de Shapiro e as tradicionais do evolucionismo. Só acho que ele está abordando um ponto de vista diferente, porém, não excludente e que pode ser a mesma coisa.

Mas posso estar errado.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2005, 12:51:01 »
Shapiro está dizendo que a mudança evolutiva não é feita pela "mutação aleatória e a seleção natural", mas antes por "reorganizações genômicas amplas não aleatórias resultando em novas arquiteturas do sistema genômico" com "as células participando ativamente na engenharia de seu DNA". Assim, o processo teria objetivo e seria guiado.

Como Darwin, eu me sinto aqui como se estivesse cometendo um brutal assassinato... Por quem ou o quê? Segundo Shapiro, pela célula. A célula é que seria o engenheiro -- um "engenheiro natural".

Concordo!! A mudança de arranjos e duplicações não são seleção, mas a seleção nem está ausente em todo o processo, visto que muitos indivíduos onde os arranjos não são harmoniosos ou deletérios são eliminados.

Esses criacionistas precisam esquecer um pouco Darwin, precisam evoluir!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2005, 13:27:00 »
Algum criacionista concorda com alguma coisa dita no texto?

Do contrário, não vale a pena comenta-lo.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Teoria do Design Inteligente como referencial teóri
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2005, 15:42:15 »
Citação de: PSYCHOCANDY
"reorganizações genômicas amplas não aleatórias resultando em novas arquiteturas do sistema genômico" com "as células participando ativamente na engenharia de seu DNA". Assim, o processo teria objetivo e seria guiado.

Candy, eu não entendo de que modo essas reorganizações seriam não aleatórias, nas alegações de Shapiro. Essas reorganizações seguiriam padrões? Elas ocorreriam em resposta a um estímulo externo, da célula percebendo o ambiente? E o que ele define como sendo um "participação da célula" na engenharia de seu DNA?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2005, 20:09:32 »
Tem organismos, como E. colli, que aparentemente (ou talvez confirmadamente) são capazes de causar  específicas mutaçãos dirigidas/adaptativas, e transmití-las.

Há a possibilidade disso ser um efeito aparente de seleção natural. Não sendo, sendo de fato a célula que induz a mutação adaptativa, isso também é compreensível que tenha evoluído por seleção natural.

Daí não seria algo generalizado, como se todos os seres/células evoluissem de um jeito meio lamarckista, mas deve haver alguns casos de organismos que evoluiram a capacidade de se induzir específicas mutações benéficas, em relação a oscilações ambientais comuns ao longo do tempo nos seus respectivos habitats.  

Isso é compatível, previsivel pela seleção natural. Se há um ambiente mais ou menos constante, com certas "flutuações", e um organismo consegue reagir a essas flutuações induzindo uma mutação, ou ligando e desligando um gene de acordo com essas flutuações, isso seria selecionado.

O como funciona, em nivel celular eu não sei.... acho que são "operons"... tem a ver com desativação de genes, acho... isso se for isso mesmo, porque como disse antes, há também modelos teoricos de seleção natural que explicariam isso, aí seria apenas aparência de ocorrerem mutações adaptativas... não sei se já foi confirmado uma coisa ou outra.

Enfim, é uma viagem achar que isso seria um processo alternativo de evolução, ou é seleção natural acontecendo, ou uma adaptação, um pouco diferente, produzida por seleção natural.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Teoria do Design Inteligente como referencial teórico?
« Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2005, 00:57:40 »
O pobre coitado do Jeguézio sequer sabe um que é um gene regulador, e agora quer tirar estas conclusões precipitadas.Eu não entendo como é que o Designer pode entender tanto de bioquímica e ser ignorante a ponto de fabricar animais que possuem olhos vestigiais, como é o caso dos peixes de fossas abissais que não exergam.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!