Autor Tópico: Pimentus Anus Proximus Refrescus Est?  (Lida 2425 vezes)

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Pimentus Anus Proximus Refrescus Est?
« Online: 06 de Outubro de 2005, 15:36:37 »
Digamos que fulano queira persuadir ciclano a fazer algo que ele (fulano) mesmo não gostaria de fazer, então usa apelos tipo "Deixa de ser covarde, rapaz", "Vai logo, ô marica" para convencer o outro. Ciclano, indignado com a injusta situação - "Pq eu tenho que fazer esta merda? - , responde  algo como "pimenta no cu dos outros é refresco, né?!". Essa é uma situação social bem comum e suponho que praticamente todos já tenham passado por ela.

Pergunto: quem usa o argumento "Pimentus Anus Proximus Refrescus Est"  é falacioso? Quem está sendo falacioso é quem empurra a bomba pra cima do coitado? Ou os dois estão sendo falaciosos?
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Atheist

• Visitante
Re.: Pimentus Anus Proximus Refruscus Est?
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2005, 17:35:36 »
O primeiro está usando falácia "ad hominen" ou falsa generalização, dizendo que quem não faz tal coisa é maricas (embora ele próprio se enquadre, automaticamente nesta generalização). Por outro lado, o "pimentus anus proximus refruscus est" é um "tu quoque", afinal, se você não faz, por que eu tenho que fazer?  :roll:

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Re.: Pimentus Anus Proximus Refruscus Est?
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2005, 17:48:52 »
E qual seria a resposta não falaciosa contra alguém que use desse tipo de pressão psicológica? A "pimentus anus proximus refrescus est" me parece tão correta :roll:
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Atheist

• Visitante
Re.: Pimentus Anus Proximus Refrescus Est?
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2005, 17:52:13 »
Mas a resposte é ótima de qualquer forma. A maioria não sabe o que é falácia e nem vai perceber. E certamente vai se tocar de que ele próprio não faria tal coisa.  :D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2005, 21:24:19 »
acho que depende muito do que está acontecendo...

Não é porque eu não preciso/quero fazer alguma coisa que o Ciclano não devesse fazer.

Mas pode ser que fosse algo que precisa ser feito, e qualquer um pode fazer tão bem quanto o outro, aí 'eu' é que estou sendo falacioso com os "apelos a masculinidade", para tentar induzí-lo a fazer no meu lugar.

Aí a colocar a situação de indiferença quanto a condimentação anal alheia é uma analogia válida, portanto, não é uma falácia.

PS.: só conhecia a versão mais light da analogia, com "olho", mas não aquele daquela capa de um disco do Tom Zé, olho mesmo.

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
Pimentus Anus Proximus Refrescus Est?
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2005, 18:07:14 »
Hum, como já disse o mestre Yoda ali, o Fulano já se enquadra como "maricas" por não fazer o que pediu pro Cicrano fazer. Mas, fazer o quê?, "tu é um covarde" geralmente funciona.

:bluesbros:
Dança também, maricas.

Atheist

• Visitante
Re: Re.: Pimentus Anus Proximus Refrescus Est?
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2005, 20:58:08 »
Citação de: Danniel
acho que depende muito do que está acontecendo...

Não é porque eu não preciso/quero fazer alguma coisa que o Ciclano não devesse fazer.

Mas pode ser que fosse algo que precisa ser feito, e qualquer um pode fazer tão bem quanto o outro, aí 'eu' é que estou sendo falacioso com os "apelos a masculinidade", para tentar induzí-lo a fazer no meu lugar.

Aí a colocar a situação de indiferença quanto a condimentação anal alheia é uma analogia válida, portanto, não é uma falácia.

PS.: só conhecia a versão mais light da analogia, com "olho", mas não aquele daquela capa de um disco do Tom Zé, olho mesmo.

Perfeitamente... Se a resposta da pimenta for apenas um comentário, é perfeitamente válida, pois denota a indiferença do primeiro sujeito. Por outro lado pode denotar sadismo do primeiro sujeito, que sabendo que pimenta lá arde, insiste na coação.  :lol:

Offline OTAFSR

• Nível 05
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2005, 13:16:11 »
nao existe melhor resposta.. existe a melhor atitude a do ''A malis hominibus tutissimum est cito effugere''  (De quem não presta, o mais seguro é fugir sem demora)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!