O presidente George W. Bush teria explicado, em junho de 2003, que obedeceu a uma ordem divina ao invadir o Afeganistão e, em seguida, o Iraque, segundo um documentário do canal BBC, que será transmitido na próxima semana.A BBC divulgou nesta quinta-feira trechos das palavras de Bush, pronunciadas ante Nabil Shaath e Mahmud Abbas, que na ocasião eram ministro palestino das Relações Exteriores e dirigente palestinos, respectivamente.Segundo o canal britânico, Shaath e Abbas teriam ouvido o presidente americano dizer que Deus lhe ordenou a criação de um Estado palestino. "O presidente Bush disse a todos nós: 'Estou movido por uma missão divina", afirmou, ante as câmeras da BBC, Nabil Shaath, atual ministro da Informação.Segundo Shaath, Bush acrescentou: "Deus me disse, George, vai e luta contra os terroristas no Afeganistão. E eu o fiz. E Deus me disse: George, acabe com a tirania no Iraque. E eu o fiz. E agora, sinto ainda a palavra de Deus que me diz: dá um Estado aos palestinos e aos israelenses sua segurança e consiga a paz no Oriente Médio. E, por Deus, eu o farei".O presidente fez essas declarações durante uma reunião mantida em junho de 2003 no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh.Abbas, atualmente presidente da Autoridade Palestina, também recordou ante as câmeras da BBC ter ouvido de Bush nessa reunião: "Tenho uma obrigação moral e religiosa. Portanto, vou conseguir um Estado palestino".Um porta-voz da BBC disse que a Casa Branca foi avisada do conteúdo das entrevistas, mas negou-se a realizar qualquer tipo de comentário.O programa, que conta com três capítulos, trata da improvável busca da paz no Oriente Médio e se baseia em inúmeras entrevistas com presidentes ou primeiros-ministros que participaram nas conversações de paz. O documentário vai ser transmitido nos dias 10, 17 e 24 de outubro no segundo canal da BBC. http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI698058-EI865,00.html
Casa Branca nega que Bush disse que Deus o motivou a atacar Iraque Bush teria dito que estava 'sentindo as palavras de Deus' A Casa Branca qualificou de “absurdas” as afirmações de que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, teria dito que invadiu o Iraque seguindo uma orientação de Deus.Em um documentário da BBC, o negociador palestino Nabil Shaath disse que Bush um dia afirmou em uma reunião que estava “movido por uma missão de Deus”.“Deus me disse, George, vá e enfrente aqueles terroristas no Afeganistão. E eu fui, e então Deus me disse, George, vá e acabe com a tirania no Iraque. E eu fui”, teria dito Bush, segundo Shaath.O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, afirmou porém que o presidente americano jamais fez tais comentários.Processo de pazA afirmação de Shaath foi revelada em uma série de documentários da BBC sobre o processo de paz no Oriente Médio.Segundo o negociador palestino, Bush também disse que estava “sentindo as palavras de Deus vindo em minha direção”.“Vá e consiga para os palestinos o seu Estado, e consiga para os israelenses a sua segurança, e consiga a paz no Oriente Médio. E por Deus eu vou fazê-lo”, disse Bush, segundo Shaath.O líder palestino Mahmoud Abbas, que também estava presente na reunião, afirma no documentário que Bush lhe disse: “Eu tenho uma obrigação moral e religiosa. Então eu vou lhe conseguir um Estado palestino”.A série, chamada Elusive Peace: Israel and the Arabs (A Paz Elusiva: Israel e os Árabes, em tradução livre), relata as mais recentes tentativas de conseguir a paz entre israelenses e árabes.