Calma que não pretendo pregar nada com esse tópico. Venho aqui mais pra indagar sobre algo que ouço frequentemente de teístas tentando converter seja lá quem for.
"Jesus morreu na cruz pelos pecados da humanidade. Jesus morreu por mim e por você. Você deveria ser grato", e coisetal. Pois bem. Só que eu até hoje não saquei direito a história. Como é a história mesmo? Ah, certo. Tá lá Jesus, pregando paz, amor e esperança e fazendo truques de levitação e transformando água em birita, quando é traído por Judas e capturado pelos romanos. "Peidei na farofa, Pai. Me pegaram." Mas Jesus, que de otário só tinha a cara, disparou pros seus apóstolos, discípulos e simpatizantes que iria morrer por SEUS pecados. O cara tinha carisma.
O bom senso ditaria que depois de dois mil e cinco anos, teriam pensado "morreu por nós? Que brincalhão!" Mas a razão age de formas que a razão desconhece, e o jargão continua.
Vamos analisar a frase, então. Ele morreu por nós, para nos salvar dos pecados. Se é assim, não deveriam todos nossos pecados ser automaticamente perdoados? Cobicei a mulher do próximo, mas Jesus me salvou, Cara. Será que ele só salvou os da época dele? Que diabos, e de que me serve isso? Não adianta, não me entra na cabeça. Só me resta pensar que todo teísta tem um quê de sádico. O fato de alguem sofrendo por eles deve ser bastante agradável.
Digam-me, então. Me explica melhor essa história de Jesus ter morrido por mim, por obséquio.