Autor Tópico: Ciencia e Religiao  (Lida 1269 vezes)

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
Ciencia e Religiao
« Online: 08 de Outubro de 2005, 17:24:28 »
Boa tarde amigos!!!

Geralmente quando se fala da controvérsia CiênciaXReligião , lembramos
sempre de AteísmoXCristianismo e mais especificadamente Evolução xCriação. Bom , mas a teoria atualmente mais aceita pela comunidade cientifica é a do Big-Bang e até o momento a ideia de que o Universo se expandirá para sempre esta ganhando. Então isto colocaria o budismo , hinduismo e jainismo em uma situação dificilima pois a cosmogonias budista e hinduista dizem que o universo é ciclico e o jainismo diz que é eterno, quando a teoria do Estado Estacionario deixou de ser aceita um universo eterno perdeu muitissimo a sua força e para um universo ser ciclico creio que a unica alternativa seria um big-crunch. Então parece haver  um enorme conflito tambem com outras religioes.

Nigh†mare

• Visitante
Re.: Ciencia e Religiao
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2005, 19:42:27 »
Dantas?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2005, 03:53:11 »
Tem gente que acha o Big Bang compatível com a visão cristã, eu não vejo nenhuma relação.

Já um universo cíclico corroba com as idéias religiosas orientais.

Offline Ruy

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2005, 12:18:16 »
Bem já li diversas vezes que essa idéia de "Big-Bang e Big-Crunch" são compatíveis com diversas observações. Para que isso acontecesse, seria necessário uma força gravitacional muito poderosa para forçar a retração do universo. E, com isso haveria o universo cíclico.
Onde houver fé, que eu leve a dúvida...

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
Re: Re.: Ciencia e Religiao
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2005, 13:17:41 »
Citação de: Fernando
Tem gente que acha o Big Bang compatível com a visão cristã, eu não vejo nenhuma relação.

Ah, já vi disso também. São aquelas pessoas que acreditam no Big-Bang... mas dizem que foi DEUS que mexeu os pauzinhos e fez tudo explodir.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2005, 13:31:02 »
Ao menos eles são mais racionais que os YECs e é possivel discutir ciencia com eles.
"The patient refused an autopsy."

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2005, 16:39:14 »
Citação de: Vexille

Ah, já vi disso também. São aquelas pessoas que acreditam no Big-Bang... mas dizem que foi DEUS que mexeu os pauzinhos e fez tudo explodir.

O que não tem nada a ver com o Big Bang.

Offline Ruy

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2005, 07:55:58 »
Citação de: Vexille

Se deus serviu apenas para fazer a explosão convenhamos que ele não possui a significância que a ele é dada.
Onde houver fé, que eu leve a dúvida...

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2005, 17:03:06 »
se o universo se expandir para sempre isto entrará em profunda contradição com a visão budista e hinduista que dizem que o universo é cíclico. :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2005, 22:36:15 »
Citação de: luizf
se o universo se expandir para sempre isto entrará em profunda contradição com a visão budista e hinduista que dizem que o universo é cíclico. :?

"Profunda" por que?  É um equívoco querer que Budismo ou Hinduísmo sejam referências de Astronomia ou Cosmologia.

O assunto dessas duas religiões é outro, que tem alguma conexão com as ciências humanas, mas praticamente nenhum com essas ciências naturais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Brad

• Visitante
Ciencia e Religiao
« Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2005, 02:36:08 »
Não se esqueçam de que , o primeiro idealizador do Big Bang foi um padre  :o

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!