Autor Tópico: Bíblia não exclui evolução  (Lida 852 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Bíblia não exclui evolução
« Online: 12 de Outubro de 2005, 15:13:15 »
Ressuscitando um tópico antigo da STR:

Citação de: Nightmare
Saudações, amigos.

Sou novo no fórum, embora acesse à STR há muito tempo.

Lendo os antigos posts, fiquei inconformado com a quantidade de títulos que discutem "criação x evolução" e com a falta de argumentos da parte mais fraca deste debate - que só não foi terminado porque os evolucionistas e céticos não lêem a Bíblia, pois, ao contrário poderiam ter refutado todos os argumentos criacionistas com sua própria palavra.

Venho então pedir aos criacionistas que procurem outra fonte de sofismas, pois a Bíblia é evolucionista; Deus é evolucionista.

Não se "derruba" um argumento religioso de um religioso cego (como são os criacionistas) com um argumento científico. Seguindo um ensinamento de Sun Tzu: "Derrotar o inimigo com suas próprias armas", utilizarei a Bíblia para provar a Evolução.

"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, (1) árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. [...] E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
[...]
E Deus criou as grandes (2) baleias, e todo o (3) réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a (4) ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. [...] E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
[...]
E fez Deus as (5) feras da terra conforme a sua espécie, e o (6) gado conforme a sua espécie [...] E criou Deus o (7) homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. [...] E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto". (Gênesis 1:1-31).

Ineptos Criacionistas, a "Criação" não exclui a "Evolução". Percebam a distinção temporária entre as etapas da criação dos seres vivos; observem a ordem de criação apresentada pela bíblia e os diferentes momentos em que ocorreram. É, praticamente (devido a diferença temporal, científica e tecnológica entre Moisés e Darwin) a mesma ordem apresentada na "Origem das Espécies", do nosso amigo Charles:

1. Plantas (estruturas biológicas menos complexas que animais);
2. Peixes (obviamente, para Moisés, baleia seria um peixe e não um mamífero);
3. Répteis;
4. Aves
5 e 6. Mamíferos;
7. Outro mamífero, o homem, a última criação divina, "coincidentemente", a espécie no topo da cadeia evolucionária.

Teria sido Moisés "divinamente inspirado" ou ele era tão sábio e observador quanto Darwin? Isso não é importante agora (podemos discutir teísmo e ateísmo em outro tópico).

O que impede a Evolução de ser Divina? Não é mais fácil acreditar que Deus disse "faça-se a vida" e, a partir dessa ordem, ocorreram reações químicas e fenômenos que levaram ao surgimento de estruturas biológicas que originaram os primeiros unicelulares? que se multiplicaram conforme a ordem divina e se mutaram em muitas espécies conforme as condições ambientais? que evoluíram ao longo de milhares de anos para o primeiro multicelular, que seguiram os mesmos caminhos de seus ancestrais e originaram algas e seres que se alimentem dessas algas, e "peixinhos" que se alimentem daqueles seres e daquelas algas? e peixinhos que cresceram e outros que viveram num mar que estava secando e tiveram que se adaptar à "terra seca", e viraram anfíbios, depois répteis, e outros répteis com grandes membranas, que pulavam de árvore em árvore, e alongaram essas membranas? e uns ganharam penas e aprenderam a voar e outros ganharam pêlos? e outros perderam os pêlos que ganharam e, passados milhões e milhões de anos estamos aqui discutindo como viemos parar aqui?

Não é mais fácil acreditar que Deus ordenou: "Que haja vida, e que os vivos se multipliquem e evoluam conforme sua espécies" - como literalmente está na Bíblia e que isso aconteceu, do que deturpar a palavra que fundamenta e conforta as vossas vidas, por pura preguiça de raciocinar, pensar e estudar - acreditando que a vida surgiu magicamente, contrariando o bom-senso divino?

"E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível". (Mateus 19:26).

Se nada é impossível para Deus, porque com a Evolução seria diferente? Ademais, a Igreja Católica não nega a Evolução; a Bíblia não nega a Evolução. O fato de Deus criar a vida não a impede de evoluir segundo a vontade divina.

Aos tolos e ineptos criacionistas que ainda negam a Evolução, desafio:

Provem vosso argumento ignorante com uma passagem bíblica. Não quero nada além de uma passagem da Bíblia que os estúpidos e preguiçosos criacionistas alegam conhecer. Nem poderia exigir de pessoas que se dizem religiosas um argumento científico.

Não conheço um criacionista que tenha lido a bíblia inteira.

Eu não disse que a Evolução está explícita (e sim implícita) em Gênesis. Disse que a Bíblia não exclui a evolução.

Em outras palavras, utilizando argumentos teístas (como o de que nada acpntece sem que seja da vontade do Ser Supremo), se Deus criou um organismo e "ordenou" que ele se multiplicasse, o segundo organismo não deixaria de ser uma "criação" divina.

Não deixamos de ser criaturas (divinas ou naturais - conforme a opinião de cada um). Somos um produto (criação; criatura; divina ou natural) de uma etapa evolutiva. Somos criaturas em evolução.

Partindo daí, se após milhares de anos esse organismo teve de se adaptar a novas condições ambientais através de mecanismos evolucionistas, e ocorreram mutações que levaram ao surgimento de uma nova espécie, esta nova espécia, "teísticamente" falando, não deixaria de ser uma criação divina.

É difícil enfiar na cabecinha dos criacionistas - ironicamente - segundo a sua própria doutrina religiosa, que "A Criação" não precisa necessariamente ser instantânea, como num passe de mágica. É mais sábio que A Criação tenha ocorrido por métodos evolutivos.

É como "a criação" de uma pintura; precisa de etapas evolutivas: primeiro papel, depois o esqueleto do desenho, depois o esboço do fundo, a pintura do fundo, o esboço do desenho principal, depois a pintura do principal, aplicação do fixador...

Notem, criacinistas, que, apesar da pintura ter sido "criada" ele precisou de etapas de evolução que foram desde o esboço até a arte final.

Assim sendo, repito e completo, que a Criação (seja no sentido divino ou seja no sentido de "auto-criação") não exclui a Evolução. E nem a Evolução exclui a Criação.

Não sei se me fiz entender, mas me esforcei para isso. Vou mais longe e digo que Darwin não é melhor nem mais sábio que Moisés. Os dois utilizaram palavras e bases diferentes para explicar com os mesmos argumentos a mesma coisa. Moisés foi, talvez, o primeiro evolucionista.

Moisés disse: "Deus criou isso e depois aquilo, que foi feito conforme o bom-senso ('E Deus viu que era bom')"; Darvin disse: "A natureza criou isso e depois aquilo, que foi moldado (evolução) conforme padrões ambientais". Ora, a Evolução não é o bom-senso da Natureza?

A única diferença entre as teorias de Darwin e Moisés é que Darwin escreveu para cientistas e chamou "O Criador" de Natureza; ao ponto que Moisés escreveu para leigos e chamou "O Criador" de Deus.

Quantos Criacionistas leram a Bíblia? Quantos Criacionistas Leram "A Origem das Espécies"? Quantos Evolucinistas leram a Bíblia? Leram "A Origem das Espécies"? Quantos leram as duas obras e quantos compararam as duas obras?

Não é difícil entender isso. Ou é?

Nigh†mare

• Visitante
Bíblia não exclui evolução
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2005, 18:49:55 »
Que legal, Fernando!

Nem lembrava disso...

Só lembrando, foi um texto direcionado a criacionistas...

Obviamente, tem algumas coisas que lá mesmo eu mudei... Como igualar as teorias de Darwin e Moisés (os 5 últimos parágrafos eu gostaria de mudar)...

Mas, a argumentação "A Bíblia contra os Criacionistas" acho que ainda está boa... Inclusive vou refazê-la de um modo menos agressivo e que dê menos pontos à divindade, para postar em fóruns cristãos...

Algo como a paciente, inteligente, sensata e estratégica argumentação do meu Ídolo APODman (tornei-me um fã depois de ver o quão ele é paciente em argumentar com portas em outros fóruns).

Fazer com que primeiro aceitem e acreditem na Evolução, e depois ficará uma semente de dúvida na cabecinha deles...

Obrigado pela lembrança, Fernando.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Bíblia não exclui evolução
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2005, 18:56:55 »
Ando lendo alguns tópicos antigos.

Muita inteligência, conhecimento, muitas piadas....  :cry:

E o Farol Ateu?  :(

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Bíblia não exclui evolução
« Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2005, 19:37:05 »
Citação de: Danniel
... como anda lendo esses tópicos antigos? Cache do google?

Não, eu tenho o banco de dados de todo fórum salvo aqui no PC, caso alguém queira eu posso passar por MP...

.... brincadeira. :P

É cache sim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!