Autor Tópico: A Lua e o som do silêncio  (Lida 1628 vezes)

Rhyan

• Visitante
A Lua e o som do silêncio
« Online: 13 de Outubro de 2005, 00:59:46 »
13/10/2005
A Lua e o som do silêncio

Usando radiotelescópios ao redor do mundo, pesquisadores voltados para a busca de sinais provenientes de civilizações alienígenas (pesquisa conhecida pela sigla Seti) estão captando um número cada vez maior de transmissões com padrões que indicam uma fonte artificial e inteligente. Pena que não são extraterrestres.

A crescente parafernália de telecomunicações da Terra, com seus zilhões de sinais de TV, rádio, telefonia celular, transmissões via satélite, redes de computadores sem fio, conectividade global e o diabo a quatro, está tornando um inferno a vida de quem quer estudar ondas de rádio provenientes do espaço, enviadas por alienígenas ou não.

Atualmente, o grande esforço do Instituto Seti, principal órgão voltado para a busca por inteligência extraterrestre, é a construção do Conjunto Telescópico Allen, na Califórnia (Estados Unidos). Financiado em grande parte pelo magnata Paul Allen, co-fundador da Microsoft, o projeto pretende ter 42 antenas parabólicas de cerca de 6,5 metros de diâmetro até janeiro de 2006 (a idéia é terminar com 350). Mas os pesquisadores sabem que, se as coisas continuarem do jeito que estão, terão de tomar uma atitude radical: se mudar para a Lua.

Por incrível que pareça, os cientistas já estão contemplando esta possibilidade. Um grupo liderado pelo italiano Claudio Maccone estuda desde 2001 para a Academia Internacional de Astronáutica a viabilidade da instalação de um observatório radioastronômico na Lua.

Nasa

Mosaico de imagens mostra o lado mais conhecido da Lua

Ora, mas por que na Lua? É verdade que os sinais transmitidos da Terra estão se espalhando pelo espaço à velocidade da luz em todas as direções, e a superfície lunar não está livre deles. A essa altura, por exemplo, a novela "O Clone" está para estrear em Alfa Centauri, trio de estrelas mais próximas do Sol, a 4,3 anos-luz daqui. (A despeito da pouca divulgação por parte da Globo, é verdade: doutor Albieri e tio Ali estão para ganhar fama interestelar.) Na Lua, a estréia foi quase simultânea com a da Terra, já que ela está a apenas um segundo-luz de nós. Apesar disso, e para a nossa sorte, há certas regiões lunares que desde sempre estiveram livres da "poluição" eletromagnética terráquea.

Nasa

Mosaico mostra "lado afastado", que fica de costas para o planeta

Agradeça à gravitação universal pelo silêncio. Por efeito da atração mútua entre Terra e Lua ao longo de bilhões de anos, a rotação lunar acabou sendo "gravitacionalmente travada", sincronizada de forma que o mesmo lado de sua superfície estivesse sempre voltado para nós. Ou seja, a Lua leva cerca de 28 dias para dar uma volta ao redor da Terra e gasta o mesmo tempo para concluir um giro em torno de si mesma. Não é à toa que, daqui do chão, sempre a vemos com a mesma aparência. Ela caprichosamente escondeu sua outra face até 1959, quando a espaçonave não-tripulada soviética Luna-3 foi até o lado afastado e tirou algumas fotografias.

Nasa

Daedalus (a maior cratera da foto), com 90 km de diâmetro

O grupo de Maccone elegeu uma cratera de 80 quilômetros de largura chamada Daedalus como o melhor lugar para a instalação do chamado Laboratório de Rádio do Lado Afastado Lunar. Localizada quase no equador lunar (apenas 5,5 graus para o sul) e na latitude de 179 graus Leste, ela fica praticamente no ponto mais afastado da Terra. Dali, a própria Lua serve como escudo das transmissões terrestres. E, mesmo que empresas de telecomunicações decidam no futuro lançar satélites em órbitas mais elevadas do que as usadas atualmente, a cratera Daedalus oferece boa proteção contra a chamada RFI (interferência de freqüências de rádio, na sigla em inglês).

Claro, a idéia é linda e tudo o mais, mas quem vai pagar a conta? Essa é, sem dúvida, a pergunta do milhão. Ou melhor, dos bilhões. Muitos bilhões. Instalar um observatório de radioastronomia no lado afastado da Lua pode acabar sendo o maior empreendimento já realizado ao longo da história humana. Tudo bem que uma de suas funções (mas não a única, claro) será tentar fazer a maior descoberta da história humana --a detecção de inteligência extraterrestre--, mas nenhum país ou grupo de investidores privados está no momento pronto para sequer iniciar um projeto desses.

Apesar disso, a situação geral está mudando, e para melhor. A Nasa, agência espacial americana, recentemente apresentou um plano para retomar o envio de astronautas à Lua a partir de 2018. A nova arquitetura, embora se pareça muito com as velhas Apollos que levaram os primeiros homens ao satélite natural, será mais sofisticada e dará acesso a qualquer ponto da superfície lunar, inclusive seu lado afastado.

Vale lembrar que as seis naves tripuladas que pousaram sobre a Lua entre 1969 e 1972 se mantiveram em zonas equatoriais e no lado próximo (por razões de segurança, em decorrência da facilidade de comunicação com a Terra). Essas limitações impediram a exploração científica e a coleta de amostras de rocha do lado afastado --que é surpreendentemente diferente da metade lunar mais conhecida, por motivo ainda desconhecido.

Com o novo projeto da Nasa, será possível visitar a cratera Daedalus e, quem sabe no futuro, iniciar a construção de um radiotelescópio por lá.

Mesmo que a idéia não saia do papel nas próximas décadas, já é bem reconfortante saber que a Lua, logo ali na esquina, fornece um abrigo seguro e inviolável contra as transmissões do "Big Brother".  

Salvador Nogueira, 26, é repórter de Ciência da Folha e autor de "Rumo ao Infinito: Passado e Futuro da Aventura Humana na Conquista do Espaço". Mantém o site Supernova e escreve às quintas para a Folha Online.

E-mail: sleite@folhasp.com.br  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult3193u6.shtml

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
Re.: A Lua e o som do silêncio
« Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2005, 01:37:20 »
Uma pergunta de leigo no assunto: ondas de rádio e tv não são "rebatidas" pela atmosfera? ou elas vagam no espaço atravéz doque? pelo que eu sei ondas precisam de algo para fluirem, como o ar, mas eu acho que não se sabe do que é feito a matéria preta do espço, ou sabemos, alguém pode me dizer?
Um abraço a todos, e desculpem a minha ignorância na área... :)
Ciência da Computação!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2005, 01:50:55 »
Olá, seja bem-vindo. :)

Legal seu avatar...

Offline Against

• Nível 03
  • *
Re: Re.: A Lua e o som do silêncio
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2005, 02:18:09 »
Citação de: Paulo José
Uma pergunta de leigo no assunto: ondas de rádio e tv não são "rebatidas" pela atmosfera? ou elas vagam no espaço atravéz doque? pelo que eu sei ondas precisam de algo para fluirem, como o ar, mas eu acho que não se sabe do que é feito a matéria preta do espço, ou sabemos, alguém pode me dizer?

"Matéria preta" do espaço não é matéria, é vácuo.

Ondas de rádio e tv são eletromagnéticas e, portanto, se propagam no vácuo.

As ondas de rádio têm um comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam refletidas pela ionosfera.

Já as ondas de tv são menores(microondas), o que possibilita o uso de satélites acima da ionosfera.

obs: não faço física, sou apenas um vestibulando que já terminou o colégio. :D
Why would I need to sacrifice Myself to Myself to allow me to change a rule I made Myself?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2005, 02:53:04 »
Hum... o artigo fala de 80km de diâmetro da cratera e a legenda da figura 90km.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2005, 04:51:00 »
Desculpem a ignorância também, mas a lua não é bombardeada por meteoros constantemente?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: Re.: A Lua e o som do silêncio
« Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2005, 10:03:38 »
Citação de: Nigh†mare
Desculpem a ignorância também, mas a lua não é bombardeada por meteoros constantemente?

Sim, alem de ter chegado bem perto da destruição. Mas chegando la da pra dar um geitinho de desviar-los.

E só um coisa que não entendi: Quem é a vida inteligente não alienigena. Ja que pelo que eu vejo, o ser humano (seromano :lol: ) não pode ser considerado vida inteligente :twisted:  :twisted:  :twisted:  :twisted:  :roll:  :roll:
"The patient refused an autopsy."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: A Lua e o som do silêncio
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2010, 20:09:35 »

Ela já sofreu intenso bombardeio, assim como a Terra. A diferença é que a Lua nunca conservou atmosfera, de tal modo que ela não teve a atuação dos agentes intempéricos.

Um dos aspectos mais intrigantes da Lua é como ocorreu a sua origem.

A hipótese mais aceita hoje, preconiza que logo após a fase de acreção planetesimal, a Terra teria sofrido um choque de um corpo com massa próxima à de Marte, e com isto parte da massa terráquea primordial teria se desprendida e capturada pela gravidade da própria Terra, formando posteriormente a Lua.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2010, 13:04:53 »
Não se esqueça da "teoria" em que a Lua é mais antiga que o sistema solar!  ::)

:biglol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2010, 13:46:00 »
Não se esqueça da "teoria" em que a Lua é mais antiga que o sistema solar!  ::)

WTF? Essa eu não conhecia!  :olheira:
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2010, 13:58:02 »
Não se esqueça da "teoria" em que a Lua é mais antiga que o sistema solar!  ::)

WTF? Essa eu não conhecia!  :olheira:
Postei lá na seção de piadas... O lugar certo pra isso.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2010, 19:07:40 »

Depende do comprimento de onda e depende se a camada da ionosfera esta "excitada" a refletir os sinais de volta a Terra.

Por exemplo, transmissões em ondas médias  (o popular AM, em linguagem comercial) são basicamente refletidas... ondas curtas (de 1 a 30MHz, conhecida como HF)  tendem a ficarem presas na ionosfera tendo pouca penetração no espaço sideral, mas nossas transmissões em VHF, UHF e SHF (FM, TV, sinais celulares e Wi-Fi, por exemplo) furam esta camada feito faca quente em manteiga.  :wink:

Existem casos excepcionais em que mesmo em frequências mais altas como o VHF são refletidas na ionosfera... são casos raríssimos, verdadeiros abortos da natureza (que muitos radioamadores agradecem, comunicações trans-equatoriais são um prêmio cassado com muito afinco por DXistas).  :ok:
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 19:10:45 por Spitfire »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2010, 13:26:38 »

Depende do comprimento de onda e depende se a camada da ionosfera esta "excitada" a refletir os sinais de volta a Terra.

Por exemplo, transmissões em ondas médias  (o popular AM, em linguagem comercial) são basicamente refletidas... ondas curtas (de 1 a 30MHz, conhecida como HF)  tendem a ficarem presas na ionosfera tendo pouca penetração no espaço sideral, mas nossas transmissões em VHF, UHF e SHF (FM, TV, sinais celulares e Wi-Fi, por exemplo) furam esta camada feito faca quente em manteiga.  :wink:

Existem casos excepcionais em que mesmo em frequências mais altas como o VHF são refletidas na ionosfera... são casos raríssimos, verdadeiros abortos da natureza (que muitos radioamadores agradecem, comunicações trans-equatoriais são um prêmio cassado com muito afinco por DXistas).  :ok:
Complementando a já bem explicada resposta do spit, radioamadores fazem experiencias, as vezes bem sucedidas, de reflexão em VHF (na faixa de 2m de comprimento de onda) na lua e em rastros ionizados de meteoritos cruzando a atmosfera.
http: amigos144430.multiply.com/journal/item/45

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2010, 18:22:04 »
Complementando o complementando (ainda que ache que o colega não vá ler... afinal já faz 5 anos!). Essas emissões de rádio são de radiação eletromagnética, não necessitam de um meio para se propagarem.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2010, 23:36:15 »
Esse projeto já foi pro saco.
Existem investimentos mais rentáveis do que ficar procurando E.T.s.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #15 Online: 20 de Setembro de 2010, 08:58:14 »
Esse projeto já foi pro saco.
Existem investimentos mais rentáveis do que ficar procurando E.T.s.

E tem também o fato de que hoje os cientistas acreditam que sinais eletromagnéticos que possam carregar informação (como sinais de rádio e tv, por exemplo) acabam sofrendo atenuação, tendo uma alcance bastante limitado, cerca de uns poucos anos luz, não lembro bem.

No tempo do Sagan e do SETI acreditava-se ser capaz de captar sinais de vida inteligente a milhões e até a bilhões de anos luz de nós.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, 09:00:54 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Setembro de 2010, 18:18:05 »
No tempo do Sagan e do SETI acreditava-se ser capaz de captar sinais de vida inteligente a milhões e até a bilhões de anos luz de nós.

Mesmo que o alcance fosse tão longo, não sei quais são as chances de uma civilização durar tanto tempo. É claro que a evidência de que existiu vida inteligente extraterrestre no passado seria empolgante, e, no caso de ainda existirem seriam muito avançados, mas não teríamos como saber a não ser que fossemos até o planeta deles checar.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Setembro de 2010, 21:05:08 »
The Dark Side of the Moon talvez seja uma região ainda despoluída, radiofrequenciametricamente falando.

A tecnologia de recepção evoluiu muitíssimo nas últimas 1 ou 2 décadas... receptores de altíssima seletividade, sensibilidade e baixíssimo ruído. Nossos "ouvidos" estão cada vez mais aguçados, o problema é realmente a "poluição".

Poucas décadas atrás podíamos contar as transmissões que chegavam na casa dos KiloWatts, hoje qualquer montador amador, empregando materiais comuns, chegam nesta cifra... um micro ondas caseiro, por exemplo, chega facilmente a 1Kw bem na frequência de ressonância da água, há de se considerar que cada vez mais, por razão de redução de custos, suas blindagens estão cada vez mais vagabundas... geração de harmônicos, nas frequências múltiplas, chega a ser uma coisa pavorosa.

Hoje por mais que nossos "ouvidos" sejam melhores, mais eficientes, a cacofonia gerada chega a ser um absurdo... estamos imersos em um oceano turbulento de radiofrequência, tanto em solo quanto no espaço sideral próximos a nós.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!