Olá, Dono da Verdade!
Vou procurar ser didático e não extremamente rigoroso, ok? Qualquer coisa, você pode dar uma pesquisada na Internet que tem muito sobre o assunto.
O que a MQ mostra é que a Realidade é Não-Local, ou seja, podem-se enviar sinais com velocidade maior que a da Luz. Mas isso se dá em condições bastante peculiares, por assim dizer e tem haver com características de uma Realidade Quântica, ou seja, quando duas partículas entram em contato, elas mantêm certos estados quânticos “embaralhados” ou “sobrepostos”. Com isso, não se pode considerá-las como quantuns individuais e sim, considerar o conjunto como “indissociável”, pouco importando a distancia que separa os dois componentes.
Isso, para mim, apenas mostra o limite de aplicabilidade da Relatividade Restrita, que é tão somente uma teoria Clássica.
Por causa disso e de outras coisas, também, uma série de teorias alternativas foram criadas, onde se considerava que variáveis ocultas (desconhecidas) é que determinavam as características da partícula companheira à distância.
Todavia, em 1964, John Bell apresentou um teorema (na verdade, desigualdades) onde se demonstrava que as previsões dos resultados, de acordo com as chamadas Teorias a Variáveis Ocultas, estavam em desacordo com os obtidos, que concordavam em 100% com as previsões da MQ. Em 1986, se não me engano, foi realizado um experimento EPR de fato, por Alan Aspect, que sepultou de vez as Variáveis Ocultas e mostrou que o MQ e a Não-Localidade estavam corretas.
Vale lembrar que, a única Teoria a Variáveis Ocultas que consegue dar os mesmos resultados que a MQ, a última versão da Teoria de Bohn, também é Não-Local, além de ter-se de considerar a existência de uma “onda de energia zero”, seja lá o que isso for, e essa teoria não possui uma versão relativista (não tenho certeza, mas parece que elas não são compatíveis). O próprio Bohn nunca gostou desse resultado final, sendo talvez o único físico a considerar a possibilidade das Variáveis Ocultas seriamente.
OBS: a Não-Localidade e os experimentos EPR são a base do Teleporte Quântico e futuro Computador Quântico e estão na ordem do dia nas pesquisas sobre Teoria e Transmissão de Informações.
Abraços!