E é sempre asssim. Já li Jurassic Park, Esfera, O Nome da Rosa, Linha do Tempo... os filmes são sempre inferiores.
Não é sempre assim. Eu, por exemplo, adoro o filme "O Iluminado" (o original, não a refilmagem horrível), mas odeio o livro.
Outro exemplos: 2001, O Processo, Senhor dos Anéis. Só que nesses casos eu gosto tanto dos livros quanto dos filmes.
O que é entendível, porque 1) há menos tempo pra contar a história então ela é resumida
Primeiro: não precisa ser resumida, pode-se cortar partes tematicamente desnecessárias. Por exemplo: no livro "O Senhor dos Anéis", existe um capítulo no final chamado "O Expurgo do Condado", que serve basicamente (no sentido temático) para demonstrar o amadurecimento dos hobbits. Esse capítulo não existe no filme por ser desnecessário, já que:
1) esse amadurecimento foi mostrado ao longo dos três filmes (e de forma
melhor do que no livro, aliás);
2) a cena seria anti-climática e o filme ficaria longo demais.
Segundo: isso é algo ruim? Certas cenas ficam muito grandes em livros, e se elas fossem passadas para o cinema ficariam chatas; não é nem porque o filme ficaria muito longo.
2) A história sempre tem que ser adaptada pra padrões hollywoodianos (tem que ter um casalzinho onde no livro não tinha, os personagens são mais caricaturizados, etc)
Sempre? Nos casos que eu citei isso não acontece. Até SDA, que segue padrões hollywoodianos, não tem isso.