1. Bertrand Russell, Descartes
Nao poderiamos ser mais contemporaneos?Por que nao David Bohm, Karl Pribran, Fritjiof Capra, René Weber, Itzhak Bentov, Stanley Kripner?
Neoplatonistas gnósticos e neoplatonistas cristãos
Mas eu disse "que nao o misticismo".Tem certeza que se enquadraria nestas correntes???
O problema principal é saber qual está em melhor posição, ou se há uma melhor posição.Vamos dizer que em termos de desenvolvimento e uso,a Matemática está bem a frente até do que a Ciência
Concordo plenamente.Em termos puramente logicos/racionais, instrumento mais exato que a matematica nao há.
Talvez a Ciência e a Matemática estejam mais além por serem guias para racionalidade humana e não uma criação ex-nihilo, do nada como mito ou religião
Esta certo, mas nao foi este o enfoque que quis dar.Na realidade, a metafisica que me refiro tambem se vale da logica e se baseia em fatos concretos para abstrair o consequente nexo causal(ainda que esteja errada), o que ja nao ocorre na maioria dos mitos e religioes(nao vou generalizar), onde alem de desconexas, a abstracao parte de premissas igualmente abstratas.Mas repare as relacoes humanas e os sentimentos.Nao é preciso me explicar matematicamente, e nem cientificamente, o que é possivel tambem faze-lo, o fato que se voce me der um soco eu sentirei raiva(
) instintivamente.O mundo observavel nem sempre se destina a um unico e "exclusivo" foco de estudo.O que diremos entao do nao-observavel mas com base concretas?Despreza-se e reprime-se a criatividade por nao ser provavel naquele exato momento?
Eu diria que nao - e nao me refiro, repito novamente, ao misticismo, diante da facil contestacao de suas ilogias e premissas abstratas.Acho melhor realmente a integracao preliminar até que a matematica possa definitivamente alcancar e delimitar o campo desta pseudo-abstracao.Um exemplo disso sao as teorias da criacao do universo(na minha falta de criatividade para imaginar um exemplo melhor).Elas partem de uma premissa concreta: o universo existe, mas as questoes sao: ele sempre existiu, foi criado por uma explosao, inflacao, bla bla bla; enfim, como foi??É ai que entra a metafisica, escorada pela logica e verificacoes matematicas(entenda: auto-integracao)...
Alias, este tema é muito interessante: integracao.Repare que no exemplo acima, caso se verifique matematicamente e derradeiramente que determinada teoria é a verdadeira, eu te pergunto: a quem sera atribuido o merito????A metafisica ou matematica???
Claro que a matematica, mas isso é verdadeiro ou elas funcionaram em conjunto???Aproveitando o gancho, outra pergunta: existe realmente constatacao cientifica sem processo de abstracao/metafisico???Einstein nao elaborou algumas de suas teorias atraves de abstracoes em sonhos ou sera que estes mesmos sonhos eram meticulosos e concretos calculos matematicos?
Sera que nao há, nos processos supra-indagados, uma corrente e alternada açao entre concreto/abstrato(calculos/abstracoes em cima dos mesmos)?
Foi este o sentido que quis dar...