Autor Tópico: Dias da Semana  (Lida 2547 vezes)

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
Dias da Semana
« Online: 19 de Outubro de 2005, 16:49:07 »
Numa aula de Alemão, após aprender um pouco do significado dos Dias da Semana em Alemão, venho a curiosidade... mas afinal, de onde vem o nome em Português dos Dias da Semana? Consultando aquele que tudo sabe (Google :) ) descobri se tratar de mais uma das pecualiaridades da nossa Língua Portuguesa.
Como todos sabem, os nomes dos dias da semana nos principais idiomas latinos (Espanhol, Francês e Italiano) remotam a corpos celestes (Sol, Lua e demais planetas do Sistema Solar) e por isto mesmo, a Divindades Pagãs já que os Planetas do Sistema Solar recebem nomes destas (como Marte, Júpiter, Vênus e Saturno). Já as línguas com raízes "germânica" (não sei se seria este o termo) como o Alemão, Inglês e Sueco, são mantidos o Sol, a Lua e Saturno e nos demais dias, são substituídos por deuses nórdicos e anglo-saxões.
Vejamos:

PortuguêsInglêsAlemãoSaxãoEspanholFrancêsItalianoEscandinavoLatimLatim LitúgicoHebraicoSuecoHindu
DomingoSundaySonntagSun's DayDomingoDimancheDomenicaSunnudagrSolis DiesDominicaYom rishonSöndagRavivara ou Adivâra
Segunda-feiraMondayMontagMoon's DayLunesLundiLunediManadagrLunae DiesSecunda FeriaYom sheniMändagInduvdra ou Somavdra
Terça-feiraTuesdayDienstagTiw's DayMartesMardiMartediTyrsdagrMartis DiesTertia FeriaYom shlishiTisdagMangalavdra
Quarta-feiraWednesdayMittwochWonden's DayMiércolesMercrediMercolediOdin'sdagrMercurii DiesQuarta FeriaYom Revi'iOnsdagBudhavara
Quinta-feiraThursdayDonnerstagThor'DayJuevesJeudiGiovediThorsdagrJovis DiesQuinta FeriaYom chamishiTorsdagBrihaspativara
Sexta-feiraFridayFreytagFriga's DayViernesVendrediVenerdiFriadagrVeneris DiesSexta FeriaYom shishiFredagShukravara
SábadoSaturdaySamstag ou SonnabendSaterne's DaySábadoSamediSabbatoLangardagrSaturni DiesSabbatumShabatLördagShanivâra

- O Inglês reteve os nomes originais dos planetas para Saturday, Sunday e Monday, sendo que nos outros dias os derivados do Anglo-Saxónico ou do Nórdico subtituíram os deuses Romanos;
- No Alemão existe uma associação dos dias aos nomes dos planetas apenas no Domingo (Sonntag - dia do Sol), na Segunda (Montag - dia da Lua) e no Sábado (Samstag - dia de Saturno). Nos outros dias: Dienstag = dia de Tyr (também Tiu, um deus guerreio do Norte), Donnerstag dia do trovão (dia de Thor/Donar), Freitag = dia de Freya (deusa nórdica do amor) e Mittwoch (Quarta-feira = dia do meio, dia de Wotan, pai dos deuses nórdicos) - no ano 1.020 A.D. um monge de nome Notker criou o termo 'in mittauuechun' (no meio da semana) como substituto ao nome do deus pagão Mercúrio.

A partir da tabela pode-se notar a origem dos nomes portugueses dos dias da semana os quais provêem do latim litúrgico.
No séc. I antes de Cristo, a semana tinha-se divulgado na Ásia Menor, Egipto, Grécia e Império Romano. Até então eram dias dedicados a Entidades pagãs sendo assim a Igreja Católica, na sua liturgia, baniu os nomes mitológicos, substituindo-os por feriae (feriae secunda, f. tertia, f. quarta. f. quinta, f. sexta), conservando o sabbatum hebreu. Os Judeus concentravam o culto no dia de sábado, mas a Igreja substituiu-o pelo dia seguinte, porque foi neste que Cristo ressuscitado apareceu aos apóstolos. O primeiro dia da semana tornou-se assim o dia do Senhor (dies dominica).

O nome litúrgico de feriae aparece pela primeira vez em Tertuliano (De jejunis, c. II). Segundo as lições do Breviário Romano, foi o Papa S. Silvestre (314-335) quem o mandou adotar oficialmente na Igreja. Tal designação não conseguiu dominar nos usos correntes, mesmo em Roma; só na liturgia é que se encontra feria secunda, tertia...

A razão de ter prevalecido na Língua Portuguesa o sistema enumerativo adotado na liturgia parece ser atribuida ao apostolado de S. Martinho de Dume. Entre as práticas pagãs que ele condena no seu livro "De correctione rusticorum", vem essa de se nomearem por demônios os dias que Deus fez.

Numa inscrição cristã do ano de 618, encontrada em Braga, já se lê: die secunda feria. Em todas as coleções de documentos de cartórios portugueses desde o século XI, aparece sem exceção o sistema enumerativo. Chegou a atribuir-se a influência moura a adoção deste sistema. Prevalece, todavia, a tese de que ele é de origem puramente eclesiástica.

Fontes:
http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=4121
http://www.novomilenio.inf.br/porto/mapas/nmcalenn.htm
http://www.ca2000pt.com/educativo/dias/dias.htm

rizk

• Visitante
Dias da Semana
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2005, 20:27:18 »
É culpa de Santo Martinho de Braga / de Dumio / de Dume.
Ele era missionário na atual Galiza, Espanha, no século VI. Na época, a área era habitada pelos Suevos, que ou muito me engano ou eram celtas, e portanto mantinham práticas pagãs. Ele escreveu pra cacete, e foi quem lançou a moda de mudar os nomes dos dias da semana. Então ele tira o nome do latim vulgar (lunae dies, martis dies, mercurii dies, iovis dies, veneris dies, saturni dies e solis dies) e passa pra linguagem eclesiástica, quando vira feria secunda, feria tertia, feria quarta, feria quinta, feria sexta, sabbatum e dominica Dies
Ah. Teoricamente era "prima feria", mas aí é culpa do Flavio Constantino, uns bons 200 anos antes.

Engraçado que só pegou em português.

A faxineira daqui de casa leu o "De correctione rusticorum" e achou fantástico, é exatamente o que pregam na Congregação. :shock:
Acho que já contei pra vocês isso, inclusive.  :oops:

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
Re.: Dias da Semana
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2005, 12:52:44 »
É muito curioso mesmo, isso só pegar no Português...
Achei este texto tb, http://www.hottopos.com/videtur18/jean.htm , ele comenta estas 2 particularidades da Língua Portuguesa: os dias da semana e a palavra 'saudade'...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2005, 18:49:25 »
O Sabattini (Fernando, me corrige novamente. hehe*) falou no Jô aquela vez que essa da palavra "saudade" é boato.

*É que eu já tinha escrito o sobrenome do Renato errado em algum lugar e o Fernando disse como era corretamente.  :wink:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2005, 19:35:41 »
Sabbatini.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2005, 22:55:13 »
vejamos pelo lado bom da coisa

pelo menos temos dias da semana laicos :)
so num te dou outra pq

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2005, 10:34:07 »
Pena que são apenas os dias da semana  :(

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2005, 01:14:07 »
pois eh

e como seriam os dias em portugues baseados no paganismo?
so num te dou outra pq

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
Re: Re.: Dias da Semana
« Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2005, 10:01:11 »
Citação de: Hrrr
pois eh

e como seriam os dias em portugues baseados no paganismo?

Domingo/Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus, Sábado/Saturno

... ficaria muito esquisito (confusão entre dias da semana e planetas do sistema solar), ou se inventaria termos novos baseados nestes...

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2005, 16:30:38 »
eu acho que nao

eu acho que seria:
domingo/lúnico/mártico/mercólio/jêudio/verno/sabado
so num te dou outra pq

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2005, 16:59:56 »
Não só os dias das semanas, vários dos nomes dos meses possuem a mesma lógica:

January -- Janus's month

Middle English Januarie
Latin Januarius "of Janus"
Latin Janu(s) "Janus" + -arius "ary (pertaining to)"
Latin Januarius mensis "month of Janus"

Janus is the Roman god of gates and doorways, depicted with two faces looking in opposite directions. His festival month is January.

Januarius had 29 days, until Julius when it became 31 days long.

February -- month of Februa

Middle English Februarius
Latin Februarius "of Februa"
Latin Februa(s) "Februa" + -arius "ary (pertaining to)"
Latin Februarius mensis "month of Februa"
Latin dies februatus "day of purification"

Februarius had 28 days, until circa 450 BC when it had 23 or 24 days on some of every second year, until Julius when it had 29 days on every fourth year and 28 days otherwise.

Februa is the Roman festival of purification, held on February fifteenth. It is possibly of Sabine origin.

Intercalaris -- inter-calendar month

Latin Intercalaris "inter-calendar"
Latin Mercedonius (popular name) "?"

Intercalaris had 27 days until the month was abolished by Julius.

March -- Mars' month

Middle English March(e)
Anglo-French March(e)
Old English Martius
Latin Martius "of Mars"
Latin Marti(s) "Mars" + -us (adj. suffix)
Latin Martius mensis "month of Mars"

Martius has always had 31 days.

March was the original beginning of the year, and the time for the resumption of war.

Mars is the Roman god of war. He is identified with the Greek god Ares.

April -- Aphrodite's month

Old English April(is)
Latin Aprilis
Etruscan Apru
Greek Aphro, short for Aphrodite.

Aprilis had 30 days, until Numa when it had 29 days, until Julius when it became 30 days long.

Aphrodite is the Greek goddess of love and beauty. She is identified with the Roman goddess Venus.

May -- Maia's month

Old French Mai
Old English Maius
Latin Maius "of Maia"
Latin Maius mensis "month of Maia"

Maius has always had 31 days.

Maia (meaning "the great one") is the Italic goddess of spring, the daughter of Faunus, and wife of Vulcan.

June -- Juno's month

Middle English jun(e)
Old French juin
Old English junius
Latin Junius "of Juno"
Latin Junius mensis "month of Juno"

Junius had 30 days, until Numa when it had 29 days, until Julius when it became 30 days long.

Juno is the principle goddess of the Roman Pantheon. She is the goddess of marriage and the well-being of women. She is the wife and sister of Jupiter. She is identified with the Greek goddess Hera.

July -- Julius Caesar's month

Middle English Julie
Latin Julius "Julius"
Latin Julius mensis "month of Julius"
Latin quintilis mensis "fifth month"

Quintilis (and later Julius) has always had 31 days.

Julius Caesar reformed the Roman calendar (hence the Julian calendar) in 46 BC. In the process, he renamed this month after himself.

August -- Augustus Caesar's month

Latin Augustus "Augustus"
Latin Augustus mensis "month of Augustus"
Latin sextilis mensis "sixth month"

Sextilis had 30 days, until Numa when it had 29 days, until Julius when it became 31 days long.

Augustus Caesar clarified and completed the calendar reform of Julius Caesar. In the process, he also renamed this month after himself.

September -- the seventh month

Middle English septembre
Latin September
Latin septem "seven" + -ber (adj. suffix)
Latin september mensis "seventh month"

September had 30 days, until Numa when it had 29 days, until Julius when it became 30 days long.

October -- the eighth month

Middle English octobre
Latin October
Latin octo "eight" + -ber (adj. suffix)
Latin october mensis "eighth month"

October has always had 31 days.

November -- the nineth month

Middle English Novembre
Latin November
Latin Novembris mensis "nineth month"

Novembris had 30 days, until Numa when it had 29 days, until Julius when it became 30 days long.

December -- the tenth month

Middle English decembre
Old French decembre
Latin december "tenth month"
Latin decem "ten" + -ber (adj. suffix)

December had 30 days, until Numa when it had 29 days, until Julius when it became 31 days long.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2005, 09:52:37 »
Lúnico. mártico, mercúrico, jóvico, venúsico, satúrnico e sólico... na verdade seria questão de acostumar-se apenas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2005, 04:16:14 »
Saudades a que voce se refere é relativa a inexistencia de similar na lingua inglesa?
Se for, é mentira, ao menos do jeito que pretendem transmitir a coisa, ou seja, como se nao houvesse como um ingles dizer: eu estou com saudades de voce(I miss you so much!!!).Logo, bullshit...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Dias da Semana
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2005, 21:00:44 »
Citação de: rizk
Na época, a área era habitada pelos Suevos, que ou muito me engano ou eram celtas, e portanto mantinham práticas pagãs.

Tenho quase certeza que os Suevos eram uma tribo germânica, não celta. Eles vieram junto com os visogodos.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2005, 21:38:25 »
Citação de: Ricardo M
O Sabattini (Fernando, me corrige novamente. hehe*) falou no Jô aquela vez que essa da palavra "saudade" é boato.

*É que eu já tinha escrito o sobrenome do Renato errado em algum lugar e o Fernando disse como era corretamente.  :wink:

sim, pelo que eu sei em hebraico existe a palavra saudade.

Gaagua se não me engano.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #15 Online: 12 de Janeiro de 2006, 00:53:41 »
Citação de: 3libras

Gaagua se não me engano.

Até em Inglês existe a palavra saudades: "missing"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Janeiro de 2006, 09:01:54 »
Melhor ainda, no inglês existe um verbo para dizer que tem saudades, coisa que o português não tem: to miss.

E os dias da semana em português seriam lune, marte, mercuri, juve, venere, sábado e domingo. Mais bonitinho, não?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:31:35 »
Citação de: Dante, the Wicked
Citação de: 3libras

Gaagua se não me engano.

Até em Inglês existe a palavra saudades: "missing"

só que saudade é considerado mais forte. Miss esta mais para falta, errar

Por exemplo

"I miss you": "Eu senti sua falta."

No portugues tem nesse caso uma diferença de intensidade que da pra perceber.
"Senti saudade."
Para
"Senti sua falta."

Fora que sentir falta, é usado para tudo. "Senti falta do meu livro"
Enquanto saudade só para pessoas e coisas com valor sentimental muito grande (exemplo pessoal:  "senti saudades do meu computador" :roll: )
"The patient refused an autopsy."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Janeiro de 2006, 18:20:36 »
Entrada na Wikipedia em inglês para saudade: http://en.wikipedia.org/wiki/Saudade
Aparentemente os anglófonos a reconhecem como "de difícil tradução", não existe um substantivo para o sentimento de saudade (se bem que eu ainda acho que um verbo como to miss também cairia muito bem ao português); entretanto reparem que existem equivalentes próximos de saudade em outros idiomas, como o finlandês, que tem a palavra kaiho, que seria uma forma mais "tediosa" de saudade. As diferenças são sutis.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Dias da Semana
« Resposta #19 Online: 01 de Julho de 2006, 19:56:29 »
Tem também a palavra "homesickness".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!