Numa aula de Alemão, após aprender um pouco do significado dos Dias da Semana em Alemão, venho a curiosidade... mas afinal, de onde vem o nome em Português dos Dias da Semana? Consultando aquele que tudo sabe (Google

) descobri se tratar de mais uma das pecualiaridades da nossa Língua Portuguesa.
Como todos sabem, os nomes dos dias da semana nos principais idiomas latinos (Espanhol, Francês e Italiano) remotam a corpos celestes (Sol, Lua e demais planetas do Sistema Solar) e por isto mesmo, a Divindades Pagãs já que os Planetas do Sistema Solar recebem nomes destas (como Marte, Júpiter, Vênus e Saturno). Já as línguas com raízes "germânica" (não sei se seria este o termo) como o Alemão, Inglês e Sueco, são mantidos o Sol, a Lua e Saturno e nos demais dias, são substituídos por deuses nórdicos e anglo-saxões.
Vejamos:
Português | Inglês | Alemão | Saxão | Espanhol | Francês | Italiano | Escandinavo | Latim | Latim Litúgico | Hebraico | Sueco | Hindu | |
Domingo | Sunday | Sonntag | Sun's Day | Domingo | Dimanche | Domenica | Sunnudagr | Solis Dies | Dominica | Yom rishon | Söndag | Ravivara ou Adivâra |
Segunda-feira | Monday | Montag | Moon's Day | Lunes | Lundi | Lunedi | Manadagr | Lunae Dies | Secunda Feria | Yom sheni | Mändag | Induvdra ou Somavdra |
Terça-feira | Tuesday | Dienstag | Tiw's Day |
Martes | Mardi | Martedi | Tyrsdagr | Martis Dies | Tertia Feria | Yom shlishi | Tisdag | Mangalavdra |
Quarta-feira | Wednesday | Mittwoch | Wonden's Day | Miércoles | Mercredi | Mercoledi | Odin'sdagr | Mercurii Dies | Quarta Feria | Yom Revi'i | Onsdag | Budhavara |
Quinta-feira | Thursday | Donnerstag | Thor'Day | Jueves | Jeudi | Giovedi | Thorsdagr | Jovis Dies | Quinta Feria | Yom chamishi | Torsdag | Brihaspativara |
Sexta-feira | Friday | Freytag | Friga's Day | Viernes | Vendredi | Venerdi | Friadagr | Veneris Dies | Sexta Feria | Yom shishi | Fredag | Shukravara |
Sábado | Saturday | Samstag ou Sonnabend | Saterne's Day | Sábado | Samedi | Sabbato | Langardagr | Saturni Dies | Sabbatum | Shabat | Lördag | Shanivâra |
- O Inglês reteve os nomes originais dos planetas para Saturday, Sunday e Monday, sendo que nos outros dias os derivados do Anglo-Saxónico ou do Nórdico subtituíram os deuses Romanos;
- No Alemão existe uma associação dos dias aos nomes dos planetas apenas no Domingo (Sonntag - dia do Sol), na Segunda (Montag - dia da Lua) e no Sábado (Samstag - dia de Saturno). Nos outros dias: Dienstag = dia de Tyr (também Tiu, um deus guerreio do Norte), Donnerstag dia do trovão (dia de Thor/Donar), Freitag = dia de Freya (deusa nórdica do amor) e Mittwoch (Quarta-feira = dia do meio, dia de Wotan, pai dos deuses nórdicos) - no ano 1.020 A.D. um monge de nome Notker criou o termo 'in mittauuechun' (no meio da semana) como substituto ao nome do deus pagão Mercúrio.
A partir da tabela pode-se notar a origem dos nomes portugueses dos dias da semana os quais provêem do latim litúrgico.
No séc. I antes de Cristo, a semana tinha-se divulgado na Ásia Menor, Egipto, Grécia e Império Romano. Até então eram dias dedicados a Entidades pagãs sendo assim a Igreja Católica, na sua liturgia, baniu os nomes mitológicos, substituindo-os por feriae (feriae secunda, f. tertia, f. quarta. f. quinta, f. sexta), conservando o sabbatum hebreu. Os Judeus concentravam o culto no dia de sábado, mas a Igreja substituiu-o pelo dia seguinte, porque foi neste que Cristo ressuscitado apareceu aos apóstolos. O primeiro dia da semana tornou-se assim o dia do Senhor (dies dominica).
O nome litúrgico de feriae aparece pela primeira vez em Tertuliano (De jejunis, c. II). Segundo as lições do Breviário Romano, foi o Papa S. Silvestre (314-335) quem o mandou adotar oficialmente na Igreja. Tal designação não conseguiu dominar nos usos correntes, mesmo em Roma; só na liturgia é que se encontra feria secunda, tertia...
A razão de ter prevalecido na Língua Portuguesa o sistema enumerativo adotado na liturgia parece ser atribuida ao apostolado de S. Martinho de Dume. Entre as práticas pagãs que ele condena no seu livro "De correctione rusticorum", vem essa de se nomearem por demônios os dias que Deus fez.
Numa inscrição cristã do ano de 618, encontrada em Braga, já se lê: die secunda feria. Em todas as coleções de documentos de cartórios portugueses desde o século XI, aparece sem exceção o sistema enumerativo. Chegou a atribuir-se a influência moura a adoção deste sistema. Prevalece, todavia, a tese de que ele é de origem puramente eclesiástica.
Fontes:
http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=4121http://www.novomilenio.inf.br/porto/mapas/nmcalenn.htmhttp://www.ca2000pt.com/educativo/dias/dias.htm