Até onde é possível alcançar quando se trata de overclock na placa "high-end" baseada no R520? Nas páginas do fórum
XtremeSystems.org, Sampsa informa sua bem sucedida aceleração da placa gráfica Radeon X1800 XT à freqüências de 1.000/2.000 MHz com o uso de nitrogênio líquido.
O nitrogênio líquido foi responsável apenas pela metade do sucesso, a outra foi através do aplicativo ATITool 0.25 beta 9. Especificamente foi possível alcançar o limite de 860 MHz no núcleo devido à interrupção causada pelo utilitário interno ATI. A tensão da GPU foi aumentada de 1.31V para 1.525V. Sua temperatura de 80ºC foi reduzida a abaixo de 0°C.
Certamente, nem toda destreza em overclock é movida com nitrogênio líquido, mas ajudou no sucesso e no experimento de uma aceleração da placa de vídeo série Radeon X1800 a um novo limite. Para alcançar um nível de aceleração da Radeon X1800 XL, é preciso aumentar as tensões da GPU e das memórias (agora é feito por software), e também providenciar um sistema de refrigeração poderoso.
A placa gráfica Radeon X1800 XL é equipada com memórias mais lentas, com tempo de acesso de 1.4 ns; portanto a aceleração comparada à da Radeon X1800 XT pode ser contida por este fator. Mas os chips R520 de revisões A14 e A15 têm potenciais de overclock comparáveis - ambos podem ser encontrados nas placas Radeon X1800 XT e XL. Para o sucesso desta aceleração deve-se aumentar a tensão da GPU e tomar cuidado com a refrigeração. Infelizmente, conseguir uma placa gráfica com a "revisão correta" apenas vendo-a externamente é impossível. De qualquer modo, o problema pode não existir geralmente, se todas as placas Radeon X1800 XL colocadas à venda são baseadas nos chips de revisões A14 ou A15.
Quanto aos benchmarks, Sampsa prometeu que irá agradar ao público somente amanhã. Então, fique ligado.
___________________________________
Fonte:
Overclockers.ru. Texto e tradução:
Tomodachi.