Enquete

Teoria de origem do universo, vote na qual acredita...

Votos Totais: 0

enquete encerrada: 19 de Março de 2005, 17:52:03

Autor Tópico: Qual a teoria que tu acreditas?  (Lida 6701 vezes)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re: Re.: Qual a teoria que tu acreditas?
« Resposta #25 Online: 20 de Março de 2005, 22:04:39 »
Citação de: Fernando
Partiti, quais são as teorias que explicam a origem do universo então?

Que eu saiba tem a do Big Bang, que é a corrente, com todas as suas variações (inflação, abpordagem por teoria de cordas e tal). A idéia do Big Bang é basicamente que como o Universo expande, uma época ele estava bem pequeno, agora um modelo pro Universo nesse estado ainda não existe, aí que entra a teoria de cordas e outras pra tentar criar um modelo bom e deduzir o que houve no "instante inicial".

Obs: Tudo isso tem que ser com modelos, porque antes do chamado "desacoplamento", que é quando os elétrons passaram a estar em órbitas ao redor de núcleos o universo é opaco à radiação, ou seja, inobservável.

Tem que eu saiba a teoria do estado estacionário mais modificada, e outras, não sei muito bem. Talvez seja isso que a opção "Universo infinito" na enquete signifique. Outras opções, todas essas incluindo o big bang, falam sobre o que houve antes do big bang, sem nunca contestá-lo, como a teoria do Universo cíclico, flutuações de vácuo e outras coisas...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

rizk

• Visitante
Re.: Qual a teoria que tu acreditas?
« Resposta #26 Online: 21 de Março de 2005, 03:04:55 »
Pedro!
1) Bem-vindo!
2) Escreva um artigo pra nós, basiquinho mesmo, por favor?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #27 Online: 21 de Março de 2005, 20:38:22 »
também não respondi...  :lol:

Oi novamente, Partiti!! Precisamos marcar um choppinho ( :oops: chopp escuro!).

8)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #28 Online: 23 de Março de 2005, 16:49:33 »
Po, galera, agora fiquei interessada em saber mais a cerca das ditas teorias.Curiosidade mata!!!
Alguem pode indicar algum site para eu ler mais?

Beijao
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Março de 2005, 21:41:59 »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #30 Online: 23 de Março de 2005, 23:23:13 »
Essa é uma questão que eu realemente não faço a mínima idéia, todas as cosias existirem me parece tão absurdo, que é um verdadeiro milagre, parece algo divino. Como que pode algo ter surgido a partir do nada? (considerando que o universo teve início), de onde veio tudo? Se isso é possível, quem sabe um dia poderemos criar coisas a partir de nada, o problema é isso ser explicável cientificamente,me parece impossivel, igual a um circulo quadrado... Agora, se o universo é eterno, é mais estranho ainda, como que pode alguma coisa ter sempre existido? É também um circulo quadrado, e considerando a hipótese, quanto dessa coisa que sempre existiu existe? Tem limites ou não? Sinceramente estas questões me impedem de ser ateu porquanto eu ainda atribuo a existÊncia de tudo a um milagre, me parece um paradóxo irresolvivel.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Março de 2005, 06:17:57 »
http://inga.ufu.br/~silvestr/artigos/bigbang/

Nussa :shock: , apesar do site por voce indicado ser direcionado a criancas, é muito rico em informacoes.Agora, para entender a quarta dimensao ainda to fundindo a cuca...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Março de 2005, 23:43:38 »
Citação de: Daniela
http://inga.ufu.br/~silvestr/artigos/bigbang/

Nussa :shock: , apesar do site por voce indicado ser direcionado a criancas, é muito rico em informacoes.Agora, para entender a quarta dimensao ainda to fundindo a cuca...

É, eu também quebrei um pouco a cara. Depois de ler e reler, entendi bem isso. O impressionante é que isso é uma simples introdução. A teoria do Big Bang é MUITO mais que isso.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Março de 2005, 08:34:11 »
É, eu também quebrei um pouco a cara. Depois de ler e reler, entendi bem isso. O impressionante é que isso é uma simples introdução. A teoria do Big Bang é MUITO mais que isso.

Imagino, mas sou brasileira e nao desisto nunca!! :D

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #34 Online: 27 de Março de 2005, 17:29:30 »
Citação de: rizk
Pedro!
1) Bem-vindo!
2) Escreva um artigo pra nós, basiquinho mesmo, por favor?

Artigo? Mal ae, é que eu estava viajando, mas não sou nenhum mestre em cosmologia não, o que eu sei foi o que eu aprendi numa matéria opcional que eu fiz lá no IAG, um link que eu uso bastante era o da matéria que eu fazia:

http://www.astro.iag.usp.br/~jane/aga215/

Artigo de própio punho mesmo talvez só no final de semana, se pintar tempo... :roll:
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #35 Online: 27 de Março de 2005, 17:35:26 »
Citação de: Nina
Oi novamente, Partiti!! Precisamos marcar um choppinho ( :oops: chopp escuro!).

Opa, demorô! Chama ae que eu vou! :tintin:

Offline Bruno Faria

• Nível 11
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Março de 2005, 19:54:33 »
Também não votei.
"Acreditar", não acredito em nenhuma. Pelo que sei a mais aceita hoje, ainda é a do Big-Bang. O criacionismo não é teoria. É fantasia. Para considerá-lo, teríamos que considerar também outras "criações" além da cristã.
Inclusive a do deus Bumba... :twisted:
Quod dixi, dixi.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #37 Online: 27 de Março de 2005, 20:12:08 »
Citação de: Amon
Como que pode algo ter surgido a partir do nada?

Como um deus pode ter surgido a partir do nada?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #38 Online: 27 de Março de 2005, 20:20:22 »
O nada... Não existia nem o zero.
U={}
Do nada surge o 0, pois este representa o nada...
U={0}
O zero, (Como u nada absoluto) é um número não exato, pois, apartir dele, tem-se (0/0)
U={0/0}
ENtão surge o indeterminado... e da mistura do indeterminado, surge... DEUS!  :mrgreen:
 :lol:
gostaram?
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #39 Online: 27 de Março de 2005, 20:51:09 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
O nada... Não existia nem o zero.
U={}
Do nada surge o 0, pois este representa o nada...
U={0}
O zero, (Como u nada absoluto) é um número não exato, pois, apartir dele, tem-se (0/0)
U={0/0}
ENtão surge o indeterminado... e da mistura do indeterminado, surge... DEUS!  :mrgreen:
 :lol:
gostaram?

Não... Porquê do indeterminado tem que surgir Deus? Quem te disse? Qual a lógica?

Do indeterminado é que surgem as coisas, por meio de arredondamento:
U={~0,012345}
U={~0,05}
U={~0,5}
U={~1}
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #40 Online: 27 de Março de 2005, 21:50:09 »
Jasiq,

Foi meio barbeiro com alguns conceitos da Mat e Física

Primeiro o 0 nas equações da Física representam ausência, e ausência de tudo pode ser representada,  pelo 0, matematicamente é um resultado
Conjunto vazio é quando não há resultado, matematicamente de um conjunto com membro 0 .
Ou seja a passagem "Do nada surge o 0, pois este representa o nada... " torna-se confusa pois fala de Mat ou de Fis? :hihi:

Eles são equivalentes em seus respectivos campos, o "nada" na Mat é o conj. vazio e o "nada" na Fis é o zero....
Outra coisa, zero, não sendo um número racional, não pode ser colocada em fração, além de uma divisão por zero ser impossível...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #41 Online: 27 de Março de 2005, 22:15:32 »
Citação de: Snake
Citação de: Amon
Como que pode algo ter surgido a partir do nada?

Como um deus pode ter surgido a partir do nada?

Sei lá, não pergunta pra mim não.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Março de 2005, 23:09:17 »
Não é impossível, apenas é indeterminado...

Mas gente, vocês já consideraram os fatos no mundo onde 4=6?

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #43 Online: 28 de Março de 2005, 00:27:44 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
Não é impossível, apenas é indeterminado...

Mas gente, vocês já consideraram os fatos no mundo onde 4=6?

difícil se os  números representam cada um valor específico, talvez isso seja possível no Ceilão onde as pessoas convencionaram dar o símbolo "6" ao valor 4....

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #44 Online: 28 de Março de 2005, 14:07:38 »
O mundo onde 4=6 é imcompreensível...  :D

(\__/)
(O.o )

Anonymous

• Visitante
« Resposta #45 Online: 28 de Março de 2005, 15:40:07 »
Eu acredito na teoria do Big BOOM. É a melhor e é a única que consegue explicar a radiação de fundo dos microondas.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Qual a teoria que tu acreditas?
« Resposta #46 Online: 02 de Abril de 2005, 16:08:12 »
Rizk, o artiguinho básico está aqui, vejam se ficou bom:

Introdução basica à Cosmologia, por Pedro Partiti de Oliveira.

Quando se fala em surgimento do Universo, as pessoas têm uma série de conçepções equivocadas, acham que o big-bang foi uma explosão que criou uma espécie de “nuvem de galáxias” que se expande do ponto central onde foi o big bang. Isso é algo bem equivocado, mas vamos por partes, vamos partir dos princípios que levaram à conlusão da teoria atual:

O princípio cosmológico, base fundamental para qualquer coisa em cosmologia, parte basicamente de dois princípios, que o Universo é homogênio e isotrópico.

Por homogênio, entende-se que se pudéssemos observar a distâncias enormes, os agrupamentos de galáxias estariam distribuídos pelo Universo de forma igual, ou seja, a densidade de matéria por volume seria mais ou menos constante se pegarmos volumes grandes, nesse caso para distâncias maiores que 200Mpc (1Mpc é aproximadamente igual à 3.3 milhões de anos luz).

Por isotrópico entende-se que o Universo seria o mesmo em todas as direções que olhássemos de qualquer ponto, ou seja, se contármos as estrelas entre nós e um ponto a 500Mpc qualquer, encontraríamos o mesmo número de estrelas aproximadamente.

Perceba que esses princípios limitam e em muito a estrutura do Universo, não poderia haver um “centro” para o Universo, nem uma fronteira, pois a condição do princípio seria violada. Há evidências observacionais para esse princípio, especialmente a radiação cósmica de fundo, além de ele estar completamente de acordo com a teoria da relatividade, que diz que não pode haver um ponto do Universo (referêncial) especial em relação a outro.

Passamos agora ao Paradoxo de Olbiers. Esse paradoxo é extremamente simples, mas possui uma implicação tremenda: Por que a noite é escura? Se houvessem infinitas estrelas no céu, o universo fosse homogênio, então em qualquer ponto do céu haveria uma estrela, por mais distante que ela esteja, o que faria que o céu fosse tão brilhante quanto à superfície de uma estrela, ou seja, a noite seria mais brilhante que o dia! Então o princípio cosmológico deve estar errado, certo?

Errado, há uma saída para isso, o chamado redshif do Universo. Ao observar um grande número de galáxias, oservamos que o brilho delas tende ao vermelho, indicando que elas estão afastando-se de nós. Pois bem, parece que há uma correlação entre a distância e a velocidade de afastamento:

Mas se todas se afastam de nós, poderíamos induzir que em um momento no passado elas todas estavam juntas (lembre-se que não estamos dizendo que elas estariam juntas aqui, nós também estamos nos asfastando de observadores em outras galáxias e temos um redshift). Só que isso violaria o princípio cosmológico, já que o Universo seria infinito certo? Errado, não são as galáxias que se afastam, mas sim o próprio espaço que “incha”.Para isso vamos recorrer à velha analogia do balão:

Imagine que nesse balão, o Universo é a superfíce do balão, ou seja, um Universo 2d. Imagine que as galáxias estão dispostas no balão mais ou menos como mostra a figura, mas de uma forma homogênia. Então para um observador 2d numa dessas galáxias, o Universo é homogênio e isotrópico, obedecendo ao princípio cosmológico, além de as galáxias estarem também afastando desse observador, já que o balão incha e as galáxias se afastam dele.

Isso é basicamente como se dá a expansão do Universo, basta trocar a superfície 2d por um volume 3d, é inimaginável uma inflação de um volume 3d do tipo, mas é perfeitamente possível fisica-matematicamente.

Então o paradoxo de Olbiers torna-se facilmnte resolvível com a idade finita do Universo: se o universo tem 13 bilhões de anos de idade, então como a luz tem uma velocidade finita apenas estrelas dentro de uma esfera de 13 bilhões de anos-luz são visíveis, logo as estrelas mais distantes não tiveram tempo de mandar a sua luz até nós. Por isso o Universo pode ser perfeitamente infinito no espaço e ainda estar expandindo e portanto, teve o começo em um ponto no passado. Basicamente o big-bang aconteceu em todos os pontos do Universo, há 13 bilhões de anos luz, e não num ponto central, simplismente porque naquela época o Universo era um ponto só.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #47 Online: 02 de Abril de 2005, 16:11:00 »
Ficou faltando falar sobre inflação (não, não tem nada a ver com o Sarney ou o plano Real, é uma coisa diferênte... :D ), depois eu falo.

victor

• Visitante
« Resposta #48 Online: 02 de Abril de 2005, 16:18:27 »
Ficou muito bom, parabéns.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Abril de 2005, 16:24:14 »
Ficou legal. Pena que as imagens não carregaram aqui.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!