Autor Tópico: Após contragimento, deu o troco em 55 quilos de moedas  (Lida 1449 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Após contragimento, deu o troco em 55 quilos de moedas
« Online: 21 de Outubro de 2005, 18:28:55 »
Ele sofreu constrangimento para receber um cheque. Seis meses depois, deu o troco. Em 55 quilos de moedas.

José Luis Pereira da Silva é carioca, tem 39 anos e três filhos. Mora na Cohab II, Zona Leste de São Paulo, e vende peças antigas de carros para colecionadores. Como a maioria dos brasileiros, não tem diploma universitário: cursou até o 2º ano de Arquitetura da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Mas Silva também faz parte de outro grupo de cidadãos brasileiros, este minoritário: o dos que não têm vergonha de reivindicar seus direitos de consumidores.

Em julho de 2001, Silva recebeu um cheque de R$ 4 mil do seu tio Aldineu Pereira Dias, cliente da agência do HSBC da Vila Maria, na av. Guilherme Cotching, 1462. Lá, tanto a caixa quanto a gerente do banco disseram que a assinatura não conferia, e o cheque deveria ser trocado.

Segundo o atual gerente da agência, Ulisses Pessi, quando a assinatura não confere, o cheque é devolvido por medida de segurança. “É um procedimento normal”, garante. Mas não parece ter sido este o motivo que levou o banco a negar o saque. Segundo Silva, foi o preconceito. “Eu vestia jaleco e calças jeans sujas de graxa. Se estivesse de terno e gravata, ou fosse correntista do banco, receberia o dinheiro.”

Silva ligou de seu celular para o tio, que estava no município de São Caetano. Aldineu Dias foi até lá, fez outro cheque de R$ 4 mil, deu para Silva entregar ao caixa e ficou ao seu lado, sem se apresentar como o emitente. A funcionária disse novamente que não poderia recebê-lo porque a assinatura não conferia e se surpreendeu com a reação de Silva. “Você está enganada. O cheque recusado é este aqui, que está no meu bolso, e ambos pertencem a este senhor”, disse, apontando para Dias. O gerente Pessi afirma que o cliente reassinou o livro de cadastro e o problema foi solucionado, mas Silva alega que todas as assinaturas conferiam, e o banco aceitou o segundo cheque.

Apesar da demora de duas horas, o saque foi efetuado. Silva poderia voltar para casa e esquecer. Mas não. “As pessoas que estavam na fila podem ter pensado que eu era um estelionatário e que o cheque era falso”, lamenta. Naquele dia, ele disse ao gerente que tinha gostado do atendimento e voltaria à agência. Cumpriu a promessa. Seis meses depois, em janeiro deste ano, ele e um amigo foram fazer um depósito de R$ 4.279,96 no HSBC da Vila Maria. O dinheiro, cerca de 130 kg de moedas, foi levado em 16 caixas de uva, num utilitário. O gerente Ulisses Pessi pediu que aguardassem enquanto providenciava uma máquina para contar as moedas. Mas os dois esperaram três horas e meia para saber que não poderiam fazer o depósito: uma resolução do Banco Central limita a quantidade de moedas em depósitos individuais a R$191,00.

“Fui praticamente expulso do banco sem fazer o depósito”, critica Silva, que voltou à agência no dia 7 de fevereiro para depositar R$ 2.637,27. Para respeitar a lei, levou 34 amigos, cada um com um saco de moedas com menos de R$ 191,00. Segundo Silva, todos os funcionários da agência, inclusive o gerente, contaram os 55,6 kg de moedas em duas horas.

Alguns advogados perguntaram se ele não moveria uma ação por danos morais. Receberam a mesma resposta: “meu objetivo não é tirar dinheiro do HSBC, mas evitar que outros brasileiros passem pelo mesmo constrangimento”. E se a situação se repetir? “Faço tudo de novo.”
http://www.idec.org.br/idec.org.br_non_ssl/materia.asp?id=23

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Após contragimento, deu o troco em 55 quilos de moedas
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2005, 18:46:51 »
:lol:  :lol:

Mas eu processaria.  :D

Poindexter

• Visitante
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2005, 19:19:45 »
Do que adiantaria processar? Até poderia ganhar, mas se os caixas disserem que sinceramente acharam que as assinaturas não conferiam, quem provaria o contrário?

Imagine-se só o medo que os caixas passariam a ter de recusar cheques, mesmo que não achem que a assinatura bate, com pessoas vestidas em trajes "pobres"...

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2005, 20:13:34 »
gostei.  :D
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2005, 20:26:45 »
E ele pagou de otário de novo. Ficou 3 horas esperando pra saber que não poderia depositar.

Se eu fosse ele, levava os amigos de novo e depositava o resto dos 4.000... :P

Atheist

• Visitante
Re: Re.: Após contragimento, deu o troco em 55 quilos de moe
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2005, 14:09:18 »
Citação de: Poindexter
Do que adiantaria processar? Até poderia ganhar, mas se os caixas disserem que sinceramente acharam que as assinaturas não conferiam, quem provaria o contrário?

Imagine-se só o medo que os caixas passariam a ter de recusar cheques, mesmo que não achem que a assinatura bate, com pessoas vestidas em trajes "pobres"...

O pessoal do banco tem curso para identificar assinatura. Um perito poderia afirmar que as assinaturas, na realidade, conferiam. No fim, sobrava para os funcionários, para variar...

Atheist

• Visitante
Re: Re.: Após contragimento, deu o troco em 55 quilos de moe
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2005, 14:10:47 »
Citação de: Oceanos
E ele pagou de otário de novo. Ficou 3 horas esperando pra saber que não poderia depositar.

Se eu fosse ele, levava os amigos de novo e depositava o resto dos 4.000... :P

É... Na mesma hora eu falava: não tem problema, pode fazer n depósitos de 191 reais... eu guardo os recibos. A lei diz que um único depósito não pode ser feito, mas não diz que uma pessoa não pode fazer mais de um depósito. Ou diz?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Após contragimento, deu o troco em 55 quilos de moedas
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2005, 14:26:22 »
Citação de: diego_uss
Alguns advogados perguntaram se ele não moveria uma ação por danos morais. Receberam a mesma resposta: “meu objetivo não é tirar dinheiro do HSBC, mas evitar que outros brasileiros passem pelo mesmo constrangimento”. E se a situação se repetir? “Faço tudo de novo.”

Isso é ter dignidade, mas se fosse comigo eu tirava um dinheirinho do banco, parece que no Brasil os errados só sentem quando o bolso é atacado.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2005, 20:19:37 »
Citação de: Copenhagen

Isso é ter dignidade, mas se fosse comigo eu tirava um dinheirinho do banco, parece que no Brasil os errados só sentem quando o bolso é atacado.

Se a situação gerou claro constrangimento para ele, seria muito normal processar o banco. Seria ótimo se mais pessoas fizessem isso e a cultura de procurar os direitos fosse mais comum, como é nos EUA, por exemplo. Eu processaria, com toda certeza, e iria preparado na próxima vez, com uma filmadora, como aliás já fizemos aqui em casa contra um banco e uma muito conhecida rede de lojas. Em ambos estamos ganhando. Foram situações muito óbvias e a justiça tem funcionado, ainda que não tão rápida.
Who cares?

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2005, 03:30:30 »
Citação de: Agnostic
Citação de: Copenhagen

Se a situação gerou claro constrangimento para ele, seria muito normal processar o banco. Seria ótimo se mais pessoas fizessem isso e a cultura de procurar os direitos fosse mais comum, como é nos EUA, por exemplo. Eu processaria, com toda certeza, e iria preparado na próxima vez, com uma filmadora, como aliás já fizemos aqui em casa contra um banco e uma muito conhecida rede de lojas. Em ambos estamos ganhando. Foram situações muito óbvias e a justiça tem funcionado, ainda que não tão rápida.

Dá pra entrar com filmadora no banco, na boa?

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2005, 12:30:38 »
Porque R$191,00 ?

Porque não 200 ou 190, ou melhor 318?
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2005, 13:50:41 »
Citação de: QUASAR
Porque R$191,00 ?

Porque não 200 ou 190, ou melhor 318?

É por coisas como esta, que eu adoro esse país!!!  :twisted:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2005, 14:38:14 »
Deve ser algo em "Ufir's", não?

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2005, 15:04:55 »
Devem ter consultado um numerólogo antes de definir o valor.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!