Tem algumas igrejas onde o pastor lá pro meio da pregação faz sei-lá-o-que e impõe a mão na cabeça do fiel e o pessoal cai, não sei se eles dizem ser manifestação do espírito santo ou o que. Conheço algumas pessoas que vão em igrejas como essa e que já caíram. Esse fenômeno me lembrou muito da hipnose já que as pessoas estão na expectativa de cair, já que isso é "algo bom" pra eles.
Alguém conhece esse tipo de coisa pra explicar melhor do que se trata esse momento do culto?
Haha, eu conheço, mas só de leve. O pregador pôe a mão na cabeça do fiél para expulsar o espírito ruim, ou
encosto, como chamam. Trocando em miúdos, é um exorcismo mais simples.
Acredito que a sugestao possa induzir ao estado de hipnose.Mas o interessante é o resgate de memorias perdidas - to falando desta vida mesmo -, em particular as traumaticas incutidas em nosso subconsciente.Atraves delas, quem sabe, poderiamos efetivamente nos auto-curar de um problema psicologico oriundo deste trauma.E, neste caso, nao seria efeito placebo, e sim um metodo objetivo de cura, afinal, se o trauma tem a possibilidade de ser a causa - o que geralmente é em problemas psiquicos - , logo passivel de ser sanado por tratamento especifico.Acho que o efeito placebo que voce descreveu esta fora de contexto...
Mas a sugestão também realiza uma parte mui importante em terapias. O paciente deve estar querendo ser curado para que haja algum efeito. E mesmo que seja possível acessar memórias bloqueadas pelo subconsciente através da hipnose, eu não descarto o efeito placebo.
O que é, então, esse efeito placebo? Ao humilde ver do meu entendimento, é o seguinte, explicando por exemplos, que é melhor. Se eu chego pra você com uma pílula à base de farinha, dizendo que é
o melhor remédio pra dor de cabeça e você acreditar nisso, sua dor de cabeça
vai melhorar com a tal pílula.
Pois então. Se eu preparo todo o ambiente, faço todo o bolado e meto-lhe o papo da hipnose, se você for crédulo, com certeza vai funcionar. E se lhe digo pra acessar memórias da sua infância, você vai fazê-lo. Podendo trazer a cura ou não, é sim o efeito placebo.