DE OLHO NO PERFIL
23/10/2005
Página do Orkut agora faz parte do currículo
Empresas vasculham site de relacionamentos para conhecer e recrutar candidatos a emprego
carol.bessa@extra.inf.br
O Orkut, site de relacionamentos que até então servia para reencontrar amigos e dar uma espiadinha na vida alheia, passou a ser usado também por empresas e consultorias de Recursos Humanos para conhecer e recrutar profissionais.
O diretor da agência de marketing promocional Decidindo Rodrigo Clemente, resolveu incluir o Orkut como etapa final do processo seletivo para recrutar estagiários.
— Queríamos jovens com bons relacionamentos e que estivessem participando de comunidades da sua faculdade — explicou Clemente.
Um dos 104 selecionados pela agência foi o estudante de Administração Rodrigo Sciammarella, de 20 anos. Ele acredita que, por ter um número considerável de amigos e estar antenado com eventos na universidade e na noitada, conseguiu a chance.
Para a educadora e especialista em educação com tecnologias Andréa Ramal, os profissionais avaliados com ajuda do Orkut para atuar na sua consultoria, a ID Projetos Educacionais, têm a sensibilidade e a criatividade que ela desejava para assumir as tarefas exigidas.
— Percebi que selecionar por entrevista e currículo era formal demais. Por enquanto, as pessoas ainda se mostram no Orkut de forma pessoal, sem aquela superficialidade com que costumam falar de si em processos de seleção — acredita Andréa.
E a educadora vai além. Para ela, se a pessoa não está no Orkut pode ser um fator negativo para a contratação, porque pode demonstrar que não está conectada com as novidades da tecnologia.
Outros fatores podem ser decisivos na hora de escolher um candidato. Na opinião de Clemente, quem conta muitos detalhes da própria vida íntima ou dos outros pode se complicar.
— Uma pessoa que não sabe guardar segredos pode não saber ser sigiloso com os negócios — alega o diretor da agência de marketing.
Participar de comunidades do tipo “odeio trabalho” ou “odeio meu chefe” também contam pontos negativos.