Este mesmo estudo foi postado no forum do GVA - se encontra num link do msn.
Nao há muito o que discutir.Achei interessante que, ao menos, ele admite o "estado de paralisia" - conhecido como catalepsia projetiva.A partir dai, ja afirma que o que vem depois sao alucinacoes.Cabe a ele provar que sao alucinacoes e/ou falsas memorias.
E como ele irá provar que as supostas experiencias vivenciadas num passado remoto sao alucinacoes ou falsas memorias????
Não se tem casos confirmados desse tipo de fenômeno em que definitivamente foram falsas memórias, talvez a pessoa tendo sido assistida durante o período, ou não tendo testemunhos por outras pessoas de nada extraórdinario?
Acho que é muito "ceticismo do ceticismo" ter que provar que seriam alucinações, sendo que alucinações de fato existem, não precisam de provas espetaculares.
Da mesma forma teria que se provar que todo arranhão numa porta não foi feito por um lobisomem, que toda vaca morta não foi morta pelo chupa-cabras e assim por diante.
Não me parece arriscado generalizar-se essas situações dando as explicações mais comuns até que alguma situação em particular tenha algo mais sólido que não se encaixe. Aí sim, tem que se averiguar o que é, o que ainda não significa ter que se provar que não é alucinação/engano, mas ter que se provar que o que se viu é aquilo que está se supondo; disco voador, extraterrestres, e não qualquer outra coisa menos na moda que qualquer um invente, ou mesmo simples alucinação ou engano.
Ele está é se expondo ao ridiculo, pois basta refletir, através do crivo da ciencia - afinal ele se intitula cientista -, qual seria a metodologia cientifica para provar que uma memoria é falsa ou verdadeira.Simplesmente nao há tecnologia para isso!!Ou será que ele entra no cerebro da pessoa, faz o mapeamento cronólogico da memoria, e sabe dizer com precisao que determinada memoria nao estava lá há algum tempo atras?
É um mero estudo baseado em suposiçoes - tipico de psicologos/psiquiatras.Achismos por achismos, fico com os meus.
Eu li há algum tempo que memórias falsas se instalam de forma diferente no cérebro, mas não me lembro exatamente como era, se podiam distinguir num MRI, por exemplo....