Autor Tópico: Internacionalização da Amazônia e Pantanal  (Lida 2370 vezes)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Internacionalização da Amazônia e Pantanal
« Online: 26 de Outubro de 2005, 14:55:50 »
QUE TODOS BRASILEIROS SAIBAM!!!

INDIGNAÇÃO

Dia 24/05 o jornal ''Estadão” publicou sem destaque nenhum, e em três minúsculas linhas, a denúncia gravíssima de uma brasileira residente nos EUA.

Os livros de geografia de usa, estão mostrando o mapa do Brasil amputado, sem o Amazonas e o Pantanal.

O GOVERNO AMERICANO está ensinando nas escolas, que estas áreas são internacionais.. ou seja, em outras palavras, eles estão preparando a opinião pública dos americanos, para dentro de alguns anos se apoderarem de nosso território com legitimidade. Nós somos brasileiros e, no mínimo, temos de nos indignar com esta afronta. Vamos passar este e-mail para o maior número de pessoas e estes para outros criando uma onda que vai incomodar e muito esta invasão territorial . E avisamos a aqueles que querem abafar esta noticia que

NAO VÃO CONSEGUIR!!! . . O POVO VAI SABER!!!

ABAIXO: ORIGINAL DO LIVRO DIVULGADO NAS ESCOLAS DOS USA

ABAIXO A PROVOCANTE TRADUÇÃO DO TEXTO QUE ESTÁ AO LADO DO MAPA:
Uma introdução à Geografia
Em uma seção ao norte da América do Sul, uma extensão de terra com mais de 3.000 milhas quadradas.

3.5-5 - A PRIMEIRA RESERVA INTERNACIONAL DA FLORESTA AMAZÔNICA.
Desde meados dos anos 80 a mais importante floresta do mundo passou a ser responsabilidade dos Estados Unidos e das Nações Unidas. É chamada PRINFA ( A PRIMEIRA RESERVA INTERNACIONAL DA FLORESTA AMAZÔNICA), e sua fundação se deu pelo fato de a Amazônia estar localizada na América do Sul, uma das regiões mais pobres do mundo e cercada por países irresponsáveis, cruéis e autoritários. Fazia parte de oito países diferentes e estranhos, os quais,em sua maioria, são reinos da violência, do tráfego de drogas , da ignorância , e de um povo sem inteligência e primitivo .

A criação da PRINFA foi apoiada por todas as nações do G-23 e foi realmente uma missão especial para nosso país e um presente para o mundo todo visto que a posse destas terras tão valiosas nas mãos de povos e países tão primitivos condenaria os pulmões do mundo ao desaparecimento e à total destruição em poucos anos.

Texto à direita da borboleta
Podemos considerar que esta área tem a maior biodiversidade do planeta, com uma grande quantidade de espécimes de todos os tipos de animais e vegetais. O valor desta área é incalculável, mas o planeta pode estar certo de que os Estados Unidos não permitirão que estes países Latinos Americanos explorem e destruam esta verdadeira propriedade de toda a humanidade. PRINFA é como um parque internacional, com severas regras para exploração.

Para ficar indignado!
No dia 24/5 o jornal ''Estadão” publicou sem destaque nenhum, e em três minúsculas linhas, a denúncia gravíssima de uma brasileira residente nos EUA.
Os livros de geografia de lá, estão mostrando o mapa do Brasil amputado, sem o Amazonas e o Pantanal. Eles estão ensinando nas escolas, que estas áreas são internacionais....ou seja, em outras palavras, eles estão preparando a opinião pública deles, para dentro de alguns anos se apoderarem de nosso território com legitimidade. Nós somos brasileiros e, no mínimo, temos de nos indignar com esta afronta.

Fonte. Revista Casa Claudia Fone: 11 3037-5925 Fax: 11 3037-5277
e-mail: cesantos@abril.com.br

http://www.civs.com.br/canaisp/utilidade/fev2005/amazonia.htm

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Internacionalização da Amazônia e Pantanal
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2005, 15:04:53 »
não acredito que ainda tem quem acredite nisso....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2005, 17:31:00 »
Não acredito que ainda insistem em mandar esse hoax. Se bobear ele é mais velho que eu.
"The patient refused an autopsy."

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2005, 17:35:53 »
Esse hoax é bem antigo e já foi bastante comentado.

Existem sim, cidadãos do primeiro mundo que querem que o Brasil seja obrigado a preservar a Amazônia. Para isto, seria bom que o primeiro mundo ajudasse o Brasil a preservar suas florestas. Pois eles, destruiram todas suas matas nativas em nome do desenvolvimento. Agora acham que nós não podemos fazer o mesmo. Ora, se acham que nós não podemos fazer o que eles fizeram, então que nos ajudem a sair do subdesenvolvimento sem ter que apelar para a destruição da natureza.
Claudio Loredo

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2005, 17:50:42 »
A sim, é ainda por cima quem fez o hoax é um Ign... A f*da-se com o politicamente correto. Uma besta quadrada, burro.
G-23?!
P*rra.

Se alguem achar mais algum avisa ai.
"The patient refused an autopsy."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2005, 17:52:45 »
Eu sou completamente a favor da internacionalização da Amazônia.  Os políticos e autoridades brasileiras não são mais confiáveis ou mais legítimos do que quaisquer outros no que se refere a responsabilidade por esse território e ecossistema.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Internacionalização da Amazônia e Pantanal
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2005, 18:04:10 »
Citação de: Luis Dantas
Eu sou completamente a favor da internacionalização da Amazônia.

Os políticos e autoridades brasileiras não são mais confiáveis ou mais legítimos do que quaisquer outros no que se refere a responsabilidade por esse território e ecossistema.

Se os outros não são melhores, pelo menos você não disse que são, por que entregar pra eles?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2005, 19:00:47 »
Tendem a ser melhores, sim.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2005, 19:13:32 »
e entregar pra quem? burONUcracia?
o brasil tem se empenhado um pouco na preservação da amazônia, os esforços só têm de ser maiores(e tem de vir do governo federal).
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2005, 20:22:28 »

Por que é que tendem a ser melhores?

Os EUA e a Europa já destruiram toda a sua vegetação nativa há muito tempo. Qual é o exemplo que eles tem para nos dar? Por que eles administrariam melhor nossos recursos naturais se eles não souberam administrar os deles?
Claudio Loredo

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2005, 21:15:53 »
Aqui dá pra ler melhor:
http://www.amazoniasitiada.hpg.ig.com.br/Mapa_Amaz.jpg

Texto horrível.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2005, 21:41:19 »
sim, é um inglês sofrível.

Os EUA e a Europa já destruiram toda a sua vegetação nativa há muito tempo. Qual é o exemplo que eles tem para nos dar? Por que eles administrariam melhor nossos recursos naturais se eles não souberam administrar os deles?

embora eu seja contra a internacionalização, a afirmação aí não procede. os eua e a europa que devastaram a vegetação nativa o fizeram há muito tempo. bem antes de surgirem partidos verdes ou legislações sobre isso por lá.... da mesma maneira que devastamos a mata das araucárias ou a atlântica. eu já te disse isso; se não matamos todos os nossos índios ou devastamos todas as nossas matas, foi por incompetência(ou falta de recursos humanos, ou do que quer que queiram chamar).
mesmo assim, ninguém ia querer a amazônia assim. quem gastaria o dinheiro dos próprios cofres pra manter uma floresta que nem é deles? e antes que me falem de que poderiam assim 'explorar' a riqueza biológica da floresta, digo: já o fazem. já têm o alvará pra fazer pesquisas lá (e não, não sou contra).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2005, 21:59:46 »
Citação de: Claudio Loredo

Como já foi dito, lá eles tem movimentos ecológicos organizados.  Além de uma cultura geral muito melhor.

E eles _viram_ o que pode acontecer com a negligência.  Cada vez que há eleições constato que nós não aprendemos fácil.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2005, 10:20:49 »

Como já foi dito, lá eles tem movimentos ecológicos organizados.  Além de uma cultura geral muito melhor.

E eles _viram_ o que pode acontecer com a negligência.  Cada vez que há eleições constato que nós não aprendemos fácil.

Isto é o que eu chamo do cúmulo do sentimento anti-nacional. Querer que outros países tomem conta de quase a metade do nosso território porque somos inúteis para fazer isto.

Temos varios institutos de preservação do meio ambiente e muita mão de obra super qualificada para gerir nossos recursos naturais. É só dá poderes para essa gente trabalhar. Não deixar as coisas nas mãos dos políticos que só fazem m*.

Eles (Primeiro mundo) podem ter a experiência de terem visto todas suas florestas serem extintas. Entretanto, nós temos a capacidade de aprender com o erro dos outros. Afinal, não somos nenhuma sub-raça, ou somos?

Infelizmente, existem pessoas sim que querem a internacionalização da Amazônia e essas pessoas são brasileiros.

A Amazônia e seus recursos naturais devem pertencer ao povo brasileiro. O Brasil pertence ao povo que nele habita e não a outros povos. É um direito dos povos ter direitos sobre o território sobre o qual  vive.
Claudio Loredo

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2005, 10:27:26 »
Realmente, existem pessoas interessadas na internacionalização da Amazônia. Só que diferentemente do que diz o texto que inicia este tópico, estas pessoas não são norte americanos. Pasmem! São os próprios brasileiros. Muitos brasileiros acham que o brasileiro é inútil para gerir seu território.

Segue um interessante texto escrito por Cristovão Buarque sobre o assunto.

Publicado no Jornal O Globo em 23/10/2000
Opinião
O mundo para todos
Cristovão Buarque

Durante debate recente, nos Estados Unidos, fui questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia. O jovem introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro.

Foi a primeira vez que um debatedor determinou a ótica humanista como o ponto de partida para uma resposta minha. De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. Respondi que, como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, podia imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade.

Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Os ricos do mundo, no direito de queimar esse imenso patrimônio da Humanidade. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo . O Louvre não deve pertencer apenas á França. Cada museu do mundo e quardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de, a um proprietário ou de um pais. Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele um quadro e de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido rnacionalizado.

Durante o encontro em que recebi a pergunta, as Nações Unidas reuniam o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos o EUA. Por isso, eu disse que Nova York, como sede das Nações Unidas, deveria ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza especifica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o pais onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver.

Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa.

Cristovão Buarque é professor da UNB, autor do livro " A cortina de ouro"
Claudio Loredo

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2005, 10:33:53 »
Citação de: bruno
e entregar pra quem?

Pras empresas norte-americanas registrarem patentes. :evil: Quero dizer, registrarem AINDA MAIS patentes.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2005, 10:40:02 »
Já têm o alvará pra fazer pesquisas lá (e não, não sou contra).

Eu sou contra. Deveria ser liberado se não houvesse pesquisadores nacionais interessados em pesquisar e/ou deveria ser liberado para um trabalho conjunto com pesquisadores nacionais. Os royalties deveriam ser divididos. Não vejo motivo algum pra liberar para estrangeiros justamente o que consideramos mais valioso na biodiversidade sem ganharmos NADA com isso.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2005, 11:42:03 »
Acho que é bem óbvio que eles querem apenas explorar os recursos da Amazônia, temos muitas plantas com possibilidades de ser usadas em tratamentos medicinais e que ainda não foram descobertas. Mas usam esse discurso de que a Amazônia é um patrimônio internacional, quando na verdade não é!
 Se fosse assim deveriamos ajudar os EUA a preservar o Alasca, a Africa a preservar suas savanas, etc

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2005, 13:38:35 »
Citação de: Marcelo Terra
Já têm o alvará pra fazer pesquisas lá (e não, não sou contra).

Eu sou contra. Deveria ser liberado se não houvesse pesquisadores nacionais interessados em pesquisar e/ou deveria ser liberado para um trabalho conjunto com pesquisadores nacionais. Os royalties deveriam ser divididos. Não vejo motivo algum pra liberar para estrangeiros justamente o que consideramos mais valioso na biodiversidade sem ganharmos NADA com isso.

se dependermos somente dos pesquisadores brasileiros, nunca veremos o progresso da ciência naquela área. não estou chamando nossos pesquisadores de incompetentes, mas não se comparam os recursos norte-americanos ou europeus com os nossos (fora os empecilhos que nosso próprio governo nos põe). se quisermos pesquisar nas rochosas, tenho certeza que o governo norte-americano não nos poria nenhum empecilho, assim como se quisermos mandar oceanografistas pra dinamarca o governo dinamarquês não diria nada, ou mesmo se quiséssemos pesquisar na floresta tropical do congo. claro, a nossa floresta é mais valiosa que o gelo deles, mas alguém já viu tal coisa como 'monopolização de instrumentos científicos e/ou assuntos de pesquisa' na história mundial? passa pela cabeça de vocês que estamos privando o MUNDO da riqueza biológica da amazônia por egoísmo mesmo, porque queremos patentes?
qualquer brasileiro se indigna quando fica sabendo de um tal pesquisador japonês que 'patenteou um espécie de planta', quando, não fossem por eles, essa mesma espécie não surtiria remédios nem hoje nem daqui a 50 anos!

pergunta: entre ter a cura definitiva do câncer agora, descoberta por algum gringo, e daqui a 30 ou 40 anos, descoberta por um brasileiro, o que você prefere? (é só uma hipótese)

imaginem só em que pé estaria a medicina hoje caso todos os países 'ricos biologicamente' tivessem proibido pesquisadores estrangeiros?

o que eu acho é que devemos também correr atrás, ora. o governo tem de dar o devido incentivo. aliás, ajudará só de não atrapalhar. se nós não exploramos, ninguém pode?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2005, 14:33:47 »
Bruno, você acha que os países desenvolvidos liberariam para pesquisarmos em áreas onde o conhecimento seria revertido em patentes com as quais eles não ganhariam nada? Muito pelo contrário, teriam que pagar aos estrangeiros por elas? Alguém sabe dizer se seria tão fácil assim?

Nossos pesquisadores são bons e estão trabalhando. Só por que o volume de dinheiro investido é menor devemos entregar para os outros? Não concordo. Eu sugeri que possa até ser liberado mas as patentes seriam divididas, meio a meio talvez, mas dar de presente eu não concordo. E não tem essa de "privar o mundo" a amazônia poderia até ser o maior celeiro de biodiversidade do mundo, não sei se é, mas não é o único. Vai liberar geral? Livre acesso a pesquisadores, e empresas, do mundo inteiro à qualquer fonte de biodiversidade em qualquer país?

passa pela cabeça de vocês que estamos privando o MUNDO da riqueza biológica da amazônia por egoísmo mesmo, porque queremos patentes?

Não estaríamos sendo tão egoístas quanto qualquer país de primeiro mundo?

qualquer brasileiro se indigna quando fica sabendo de um tal pesquisador japonês que 'patenteou um espécie de planta', quando, não fossem por eles, essa mesma espécie não surtiria remédios nem hoje nem daqui a 50 anos!

Bem, espero que não seja possível patentear plantas encontradas na natureza, apenas as criadas por engenharia genética. :evil: Sou contra permitir patentear princípios ativos, PRINCIPALMENTE quando esses princípios já eram conhecidos pelo conhecimento popular, lembro há algum tempo ter lido sobre registros de patentes de princípios usados por índios que foram identificados e registrados por empresas, isso é completamente absurdo já que a aplicação era conhecida pelos índios há gerações mesmo que eles não soubessem qual é a molécula que causava o efeito. Vi um especialista em direito que lidava com patentes na TVE dando a opinião dele sobre isso: a substância não pode ser patenteada, apenas o meio de se produzí-la industrialmente. Acho bastante mais justo. Mas sei que a questão é bem mais complexa do que esses aspectos que temos discutido até agora.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2005, 15:07:01 »
no caso do patenteamento de plantas eu concordo. não sei se isso acontece, acho que acontece sim, e é de fato algo que deve ser proibido. mas barrar pesquisadores estrangeiros na amazônia...

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Internacionalização da Amazônia e Pantanal
« Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2005, 15:13:51 »
Para quem não conseguiu ler, eis o texto do suposto livro citado na primeira mensagem:

Since the middle 80's the most important rain forest of the world was passed to the responsability of the United States and the United Nations. It is named as FINRAF (Former International Reserve of Amazon Forest), and its foundation was due to the fact the Amazon is located in South America, one of the poorest regions on earth and surrounded by irresponsable, cruel and authoritary countries. I was part of eight different and strange countries, which are in the majority of cases kingdoms of violence, drug trade, illiteracey and a unintelligent primitive people.

Não posso acreditar que qualquer livro com um mínimo de seriedade contenha isso.
Isso é rídiculo, para dizer o mínimo. :roll:

The creation of FINRAF was supported by all nations of G-23 and was really a special mission of our country and a gift of all the world, since the possession of these valuable lands to such primitive countries and people should condemn the lungs of the world to disappearance and full destroying in few years.
(possivelmente há alguns erros gramaticais: eu apenas transcrevi na forma exata em que se encontra no original)

"A criação da FINRAF foi apoiada por todas as nações do G-23..." :lol:

Sou plenamente a favor da internacionalização da Amazônia se, e somente se, internacionalizassem o capital estrangeiro, entre outras coisas que são igualmente importantes e vitais(algumas até mais vitais a curto e médio prazo) para a humanidade. Faço coro com Cristóvão Buarque, citado acima pelo Loredo: o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

;-)
Who cares?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2005, 15:17:26 »
Campanha contra a biopirataria
http://www.biopirataria.org/

Biopirataria na Amazônia
http://www.amazonlink.org/biopirataria/

ukrainian

• Visitante
« Resposta #23 Online: 27 de Outubro de 2005, 21:17:01 »
Os governos neo-liberais já internacionalizaram o Brasil, há muito tempo.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Outubro de 2005, 21:20:40 »
Governo liberal no Brasil? Onde, quando?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!