Espero ser corrigido:
O Athlon 64 tem 64 bits de processamento, contra 32 do Atlhon XP. Essa é a grande diferente entre eles. Todos os processadores estão tendendo a serem terem 64 bits.
Repare que esses bits se referem ao tamanho dos registradores(memória interna do processador) e sua "capacidade de processar". De um modo grosso: Os processadores de 64 bits teoricamente tem o dobro de capacidade de processamento dos de 32 bits. Já que eles são capazes de processar 8 bytes(64 bits) por vez e os de 32, 4 bytes por vez.
O Pentium 4 HT já saiu de linha. Mais a grande sacada dele é simular um sistema com duplo processamento(SMP) para melhorar o desempenho do sistema. E o último Pentium 4 é o Extreme Edition. E pelo que sei, ele saiu de linha também. A intel aposta no Pentium Mobile agora.
O Pentium D, pelo que sei, é só um concorrente ao Atlhon 64 feito as pressas. Ele é polinucleado (ele tem dois núcleos, ao contrário do Pentium HT que simula te-los). O interessante desse processador, é que cada núcleo real tem tecnologia HT, ou seja, você pode simular ter 4 processadores dentro do seu computador.
O Atlhon X2 tem dois núcleos e 64 bits. Só que ele é caro pra kct. No mercado livre, só o processador X2 4200+ tá uns 1600 reais.
E o xeon, pelo que sei, só serve pra servidor.
Eu acho a configuração do seu computador razoável, acho que vale mais apena esperar o X2 abaixar um pouco o preço pra compra-lo. No máximo eu te aconselharia um upgrade, trocaria a placa de vídeo por uma Radeon 9800(Pro ou XT), colocaria mais 512 de ram(já que memória hoje em dia tá barato) e colocaria um hd maior, se você necessitasse disso.