Autor Tópico: Rabino de Roma é criticado por boicotar evento do Vaticano  (Lida 576 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Rabino de Roma é criticado por boicotar evento do Vaticano
« Online: 28 de Outubro de 2005, 20:03:54 »
Rabino de Roma é criticado por boicotar evento do Vaticano

Por Philip Pullella

ROMA (Reuters) - O principal rabino de Roma detonou uma polêmica na quinta-feira ao boicotar um grande evento interreligioso do Vaticano devido à presença nele de um cardeal francês que era judeu e se converteu.

O rabino Riccardo Di Segni manteve distância da conferência ocorrida em Roma e da qual participaram dezenas de líderes católicos e judeus porque o cardeal Jean-Marie Lustiger, de Paris, era um dos palestrantes.

"O rabino Di Segni não considerou oportuna a decisão de ter Lustiger no painel", afirmou à Reuters Leone Pasermann, presidente da comunidade judaica de Roma.

Lustiger nasceu judeu, mas converteu-se ao catolicismo quando era adolescente. A mãe dele foi morta pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz.

"Isso que Di Segni fez foi uma coisa muito estúpida", disse à Reuters o rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista e principal rabino do Brasil, durante as celebrações pelos 40 anos do documento chamado "Nostra Aetate" (na nossa época).

O documento, aprovado pelo Concílio Vaticano II, revolucionou as relações entre as duas religiões ao rechaçar a idéia de que os judeus eram responsáveis pela morte de Cristo.

"Poucas pessoas fizeram mais pelas relações entre católicos e judeus que o cardeal Lustiger", afirmou Sobel.

Mark Winer, rabino da Sinagoga de Londres Ocidental dos Judeus Britânicos, disse compreender por que Di Segni havia feito o que fez, mas acrescentou: "Boicotar um amigo do povo judaico não é fazer a coisa certa."

Em uma mensagem enviada à conferência, o papa Bento 16 garantiu aos judeus que ele e o Vaticano estavam definitivamente comprometidos com a manutenção de boas relações entre as comunidades católica e judaica e que nunca se esqueceriam do Holocausto.

A mensagem dele foi aplaudida por muitos dos outros líderes judeus que compareceram ao evento.</blockque>

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!