Autor Tópico: Canções infantis....será?  (Lida 1924 vezes)

Offline Rina

• Nível 23
  • *
Canções infantis....será?
« Online: 29 de Outubro de 2005, 13:18:58 »
O que acham deste texto?
:roll:

Eu um Brasileiro morando nos Estados Unidos da América, para ajudar no orçamento, estou fazendo "bico" de babá. Ao cuidar de uma das meninas uma vez cantei "Boi da cara preta" para ela,antes dela dormir. Ela adorou e essa passou a ser a música que ela sempre pede para eu cantarao colocá-la para dormir. Antes de adotarmos o "boi, boi, boi" como canção de ninar, a canção que cantávamos (em Inglês) dizia algo como: "Boa noite, linda menina, durma bem. Sonhos doces venham para você,Sonhos doces por toda noite"... (Que lindo, né mesmo!?)

Eis que um dia Mary Helen me pergunta o que as palavras, da música "Boi da cara preta" queriam dizer em Inglês: "Boi, boi, boi, boi da cara preta, pega essa menina que tem medo de careta"...(???) Como eu ia explicar para ela e dizer que, na verdade, a música "Boi da Cara Preta" era uma ameaça, era algo como "dorme logo, senão o boi vem te comer"? Como explicar que eu estava tentando fazer com que ela dormisse com uma música que incita um bovino de cor negra a pegar uma cândida menina? Claro que menti para ela, mas comecei a pensar em outras canções infantis, pois não me sentiria bem ameaçando aquela menina com um temível boi todanoite... Que tal "nana neném que a cuca vai pegar..."? Caramba!... Outra ameaça! Agora com um ser ainda mais maligno que um boi preto!

Depois de uma frustrante busca por uma canção infantil do folclore brasileiro que fosse positiva me deparei com a seguinte situação: O brasileiro tem é trauma de infância! Trauma causado pelas canções infantis. Exemplificarei minha tese:

Atirei o pau no gato-to-to
Mas o gato-to-to
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca-ca
Admirou-se-se
Do berrô, do berrô que o gato deu
Miaaau!

Para começar, esse clássico do cancioneiro infantil é uma demonstração clara de falta de respeito aos animais (pobre gato) e incitação à violência e a crueldade. Por que atirar o pau no gato, essa criatura tão indefesa? E para acentuar a gravidade, ainda relata o sadismo dessa mulher sob a alcunha de "Dona Chica". Uma vergonha!

Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré de si.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré de si.

Colocar a realidade tão vergonhosa da desigualdade social em versos tão doces! É impossível não lembrar do amiguinho rico da infância com um carrinho fabuloso, de controle remoto, e você brincando com seu carrinho de plástico.. Fala sério!

Vem cá, Bitu! vem cá, Bitu!
Vem cá, meu bem, vem cá!
Não vou lá! Não vou lá, Não vou lá!
Tenho medo de apanhar.

Quem foi o adulto sádico que criou essa rima? No mínimo ele espancava o pobre Bitú...

Marcha soldado,
cabeça de papel!
Quem não marchar direito,
Vai preso pro quartel.

De novo, ameaça! Ou obedece ou você vai se fu..... Não é à toa que o brasileiro admite tudo de cabeça baixa....

A canoa virou,
Quem deixou ela virar,
Foi por causa da
(nome de pessoa)
Que não soube remar.

Ao invés de incentivar o trabalho de equipe e o apoio mútuo, as crianças brasileiras são ensinadas a dedurar e a condenar um semelhante. Bate nele, mãe!

Samba-lelê tá doente,
Tá com a cabeça quebrada.
Samba-lelê precisava
É de umas boas palmadas.

A pessoa, conhecida como Samba-lelê, encontra-se com a saúde debilitada e necessita de cuidados médicos. Mas, ao invés de compaixão e apoio, a música diz que ela precisa de palmadas! Acho que o Samba-lelê deve ser irmão do Bitú...

O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou...

Como crescer e acreditar no amor e no casamento depois de ouvir essa passagem anos a fio??

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada;
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada.
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar;
O cravo teve um desmaio,
A rosa pôs-se a chorar.

Desgraça, desgraça, desgraça! E ainda incita a violência conjugal (releia a primeira estrofe). Precisamos lutar contra essas lembranças, meus amigos! Nossos filhos merecem um futuro melhor! Ah!!! Você esqueceu desta:

Passa, passa três vezes.
a última que ficar
tem mulher e filhos
que não pode sustentar...

(aí começa o desemprego) :roll:
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”
http://cantinhodarina.blogspot.com/

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Canções infantis....será?
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2005, 13:24:13 »
putz! nunca tinha parado pra pensar nisso. nosso folclore é perverso mesmo!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2005, 13:34:59 »
Hehehe. Mas não acho que influencia muito, não. Sobras que uma época menos "politicamente correta"...

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Re: Re.: Canções infantis....será?
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2005, 13:35:39 »
Citação de: bruno
putz! nunca tinha parado pra pensar nisso. nosso folclore é perverso mesmo!

Não só as musicas....as histórias infantis classicas, no caso não só brasileiras, são cruéis e preconceituosas.
Sempre os maus são feios e velhos...e pobres. (bruxas, feiticeiras, etc.)
Os bons são jovens e bonitos.....e ricos. (princesas, fadas, principes, etc)
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2005, 20:31:44 »
Nem todas as canções aí são de ninar.

Essas canções aí são do tempo do Brasil escravagista... Eram cantadas pelas mucamas para os filhos da "nobreza". Obviamente, as escravas-babás não gostavam dos moleques... os negros eram tratados como animais, açoitados... As musiquinhas não podiam ser muito diferentes...

Bem, eu também ouvi essas coisas quando criança... Acho que não sofri muita influência dessa "conspiração"... Se as canções eram para a prole da "nobreza", não causaram os efeitos alegados/pressupostos... Não acho que a elite brasileira da época tenha sofrido dessa também alegada "baixa auto-estima".

Aliás, parece aquele papo sobre jogos eletrônicos e filmes violentos... Posso assistir Clube da Luta quinhentas vezes e não vou sair por aí dando porrada... Meus pais nunca censuraram essas paradas para mim...

Bastante falacioso o textinho, mas são boas as observações.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2005, 21:06:24 »
Eu olho filmes violentos desde os dois anos e sou bem pacífico.

:D

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2005, 23:12:44 »
Citação de: Fernando

Eu idem. Hoje em dia está essa onda de politicamente correto pra justificar os atos da molecada, pura besteira.  A violência e atos criminosos são motivados pela falta de limites e não por músicas ou filmes!!:?
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2005, 00:10:41 »
Há uma resposta a esse e-mail: http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=curiosidades/docs/inocenciaperdida

Letras dessas cantigas e de mais algumas: http://www.laukart.de/multisite/songbook/portuguese.php

Também concordo que as músicas não influenciam tanto mas alguma coisa deve influenciar... Será que as crianças não param para pensar sobre as letras dessas músicas nem um pouquinho? ;)

Acho que músicas melhores seriam bem vindas de qualquer maneira.

Outra coisa que eu reclamo é a música "Parabéns a Você" pois ela tem só 4 versos, mas os católicos acrescentaram mais 4:

Parabéns a você
Nesta data querida
Muita felicidade
Muitos anos de vida!

Com Deus ao seu lado
Um novo por vir
Que a vida lhe seja
Um eterno sorrir

Blééééargh!!!! :vomito: Ptúh! Ptúh! -Cospe- Argh!  :grito:  :naao:  :passa-mal:  :taz:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2005, 01:42:53 »
não importa se não influenciam. não é algo que eu cantaria pro meu filho....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2005, 11:02:39 »
Citação de: bruno
não importa se não influenciam. não é algo que eu cantaria pro meu filho....

Também penso assim. A Rina ao postar acho que tinha isto em mente.
A critica é ao conteudo das letras, e das histórias......podia ser algo melhor naõ acham?
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2005, 11:14:20 »
Citação de: PSYCHOCANDY

Eu idem. Hoje em dia está essa onda de politicamente correto pra justificar os atos da molecada, pura besteira.  A violência e atos criminosos são motivados pela falta de limites e não por músicas ou filmes!!:?

Eu não acho que filmes e músicas sejam a causa única e direta dessas coisas, mas acho que podem servir de reforço ou estímulo.

Não podem ser a causa única obviamente porque um monte de barbaridades já ocorriam muito antes de serem mostradas pelos filmes, mas também não pode ser simplesmente irrelevante, porque tem aquela coisa de parte do cérebro não distinguir se é um filme, jogo ou realidade, ele apenas aceita... e aí acaba se habituando um pouco mais com a violência mesmo que seja falsa

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2005, 12:33:09 »
Citação de: Danniel

Eu não acho que filmes e músicas sejam a causa única e direta dessas coisas, mas acho que podem servir de reforço ou estímulo.

Não podem ser a causa única obviamente porque um monte de barbaridades já ocorriam muito antes de serem mostradas pelos filmes, mas também não pode ser simplesmente irrelevante, porque tem aquela coisa de parte do cérebro não distinguir se é um filme, jogo ou realidade, ele apenas aceita... e aí acaba se habituando um pouco mais com a violência mesmo que seja falsa

Vi na imprensa um caso de um garoto que foi imitar uma cena de piratas do Caribe e morreu enforcado, mas ele não sabia distingüir ficção de realidade, tinha problemas relativos a isso. Se for o caso, é aceitável..se os adolescentes da atualidade são todos assim, realmente não podem ter acesso a esse tipo de violência. Mas o que percebo é que atualmente tudo é justificado, e quase tudo é tratado como trauma. O rico comete crime pq não teve o carinho dos pais; o pobre pq não tem $$; classe média pq é ocioso. Claro que pra tudo existe uma explicação, mas nem por isso  é aceitável. O mal exemplo dos pais influenciam muito mais uma criança que um desenho animado ou uma música.

Geralmente lá pelos 8 anos a criança começa a ter idéia do que machuca e causa dor aos outros, e se ainda assim continua dando marteladas na cabeça dos outros, copiando o pica-pau, merece um tratamento psiquiátrico, urgente!

A tendência atual é tratar todo mundo como retardado, aos moldes de um programa antigo, chamado Patati-patatá. Se a violência nas músicas ou desenhos é tão nocivo, meu conselho é que as crianças assistam coisas como o dinossauro Barney e Teletubbies. Simpsons (nada infantil), Pica-pau, pernalonga, Tom e Jerry, Meninas superpoderosas etc, nem pensar...que todos vivam como Sidarta Gautama e que um dia descubram que o mundo não é tão maravilhoso quanto parece!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2005, 13:00:19 »
Vi na imprensa um caso de um garoto que foi imitar uma cena de piratas do Caribe e morreu enforcado, mas ele não sabia distingüir ficção de realidade, tinha problemas relativos a isso. Se for o caso, é aceitável..se os adolescentes da atualidade são todos assim, realmente não podem ter acesso a esse tipo de violência.

Não estou falando de anomalias, de pessaos que não distinguem o real do fictício... mas o cérebro em si.... as partes "inferiores".... ou sejam lá como se chamem, não tem essa distinção, apenas reagem..... acho que o neocortex ou córtex apenas que sabe se algo é mentira ou não.... não sei se já jogou algum jogo como Doom..... ou qualquer jogo um tanto realista... o corpo responde ao que vê quase como se fosse real.... por exemplo, nunca vi quem não desviasse com a cabeça das bolas de fogo que uns demônios atiravam... é uma parte do cérebro que está reagindo antes da parte do cérebro que sabe que aquela bola de fogo é só um monte de píxeis na tela, organizados de forma a parecer uma imagem de uma cena realista poder fazer alguma coisa... não é que a pessoa realmente acredite que a bola de fogo sairá através do monitor nem nada do tipo...

Boa parte do cérebro é assim, funciona de modo mais ou menos "automático" e me parece que é isso a causa de muitos tipos de problemas psicológicos.... (por outro lado, isso também é usado pelos que defendem "neuro linguística", que não conheço o suficiente para opiniar, mas acho que talvez nem seja algo científico, mesmo que baseado em fatos científicos.... se bem que até aí..... eu posso tentar inventar uma tecnologia usando só com referências científicas, sem deturpar nada, mas não funcionar mesmo assim....)

Mas o que percebo é que atualmente tudo é justificado, e quase tudo é tratado como trauma. O rico comete crime pq não teve o carinho dos pais; o pobre pq não tem $$; classe média pq é ocioso. Claro que pra tudo existe uma explicação, mas nem por isso  é aceitável. O mal exemplo dos pais influenciam muito mais uma criança que um desenho animado ou uma música.

Não acho que essas causas, ou quaisquer que sejam, tornem as coisas aceitáveis...

Também não nego que haja muita importância da influência dos pais, que pode ser tanto para melhor quanto para pior... o problema é necessidade e facilidade de omissão, hoje em dia. Vi na tv cultura, um tempo atrás, algo como que as pessoas de uma família passam pouquíssimo tempo umas com as outras, porque hoje não é incomum ter mais de uma tv em cada cômodo, as pessoas acabam ficando mais em companhia de tvs do que outras pessoas, e as crianças são mais criadas pela tv que pelos pais... o cara deu até estimativas de tempo que as pessoas passam com a tv, tantas horas e dias que assistem de cada tipo de cenas até determinada idade e etc... era meio impressionante...

...ele falou que hoje em dia, quando acaba a luz, ficando sem tv e video game, é comum as crianças de uma família irem dormir, porque nem tem o costume de interagir, de conversar em família...

Eu também não defendo nada nos moldes de uma família unida, tradicional e etc... não acho que quem não tenha sido criado desse jeito idealista como poderia se imaginar de uma pintura de Norman Rockwell vá necessariamente se tornar problemático no futuro, mas acho que é interessante saber dessas coisas...

Geralmente lá pelos 8 anos a criança começa a ter idéia do que machuca e causa dor aos outros, e se ainda assim continua dando marteladas na cabeça dos outros, copiando o pica-pau, merece um tratamento psiquiátrico, urgente!

A tendência atual é tratar todo mundo como retardado, aos moldes de um programa antigo, chamado Patati-patatá. Se a violência nas músicas ou desenhos é tão nocivo, meu conselho é que as crianças assistam coisas como o dinossauro Barney e Teletubbies. Simpsons (nada infantil), Pica-pau, pernalonga, Tom e Jerry, Meninas superpoderosas etc, nem pensar...que todos vivam como Sidarta Gautama e que um dia descubram que o mundo não é tão maravilhoso quanto parece!

Um dos motivos pelos quais eu nunca quero ter filhos é não saber como lidar com esse tipo de situação.... em parte eu penso que talvez apenas devesse, se tivesse filhos, relaxar e não ser muito diferente de todo mundo.... mas também acho que isso talvez fosse um pouco irresponsável..... e ao mesmo tempo, a tentativa de fazer algo ideal pode acabar se saindo mal por ser muito "experimental".... acabando criando uma criança que parece totalmente alienada da cultura, que não tem qualquer afinidade com as outras crianças, acaba ficando isolada, talvez possa ser até pior... é complicado pacas....

ou eu é que sou, sei lá...

vai ver assisti tv demais.... ou não....

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2005, 13:29:17 »
Esse é um dos motivos que também desisti de tê-los!

Offline Rina

• Nível 23
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Outubro de 2005, 14:38:05 »
 O mal exemplo dos pais influenciam muito mais uma criança que um desenho animado ou uma música.

Eu discordo .... acho que as crianças criam super herois com desenhos sim e levam a vida a fora como ser super herois... matar ou morrer fossem coisas pra se orgulharem... ta ai desenhos como mortal combate.... pokemon... que passam a ser os herois da gurizada e os pais naõ tem como evitar isso a naõ ser proibir os filhos de ver tv ou brincar de video game...Naõ  importando o grau da influencias das musicas, o fato é que elas saõ cruéis .... e poderiam ser melhores....E as crianças se acostumam a isso e a violencia passa a ser uma brincadeira...
  :cry:  :(  :shock:
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #15 Online: 30 de Outubro de 2005, 15:54:47 »
Os casos Bullying?

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #16 Online: 30 de Outubro de 2005, 16:01:20 »
Tenho algunas chances.

Precisa cético explicar as crianças que não existe desenho real como pokemon, animes, ficcão... ou não?

Lembro anos passados. Meu primo assistiu a TV. Na Record, Apresentadora Eliane.
O mágico mostrando o ovo e escondeu. E depois sumia e aí apareceu.
Ele disse é verdade. As crianças fazem sem pensar.
Falei não era verdade. Era mentirinha como coloca outro lado.
E brigou de mim e depois chorou a mamãe. Ai...ai...ai...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Outubro de 2005, 17:50:18 »
Citação de: Rina
 O mal exemplo dos pais influenciam muito mais uma criança que um desenho animado ou uma música.

Eu discordo .... acho que as crianças criam super herois com desenhos sim e levam a vida a fora como ser super herois... matar ou morrer fossem coisas pra se orgulharem... ta ai desenhos como mortal combate.... pokemon... que passam a ser os herois da gurizada e os pais naõ tem como evitar isso a naõ ser proibir os filhos de ver tv ou brincar de video game...Naõ  importando o grau da influencias das musicas, o fato é que elas saõ cruéis .... e poderiam ser melhores....E as crianças se acostumam a isso e a violencia passa a ser uma brincadeira...

Eu também discordo, mas de você Rina.. :P

Existem fatores mais importantes do que desenhos violentos pra uma criança crescer violenta, ou sem a noção de onde acaba sua "liberdade".
A maioria dos meus amigos tiveram sua infância com desenhos violentos e jogos violentos, e putz, nunca vi eles brigarem com ninguem. Aliás, eu sou o que sou hoje por causa deles.. :P

A maioria deles é mais "perturbado" hoje em dia por causa da má criação dos pais(ou da falta deles, como no meu caso) do que por causa de desenhos ou músicas.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #18 Online: 30 de Outubro de 2005, 17:50:31 »

Os desenhos antigos são bem piores que os atuais, é um mito pensar que a luta de pokemons é mais violenta que o quebra-pau entre Tom & Jerry.
Algumas coisas realmente não são indicadas...como vi numa manhã dessas um episódio do homem-aranha no Tv Xuxa, neste uma mulher saía decapitando cabeças.

Mas limites se coloca em casa. Meu sobrinho não via Dragon Ball devido a constante violência dos episódios. Se algo não é indicado pra uma faixa etária, não tem motivos pra criança sair assistindo, e muito menos pra passar na tv em horários inapropriados!!

E sabe, na infância eu nem percebia o drama da letra de algumas músicas. Claro que as crianças de hoje são mais antenadas com a realidade, mas implantar um novo AI5 não mudará nada, o acesso a violência continuará o mesmo, a diferença continuará sendo a educação dada (ou não) pelos pais.

Offline Rina

• Nível 23
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Outubro de 2005, 18:54:55 »
Citação de: Oceanos
Citação de:
Eu também discordo, mas de você Rina.. :P

Existem fatores mais importantes do que desenhos violentos pra uma criança crescer violenta, ou sem a noção de onde acaba sua "liberdade".
A maioria dos meus amigos tiveram sua infância com desenhos violentos e jogos violentos, e putz, nunca vi eles brigarem com ninguem. Aliás, eu sou o que sou hoje por causa deles.. :P

A maioria deles é mais "perturbado" hoje em dia por causa da má criação dos pais(ou da falta deles, como no meu caso) do que por causa de desenhos ou músicas.[/quote

A influencia pode ser maior o menor... a questaõ é as musicas e os desenhos que podem ser melhores....acho que violencia gera violencia e nunca é boa.... :cry:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #20 Online: 30 de Outubro de 2005, 19:50:00 »
Citação de: Alenônimo

Outra coisa que eu reclamo é a música "Parabéns a Você" pois ela tem só 4 versos, mas os católicos acrescentaram mais 4:

Parabéns a você
Nesta data querida
Muita felicidade
Muitos anos de vida!

Com Deus ao seu lado
Um novo por vir
Que a vida lhe seja
Um eterno sorrir

Blééééargh!!!! :vomito: Ptúh! Ptúh! -Cospe- Argh!  :grito:  :naao:  :passa-mal:  :taz:

Interessante a adição... já vi evangélicos usando também.

Mas vejam que da forma como está escrito, parece que um novo deus há por vir.  :roll:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!